[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

Descobri o que estava acontecendo com as Arctic P12 no meu nr200...

reparem nessa foto como a fan traseira (esquerda) esta encostando no plástico do nr200 mesmo com as borrachinhas que vem instaladas, com as duas fans ligadas dessa forma, fazia com que toda a parte do topo do case vibrasse junto
3p0Te8S.jpg

peguei aquelas borrachas pra fixar ssd e hd que já vêm com o nr200 e usei junto com as que já estavam fixadas pra não deixar a fan encostar no plástico
VMgQwqp.jpg

liguei só a fan frontal (com as borrachas extras) e o barulho sumiu.

O ruim é que a fan traseira não sobra espaço pra colocar as borrachas, já esta praticamente encostando no fuma2
Ddt6lnV.jpg

O jeito foi deixar a fan traseira em 1100rpm pra minimizar o humm e a frontal deixo entre 1100 ~ 1500rpm, já ficou bem mais silencioso, mas pra conseguir eliminar totalmente acho que só trocando o fuma 2 por um cooler menor.
Agora com essas P12 como exhaust no topo, deixei o fuma 2 como intake e nem aumentou as temps da gpu e ainda caiu mais 2 graus na cpu.
 
É por isso que a maioria dos caras no reddit cortam essa "forma" fora nos mods deles tem até uns plates para imprimir 3d que te deixam posicionar o fan em diferentes locais ou instalar watercooler com radiador ali no topo, mas foi uma boa solução. Uma pergunta não seria muito mais eficiente e fácil simplesmente colocar as P12 no cooler e as Scythe no teto? Da pra ver que a primeira fan slim esta no limite com a memória mas daria para inverter a montagem do cooler e colocar as fans contra o case e no meio com o dissipador em cima da ram não? Apesar de isso estragar o visual do RGB delas me parece um experimento válido.
 
Eu nem ligo pro rgb, poderia tentar pra ver como fica, lembro que na outra posição os heatpipes do fuma encostavam no cover da mobo, mas não chegava atrapalhar a instalação.
Acho que poderia pegar essa borrachas anti vibração das scythe e colocar nas P12, não sei se daria certo ou se é necessário :hmm2:
 
Quanto a encostar no cover você pode isolar com um pedaço de fita isolante apesar de não ser necessário e quanto a borracha de vibração elas provavelmente não são compatíveis mas mesmo que fossem não se se ela iriam resolver melhor do que o que você já fez. Tenta colocar as P12 no cooler e deixar as scythe para exaustão creio que você irá gostar do resultado.
 
Bom pessoal, hoje deixei para trás definitivamente minha passagem pelo mundo SFF, a última coisa que restava era a Placa-Mãe Mini-ITX que se foi, aí o Setup ficou assim...
Atualizaçãozinha...

sai ASRock H570M-ITX/ac

vQIFe3E.jpg


entra ASUS Prime H570-Plus

sDl6dI0.jpg


e aí, ficou assim...

UvSmbDk.jpg


k5pXyvA.jpg


Kw5N8cB.jpg


RkHeAA2.jpg


XgjiQa2.jpg


O cantinho da bagunça...

2UvrrHa.jpg


SETUP:
Gabinete Lian Li Lancool II Mesh RGB
Placa-Mãe ASUS Prime H570-Plus, Intel LGA1200, DDR4 - 90MB16M0-M0EAY0
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700F
Memoria TeamGroup T-Force Delta RGB 16GB DDR4 3200MHz - TF11D416G3200HC16F01 (x2)
SSD Husky Gaming 256GB, M2 NVME, 1800MB/s - HSS-NV-240
SSD WD Green, 480GB, M.2, Leitura 545MBs - WDS480G2G0B
HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3070 TI GameRock OC, 8GB, GDDR6X, 256bit, LHR - NED307TT19P2-1047G
Cooler p/ processador (CPU) Noctua NH-U12S
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 1800rpm - SU1225FD12HR-RNP
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 800rpm - SU1225FD12LR-RDP (x8)
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Modular - CP-9020186-NA
Kit Cabo Sleeved Pichau Gaming Preto (8P + 2x6+2P + 24P), PG-SCK-PRETO
Kit organizadores de cabos de fonte (cable comb) Akasa AK-MX293
Kit Anti-Vibração p/ Ventoinhas Noctua - (pack com 16 unidades) - NA-SAV4 (x2)
 
Última edição:
Bom pessoal, hoje deixei para trás definitivamente minha passagem pelo mundo SFF, a última coisa que restava era a Placa-Mãe Mini-ITX que se foi, aí o Setup ficou assim...
UvSmbDk.jpg


k5pXyvA.jpg


Kw5N8cB.jpg


sDl6dI0.jpg


Trata-se de uma Placa-Mãe ASUS Prime H570-Plus, Intel LGA1200, DDR4 - 90MB16M0-M0EAY0

O restante do Setup permanece o mesmo:
Gabinete Lian Li Lancool II Mesh RGB
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700F
Memoria TeamGroup T-Force Delta RGB 16GB DDR4 3200MHz - TF11D416G3200HC16F01 (x2)
SSD Husky Gaming 256GB, M2 NVME, 1800MB/s - HSS-NV-240
SSD WD Green, 480GB, M.2, Leitura 545MBs - WDS480G2G0B
HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3070 TI GameRock OC, 8GB, GDDR6X, 256bit, LHR - NED307TT19P2-1047G
Cooler p/ processador (CPU) Noctua NH-U12S
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 1800rpm - SU1225FD12HR-RNP
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 800rpm - SU1225FD12LR-RDP (x8)
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Modular - CP-9020186-NA
Kit Cabo Sleeved Pichau Gaming Preto (8P + 2x6+2P + 24P), PG-SCK-PRETO
Kit organizadores de cabos de fonte (cable comb) Akasa AK-MX293
Kit Anti-Vibração p/ Ventoinhas Noctua - (pack com 16 unidades) - NA-SAV4 (x2)
Não é o tópico pra isso, mas essa Asus mais simples tá levando de boa o 11700?
 

Viram isso?!?!?
 
Bom pessoal, hoje deixei para trás definitivamente minha passagem pelo mundo SFF, a última coisa que restava era a Placa-Mãe Mini-ITX que se foi, aí o Setup ficou assim...
Atualizaçãozinha...

sai ASRock H570M-ITX/ac

vQIFe3E.jpg


entra ASUS Prime H570-Plus

sDl6dI0.jpg


e aí, ficou assim...

UvSmbDk.jpg


k5pXyvA.jpg


Kw5N8cB.jpg


RkHeAA2.jpg


XgjiQa2.jpg


O cantinho da bagunça...

2UvrrHa.jpg


SETUP:
Gabinete Lian Li Lancool II Mesh RGB
Placa-Mãe ASUS Prime H570-Plus, Intel LGA1200, DDR4 - 90MB16M0-M0EAY0
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700F
Memoria TeamGroup T-Force Delta RGB 16GB DDR4 3200MHz - TF11D416G3200HC16F01 (x2)
SSD Husky Gaming 256GB, M2 NVME, 1800MB/s - HSS-NV-240
SSD WD Green, 480GB, M.2, Leitura 545MBs - WDS480G2G0B
HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3070 TI GameRock OC, 8GB, GDDR6X, 256bit, LHR - NED307TT19P2-1047G
Cooler p/ processador (CPU) Noctua NH-U12S
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 1800rpm - SU1225FD12HR-RNP
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 800rpm - SU1225FD12LR-RDP (x8)
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Modular - CP-9020186-NA
Kit Cabo Sleeved Pichau Gaming Preto (8P + 2x6+2P + 24P), PG-SCK-PRETO
Kit organizadores de cabos de fonte (cable comb) Akasa AK-MX293
Kit Anti-Vibração p/ Ventoinhas Noctua - (pack com 16 unidades) - NA-SAV4 (x2)
Ter espaço no gabinete pra colocar o Hardware sem stress é pura qualidade de vida né!? Já me prometi umas 5 vezes nunca mais montar um mini-itx

off: eu achava as placas da linha GameRock feias mas porque sempre via elas de frente, tendo visão das fans. Olhando a tua aí instalada ficou bonitona pra kct!
 
Adeus M1 seu projeto era legal mas seus preços sempre foram ridículos e honestamente com tantos clones no Ali não vai fazer falta, tem clone feito em liga de magnésio que é mais barato que o M1 original.
@CarlitosT nós temos espaço no ITX só é mais "bem planejado"...
 
Dps do NR200 nao vejo mais sentido em um M1
 
Adeus M1 seu projeto era legal mas seus preços sempre foram ridículos e honestamente com tantos clones no Ali não vai fazer falta, tem clone feito em liga de magnésio que é mais barato que o M1 original.
@CarlitosT nós temos espaço no ITX só é mais "bem planejado"...

Quais os clones do M1? o Z2 seria um deles?
 
Acat X Pro, Acat X1, ITX S1, DIY240 todos com boa qualidade e em geral menos de mil reais, os de liga são mais caros mas ainda assim mais baratos que um M1.
Vi 2 cases interessantes nos últimos dias um Acat3 (vulgo mini M1) e um genérico muito mas muito promissor (inclusive acompanha riser e uma fan) que só na comprei porque acabou minha verba para brinquedos do ano, quando achei esse case já tinha comprado outro brinquedo.

Acat S3
Spot-acat3-v2-0-chassis-in-line-chassi-itx-mini-chassi-personalizado-Non-k77-ss1.jpg

●Dimension: 278mm x 153mm x 215mm ●Volume: 9.1L

Genérico promissor (literalmente uma folha A4)
Hcd8bee1347904c568680b7fffd0c02ec7.jpg
 
Esse genérico promissor aí, nossa... É muito lindo, além de compacto! Eu não conhecia esse clone do M1, interessante!! Tem o Z2 que me parece bem similar ao Ncase M1!
 
Creio que dos clones do M1 com "cara de M1" o z2 e o acat3 sejam os melhores custo x benefício sendo o primeiro mais versátil e o segundo o mais compacto.
Esse genérico me deixou babando ele combinado com um BS3 ou uma L12S faz um estrago considerável e por isso vai ser meu projeto para 2022 já que terei de comprar um cooler, uma alça longitudinal, trocar o painel de vidro por um acrílico fumê perfurado com padrões e fazer uma pintura pelo menos automotiva para deixar ele completo. Talvez uns pezinhos spike? Imagine esse case na cor midnight black com detalhes em vermelho mais a alça e os spikes de pezinhos em cima da mesa de escritório ou de um rack de tv... O cartão de crédito chega a tremer.
 
Acat X Pro, Acat X1, ITX S1, DIY240 todos com boa qualidade e em geral menos de mil reais, os de liga são mais caros mas ainda assim mais baratos que um M1.
Vi 2 cases interessantes nos últimos dias um Acat3 (vulgo mini M1) e um genérico muito mas muito promissor (inclusive acompanha riser e uma fan) que só na comprei porque acabou minha verba para brinquedos do ano, quando achei esse case já tinha comprado outro brinquedo.

Acat S3
Spot-acat3-v2-0-chassis-in-line-chassi-itx-mini-chassi-personalizado-Non-k77-ss1.jpg

●Dimension: 278mm x 153mm x 215mm ●Volume: 9.1L

Genérico promissor (literalmente uma folha A4)
Hcd8bee1347904c568680b7fffd0c02ec7.jpg

@M1Br , esse segundo que você postou não é o Metalfish S3 Plus? Estava de olho no Metalfish S3 não-Plus, o problema é a fonte Flex-ATX... vi que a melhor fonte Flex-ATX é a Enhance ENP-7660B, mas me dá uma coceira pensar em pagar mais de 1000 reais para importar uma fonte. Estava procurando uma alternativa semelhante que aceitasse fonte SFX e vi que o S3 Plus é uma. O ruim é que o S3 Plus tem a lateral em vidro (ou acrílico, não sei dizer), sendo que eu prefiro em chapa de metal. Você sabe se existe uma alternativa ao S3 Plus com as laterais em chapa metálica?
 
Olha é ele mesmo! mas pelo visto achei o genérico dele, nesse ai que linkei diz que o painel é de vidro 3mm (diz a lenda temperado) o que me faz achar que ele não teria nenhuma chance de sobreviver a viagem, além disso em um case tão compacto creio que o vidro apesar de bonito vai atrapalhar demais a dinâmica de fluidos então o ideal é trocar por um acrílico ou plexiglass e padronizar uns furos nele para que o processador possa captar ar fresco sem problemas, se fizer numa boa vidraçaria vai ficar bonito e não vai ser caro.

Quanto a alternativa para o painel é bem mais simples do que você imagina, da para comprar ele desse jeito ai mesmo e pedir para trocar por um painel de metal, adicionar o painel de metal no pedido através da conversa pós compra ou comprar um painel de metal direto com o vendedor. Alguns cases inclusive vem com dois painéis de metal e um de vidro mas geralmente são os caros que fazem isso, então seu problema tem uma solução relativamente simples só não sei como contatar o vendedor antes da venda mas depois da venda é fácil fazer e tem alguns relatos de compra confirmando esse tipo de "add-on" no pedido. Note que no anuncio do Metalfish ele aparece com as duas laterais em metal.

Sobre a fonte flex tenho de ser honesto, tirando as Dell para server em rack não tenho muita experiencia com elas. Sei que as Dell eram produzidas na grande maioria pela Great Wall com design interno da Dell se ainda é assim não sei mas eram boas e confiáveis. A fama das Enhance é boa mas em se tratando de servers não temos espaço para experimentar peças então eu te indicaria procurar umas fontes Dell ou Great Wall? até porque você vai conseguir montar no máximo uma 3070/Ti nesses cases e sendo assim uma fonte decente de 650w da conta do trabalho.
Sendo realista num design tão compacto e eficiente dificilmente uma fabricante meia boca se arriscaria (e permaneceria) mesmo sendo chinesa, veja essas fontes da metal fish por exemplo são bem comentadas no Ali e no TaoBao e tem um custo até que atraente.

PS. Acabei de (re)ler as regras do anuncio que você postou e lá diz claramente que eles trocam o painel de vidro gratuitamente (e parece que vice versa) pelo de alumínio é só informar depois da compra.
 
Olha é ele mesmo! mas pelo visto achei o genérico dele, nesse ai que linkei diz que o painel é de vidro 3mm (diz a lenda temperado) o que me faz achar que ele não teria nenhuma chance de sobreviver a viagem, além disso em um case tão compacto creio que o vidro apesar de bonito vai atrapalhar demais a dinâmica de fluidos então o ideal é trocar por um acrílico ou plexiglass e padronizar uns furos nele para que o processador possa captar ar fresco sem problemas, se fizer numa boa vidraçaria vai ficar bonito e não vai ser caro.

Quanto a alternativa para o painel é bem mais simples do que você imagina, da para comprar ele desse jeito ai mesmo e pedir para trocar por um painel de metal, adicionar o painel de metal no pedido através da conversa pós compra ou comprar um painel de metal direto com o vendedor. Alguns cases inclusive vem com dois painéis de metal e um de vidro mas geralmente são os caros que fazem isso, então seu problema tem uma solução relativamente simples só não sei como contatar o vendedor antes da venda mas depois da venda é fácil fazer e tem alguns relatos de compra confirmando esse tipo de "add-on" no pedido. Note que no anuncio do Metalfish ele aparece com as duas laterais em metal.

Sobre a fonte flex tenho de ser honesto, tirando as Dell para server em rack não tenho muita experiencia com elas. Sei que as Dell eram produzidas na grande maioria pela Great Wall com design interno da Dell se ainda é assim não sei mas eram boas e confiáveis. A fama das Enhance é boa mas em se tratando de servers não temos espaço para experimentar peças então eu te indicaria procurar umas fontes Dell ou Great Wall? até porque você vai conseguir montar no máximo uma 3070/Ti nesses cases e sendo assim uma fonte decente de 650w da conta do trabalho.
Sendo realista num design tão compacto e eficiente dificilmente uma fabricante meia boca se arriscaria (e permaneceria) mesmo sendo chinesa, veja essas fontes da metal fish por exemplo são bem comentadas no Ali e no TaoBao e tem um custo até que atraente.

PS. Acabei de (re)ler as regras do anuncio que você postou e lá diz claramente que eles trocam o painel de vidro gratuitamente (e parece que vice versa) pelo de alumínio é só informar depois da compra.

😮 ... Pôxa, se eles trocam as chapas laterais então fica perfeito, obrigado, @M1Br ! 😄
 
Estamos aqui para isso, aliás achei esse anuncio do Metal Fish S3 Plus (no que parece ser a loja oficial da Metal Fish) onde o segundo item da direita para esquerda com valor de R$ 736,60 e frete grátis :bat: diz em texto gigante na foto do produto - CAN REPLACE ALUMINUM SIDE PANELS FREE (1 SIDE). O mesmo aviso aparece no kit do item 4 que pessoalmente é o que me interessa, a fonte com 88% de eficiência deve revender por um preço legal no ML ou pode ficar de bkp pro forninho.
 
Não é ITX, nem é bonito, mas tem tempo que não aparece um mATX barato e bem construído, achei sem querer:




Preço de gabinete genérico, mas tem fonte em baixo, lateral de vidro, pra montar algo um pouco reduzido e bem barato parece bom demais, só cortar o fio desse logo ridículo kkkk.
 
É um case legal e a Azza tem vários cases interessantes mas por um pouquinho a mais eu levaria o Silverstone PS15, que além de ser bem menor costuma aparecer em promoção por cerca de 290 e acompanha fans mas gostei do visual diferenciado.
Falando em cases vocês conhecem o G5 Plus? Ele não é dos menores itx mas um colega quer montar um hackintosh e achou esse case no Al,i devo admitir para um hackintosh ele parece perfeito e tem a maior qualidade que qualquer case do Ali poderia ter - frete grátis!
 
@diefen esse clone do S3 pode te interessar, frete grátis é sempre um diferencial mas parece que acompanha o riser o que deixaria muito mais verba para sua fonte, tem esse aqui também que mesmo com frete sai ainda mais barato e o vendedor é 5 estrelas, pessoalmente nessa litragem eu gosto mais do U110 e do K40 B.
 
@diefen esse clone do S3 pode te interessar, frete grátis é sempre um diferencial mas parece que acompanha o riser o que deixaria muito mais verba para sua fonte, tem esse aqui também que mesmo com frete sai ainda mais barato e o vendedor é 5 estrelas, pessoalmente nessa litragem eu gosto mais do U110 e do K40 B.
Nossa, @M1Br , esse U110 é lindo, sem falar que o preço tá muito bom 😲 O legal dele é que tem 2 USBs na carcaça e entradas USBs são sempre bem-vindas 😄 Sobre a fonte, estava pensando em pegar especificamente essa ENP-7660B - pelo o que pesquisei as fontes FlexATX são muito barulhentas, daí o pessoal troca a fan por uma mais silenciosa (vi no link que você postou que o vendedor faz esse mod de fan com um acréscimo de valor). A ENP-7660B que postei já vem com o mod de fan e os cabos são mais curtos para caber nesses gabinetes ultra-compactos. Estou muito tentado em pegar um desses, minha indecisão está entre o tamanho de gabinete que vai uma FlexATX ou a que vai uma SFX 😅
 
No geral eu sou do time não passe vontade, se planeje e faça aquilo que você quer fazer (YOLO mesmo), ainda mais se você analisar que a fonte vai vir toda pronta por um custo muito similar a uma corsair sfx aqui na terrinha creio que seja sim um investimento válido (tem garantia né?).

O U110 é mesmo muito lindo e ainda nesse preço... a alternativa SFX seria um case como o S3 Plus ou o K40 B mas creio que isso não iria te deixar realmente feliz não é? Então faz aquilo que seu coração manda cartão de crédito é pra essas coisas e quando a depressão pós compra bater relaxa já tá feito agora é terminar o projeto da melhor forma possível para fazer o gasto valer.

Quanto ao tamanho do case a chave seria o uso, se você for usar um processador/gpu de mid pra high end não recomendo esses cases minúsculos por mais legais que sejam, eles não vão dar conta do arrefecimento ou mesmo do tamanho das peças como cooler e vga de porte. Se o uso é simples como um HTPC, NAS/SAN, mini server, pc da família, pc de escritório simples creio que esse micro cases são perfeitos.

Todos aqui queremos o menor e mais potente pc possível mas quanto menor e mais potente mais fica visível a dificuldade em manter uma velocidade de operação decente nos componentes, de que adianta colocar um 5950X no Ghost S1 se ele roda no máximo a 3,80Ghz em todos os núcleos? Ou uma 3080 que rende o mesmo que uma 3060 porque já liga em 85 graus? Melhor um forninho comportado que uma forja derretida, aprendi isso bem na pratica com meu 5800X e olha que o TU150 nem é tão pequeno.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo