@Harpiared, é o seguinte:
- Mini-ITX é um mundo em aberto. E cada tipo/formato de gabinete traz uma proposta distinta, daí o porquê de alguns quase alcançarem a litragem de um micro-ATX, enquanto outros estão mais para "O Meu PC Numa Casca de Noz", parafraseando o livro do Stephen Hawking.
- É que a tua filosofia à respeito de um PC adequado está centrada na questão "PPL - Performance Por Litro": extrair o máximo de performance no menor espaço possível, daí a tal eficiência e cia. Não é errada, mas é uma dentre tantas outras ideias compartilhadas sobre um PC ideal.
- Meu case (Lian-Li PC Q33B) tem, salvo engano, 18 litros aprox. É um do tipo cubo, desses que tu detesta, pois são mais "gordinhos" hehehe. Porém, há algumas vantagens: posso utilizar um CPU cooler Noctua NH D15, fonte ATX padrão, AIO custom de 120mm, uns espacinhos a mais pra HD, etc. Quanto à VGA, o limite é 22 cm de comprimento, o que me permite instalar, por exemplo, a Zotac GTX1080TI (exatos 22cm); a vantagem, aqui, é ter um gabinete com menor profundidade, o que acaba sendo mais cômodo, caso eu queira colocá-lo numa mesa pequena, ou no hack da sala, como HTPC. Se eu o comparo com outro que comporta VGAs maiores, como um Ncase M1, ganho na altura, mas perco em profundidade. Ou seja, precisamos escolher entre uma proposta ou outra.
- O NZXT H200i e o Phanteks Enthoo Evolv Shift, por exemplo, são cases mais voltados pra quem quer um PC visual, e não algo discreto ou portátil. São cases que também permitem AIO custom, RGB e por aí vai.
Boa Noite. Vc sintetizou muito bem o meu estilo em SFF. Eu sou mais PPL - Performance por Litro! interessante sua observação. So que diferente de outros, eu também me importo com o design do produto.
Um case, sem personalidade, estética ou estilo, apenas para ser discreto, não faz sentido para mim pois se assim, basta esconder qualquer gabinete e ele sera discreto. Sou PPL, mas também sou MEEDPL - máxima eficiência em design por litro, 'he he gosto pessoal', outros diriam. Mas que em escola de design, vc começa a entender melhor, que as vezes a estética cumpre um papel muito maior que visual. ela serve para harmonizar todo um conjunto formando um todo. Um exemplo bem pratico que posso citar é o rio de janeiro que nunca fui, mas já vi muito. no brasil urgente... A cidade é linda. prédios e arranhas céus. Ruas largas, e pontes modernas, bonitos veículos andando pelas ruas, uma praia que complementa o visual de pedra, o levando para um lado mais natural. homens bem afeiçoados, e Gostosas passeando de biquíni. As pessoas parecem relaxadas, de bem com a vida e consigo mesmas... Passeando com teu olhar por tudo isso, você olha para cima... e se depara com um morro. De Terra. Cheio de barracos e casas mal acabadas. Gente de cara feia. Feias. sujeira nas ruas. ruas estreitas. Barulhos estranhos... tiros. sirenes... explosões. E toda aquela IMAGEM linda que você tinha acabado de formar na sua mente da cidade se despedaça, como um vidro que cai no chão, mostrando o verdadeiro reflexo de uma .... realidade muito feia.
Sempre procuro um design que complementa um produto o mais amplamente possível, não deixando formas soltas que estraguem seu proposito.
bem isso deve ser porque sou detalhista. isso e quase um toc. Seja em ventoinhas.... volume... preço... qualidade de construção... acabamento... materiais... cpus... gpus... arquiteturas.. vida.... ! kkkkkk
Por exemplo o Phanteks Enthoo Evolv Shift que vc citou é muito bonito. interessante. possui um design lindo. Mas é muito grande pro que se propõe. apesar disso eu teria um! ok.
Agora olhe o Corsair ONE. PPL Puro. E Também tem um design, uma 'linguagem de design' que 'complementa seu proposito'. formando um todo. Um produto único, e não só mais uma coisa. uma opção.(é um exemplo apenas.)(sera que a Corsair me contrata agora?)
Mas as coisas sao assim. cada um tem na sua cabeça o que a agrada mais. Nenhuma está errada. Mas acho interessante uma linguagem visual, ampla e plana uma estética de vida que seja bonita, e não tenha morros para estilhaçar seus olhos.
O que já era apertado ficou ainda mais

..
Coloquei o Blizzard T2, ficou sem espaço pro fan superior e vou ter que inverter essa posição do cooler para colocar o fan de 8 que comprei tbm,até cabe do jeito que tá mas acho melhor colocar ele de exaustor do cooler do que um "booster" pra ele,em cima achei unm fan de 12 da id cooling de 1,5cm ,não tenho certeza se caberá,esse cooler resolveu meu problema de temperatura,em uso normal fica a 30º e em jogos com processador a 100% fica a 70º,mas mesmo assim tá tudo abafado ai quero fazer ar sair e entrar,onde fica o HDD ai até rola de descer ele e colocar o fan em cima,vou vendo aqui...
é... o Blizzard tem 14cm,o gabinete fala que aceita um de 15 no máximo,achei um fan de 1,5cm de espessura então quer dizer que por meio centímetro não caberá,fan de 1,0cm acho que n vai ter
acredito que se usar pressao negativa isso poderia ser interessante para melhorar a eficiencia:
http://thermalright.com/product/120mm-fan-duct/