• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sobre as temperaturas do Ryzen 5800X

Eu coloquei CPU, memória e GPU pra stressar pelo teste de stress do aida64, que acredito simular o cenário mais extremo possível de alta temperatura, e o processador ficou aparentemente estabilizado depois de 25min, no limite de atingir 80° C, que me parece razoável.

UpfqCSo.png


O clima hoje nesta manhã está normal, mas ameno (por volta dos 25°C), e não liguei ar condicionado para correr o teste.

Os únicos ajuste que fiz na bios foi marcar para o sistema ter alta performance, além de um OC básico nas memórias, sendo que uso um H80i GT na opção default para refrigerar o cpu.



PS. Acredito também que o setup de refrigeração do meu gabinete seja bem eficiente e otimizado de forma que evite que o sistema forme uma estufa de calor, conforme imagem abaixo,

CVQb73K.jpg
 
Última edição:
Eu saí de um Core i9 9900k (aka FORNALHA) pra um Ryzen 5 5600x (aka polo ártico) e agora estou com um 5800x também. Ele me lembra o Core i9 em temperatura..

Cinebench era +-:
Core i9 9900k: ~90°C
Ryzen 5 5600x: ~60°C
Ryzen 7 5800x: ~80°C

Pelo custo/benefício e eficiência energética, sinceramente, sinto saudades do 5600x :/
 
Última edição:
Pessoal, passando para dar report depois que eu troquei o water cooler. Tirei o escorpião do bolso e coloquei um h150i (estava com um h115i). E sim a temperatura caiu e não preciso mais fazer o undervolt.
Coloquei o processador em stock e rodei teste de stress do cpuz. Temperatura ficou com uma máxima de 82 graus. o que para mim é um boa temperatura para um teste que fica 100% do CPU.
Então é isso, vlw flw. Se quer usar com o padrão de fabrica e ter temperaturas menores, coloquem um water cooler melhor, caso contrário a solução é o undervolt mesmo.

Peguei esse modelo Corsair H150i também. Paguei o boleto hoje junto com um gabinete novo também - Corsair 275Q - pra substituir o Thermaltake Tsunami Dream guerreiro que comprei em 2005 e ainda está na ativa firme e forte.
 
Pessoal, vou relatar minha ocorrência.
Recentemente comprei um Ryzen 5800X e um cooler Scythe Ninja 5 que estava em promoção na KaBuM!, indicado aqui nesse fórum (obrigado!).
Logo depois comprei uma MB ASUS TUF B550M-Plus também em promoção na Terabyte, que demorou alguns dias a mais para chegar.
Tudo funcionando, percebi que as temperaturas da CPU ficavam muito altas, mesmo com o cooler no máximo e ar condicionado no ambiente, no Cinebench ou codificando vídeo no x264 em poucos segundos ele atingia 90° sem nenhum overclock nem ajuste no PBO. Retira cooler, recoloca pasta térmica Artic Silver 5, aguarda ela curar, mesma coisa. Nada segurava a temperatura da CPU, embora ela não apresentava nenhum problema de funcionamento.
Fui pesquisar e me deparei com esse vídeo:



Não concordo com a conclusão do autor sobre não comprar o processador, mas o relato dele não é falso.
Muitos relatos de CPU superaquecendo, outros usuários com temperaturas normais de menos de 85°.

Cheguei a árdua conclusão de que minha CPU de R$ 3000 veio defeituosa. Nunca havia acontecido isso antes em inúmeros PCs que montei. Alguns Ryzen 5000 estão vindo com defeito sim, e ele é de TEMPERATURA, não é que ele chega queimado ou com erros no processamento! Como já haviam passado 7 dias da entrega, tive que abrir RMA e mandar por minhas custas, ainda estou esperando a CPU chegar na loja, torcendo para que outra seja enviada logo.

Fica a dica para quem for comprar um 5800X ou outro modelo da linha: Cinebench nele logo que chegar. Sem nenhum ajuste de voltagem ou PBO e usando um bom cooler, ele não deve chegar a 90°, essa é a temperatura limite na qual ele corta o desempenho para não fritar. Ou seja, a CPU que chega nessa temperatura tem um desempenho MENOR que o normal e ainda corre o risco de ter a vida útil reduzida se ficar muito tempo trabalhando assim!
Se possível, comprem a CPU junto com os últimos componentes, assim vocês podem solicitar troca dentro dos 7 dias disponíveis para arrependimento e tende a ser mais e rápido do que ter que recorrer ao RMA.
 
Esse processador em STOCK realmente chega em altas temperaturas. Ainda não sei porque, mas desconfio de baixa maturidade das bios em geral (pelo menos da linha Asus). O meu chega a reportar 1.50v ou mais em alguns cores em stock com tudo em auto na bios.

Por incrível que pareça, esse é o único processador que eu tive até hoje onde ele fica mais frio COM overclock do que sem. Rodo ele aqui a 4.70GHz FIXO com 1,25v vcore e memos @ 3600 cas 16 e as temps não passam de 70 graus jogando e na casa dos 40 graus em idle. Em stock fica bem isso aí que o amigo acima disse, em idle acima dos 50 graus e em full load acima dos 85, ou seja, consegue ser pior que meu antigo Core i9 9900k.

"Ah mas OC fixo nos Ryzen é menos performático que fazer ajuste com PBO, etc blablabla", sim, deve ser, mas meu maior problema com esse processador é domar a temperatura, tanto em idle como em full load e OC fixo, PRA MIM, foi a melhor solução. E sinceramente, nunca consegui fazer o ajuste fino do PBO, sempre ficou instável e meus scores sempre foram menores que com oc fixo, então.. até sair o CTR 2.1 eu deixo assim. Dias muito quentes baixo pra 4.60GHz com 1.20v e sigo muito bem com performance de sobra e temperatura bem controlada.

Discordo que sejam CPUs defeituosas, mas com certeza é uma característica que AMD sabia quando botou pra vender e as fabricantes de placa mãe ainda estão lutando pra fazer nas bios os ajustes finos que essa linha merece. Enquanto isso, o cara que fez o CTR está fazendo um grande trabalho com um programa que compensa isso no Windows.
 
Última edição:
Estou tendo um problema bizarro de "aquecimento" com meu 5800x ele normalmente fica entre 40-45ºC e jogando mesmo jogo muito pesado ele nem chega a 70º mas tem horas que do nada tipo sem estar usando nada apenas navegando na net a temperatura bate 75-78º:shrug: eu olho nos Processos e o uso de cpu está lá 1-5%:shrug::chan:
Fica nisso por algum tempo e depois normaliza... nunca vi isso antes na minha vida...
 
Rapaziada ......
Estou utilizando hoje no meu R5 5600X um Gammaxx GTE V2 Black aquela edição todo preto fosco da deepcool, em relação a temperatura está me atendendo super bem pois utilizo apenas para games, jogando Warzone o mesmo não passa de 65º !

Gostaria de saber a opnião de vocês quanto a mudar esse cooler pelo Wraith Prism original da AMD ?? Tipo assim mais por questão de visual porém estou com medo de não ter o mesmo desempenho que o Gammaxx !

Conto com ajuda de todos.
Obrigado.
 
Estou tendo um problema bizarro de "aquecimento" com meu 5800x ele normalmente fica entre 40-45ºC e jogando mesmo jogo muito pesado ele nem chega a 70º mas tem horas que do nada tipo sem estar usando nada apenas navegando na net a temperatura bate 75-78º:shrug: eu olho nos Processos e o uso de cpu está lá 1-5%:shrug::chan:
Fica nisso por algum tempo e depois normaliza... nunca vi isso antes na minha vida...
Estou tendo a mesma situação, me passaram um link, amd ryzen, nele o próprio representante da AMD afirma que essas temperaturas estão dentro do design do processador e não seria um problema operar nas temperaturas desde que esteja dentro do limite, a cpu é levada ao extremo da performance e desacelera por motivos de temperatura. Mas de qualquer forma, você deu conta de baixar nem que seja um pouco essa temperatura?
 
O meu Ryzen 5800X aqui, so consegui ficar estável com 4.67ghz e Vcore 1.22v em testes mais pesados em stress máximo jogo com 48 a 50º e cinebench r20 por exemplo ele chega aos 74º
 
Nao tenho o mesmo processador porem resolvi com o UV da assinatura, não precisei trocar nada além da pasta termica ( Noctua ) e a temperatura fica no maximo em 68~70 no Metro 2033 ou Cyberpunk 2077, em cinebench maxima de 79 com cooler stock da AMD em 80% travado.

Não existe motivo para troca do cooler pois uma simples mudança de voltagem te deixa com a CPU fria e voce pode travar com clocks bem altos...
 
Tenho fuma 2, com 3 fans, in game batterfild 5 batia 78 graus, as vezes pico de 83 graus usava a pasta termica mx4, desconfiei, comprei noctua2 , de cara ja ficou em 72 graus, no mesmo jogo, com o passar de 3 semanas 70 graus! Mesmo fabricante informando que não precisa de cura, percebi que ela melhorou com o tempo!
 
Estou tendo um problema bizarro de "aquecimento" com meu 5800x ele normalmente fica entre 40-45ºC e jogando mesmo jogo muito pesado ele nem chega a 70º mas tem horas que do nada tipo sem estar usando nada apenas navegando na net a temperatura bate 75-78º:shrug: eu olho nos Processos e o uso de cpu está lá 1-5%:shrug::chan:
Fica nisso por algum tempo e depois normaliza... nunca vi isso antes na minha vida...

Cara estou com esse mesmo bug bizarro conseguiu resolver?
 
90 graus nesses processadores é normal, foi falado pelo CEO da AMD. O meu está chegando a 86 com o cooler box e nem penso mais em trocar. pois é a temperatura normal deles.


“Quero ser claro ao dizer que todos nós na AMD vemos temperaturas de 90ºC (5800X/5900X/5950X) e 95ºC (5600X) como normais e de encontro ao próprio design dos CPUs. A ideia sempre foi esta para chegar a novos níveis de performance.” Se é igual aos nossos rivais ou processadores baseados na arquitetura Zen 2? Não. Mas isso não significa que esteja mal, especialmente porque estamos a conseguir alcançar os resultados pretendidos.”

Em suma, segundo a própria AMD, não existem motivos para se preocupar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou tendo um problema bizarro de "aquecimento" com meu 5800x ele normalmente fica entre 40-45ºC e jogando mesmo jogo muito pesado ele nem chega a 70º mas tem horas que do nada tipo sem estar usando nada apenas navegando na net a temperatura bate 75-78º:shrug: eu olho nos Processos e o uso de cpu está lá 1-5%:shrug::chan:
Fica nisso por algum tempo e depois normaliza... nunca vi isso antes na minha vida...
Isso é normal se está usando 5% está usando apenas 1 núcleo na frequencia de boost. quando usa todos juntos as frequencias ficam menores. Aqui tbm acontece isso.

Vcs tem que abrir a cabeça pra tecnologias diferentes. Temperatura baixa não é o único caminho pra se construir CPUs cada vez melhores. podem ter investido na resistência dos materiais pra aguentar mais temperatura sem reduzir desempenho.


Alguém já viu algum caso de frequências sendo capadas ou perdendo processador devido a temperatura de 90 graus? se não viram não tem pq se preocupar.
 
Última edição:
Galera, queria ter lido o topico antes de ter comprado o 5800x! :oops:
Mas agora que eu comprei, queria ver se alguém tem alguma ideia/solução pra isso!
Meu setup:

ryzen 7 5800x
Watercooler PC Yes 240mm
Msi b550 Bazooka
4x8gb ddr4@3200mhz xpg
M2 - SSD - HD
Tudo isso num Sharkoon Tg5.

Antes eu tinha um ryzen 7 1800x, que era esquentadinho, mas o watercooler levava numa boa, nada acima dos 80°, e só qd tava em stress/renderizando videos.

Hoje em idle esse 5800x tá em 55°, e com qualquer jogo aberto passando dos 80°, e chegando em 92° quando stresso por + de 1 minuto, ou renderizo um video (COM A LATERAL ABERTA).
Já não sei mais o que fazer, to meio desesperado e sem muita noção de como resolver, li até um mano que abriu RMA pra amd e pediu pra trocar o cpu.
Alguma ajuda/ideia?
 
Como dito antes no tópico, a própria AMD diz que é tranquilo temperaturas até 90c, pros que estão achando ruim temperaturas altas em idle/browsing, simplesmente trocar o perfil de energia no Windows pra uso máximo 99% ao invés de 100% deve resolver, uso o 5600x aqui mas o resultado deve ser similar nos outros 5000, se deixo o máx em 100% o CPU dá boost pra 4650mhz que dá esse pico de temperatura (no meu caso aqui até 55c), alterando o máx pra 99% ele fica por volta de 3600mhz e a temp não dá picos, fica por volta de 35c, lembrando que isso é só pra quem estiver incomodado com altas temps quando está fazendo algo leve no PC, não vai ter diferença de desempenho em tarefas básicas, aliás até em jogos que já testei aqui sobrou performance mesmo rodando com ele a 3.6ghz, vale a pena o teste apenas por curiosidade

Outras sugestões pra quem tá com altas temps com o processador no talo é mexer no Curve Optimizer, testar configurações com PPT/TDC menor, Eco mode, OC fixo, e desativar/diminuir o boost clock override caso esteja ativado, e como vi alguns comentários de gente que reduziu as temperaturas simplesmente subindo a rotação dos fans, subam a rotação dos fans manualmente ou façam uma curva se possível kkk Os outros métodos vai ser tentativa e erro até achar o melhor patamar de temperatura/desempenho pra cada um que fique estável, mas tem bastante info por aí pra usar de base

E lembrar também que muitos benchs são feitos com temp ambiente de 21-25c e open-air, o 5800x já é um processador naturalmente quente, em stock puxa o mesmo que o 5900x/5950x se não me engano mas em apenas 1 chiplet, se somar um processador quente junto com temp ambiente alta, baixa rotação de fans, gabinete mal ventilado etc aí acho que não tem milagre pra rodar ele stock sem dar uma capada em algum lugar, creio que a maioria desses pedidos de RMA por temperatura não sejam de fato defeito, e sim essa combinação de fatores, bota aí +5c de temp ambiente, +5c de gabinete mal ventilado etc e acaba estourando rapidinho os >80c, e as vezes a diferença de temp ambiente/gabinete/setup de fans é até maior que isso
 
Como dito antes no tópico, a própria AMD diz que é tranquilo temperaturas até 90c, pros que estão achando ruim temperaturas altas em idle/browsing, simplesmente trocar o perfil de energia no Windows pra uso máximo 99% ao invés de 100% deve resolver, uso o 5600x aqui mas o resultado deve ser similar nos outros 5000, se deixo o máx em 100% o CPU dá boost pra 4650mhz que dá esse pico de temperatura (no meu caso aqui até 55c), alterando o máx pra 99% ele fica por volta de 3600mhz e a temp não dá picos, fica por volta de 35c, lembrando que isso é só pra quem estiver incomodado com altas temps quando está fazendo algo leve no PC, não vai ter diferença de desempenho em tarefas básicas, aliás até em jogos que já testei aqui sobrou performance mesmo rodando com ele a 3.6ghz, vale a pena o teste apenas por curiosidade

Outras sugestões pra quem tá com altas temps com o processador no talo é mexer no Curve Optimizer, testar configurações com PPT/TDC menor, Eco mode, OC fixo, e desativar/diminuir o boost clock override caso esteja ativado, e como vi alguns comentários de gente que reduziu as temperaturas simplesmente subindo a rotação dos fans, subam a rotação dos fans manualmente ou façam uma curva se possível kkk Os outros métodos vai ser tentativa e erro até achar o melhor patamar de temperatura/desempenho pra cada um que fique estável, mas tem bastante info por aí pra usar de base

E lembrar também que muitos benchs são feitos com temp ambiente de 21-25c e open-air, o 5800x já é um processador naturalmente quente, em stock puxa o mesmo que o 5900x/5950x se não me engano mas em apenas 1 chiplet, se somar um processador quente junto com temp ambiente alta, baixa rotação de fans, gabinete mal ventilado etc aí acho que não tem milagre pra rodar ele stock sem dar uma capada em algum lugar, creio que a maioria desses pedidos de RMA por temperatura não sejam de fato defeito, e sim essa combinação de fatores, bota aí +5c de temp ambiente, +5c de gabinete mal ventilado etc e acaba estourando rapidinho os >80c, e as vezes a diferença de temp ambiente/gabinete/setup de fans é até maior que isso
É então, o que eu li a galera falando aqui foi do undervolt né? (acredito que faria isso na mb, não no windows).
Agora essa de colocar 99% do uso de energia no windows, gostaria de entender melhor, vc tem algo que possa me ajudar?
Que me incomoda não é o idle em 45~50°, é o fato de tá usando chrome + any desk e tá batendo 80° sendo que eu uso WC. =/
 
É então, o que eu li a galera falando aqui foi do undervolt né? (acredito que faria isso na mb, não no windows).
Agora essa de colocar 99% do uso de energia no windows, gostaria de entender melhor, vc tem algo que possa me ajudar?
Que me incomoda não é o idle em 45~50°, é o fato de tá usando chrome + any desk e tá batendo 80° sendo que eu uso WC. =/
Nos Ryzen 3000 eu sei que usavam offset de voltagem, nos Ryzen 5000 parece que a estratégia mudou pra Curve Optimizer por core, nesse vídeo tem bastante user do 5800x postando os resultados que tiveram alterando ele pra usar de referência, no Reddit também deve ter bastante coisa

Do Windows é só ver os planos de energia ou algo assim, que tem as opções balanceado/alto desempenho, vê qual tá ativo e o valor do máximo, provavelmente deve estar em 100%, testa botar em 99% e vê o comportamento dos núcleos e temperatura como fica aí, eu deixo o balanceado em 99% (máximo 3600~ mhz) e alto desempenho 100% (máximo 4650 mhz), creio que deva resolver esses picos, vai capar o desempenho consideravelmente pra workloads e jogos caso esteja usando FPS sem cap mas pra uso/jogos leve vai tranquilo, mas vale o teste já que é coisa de segundos pra testar

DTloZGT.png


Dá uma testada e caso dê resultado dá um retorno aí, imagino que esses picos de >80c seja o processador dando core boost pra 4,8ghz e trocando o perfil pra 99% máx deve mudar esse comportamento, caso continue dando boost talvez tenha alguma opção na Bios passando por cima

EDIT: E lembrando, pra renderizar vídeos provavelmente vai capar consideravelmente o desempenho dessa forma, apesar de funcionar como uma solução rápida pra dar uma baixada nas temperaturas, o ideal seria testar OC fixo, Eco mode 95w (se tiver) e testar mexer nos limites do PBO e ver como a performance single/multi-core e temperatura se comporta pra ver qual é mais adequado no seu caso
 
Última edição:
Nos Ryzen 3000 eu sei que usavam offset de voltagem, nos Ryzen 5000 parece que a estratégia mudou pra Curve Optimizer por core, nesse vídeo tem bastante user do 5800x postando os resultados que tiveram alterando ele pra usar de referência, no Reddit também deve ter bastante coisa

Do Windows é só ver os planos de energia ou algo assim, que tem as opções balanceado/alto desempenho, vê qual tá ativo e o valor do máximo, provavelmente deve estar em 100%, testa botar em 99% e vê o comportamento dos núcleos e temperatura como fica aí, eu deixo o balanceado em 99% (máximo 3600~ mhz) e alto desempenho 100% (máximo 4650 mhz), creio que deva resolver esses picos, vai capar o desempenho consideravelmente pra workloads e jogos caso esteja usando FPS sem cap mas pra uso/jogos leve vai tranquilo, mas vale o teste já que é coisa de segundos pra testar

DTloZGT.png


Dá uma testada e caso dê resultado dá um retorno aí, imagino que esses picos de >80c seja o processador dando core boost pra 4,8ghz e trocando o perfil pra 99% máx deve mudar esse comportamento, caso continue dando boost talvez tenha alguma opção na Bios passando por cima

EDIT: E lembrando, pra renderizar vídeos provavelmente vai capar consideravelmente o desempenho dessa forma, apesar de funcionar como uma solução rápida pra dar uma baixada nas temperaturas, o ideal seria testar OC fixo, Eco mode 95w (se tiver) e testar mexer nos limites do PBO e ver como a performance single/multi-core e temperatura se comporta pra ver qual é mais adequado no seu caso
que aula!
Eu vou tentar, mas confesso, sou meio cagão pra mexer nas configs num modo geral aiseuhaisuehaiuehae
Mas tu acha que meu WC n daria conta desse processador, ou a culpa seria do processador dificil de 'tankar'?
 
que aula!
Eu vou tentar, mas confesso, sou meio cagão pra mexer nas configs num modo geral aiseuhaisuehaiuehae
Mas tu acha que meu WC n daria conta desse processador, ou a culpa seria do processador dificil de 'tankar'?
O processador realmente é bem esquentadinho, pelos relatos e reviews que acompanhei é mais difícil de refrigerar o 5800x em stock do que o 5900x/5950x stock, apesar de soar estranho já que esses tem mais núcleos, tem outras coisas a se considerar aí nessa questão, e não conheço o modelo do WC pra opinar também, mas tem outros fatores muito importantes também que são gabinete, temperatura ambiente, setup de fans (e qual rpm/% estão), pasta térmica etc, só nisso aí as vezes pode dar uma diferença de >15c usando o mesmo processador e cooler

Dá pra tentar tirar a parte frontal do gabinete também e ver se dá alguma diferença, tem alguns gabinetes muito fechados que dá bastante diferença, e é chatinho mexer nas configs da CPU/Mobo até acertar o ponto mas não tem muito pra onde correr, estragar não vai, só precisa testar certinho pra ficar estável e ter certeza que não tá perdendo muita performance
 
Eu tive todos... 5600x 5800x 5900x 5950x (esse fiquei pouco tempo)....

Em termos de picos o 5800x é o pior de temperatura (quem sabe até em uso intenso dependendo do cooler e guardando as devidas proporções) sem o 5800x é o mais quente, é tão mais quente que tenho uma maquina aqui que usa um 5600x para não usar o 5800x, ela não precisa de um 5900x... Se é um problema ver ele a 80 ou acima recomendo comprarem outro, não posso dizer sobre degradação a longo prazo mas, quem tem problemas em ver o processador a 80 graus, compre outro.

Testei wc de 360, air cooler digamos que top de linha, tudo possível e não tem conversa, quando a maquina virava a noite eu acabava usando ele em eco mode as vezes.
 
Comprei um 5800x no Aliexpress e enquanto espero chegar tenho que comprar um bom air cooler. Estou entre duas opções por R$470:

- Cooler Master MA612 (Terabyte)
- Scythe Mugen 5 RGB (Amazon)

Beleza e barulho não importam pra mim(O Scythe escolhi o RGB pq tem 2 ventoinhas 1500rpm de fabrica). Só quero o que tenha o melhor desempenho para não sofrer com aquecimento nesse RJ super quente.

Alguem pode me ajudar? Não achei nenhuma comparação boa entre eles.
Tem uma opção melhor que essa? WaterCooler não é opção pq levo o PC na mala do carro em viagem duas vezes ao ano.
 
Comprei um 5800x no Aliexpress e enquanto espero chegar tenho que comprar um bom air cooler. Estou entre duas opções por R$470:

- Cooler Master MA612 (Terabyte)
- Scythe Mugen 5 RGB (Amazon)

Beleza e barulho não importam pra mim(O Scythe escolhi o RGB pq tem 2 ventoinhas 1500rpm de fabrica). Só quero o que tenha o melhor desempenho para não sofrer com aquecimento nesse RJ super quente.
Só achei comparando o MA612 vs Mugen 5 black aqui, creio que vão ser bem similares em desempenho mesmo, e caso venha a ter problemas de temp recomendo setar os limites de PBO dele manual mesmo, reduzindo o meu aqui de 142w (stock) pra 95w reduziu 13-20c nas temperaturas com perda de 5%~ no multi-core, dá pra usar tanto mais alto quanto mais baixo, dependendo da preferência/necessidade de cada um, outra opção pra considerar também seria o Fuma 2, tá até um pouco mais barato
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo