(O que significa o "perebar"?)
Kkkkk
Eu uso no sentido de "entrar numa loja, ver as coisas e sair sem comprar nada" kkk.
Estou perebando aqui no sentido de que estou cogitando ainda se oferto meus serviços ou não. Tenho uma empresa nanica de corte a laser. Está corrido aqui, tocando alguns projetos na empresa ao mesmo tempo que estudo pra um concurso público.
Sem falar em não ter nada de acrílico mais espesso que 2mm.
Mas acho que mais pra frente, leia-se: agosto; posso começar a projetar gabinetes e prototipá-los.
Na verdade até tinha começando a desenhar algumas ideias, e cheguei a prototipar de retalhos só pra ter ideias, mas parei por que realmente está bem corrido aqui.
Comecei desenhando um protótipo de gabinete para fonte TFX, por que vi que há boa disponibilidade desse tipo de fonte da Seasonic no Mercadolivre. No print abaixo foi o primeiro desenho, para placa-mãe mini-itx, mas depois estava começando a modificar para placas mini-dtx.
Nessa imagem acima seria a estrutura interna, com dobra e colagem.
Externamente iria colocar outra chapa, também dobrada, porém com um raio de dobra maior para ter os cantos arredondados, algo bem no estilo do Geeek A20.
Prototipei isso aí em menor escala pra econonimar material, só pra sentir a pegada de dobrar o acrílico no fio quente. A peça externa (cortei de azul) não ficou com a dobra legal. Precisarei construir uma dobradeira com mais fios quentes, para amolecer uma área maior do acrílico para que a dobra de raio maior fique uniforme, além de fazer um molde para essa dobra.
Dobrando:
Acrílico tem de diversas cores, translúcidos e opacos.
Você poderia me dizer se valera mais a pena fazer em PETG ou não mudaria praticamente nada? (Seria viável ou há alguma contraindicação?)
Quanto a sua empresa cobra por corte do metro de acrílico?
Serviços eu cobro em função de material + hora máquina + taxa de desenho se necessário. Pra fins de exemplo, eu conseguiria fazer um pouco mais em conta o orçamento que você recebeu (baixei os desenhos pra ver), mas não consigo no curto prazo por falta do material (4mm). Teria que comprar, e compro chapa inteira, que no curto prazo não teria outro uso.
Para corte a laser eu só recomendo acrílico. Qualquer outro plástico (que testei até hoje) não fica com o corte liso. Isso pq acrílico vaporiza no corte a laser, passa de sólido para gasoso. O corte fica limpo. Outros plásticos queimam. Já testei poliestireno, PETG, PVC e policarbonato. Este último o corte fica amarelado, inclusive.
Sendo direto e resumido, acrílico é a melhor escolha para projetos assim tendo como principal desvantagem, independentemente da cor ou se translúcido/opaco, ser “black piano”. Isso é, seja acrílico cristal, colorido ou preto, acrílico odeia ser tocado rss. Encostou, aparece digital. E a limpeza tem que ser bem de leve. A própria poeira acumulada nele poderá riscá-lo ao se passar um pano. Tirando isso, só alegria. Fácil de trabalhar, resistente e bonito.