Sistema de resfriamento a ar - que coisa mais primitiva...

Fenris

Que fofo =)
Tipo, eu estava aki pensando:
-Há um tempinho, na época dos X86 (se não me engano) não era necessário cooler nem resfiramento nenhum...

Hoje, com CPUs de frequencia relativamente baixa (pense bem, um XP 2.0 Ghz é nada pelo tempo que trabalhamos (humanidade) em tecnologia) precisam cada vez de coolers mais potentes... Algumas pessoas precisam de um Vucano 7+ (um dos mais potentes) pra manter o pc em estáveis 60° (entrando na faixa desaconselhável)... Então pense quando tivermos os "XP" (ou DT que eh o ClawHammer) 4.0, por exemplo, vamor ter um ventilador britânia em cada CPU...

Já me disseram que eu estou errado em pensar assim, pois alem da ventoinha temos o dissipador de calor... Tá, daqui a pouco temos um Tijolo e um britânia em cada CPU...

Pensem bem, que coisa mais ridicula ficar jogando ar em um processador... É que nem vc ir comer em algum lugar e ficar assoprando a comida... é horrivel...

--> mas e os watercoolers?
ah lindo! aquele bagulho gigantesco fora do pc... maravilha...

Pra mim os caras que projetam cpus, quando descobriram que podiam fazer coisas bem melhores com o simples preço da alta temperatura (e desenvolveram os coolers) se enganaram, pois fizeram algo pela merade...

Mas é só um pensamento... Triste, mas um pensamento...

[]s, :)

Fla3DMadness

Active Member
Pense que as coisas evoluem... por exemplo, um Athlon XP2400+ que roda em 2ghz esquenta menos que um Athlon Thunderbird de 1.4ghz. ;)
Acho que não precisa comentar mais nada. :D
Imagino que um futuro processador de 3ghz vai rodar mais frio que o t-bird 1.4ghz.
[]´s

Flávio

Fenris

Que fofo =)
Originally posted by Fla3DMadness
Pense que as coisas evoluem... por exemplo, um Athlon XP2400+ que roda em 2ghz esquenta menos que um Athlon Thunderbird de 1.4ghz. ;)
Acho que não precisa comentar mais nada. :D
Imagino que um futuro processador de 3ghz vai rodar mais frio que o t-bird 1.4ghz.
[]´s

Flávio

Mas Flávio, Cá entre nós, um ThunderBird 1.4 eh uma cavalisse... meu irmão tem um TB 1.2 e parado o cpu dele fica em 55°... full ele vai pra mais de 75° com o cooler box... po, ele agora pegou um da Coolermaster muito grande mto barulho, mas mesmo assim quando ele joga CS tem que desligar o pc...
Comparar algo com akilo eh ser grotesco...

Estou me perguntando, será que teremos a segurança de não realmente precisarmos de coolers e podermos coloca-loas apenas para overclock como era antigamente, ou vai haver sempre este pequeno preço que pra mim está a subir?

[]s

GARTZ

Nothing To do
O problema é que apesar de vc ter processadores de baixa frequencia eles tão cada dia menores... utilizando técnologias 0.13 microns ou 0.17 (caso dos atlhons) milhões de micro transistores... então vc quer que não aqueça como???

Bom, o esquema é que tudo tem uma temperatura "adequada" tu também não precisa enfiar um proc 1.8 sem OC nenhum a menos de -10º... O proc simplismente não vai funcionar por ausencia de calor nele....

Agora se vc meter ele a uns 40, tu vai ter o desempenho maximo dele, pois ele vai estar na temperatura qual ele foi feito pra trabalhar. Acima ou a baixo ele pode ficar instavél ou mais lento...

A questão é que hoje em dia cada vez mais o material do qual os coolers a vento são compostos esta melhor, o que também não ta compensando comprar um WC...

Tipow, a menos que vc já tenha um gabnete como o meu e ache que vale a pena gastar... pois nenhum cooler normal ta suportando....

Ou se vc mora em um local como o meu que poeira é realmente um problema pra coolers normais.

P.S.: Pretendo ter um WC, mas to esperando chegar uns de qualidade e não caros no Brasil.

Steve

Kept Alive By Devices!
bom o meu computador naum tem cooler nenhum pq gera tão pouco calor q naum precisa dispersa eu acho q voces deviam era imaginar como serie a vida usar processadores power pc q tem um capacidade muito maior com clocks menores barreamento rans mais lentas, mais muito mais bem desenhados tu imagina um G4 com barreamento de 533 com ram 400 oque ia fazer com um pobre pentiumIII eu acho q oque esta ultrapassado são os pcs sempre lembrando q os processadores da apple tem mais de 4 anos e agora q um pentium conseguir se igualar

HolySin

High Priest of Darkness
Bem nessa steve! viva o mac!
ai a gente vai poder jogar.... aquele jogo la... nao aquele nao tem pro mac, mas tem aquele outro q... nao, aquele tbm é só pra pc... ih :)

Mas quanto ao aquecimento.. se vc não quer ter q comprar um cooler barulhento/caro (viva aeroflow), compra um pentium 4 e pronto.

Rubra

OwtDemun
Olhem os p4....temp alta neles??? naum...o die deles tem uma "placa" neles que ajuda muuito a dessipar o calor ;)
Pena que nos amd não é assim...

Fla3DMadness

Active Member
Olhem os p4....temp alta neles??? naum...o die deles tem uma "placa" neles que ajuda muuito a dessipar o calor ;)
Pena que nos amd não é assim...
O Hammer vai ser assim. ;)
[]´s

Flávio

Rubra

OwtDemun
mMas ae fla, vc já viu o tamanho do cooler dos hammer??? :eek:

Fla3DMadness

Active Member
Na real acho que eles são bem mais simples que os cooler pro athlon... ;)

Attachments

• venus3.jpg
    venus3.jpg
    18.4 KB · Visitas: 84

OldMan

Congelado
Tem coisa muito mais simples.. maa mais eficiente. Alguém já viu um Netfinity da IBM? Eles tem um cooler grande.. mas lento.. de 3200 RPM. Que fica sobre o dissipadro... e só chega ar nele vindo por um tipo de cano largo.. que vai até o lado de fora esquerdo da máquina. O ar quente que sai pelo dissipadro... é 100% coletado e jogado do lado de fora do gabinete...dou outro lado. Pronto.. silencioso.. e muito muito eficiente.

O que precisa mudar é essa merda de x86... não os coolers.. um power PC não precisa se quer de cooler..só o dissipador da conta.

Fla3DMadness

Active Member
Deve ser tipo esse que a shuttle usa nos XPC deles....

Attachments

• heatpipe.jpg
    heatpipe.jpg
    23.9 KB · Visitas: 77

GARTZ

Nothing To do
Muito interessante esse shutle... Eu já tinha visto ele por fora, mas nunca o cooler dele ou ele desmontado...

Realmente legal ele.

Eu só não gosto dos WC pq é uma meleca (literalmente) pra transportar...

Pois vc tem que esvaziar, guardar os liquidos, e normalmente secar tudo... E ainda tomar maior cuidado... Colocar o pc de lado... nem pensar!

E akele proc da SIS que não precisa de cooler... Alguém já ouviu falar? O Sand-worm que me contou sobre ele se não me engano...

BlackSilver

Usuário Registrado
Tudo isso, TODA essa questão de criar coolers cada vez mais poderosos mostra que a computação está indo no caminho
errado.

É um tremendo retrocesso ficar criando coolers mais poderosos, isso mostra que a indústria está indo rápida demais, indo bem mais rápida do que deveria ir

O ideal e o certo seria que os fabricantes
de cpus só elevassem tanto o clock de seus cpus se fosse introduzido em massa coolers potentes, SILENCIOSOS e BARATOS no mercado, só que isso não tem acontecido

Um exemplo são os AThlon E os P4 topo de linha que esquentam demais, mesmo os P4, mostra que tanto a Amd quanto a Intel já estão passando desse limite ao lançar cpus que esquetam tanto a ponto de exigir coolers especias e (ou) um cooler extra
para circular o ar no gabinete

É tremendamente errado o jeito que as coisas estãa seguindo

Felizmente os Hammer, pelo menos pelo que eu li devido a SOI, parecem ser surpreendentemente frios, se isto etiver correto, isso sim é uma evolução

Usuários que está vendo este tópico