Sistema de Ar condicionado pra PC

diogo_cury

Well-Known Member
Ae um colega meu (da turma de infor) feiz um projeto de um gabinete com um mini arcondicionado, as temperaturas ficavam em media 10 a 15 graus abaixo da tewmperatura ambiente.

tem alguem sistema desse vendendo sem ser artesanal?

Ae um colega meu (da turma de infor) feiz um projeto de um gabinete com um mini arcondicionado, as temperaturas ficavam em media 10 a 15 graus abaixo da tewmperatura ambiente.

tem alguem sistema desse vendendo sem ser artesanal?

tem fotos nao ?????????

ja la fora uma vez compressor pra arcondicionado de 12v.

tem fotos nao ?????????

ja la fora uma vez compressor pra arcondicionado de 12v.

Meu colega de classe q feiz em 2004 issu, eu vi, vou ve se consigo o projeto q ele usou, + se nao me lembro ele disse q custou 800 pilas (em 2004). Por issu q tava vendo se nao tinha vendendo um NAO-artezanal

Aqles " chiller", nao e meio parecido com uma geladera o funcionamento:

sem contar o "feiz" do rapaz né.... credo meu... FEZ!!!! ele nao feIz nada

agora tem várias maneiras de se fazer um "mini A/C" dentro no gabinete... com pastilhar peltier por exemplo... mas é complicado e vai precisar de uma fonte exclusiva só pras pastilhas.....
ou entao compra um A/C desse split e liga a tubulaçao direto no gabinete... vai passar o ar geladinho geladinho hehe

Tenho lido muito à respeito pois é um assunto que me interessa muito.

Vou deixar dois links aí pra galera que se interessa tb e quer ter maiores informações, o primeiro é um tópico aqui do fórum, sobre um gabinete que tem um sistema montado de fábrica, no próprio tópico tem links de reviews. O segundo é o oposto, é projeto caseiro de ar condicionado com pastilhas Peltier mas que ficou bem legal tb. Dêem uma olhada:

http://www.adrenaline.com.br/forum/case-mods-overclocks/188712-gabinete-mini-ar-condicionado.html

http://forum.clubedohardware.com.br/tranforme-sua-cpu/469809

1º link eh maior furada...a temp fica pior que o gabinete normal...o 2º nao vi nada D+...

Maior besterira além de com o preço que se gasta vc investe em um sistema WC melhor!;)

Também não curti, nada de revolucionário à contar pelos gastos e consumo de energia.

Poderia aproveitar e pelo menos o ar frio e fazer um tubo direcionando para o dissipador do proc, e tirar o cooler do processador.

Parece que o pessoal fica correndo contra a maré querendo gastar mais energia elétrica e tal... Pq não comprar um sistema de WC? Tá tão caro assim ultimamente?

Qndo vc conseguir algo que realmente faca diferenca vc vai enfrentar o problema da condensacao, dai vem oxidacao ou curto como resultado dessa ideia.

Se vc quer esfriar abaixo da temperatura ambiente o mais facil e seguro se for feito a isolacao correta dos componentes seria o Water Chiller, que eh um WC so que em vez de usar o radiador para esfriar a agua, vc usa o sistema de um bebedouro para gelar a agua.

Vai aumentar uns 150-200W o consumo vai ter um bom resultado porem tem seus problemas, com isso o over eh mais alto, entao se a bomba pifar ou o compressor pifar ja sabe, tbem tem o problema do "ligar" o PC, tanto nos chiller como nos Vapochill da vida vc nao consegue ligar o PC logo de cara, tem que ligar o sistema, esperar atingir a temperatura de funcionamento para pode ligar o PC.

A maioria dos sistemas extremos para refrigeracao tem mais contras do que a favor.

Fiz uma vez isso na epoca do meu AXP, puxei uma mangueira dessas sanfonadas proprias para AC apontada para entrada de ar do meu gabinete, refrescou bastante, mas logo o CDrom parou de funcionar pq embacou a lente e vi que estava comencando a condensar entao parei por ali.

Só postei os links pq é o assunto do tópico...

Acho que furada são essas opiniões de quem leu 10 minutos a respeito. Consumo e condensação são as questões mais discutidas e experimentadas em escritórios de engenharia eletrônica. O dia que sair um projeto eficiênte com peltier que não ofereça riscos e tenho o mesmo consumo que uma lâmpada vai todo mundo sair correndo atrás pra comprar um...

acabei de montar o meu chiller aqui....mantenho a temp em 15c na agua do WC.

18042008001.jpg

23042008005.jpg

CIMG0574.jpg

CIMG0580.jpg

deixei o termostato digital programado para manter entre 15 c e 16.5 c

Não tem como você colocar seu projeto? Desenhos, especificações, materiais, custos, pontos positivos e negativos, etc?

acabei de montar o meu chiller aqui....mantenho a temp em 15c na agua do WC.

deixei o termostato digital programado para manter entre 15 c e 16.5 c

Legal, mas ficar com uma coisa horrível e desse tamanho dentro de casa ao lado do PC nem vira.

obrigado pelo horrivel.

O projeto é simples. apenas comprei um bebedouro e o converti para resfriar a agua do WC.
o termostato digital me permite controlar melhor a temperatura do sistema.
ficou legal aqui do lado do pc...nao chama a atencao

tem suas vantagens...17c ae no screen

cpuover.jpg

Legal, mas ficar com uma coisa horrível e desse tamanho dentro de casa ao lado do PC nem vira.

Ai vai depender de qnto vc quer gastar e da sua paciencia, assim eh o mais rapido e barato, mas pode optar por trocar o condensador por uma compacto e com refrigeracao ativa, refazer o evaporador, montar num reservatorio menor ou usar um tube in tube, o cano que esfria vai dentro de outro mais largo, dai nao tem reservatorio, da pra fazer bem compacto e mais facil de isolar, com reservatorio dependendo da temperatura que vc escolher vai ter que isolar ele bem para nao condensar e nem desperdicar energia.

A maior vantagem eh ter um sistema de refrigeracao muito bom e com custo nao tao elevador se comparar com outros sistemas com a oferta de temperaturas abaixo da ambiente.

Os contras, eh um aumentinho no conta de luz, isolacao da placa pra evitar condensacao, principalmente no socket, isso pode ser evitado tbem nao deixando que a temperatura fique abaixo da ambiente, se regular ele pra ficar 5c acima da ambiente ja vai ser melhor que qualquer WC possa oferecer.

Tive WC por um bom tempo, eh muito bom saber que nao importa o over que vc faca, calor nao vai ser o problema.

Cheguei a comprar um bebedouro pq iria fazer um chiller pra mim, tava com varios projetos e modelos pra deixar algo bem clean e seguro e o maximo de eficiencia que pudesse obter, mas dai, o destino interviu e quebrou a voluta da minha mag5 e comecou a vazar e pensei melhor no custo beneficio disso tudo. Nem sempre vale a pena esse trabalho todo, custo, pra alguns mhz a mais e graus a menos, mais pra quem gosta mesmo e quer se aventurar, tem paciencia pra ir fazendo e aprendendo. Meu WC comecei com rad de toyota bandeirante, block do Fred, bomba magdrive e terminei comprando radiador pro encomenda, clone daqueles do Copyman, era silencioso, muito eficiente e enorme e nao muito bonito, cobertura (coifa) do radiador eh trabalhosos de fazer pra deixa bonito.

E tbem se depara com coisas simples, limpeza do quarto, PC praticamente fica ancorado la dependendo daquilo, grudado nele, mesmo se comprar um kit pronto desse bonitos, vc nao pode deitar o gabinete, entao transportar ele tbem eh problema.

Eh botar no papel o qnto vc realmente quer e o que esta disposto a trocar pela eficiencia da refrigeracao.

Um ponto a favor de quem comprou o bebedouro pra fazer o WC é a economia de energia...

vc não gasta mais tanta energia pra ir pra cozinha tomar um copo de água! :P

Um ponto a favor de quem comprou o bebedouro pra fazer o WC é a economia de energia...

vc não gasta mais tanta energia pra ir pra cozinha tomar um copo de água! :P

Muito loca essa moto da sua imagem, é 3D Studio dos bons.

somando o preço TOTAL sera que nao comepnsa comprar um desses ar condicionados minusculos e dutar direto pra dentro do gabinete?
da pra fazer uma "boca" que pegue toda a saida de ar e dutar ate a parte superior do computador, isso faria resfriar todo o sistema, e esses ar-condicionados de pequeno porte nao gastam tanta energia assim no fim do mes...
sem falar que da pra comprar um usado bem mais barato!
o problema do split eh que tem o preço ultra elevado!
mas seria o mais ideal

Users who are viewing this thread

Voltar