SinglePlayer x Multiplayer: Uma questão de tempo?

Chico

Darktronik
Colaborador
Então, galerinha maomenos, depois de anos de jogatina, caiu uma ficha para esta situação.

Ficando realmente velho e com responsabilidades constantes (pelo menos na minha profissão), venho observando que eu não consigo mais me dedicar a um bom Singleplayer. Neste caso, vou especificar o meu gosto, que seria jogar decentemente um RPG (Fallout3, Dragon Age, Mass Effect, etc), e estes jogos exigem TEMPO. Quero dizer, jogar sempre, mas em um pequeno espaço de tempo não passa a mesma experiÊncia mais contínua do processo ao se separar 6 horas (?) diretos, que fatalmente colabora para imersão.

Estou dando o braço a torcer ao aceitar e privilegiar, consequentemente, jogos online. Jogos que você pode entrar em uma partida, jogar meia hora e sair satisfeito. (supondo que se goste tanto de jogos SP qnto de MP, não incluindo as pessoas que só gostam de um ou SOMENTE gostam de outro)

Então me vem a dúvida, é a ordem natural das coisas? Eu simplesmente já não consigo me dedicar a um jogo singleplayer de forma satisfatória. Que me faça ficar lá horas seguidas sem lembrar que tenho mil e uma tarefas para fazer.

É normal? Acontece com vocês (galera mais velha e madura, trabalhadora)? ou eu que não sei organizar meus horários?

Ps.: mal consigo zerar um RPG hoje...infelizmente. Jogos todos inacabados. Saves guardados. Frustração de não poder ficar horas degustando esses excelentes jogos/rpgs.
 
Última edição:
É o processo natural da vida... Mais trabalho, menos jogos. Ou então você acaba como este cara:

2uhy1km.jpg
 
Última edição:
No meu caso é exatamente o mesmo que o seu. Hoje em dia eu tenho uma lista grande de jogos no Steam que não me animo a continuar, simplesmente porque não encontro disposição para joga-los como merecem, ou seja, de forma imersiva.

São eles (os que me lembro):

- Stalker CS
- Fallout 3
- OFP 2
- GRID
- ArmA 2
- FEAR 2 PO
- UT 3

Fora esse jogos que estão muito longe de zerem finalizados, ainda teve casos como Bioshock e COD WAW que levei meses pra zerar.

E porque? Bom, em dois casos foi porque me decepcionei com os jogos (Stalker CS e Fallout 3), mas mesmo assim, o principal motivo, mesmo para esses dois, foi falta de tempo pra poder me dedicar de forma apropriada.

Eu ainda divido meu tempo dedicado a games entre simuladores de corrida, o que acaba permitindo menos tempo livre ainda pra dedicar a esses SPs.

Agora quanto ao MP, meu caso também é bem o seu: entrar um tempinho ali, sem grande concentração, apenas relax, e jogar o que mais gosto. Nessas eu acabo jogando quase apenas COD WAW.

Veja que entre esses jogos que citei acima, tem alguns com MP muito bom, como é o caso de OFP2 e ArmA2, mas mesmo esses ainda requerem tempo e concentração, para missões coops, etc.

Nos simuladores, tenho todos (rFactor, todos da Simbin, LFS, iRacing, Netkar Pro, Richard Burns), mas acontece quase coisa parecida. Eu preciso estar muito de boa, bem cabeça, pra poder relaxar e curtir. E ai tem um agravante, simuladores não são feitos pra relaxar, mas pra estressar. Você precisa treinar muito pra participar decentemente, e seja no treino, seja no qualify, seja na corrida, tem que ter muita concentração, senão não faz sentido, é melhor ir jogar GRID.

Com essas e mais aquelas, acabei ficando apenas no melhor (iRacing) e deixando os outros de lado, com centenas de carros e pistas nunca sequer testados.

Enfim, é isso mesmo, compromissos e falta de tempo pra relaxar e mergulhar de vez nos jogos. Não tem nada a ver com a idade, mas com a fase que você está atravessando agora. No momento você tem mais coisas a fazer e não acha tempo.

Bem vindo ao clube.

ps: existem outros jogos que animaram a zerar o SP de cara. Foi o caso de Crysis 1 e 2 e também de COD4. Jogaços que no final arrancam animo de onde a gente achava que não saia mais nada :)
 
Última edição:
Estou na mesma situação que você, eu quase não tenho tempo para jogar, porém eu tenho uma opinião oposta. Os jogos single player me proporciona o tempo e a hora certa que eu vou jogar, pois não fico dependendo de ninguém para entrar em um servidor, e também não fico parado no tempo tendo que evoluir char ou coisas do tipo.

Eu demorei mais ou menos uns 2 meses para zerar Batman hehehe, o jogo é longo, foi bem agradável, joguei sem pressa, e agora to partindo pro resident 5, só estou esperando sair a tradução.

Em se tratando de single ou MP, acho que você poderia especificar melhor esse último, pois jogos como mmorpg e fps são coisas bem distintas. Para pessoas que não tem tempo, não vale a pena ficar jogando rpgs online, pois sempre ficará pra tras, já jogos de tiros não tem esse problema.

Aqui eu jogo single e mp de tiros.
 
pelo título achei q o questionamento era de q até quando vai durar o Singleplayer com tantos jogos somente multiplayer q têm aparecido...
mas voltando ao seu real questionamento, eu já acho q acontece o contrário... jogos q realmente exigem tempo estão cada vez mais raros... hoje zera-se um FPS com 4 horas de jogo ou um pouco mais... salvo RPG's q tendem a demorar um pouco mais de tempo... mas até mesmo esses já estão encurtando sua longevidade... rpg's q, como nos tempos de Baldur's Gate e afins, levava-se 100 horas, ou como já vi em relatos, até 200 horas para zerar, hoje estão durando coisa de 20, 30 horas... 40 horas qdo duram muito, como no caso de Titan Quest... eu já percebo q a cada jogo lançado existe a preocupação de q os jogadores da atualidade estão em sua maioria na faixa de 20 a 35 anos de idade, pessoas q já estão comneçando a tomar responsablidades para si e por consequencia estão ficando com menos tempo para os games... é por isso q vemos tantos jogos q cada fase dura 30 minutos e depois de 5 horas jogando o jogo vc já chega ao seu final... muitas entrevistas com desenvolvedores, têm em meio às respostas palavras q demonstrem essa preocupação com os jogadores q estão ficando mais "velhos", com mais responsabilidades (como trabalho e família) e menos tempo... e para compensar aqueles q disponibilizam de mais tempo livre, os desenvolvedores dão longa vida a esses jogos de curta duração com elementos online... eu vejo q a tendencia é essa... nem mesmo os desenvolvedores têm muito tempo de se dedicar a outros jogos ou até mesmo outras formas de entrenimento q não seja o seu próprio jogo... lembro de ler uma entrevista com o Hideo Kojima, pai do Metal Gear, dizendo q ele tinha q assistir "O Efeito Borboleta" q ele havia comprado há meses, mas não tinha tido tempo de ver ainda... e o filme já tinha sido lançado há quase dois anos... eu acredito q o fato de não se satisfazer em jogar o jogo apenas 30 minutos por dia, se dá pelo fato do efeito q o jogo causa em quem está jogando... "tal" jogo é bom demais e é impossível jogar menos de 30 minutos... CoD4 é um bom exemplo... é um jogo curtíssimo mas q não dá vontade de parar de jogar... e se vc tem pouco tempo pra jogar, acaba desanimando pq não dá pra sentir tudo o q o jogo tem pra oferecer em apenas 30 minutos... mas se jogado direto acaba bem rápido... caramba... q textão...
 
Não sei se o meu caso é o mesmo que o seu, hj em dia só jogo SF4, to na live sempre apanhando mas tô lá. UHAUahuA
Tempo eu tenho pra jogar (Desempregado ¬¬) mas não tenho paciência mesmo.
 
Ah sei la depende,desde que comecei ah trabalhar nem tenho tempo pra jogar
é tenso mesmo,quando era mais pivete jogava o dia inteiro agora,que trabalho
pra ajudar em casa,estudar pra provas de cursos técnicos meu tempo livre
fico muito pequeno,ai acho que fica mais facil vc se acostuma com jogos
Online,pelo fato de ser uma diversão mais garantida que não exige horas
de jogo pra vc se divertir :nugget:
 
Particulamente não gosto muito de jogos online. Cooperativo chamam atenção, pois me remetem à época de jogos split-screen para consoles e tal.

E quanto menos tempo tenho, mais ainda penso menos em jogar MP. Prefiro muito mais me comprometer com um bom SP e jogar bem devagar.

MP é zero sal pra mim.
 
muito pelo contrário, continuo a zerar games da mesma maneira q antes. o negócio é q não tenho a mesma rotina de sempre, tenho menos tempo (trabalho, faculdade, etc). esses últimos dias mesmo estou jogando alguns jogos antigos graças a emuladores, ff 8 foi um deles (106 horas de jogo no save com tudo liberado). como o colega acima falou tbm, são muito poucos os jogos de hj q realmente exigem maior dedicação, dragon age é um deles.
 
Eu penso assim: idade vem chegando, responsabilidades, o tempo para games vai ficar super curto, logo não temos tempo/paciencia pra qualquer sp, tem que ser algo MUITO bom pra nos prender uma campanha inteira.
Ai ''apelamos'' para os multiplayers, diversão garantida com amigos, algo mais rapido, objetivo, etc.
 
Eu mesmo vivia o dia todo jogando. A 4 anos atrás, entrei no trabalho, e reduzi minha carga.

Mais recente, coisa de 2 anos pra cá, o serviço começou a exigir mais de mim, logo, passei a jogar menos, mas ainda me dedicava a um bom SP ou MP.

Comecei fuckyoudade este ano, e meu tempo, se reduziu a quase 0. Minha lista de jogos, todos MP, aumentaram no Steam. Mas raramente os jogo. Pra falar a verdade, os unicos que curto, na ordem de "rapidez na diversão", é:

Killing Floor
Project Reality
L4D (Só de Infected)

KF é bom, porque gosto de ficar matando, upando minha perk. Jogo meia hora, se rolar, por dia. L4D umas 2 vezes por semana, coisa de 1h no máximo.
PR só nos finais de semana, ai é de 3h pra cima.

Já não tenho tempo e disposição para um bom SP. Comentei agora a pouco no topico de SS, sobre o Stalker. Postaram 2 imagens lindas, mas nem tenho tempo de iniciar o jogo...
 
Eu penso assim: idade vem chegando, responsabilidades, o tempo para games vai ficar super curto, logo não temos tempo/paciencia pra qualquer sp, tem que ser algo MUITO bom pra nos prender uma campanha inteira.
Ai ''apelamos'' para os multiplayers, diversão garantida com amigos, algo mais rapido, objetivo, etc.

Não digo apelar, porque desde novo sempre preferi jogos com enfoque ao multi do que single, mesmo tendo jogando MUITO MAIS single.

Mas como muitos e o autor, grande chico, jogos SP tem que ser MUITO BONS ou pelo menos com genero que eu goste muito para me segurar.

falta de tempo e coisas fora jogos a fazer fazem essa migração.

RPG's é um bom exemplo, eu achava muito legais até final do meu ensino médio, hoje... não consigo jogar mais do que a open do mesmo.
 
Então, galerinha maomenos, depois de anos de jogatina, caiu uma ficha para esta situação.

Ficando realmente velho e com responsabilidades constantes (pelo menos na minha profissão), venho observando que eu não consigo mais me dedicar a um bom Singleplayer. Neste caso, vou especificar o meu gosto, que seria jogar decentemente um RPG (Fallout3, Dragon Age, Mass Effect, etc), e estes jogos exigem TEMPO. Quero dizer, jogar sempre, mas em um pequeno espaço de tempo não passa a mesma experiÊncia mais contínua do processo ao se separar 6 horas (?) diretos, que fatalmente colabora para imersão.

Estou dando o braço a torcer ao aceitar e privilegiar, consequentemente, jogos online. Jogos que você pode entrar em uma partida, jogar meia hora e sair satisfeito. (supondo que se goste tanto de jogos SP qnto de MP, não incluindo as pessoas que só gostam de um ou SOMENTE gostam de outro)

Então me vem a dúvida, é a ordem natural das coisas? Eu simplesmente já não consigo me dedicar a um jogo singleplayer de forma satisfatória. Que me faça ficar lá horas seguidas sem lembrar que tenho mil e uma tarefas para fazer.

É normal? Acontece com vocês (galera mais velha e madura, trabalhadora)? ou eu que não sei organizar meus horários?

Ps.: mal consigo zerar um RPG hoje...infelizmente. Jogos todos inacabados. Saves guardados. Frustração de não poder ficar horas degustando esses excelentes jogos/rpgs.
Já vi que o seu Adrena tem fundo preto. Quase que não consigo ler o "ou eu que não consigo organizar meus horários" (o meu é fundo branco, quase sumiu aqui).

Cara, isso é uma melda! Morro de inveja de um gringo com quem converso diariamente: ele tem quase 60 anos, é aposentado e se dedica a jogos e Gamespot e aparentemente mais nada (bom, é claro que eu não seria tão bitolado assim: como diz o Lulu, "há tanta vida lá fora"...).

MAS... dá uma saudade da época em que eu podia jogar direto (saí da casa dos meus pais em 96).

Vou dar meu palpite: seu problema é gestão de tempo. Falo isso porque eu, antes, não conseguia mesmo gerenciar patavinas, e quase joguei a parada toda pra cima (os jogos). Mas depois caí em mim que o lazer é absolutamente necessário para equilibrar a vida, e havia (havia não: há) gente muito mais ativa do que eu que ainda arranja tempo pra fazer uma pá de coisas. E gente com filhos, o que piora ainda mais a agenda (sou casado mas ainda não tenho filhos).

Acho que nós jogadores, por nossa própria natureza tendemos a "viajar" demais: ficamos "voando" boa parte do tempo (ou postando aqui, hehehe), e esse tempo a gente poderia usar pra coisas que melhor nos agradariam.

Já tive inclusive vergonha de ficar jogando e tal, mas quer saber? Antes em casa, numa boa, do que enchendo a cara por aí ou fazendo M, como muitos amigos que eu tenho. Por exemplo, minha esposa hoje está de plantão, eu poderia muito bem estar galinhando: tenho carro, meu dinheiro, cartões de crédito... mas estou em casa, trocando uma idéia saudável. E amanhã, enquanto ela dorme (ela chega morta), eu vou "Dragonagear". Depois que ela acordar a gente cuida da vida, mas já estarei "satisfeito" por ter curtido o joguinho umas boas horas. E games são passatempo como qualquer outro. Tem gente que joga bola, outros vêm filmes. Minha mulher adora tricô, crochê, ver TV a cabo (e infelizmente também a Globo). Eu sempre gostei de um bom game, desde que vi, pela primeira vez (na casa de um primo meu), um Atari (antes do Atari 2600 nacional: o dele era importado): fiquei jogando "Defender" e, quando voltei pra minha casa (tinha 10 anos), estava tão fissurado que ficava atirando um elástico (desses de dinheiro) nas coisas, fingindo ser os raios da nave do jogo. :D Então, cada um na sua e todo mundo numa boa, como já dizia John Lennon.

Ôrra, eu falo pra caraca...

Mas continuando: além de todos os afazeres, agora estou fazendo faculdade. Percebeu como o brasileiro tem mania de concentrar os estudos só às vésperas das provas? Pois eu estudo todo dia a matéria respectiva, pelo menos um pouco (ou seja: se hoje tive aula de Direito Administrativo, em casa ou mesmo no escritório arranjo um tempo de aprofundar o que foi dado da matéria), e em um fim de semana aprofundo bem metade das disciplinas, e no outro a outra metade. Não é raro gabaritar as provas...

Quando chegam as férias da faculdade, melhor: continuo estudando e já inicio as matérias do próximo período (assim quando ele começa já estou "afiado"), mas posso aproveitar e "tirar o atraso" nos jogos e me livrar dessa sensação muito horrível de que você falou, dos jogos engavetados e saves interrompidos: parece bobagem pra quem não é gamer, mas dá uma p.* satisfação chegar ao fim de um jogo, ou seja, saber como ele termina: senão, parece que você nem jogou.

E ainda estou em processo de "me ajeitar" aqui no gerenciamento do meu tempo, mas uma coisa eu digo: quanto mais você exercita, mais safo fica. Como em tudo na vida, aliás.

A chave de tudo, pelo menos pra mim, foi cortar pela raiz a "viagem" e partir pro lado prático. Começou a divagar, a procrastinar, babau: perde o dia (a semana, os meses, etc.). E veja: é natural do gamer ser avoado, sonhador: afinal, os jogos mal ou bem são uma fuga. Uma realidade paralela onde somos poderosos, controlamos o destino e etc... :)

E outra coisa, não menos importante: jogar uma hora que seja por dia, mas uma hora direto, bem aproveitada, faz maravilhas pra se fechar todos os jogos pendentes. Não é uma Brastemp, mas melhor que nada (são 30 horas por mês). Nos fins de semana, dê uma "carregada" e passe mais um tempinho...

Eu estou ficando viciado no Adrena, e isto é que tem atrapalhado os meus jogos. Cheguei em casa hoje e falei: hoje é só Dragon Age! Pois bem: estou digitando isto e vou dormir, sem ter jogado. Por que? Porque viajei, voei, divaguei, procrastinei e outros "eis".

Menos imaginação e mais "in-game" pra mim... e menos Adrena. :)

Já estou até vendo aquelas fotos do Nemly e Nemlerey, hehehe... mas falei pra dedéu mesmo, porque já passei e ainda passo muito por isso (pelo assunto do tópico)

 
eu to com quase 30 nas costas e também começo a sofrer um pouco com o tempo de jogatina, a minha solução foi diminuir o numero de títulos que eu jogava pois, antes eu jogava tudo que saia sem fazer distinção, agora só os que valem muito a pena, os que me divirto, eu gosto de RPG, não é o meu foco principal mas gosto, esses ultimos tempos tentei jogar RIsen que não gostei e logo foi pro lixo, depois tentei jogar Eco Draconics e também foi pro lixo de tanta dor de cabeça que dava, agora estou com Dragon Age Origins e esse sim me agradou, vai ficar instalado e vou joga-lo nem que seja 1 hora ou 2 por dia até quando ele encher o saco e for pro lixo também.

Resumindo eu tento dar mais qualidade ao pouco tempo que tenho pra jogar.
 
É o processo natural da vida... Mais trabalho, menos jogos. Ou então você acaba como este cara:

2uhy1km.jpg

Prefiro ser assim que ser empregado :boring:. patrão eu sou desde os meus 17 anos (hoje eu tenho 34). Jogo no minimo 4 horas por dia e me sobra 3235165465 de horas pra viver a vida como realmentre ela é.
 
Não acredito nessa de tempo passa e as pessoas param de jogar, alias, fica aqui minha opinião de que quanto mais velho eu fico mais eu aproveito os jogos, mais eu percebo seus lados bons e ruins, mais eu pego gosto pela história etc.

Agora sobre o tópico em si eu sempre preferi jogos singleplayer, multiplayer para mim é vazio, é sem vida, é apenas por diversão mesmo, jogar por jogar (seja para ganhar ou não). Singleplayer eu jogo por uma história, por personagens, por acontecimentos, por muitas coisas.

Outra coisa é que eu acredito que jogos são uma forma de arte em nascimento, e apenas jogos singleplayer podem representar essa arte devidamente um dia no futuro, jogos multiplayer se assemelham mais a um esporte e portanto não são e nem vão ser arte, a não ser que ocorra uma grande mudança.

[/SPOILER]
Jogo no minimo 4 horas por dia e me sobra 3235165465 de horas pra viver a vida como realmentre ela é.

Exatamente, sempre sobra tempo para as coisas, e sempre sobra tempo para jogar. É uma questão de organização.
 
Pra mim funciona assim.

Jogava single direto, hoje em dia, só um bom MP rápido: entra, mata, se diverte, sai... Ou um single sem "ficar preso" (tipo jogo manager ou de futebol normal). Ainda não peguei Dragon Age por causa disso. Requer tempo e eu não tneho esse tempo. Nas férias, espero ter!!!

Vou tentar pegar o Dragon Age antes das férias e jogar, mas acho complicado!
 
Velho, prestenção.

Meu hobby, sem sombra de dúvidas, são os jogos eletrônicos. Passo pelo problema de falta de tempo também.

Tenho 34 anos, tenho uma empresa para tocar, tenho um esposa e duas meninas pra criar. Jogo todo santo dia, ou seja por 1 hora no almoço, ou seja 30 minutos a noite, ou seja por 3 horas ( \o/ ) quando a esposa vai passear com as meninas.

Você acaba se acostumando a se divertir com pouquíssimo tempo. Vai por mim. :)
 
Muito bem...

Eu tenho a felicidade (ou infelicidade pra alguns) de trabalhar em casa, então eu faço os meus horários profissionais, mas tem horas que realmente são voltadas para a família, tenho esposa e um guri de 1 ano e seis meses que consome boa parte do meu tempo livre.


Mas como, a gente sempre dá um jeitinho eu jogo durante o meu horário de trabalho mesmo. :evil: , tô fazendo algo que não tá vingando, ou não estou conseguindo deslanchar, jogo um pouquinho. Na maioria das vezes um single player. Multi só um Americas Army com amigos e no máximo uma vez por semana.
 
Eu sempre valorizei e continuo valorizando um SP bem amarrado, mas reconheço estar jogando menos games em SP.

Porém, só jogo UM jogo MP. COd2. nas LAn q faço em casa com amigos todo sábado e online mesmo....

Pra ver, recomeçei o Neverwinter1 só pra relembrar, foi um game muito imersivo pra mim ( assim como hordes of underdark, show)

Por mais q o SP seja mais importante pra mim que MP, o SP é menos importante para as vendas hoje em dia, então eu gosto, mas desenvolvedoras já jão gostam tanto.... olha a quantia de RPG MMO exclusivo que sai hoje,...........

Só de pensar no SC2, sendo q SC1 jogo SP ainda hj.... e D3, que eu decorei TODAS as falas do D1 e D2..... de tanto jogar o SP ( glória aos games com mapas e monstros random)
 
Imaginava ser apenas eu estar passando por essa fase de não me empolgar mto com jogos mais. Trabalho a 4 anos de manhã e de tarde, a noite vou pra faculdade, nos fds tem que sobrar um tempo pra minha namorada, sobra pouco tempo pra jogar, e ta acontecendo de começar um jogo e enjoar logo de cara, sem ter animo de continuar, Batman e Resident 5 por exemplo, não consigo me prender longo tempo neles. Pra terem idéia to jogando mais poker on line do que qualquer outro game.
 
Com o tempo e responsabilidades o jogos vai sendo deixados um pouco de lado, mas pra quem ama jogar, sempre tem um tempinho.
 
O problema todo é a facilidade com que você pode obter um game hoje. O segredo é pegar apenas 1 game que você gosta e ir até o fim, deixando de lado os outros. Tem que fazer que nem na época dos videogames antigos que usavam cartuchos, onde você jogava horas, zerava e depois jogava tudo de novo novamente. Sendo assim você consegue mais tempo jogando pois você acaba dando prioridade naquele jogo, não dando aquela sensação horrível de não ter jogado nada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo