• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SLI ou single?

azuk

Ex-Adamantium
Registrado
Vejo bastante gente nessa dúvida, respondi muitos tópicos com esse tema.

Houve um post em específico que bastante gente me mandou MP, usuários novos que estavam pesquisando na internet e acharam esse post. Por conta disso resolvi criar um tópico. Assim espero que as tags tragam mais pessoas e que esclareça a dúvida delas.

SLI ou SINGLE se tratam de 3 princípios básicos:
  1. Otimização e Performance
  2. Custo de energia
  3. Custo inicial em dinheiro
Quesito 1:

Uma GTX 660 tem desempenho da GTX 580, com consumo e temperatura menores.
(isso muda de acordo com os jogos, mas em um sumário geral são placas equivalentes HOJE)

Se você faz um SLI de GTX 660 chega na GTX 680, um pouco mais.
Logo um SLI de GTX 580 também deve chegar na GTX 680, um pouco mais.

Todavia o que é mais otimizado hoje?
  1. GTX 680 single
  2. SLI 660
  3. SLI 580
Com toda a certeza uma GTX 680 single gera bem menos encomodação com drivers ou jogos novos, por ser single ela é previamente otimizada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quesito 2:

Segundo review da guru3d, uma GTX 580 consome até 280w em stress.
2 GTX 580 consumirão até 560w em stress.

1 GTX 680 consome no máximo 217W.
------------------------------------------------------------------------------------------
Aqui algo que quero destacar:
O consumo influencia diretamente na temperatura das placas, e consequentemente no ruído.

------------------------------------------------------------------------------------------
Ainda no quesito 2:

Se você jogar 4h por dia, todos os dias, depois de 6 meses um SLI de GTX 580 terá consumido cerca de: 403Kw
403KW = 200 reais em média, pro KW = 50 centavos.

Se fosse uma GTX 680, em 6 meses jogando 4 horas por dia: 156kw
156kw = 78 reais.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Quesito 3:

Uma GTX 580 1.5Gb usada é vendida por 650 reais (visto que ninguém paga mais que isso porque preferem comprar uma GTX 660 nova por 650)
2 GTX 580 custam 1300 reais em média.
1 GTX 680 custa 1300 reais em média.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Conclusão:
O SLI te custaria mais ruído.
O SLI te custaria + encomodação com drivers e jogos novos.
O SLI te custaria mais energia.

----------------------------------------------------------------------------------------
Drivers pra 6xx e 7xx são mais otimizados que para 5xx, enfim, 2 gerações de diferença, 3 anos de diferença, novas tecnologias!
----------------------------------------------------------------------------------------

Segunda análise, um caso que vale a pena :joia:

Quesito 1:

Um SLI de gtx 680 equivale a uma GTX 690, que é superior as placas: GTX 780 e GTX TITAN

Pode-se dizer que o SLI de GTX 680 é bem otimizado, ainda é uma placa MUITO NOVA E FORTE.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quesito 2:

Segundo review da guru3d, uma GTX 680 consome até 173w em stress.
2 GTX 680 consumirão até 346w em stress.

1 GTX 780 consome no máximo 230W.
------------------------------------------------------------------------------------------
Ainda no quesito 2:

Se você jogar 4h por dia, todos os dias, depois de 6 meses um SLI de GTX 680 terá consumido cerca de: 252Kw
252KW = 126 reais em média, pro KW = 50 centavos.

Se fosse uma GTX 780, em 6 meses jogando 4 horas por dia: 167kw
167kw = 83 reais.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Quesito 3:

Uma GTX 680 usada é vendida por no 1100 (modelo referência, até mais barato!)
2 GTX 680 custam 2200 reais em média (chutando alto, pois no bazar já vi mais baratas).
1 GTX 780 custa 2200 reais em média.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Conclusão:
O SLI de 680 ou GTX 690 te daria performance bem superior (vide imagens nos links abaixo)
http://www.guru3d.com/articles_pages/evga_geforce_gtx_780_classified_review,14.html
http://www.guru3d.com/articles_pages/evga_geforce_gtx_780_classified_review,18.html
http://www.guru3d.com/articles_pages/evga_geforce_gtx_780_classified_review,20.html

O SLI de 680 é novo ainda, por isso bem otimizado (em comparação com séries velhas como 5xx e 4xx)
O SLI te custaria um pouco mais de energia, TODAVIA isso pode ser anulado tendo em vista que o SLI É MAIS FORTE QUE A SINGLE!

----------------------------------------------------------------------------------------


Você tem uma dúvida? Quer saber se no seu caso vale a pena fazer o SLI/cross? poste a vontade, farei de tudo para ajudar!
 
Última edição:
Muito bom post, meu cunhado ta numa duvida danada entra fazer um Cross de 7950 (teria que pegar uma fonte melhor) ou vender a 79 dele e pegar uma 290 non X.

Sinceramente to achando que é mais negócio vender a 7950 e pegar a 290.
 
Muito bom post, meu cunhado ta numa duvida danada entra fazer um Cross de 7950 (teria que pegar uma fonte melhor) ou vender a 79 dele e pegar uma 290 non X.

Sinceramente to achando que é mais negócio vender a 7950 e pegar a 290.

Colega, seu post me lembrou desse tópico importante:
"(teria que pegar uma fonte melhor)"

esse é um ponto importante!!!
pior que fazer um cross/sli é gastar mais com fonte pra suportar isso.
 
Tava numa duvida fazer cross de R9 280x/GTX 760 tudo bem que tem muitos problemas com drivers e talz. Mais o pc fica muito bonito e depois de um milha de relatos de que sli/cross é muito mal otimizado to quase pegando uma R9 290 non X pq é tenso pensar demais na configuração. Mais de qualquer forma obrigado e qualificado
 
Mas tem outros fatores.


As vezes o cara já tem a fonte e uma VGA, neste caso SLI compensa.
 
Sempre prefiro Single GPU

No mult gpu vc sempre vai ter problema com drivers

Escalonamento ruim, bug de texturas, oscila muito o FPS etc......
 
Mas tem outros fatores.


As vezes o cara já tem a fonte e uma VGA, neste caso SLI compensa.

mesmo assim depende.

no caso acima mesmo que o cara tivesse a fonte e tivesse uma GTX 580 não compensaria. Porque ele gastou 1k numa gtx 580, teria de gastar mais 650 numa segunda, e sairia mais caro que 1 gtx 680...
 
mesmo assim depende.

no caso acima mesmo que o cara tivesse a fonte e tivesse uma GTX 580 não compensaria. Porque ele gastou 1k numa gtx 580, teria de gastar mais 650 numa segunda, e sairia mais caro que 1 gtx 680...

E que vc pegou um caso que não compensa.


O meu mesmo compensou peguei recentemente mais uma GTX 660 TI o resto ja tinha tudo, e hoje tenho desempenho superior a gtx 680, na vdd próximo a uma TITAM, e como se diz cada caso e um caso
 
E que vc pegou um caso que não compensa.


O meu mesmo compensou peguei recentemente mais uma GTX 660 TI o resto ja tinha tudo, e hoje tenho desempenho superior a gtx 680, na vdd próximo a uma TITAM, e como se diz cada caso e um caso

Com minha gtx 780 no bf4

Não cai em nenhum momento abaixo de 60fps.

 
Muito bom post, meu cunhado ta numa duvida danada entra fazer um Cross de 7950 (teria que pegar uma fonte melhor) ou vender a 79 dele e pegar uma 290 non X.

Sinceramente to achando que é mais negócio vender a 7950 e pegar a 290.


Desempenho similiar entre os dois, mas a 290 teria mais gb de vram.

Cara esse lance da fonte é algo que não dá pra ficar fugindo a vida toda, uma hora precisa trocar!
 
Última edição:
E que vc pegou um caso que não compensa.


O meu mesmo compensou peguei recentemente mais uma GTX 660 TI o resto ja tinha tudo, e hoje tenho desempenho superior a gtx 680, na vdd próximo a uma TITAM, e como se diz cada caso e um caso

joga no papel o seguinte:
quanto você pagou na primeira VGA?
Quanto pagou na segunda?

acredito que essas duas não saíram por menos de 1600.

Imagine que você tivesse vendido sua gtx 660 ti inicial por 700 reais, depois investido + 700 em uma gtx 770.
Hoje tem GTX 770 por 1155 reais na chipart, os preços caíram MUITO.
------------
Desempenho similia entre os dois, mas a 290 teria mais gb de vram.

Cara esse lance da fonte é algo que não dá pra ficar fugindo a vida toda, uma hora precisa trocar!

quem vive de placa single nunca vai precisar de uma fonte com mais que 500w.
As placas do tipo gtx 480 e gtx 580 eram realmente gargalonas.
Mas hoje uma Corsair CX500 ou Seasonic 520 aguentam i7 + TITAN.
 
joga no papel o seguinte:
quanto você pagou na primeira VGA?
Quanto pagou na segunda?

acredito que essas duas não saíram por menos de 1600.

Imagine que você tivesse vendido sua gtx 660 ti inicial por 700 reais, depois investido + 700 em uma gtx 770.
Hoje tem GTX 770 por 1155 reais na chipart, os preços caíram MUITO.

2 660ti dao um cacete, mas comem com brita, areia e sal grosso o brioco de uma gtx770 sozinha. :haha:

ta 1150 mas nada de disponibilidade
 
2 660ti dao um cacete, mas comem com brita, areia e sal grosso o brioco de uma gtx770 sozinha. :haha:

ta 1150 mas nada de disponibilidade

sim, é questão de oportunidade.
Eu chutei baixo o quanto ele pagou nas gtx 660 ti dele.
Vi muita gente pagar 900 pila nessa placa, o que seriam 1800 reais...

Beleza, o SLI gtx 660 ti é mais forte que gtx 770, mas e daqui 1 ano quando vierem novos jogos?
to cansado de ver nego dizendo que tem que desligar uma gpu pra rodar determinado jogo.

O SLI de gtx 660 ti nem é tanto problema, é de boa ainda.
Os piores são:
qualquer crossfire de 5750 até 7850...
qualquer sli entre 460 até 580...

Claro que tem aqueles casos que o cara pagou uma mixaria nas placas, pegou de um amigo usadas, coisa e tal.

Mas a grande maioria é:
2 placas novas
ou
1 nova e depois 1 usada (acho esse o pior caso, porque esse é um caso que vale mais vender a velha e upar pra single)

Tem casos que vale a pena, o SLI de 680, talvez por conta de existir a gtx 690, é muito bem otimizado e se pegar um usado hoje sai uns 2200 reais no máximo.
 
Última edição:
Eu também estava na dúvida. Mas acho que, principalmente para o meu caso, que não vou rodar acima dos 1920x1080p@60hz, não vale a pena.
Março do ano que vem viajo para os EUA e trago uma top para substituir a minha hd7970. Estou entre a R9 290X ou a GTX 780Ti.
Edit: falando nisso, tem chances de em março do ano que vem os preços estarem melhores? Principalmente a 780Ti, que hoje custa 700 dólares. Será que em março consigo uma boa customizada, tipo lightining, por cerca de 600 dólares?
 
Aqui com a minha 660Ti também não fica abaixo de 60Fps em momento algum.
E vou fazer SLI de 660Ti mesmo.


Cara na boa recomendo pode fazer que o negócio e bruto to jogando Crysis 3, com tudo que tem direito e não fps cair, eu to bem satisfeito. Uma coisa é gostar de single VGA, ou tra e gostar de SLI e outra e a situação em que se encontra e qual custo benefício e melhor.
------------
sim, é questão de oportunidade.
Eu chutei baixo o quanto ele pagou nas gtx 660 ti dele.
Vi muita gente pagar 900 pila nessa placa, o que seriam 1800 reais...

Beleza, o SLI gtx 660 ti é mais forte que gtx 770, mas e daqui 1 ano quando vierem novos jogos?
to cansado de ver nego dizendo que tem que desligar uma gpu pra rodar determinado jogo.

O SLI de gtx 660 ti nem é tanto problema, é de boa ainda.
Os piores são:
qualquer crossfire de 5750 até 7850...
qualquer sli entre 460 até 580...

Claro que tem aqueles casos que o cara pagou uma mixaria nas placas, pegou de um amigo usadas, coisa e tal.

Mas a grande maioria é:
2 placas novas
ou
1 nova e depois 1 usada (acho esse o pior caso, porque esse é um caso que vale mais vender a velha e upar pra single)

Tem casos que vale a pena, o SLI de 680, talvez por conta de existir a gtx 690, é muito bem otimizado e se pegar um usado hoje sai uns 2200 reais no máximo.


De boa mas essa comparação ae não tem muita base a época que eu comprei deve ter uns 11 meses sei la, sei que tem tempo e nem existia rumores da série 700, então não é logico eu pegar o valor de uma época dessas e ficar esperando outra serie sair. No momento em que quis fazer upgrade a melhor opção era uma gtx 660 ti em SLI que tem uns dois meses apenas. To rodando tudo em full muito satisfeito. E acredito que tenho vga para dois a três anos ainda. Ate o momento não tive nenhum problema de driver e talz ate porque a tecnologia agora ja se encontra madura e os jogos estão preparados para isso. Agora como foi dito se fosse partir do nada iria de single, mas quem ja tem recomendo sim SLI, logico tudo depende do modelo que se tem mas que é uma opção muito viável e com ótimo CB é .
 
Cara na boa recomendo pode fazer que o negócio e bruto to jogando Crysis 3, com tudo que tem direito e não fps cair, eu to bem satisfeito. Uma coisa é gostar de single VGA, ou tra e gostar de SLI e outra e a situação em que se encontra e qual custo benefício e melhor.
------------



De boa mas essa comparação ae não tem muita base a época que eu comprei deve ter uns 11 meses sei la, sei que tem tempo e nem existia rumores da série 700, então não é logico eu pegar o valor de uma época dessas e ficar esperando outra serie sair. No momento em que quis fazer upgrade a melhor opção era uma gtx 660 ti em SLI que tem uns dois meses apenas. To rodando tudo em full muito satisfeito. E acredito que tenho vga para dois a três anos ainda. Ate o momento não tive nenhum problema de driver e talz ate porque a tecnologia agora ja se encontra madura e os jogos estão preparados para isso. Agora como foi dito se fosse partir do nada iria de single, mas quem ja tem recomendo sim SLI, logico tudo depende do modelo que se tem mas que é uma opção muito viável e com ótimo CB é .

Como eu disse, depende do caso.
Criei esse tópico pro pessoal postar e analisar cada caso.
O seu já foi feito, valeu a pena e não tem mais o que falar.
Mas tem muita gente fazendo sli/cross de séries anteriores, que não vale a pena.
 
Como eu disse, depende do caso.
Criei esse tópico pro pessoal postar e analisar cada caso.
O seu já foi feito, valeu a pena e não tem mais o que falar.
Mas tem muita gente fazendo sli/cross de séries anteriores, que não vale a pena.


Blza so achei o tópico tendencioso em single VGA em todas as abordagens não fico claro que depende do caso ficou mais meio que o negocio é single e SLI e CF não compensa, mas essa e minha opinião entao to pondo outro ponto de vista mostrando que vale apena também. Uma vez que o título é [h=2]SLI ou single?[/h]Deveríamos ter casos em que não compensa e casos que sim como você mostrou casos que não compensa quiz trazer outra visão de caso que vale pena so isso. :)
 
Blza so achei o tópico tendencioso em single VGA em todas as abordagens não fico claro que depende do caso ficou mais meio que o negocio é single e SLI e CF não compensa, mas essa e minha opinião entao to pondo outro ponto de vista mostrando que vale apena também. Uma vez que o título é SLI ou single?

Deveríamos ter casos em que não compensa e casos que sim como você mostrou casos que não compensa quiz trazer outra visão de caso que vale pena so isso. :)

Leia a última linha do post inicial.

Sobre seu caso, vamos esclarecer algumas coisas:
Quanto você pagou nas duas VGA's?
Precisou fazer upgrade de fonte ou já tinha fonte?

Se já tinha a fonte e pagou menos de 1600 nas duas VGA's, valeu a pena.
Se pagou 900+ em cada VGA e ainda fez um upgrade na fonte já valeria mais a pena ter vendido uma vga e ido em uma GTX 780.

Claro que a 2 meses atrás nem se pensava em GTX 780, ela custava 2700 e era recém lançada.
Mas esse tópico está aqui para tratar de casos do presente, pra vir alguém e postar EU QUERO FAZER UM SLI/CROSS DA PLACA XXX, VALE A PENA?
Analisaremos as possibilidades.
 
Blza apenas não concordo com vc a achei tendencioso só isso meu ponto de vista. E como disse você falou muito contra e apenas uma linha no final ta certo esse e o lado que vc quis mostrar onde não compensa ou seja não teve uma visão clara com dois pontos de vistas cenários para um e para outro, e eu quis mostrar um que compensa ou seja resumindo SLI e single depende do caso. Mas ambos são soluções viáveis, agora no meu ja tinha tudo antes apenas placa de video e o cooler que comprei esse ano. E não valeria eu vender uma VGA que eu tinha e inteirar para comprar a gtx 780 sendo que tenho desempenho melhor e gastei menos sendo comprei apenas uma VGA gtx 660 TI este ano para fazer meu up.

Entao para pessoas com pouca experiencia que vem tirar duvidas no fórum ao ler o tópico tem uma visão inicial que não compensa SLI com uma resalva no final mas não sabiam quando compensa e eu quis mostrar um pouco de como pode compensar um SLI.
 
Última edição:
Blza apenas não concordo com vc a achei tendencioso só isso meu ponto de vista. E como disse você falou muito contra e apenas uma linha no final ta certo esse e o lado que vc quis mostrar onde não compensa ou seja não teve uma visão clara com dois pontos de vistas cenários para um e para outro, e eu quis mostrar um que compensa ou seja resumindo SLI e single depende do caso. Mas ambos são soluções viáveis, agora no meu ja tinha tudo antes apenas placa de video e o cooler que comprei esse ano. E não valeria eu vender uma VGA que eu tinha e inteirar para comprar a gtx 780 sendo que tenho desempenho melhor e gastei menos sendo comprei apenas uma VGA gtx 660 TI este ano para fazer meu up.

Entao para pessoas com pouca experiencia que vem tirar duvidas no fórum ao ler o tópico tem uma visão inicial que não compensa SLI com uma resalva no final mas não sabiam quando compensa e eu quis mostrar um pouco de como pode compensar um SLI.

concordo,

adicionei ali um dos exemplos de um caso que vale a pena fazer o sli, espero que assim ajude mais pessoas.
 
Existe uma questão que ainda não foi falado! A dificuldade de se vender uma VGA usada...

Nem sempre é facil vender uma placa, seja semi nova, ou mais velha. Seja no bazar ou pra um conhecido, vender nem sempre é fácil ou rápido.

Não vou re-discultir o que foi falado, no quesito de desempenho, drives, etc (nunca tive SLI nem CF, mas estéticamente sou louco pra montar um), mas muitas vezes é mais fácil comprar uma VGA usada e montar um sistema com duas VGA's e dar um UP no desempenho do que vender pra comprar uma mais nova.


Pra mim, na grande maioria dos casos, CF / SLI vale quando o cara tem uma VGA Very-High-top-Motherfucker e ainda não dá conta do recado, no caso de configurações com multi monitores, ou sistema 3D da Nvidia. Sendo assim ele não tem mais pra onde ir, a não ser colocar mais uma em paralelo.

Pra qualquer outro caso, apenas uma VGA sempre é melhor, mais simples, barato, mais frio!
 
Existe uma questão que ainda não foi falado! A dificuldade de se vender uma VGA usada...

Nem sempre é facil vender uma placa, seja semi nova, ou mais velha. Seja no bazar ou pra um conhecido, vender nem sempre é fácil ou rápido.

Não vou re-discultir o que foi falado, no quesito de desempenho, drives, etc (nunca tive SLI nem CF, mas estéticamente sou louco pra montar um), mas muitas vezes é mais fácil comprar uma VGA usada e montar um sistema com duas VGA's e dar um UP no desempenho do que vender pra comprar uma mais nova.


Pra mim, na grande maioria dos casos, CF / SLI vale quando o cara tem uma VGA Very-High-top-Motherfucker e ainda não dá conta do recado, no caso de configurações com multi monitores, ou sistema 3D da Nvidia. Sendo assim ele não tem mais pra onde ir, a não ser colocar mais uma em paralelo.

Pra qualquer outro caso, apenas uma VGA sempre é melhor, mais simples, barato, mais frio!

Você lembrou desse ponto importante também: multi monitores/alta resolução/120hz

quem quer jogar numa dessas 3, vale a pena mais ainda fazer um sli/cross de placas high end.
Todavia tem gente que roda só um monitor 1080p, 60hz, tem uma placa forte pra rodar os 60 fps, mas quer mais, isso eu acho exagero.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo