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Sobre SM3

juniinhosk8

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Alguns dizem que ele não faz diferença nos jogos, outros dizem que sim.
Minha placa não tem suporte a ele, logo, não sei como ele é.

Queria fazer um comparativo de imagens, uma com SM2 e outra com SM3.

Alguém aê topa fazer algo do tipo?

Ou existe algo do tipo na net?


Desde já, obrigado!!
 

RRenan

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eu tbm queria ver isso, eu topo fazer um teste cara, se naum aparecer nada ae
 

nobrega

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pelo que eu entendi não é só questão de qualidade e sim de um código mais limpo, dando o mesmo resultado (ou levemente superior) com menos processamento. o Mesmo jogo em SM3 roda mais leve que em SM2, basta suportar.

Se eu tiver errado seria ótimo saber :D
 

Gargula

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Muita diferença! hehe
 

Guns

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bora então, se for nvidia tem que ser apartir da geforce 6200 correto? e ati tem que ser da série x1XXX correto?
 

+DaRkºAv³ng³R+

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Esse assunto já foi bastente discutido no entando não deixa de ser muito interessante... no entanto o SM2 é usado amplamente ainda em jogos atuais, as implementeções do SM3 talvez só tragam diferenças visuais mais explícitas em jogos como Crysis ou UT2007 que inicialmente utilizarão o DX9.0c (ou L :confused: ) Uma comparação entre SM2 e 3 através de SS talvez não demonstre uma diferença tão evidente (acho que a questão mais importante são novos efeitos <no caso o tal do HDR> e uma maior suavidade nas sequências em movimento) talvez por isso até hoje o assunto e tão polêmico e contestado. Seria bom se fossem definidos save point's para o teste, é só hospedar ou enviar via e-mail para a galera testar as VGA's nas mesmas situações...
 

PanzerOps

♠♪♫♫♪♫♪♫♠
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Pelo menos na teoria é uma diferença gritante:

*SM2: 256 instruções de pixel shader; 96 de vertex shader; precisão matemática de 16 bits

*SM3: 65535 instruções de pixel shader; 65535 de vertex shader; precisão matemática de 32 bits

Isso foi o que o clube do hardware divulgou no início das séries X800 e 6xx, agora se é verdade mesmo eu não sei hehe.
 

Armored_Spiderman

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Pelo menos na teoria é uma diferença gritante:

*SM2: 256 instruções de pixel shader; 96 de vertex shader; precisão matemática de 16 bits

*SM3: 65535 instruções de pixel shader; 65535 de vertex shader; precisão matemática de 32 bits

Isso foi o que o clube do hardware divulgou no início das séries X800 e 6xx, agora se é verdade mesmo eu não sei hehe.

precisão do SM2 chega a 24 bits e 32 bits tb....mas normalmente é usado 24 -16 bits

e só o fato de HDR só poder ser feito com SM 3.0 já destrói o SM 2.0..... pode perguntar pra qualquer um que já jogou um jogo com HDR como Tomb raider Legends e Oblivion.
 

OrBiTaL

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Pelo menos na teoria é uma diferença gritante:

*SM2: 256 instruções de pixel shader; 96 de vertex shader; precisão matemática de 16 bits

*SM3: 65535 instruções de pixel shader; 65535 de vertex shader; precisão matemática de 32 bits

Isso foi o que o clube do hardware divulgou no início das séries X800 e 6xx, agora se é verdade mesmo eu não sei hehe.
Só uma coisinha, as placas SM3 suportam em geral quantas intruções por ciclo ?
Eu não to falando do padrão SM3, mas sim das placas que suportam SM3.
 

AlettoGrosso

\o/
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bora então, se for nvidia tem que ser apartir da geforce 6200 correto? e ati tem que ser da série x1XXX correto?

opa, blz

correto, mas ativar sm3 na 6200 e nojento, e jogada da nvidia so pra vender a placa, pq ela tem a tec mas naum tem poder de fogo pra fazer ele "jogavel"...

a x1300 ate que aguenta, mas... acoh que sm3 tem que ter uma x1600 ou uma 6600 pra cima ai fica legal!!!!

falow
 

OrBiTaL

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opa, blz

correto, mas ativar sm3 na 6200 e nojento, e jogada da nvidia so pra vender a placa, pq ela tem a tec mas naum tem poder de fogo pra fazer ele "jogavel"...

a x1300 ate que aguenta, mas... acoh que sm3 tem que ter uma x1600 ou uma 6600 pra cima ai fica legal!!!!

falow
O detalhe do SM3 para a 6200 é que ele deve ser usado basicamente para rotinas de oprimização. O SM3 não traz vantagem grafica para esse segmento, pq basicamente a diferenca do SM2 pro 3 é a redução dos limites.
Por exemplo, agua ondulando com VS. Antes podiamos fazer uma malha com X pontos móveis, agora com o SM3 podemos fazer X². Mas de que adianta isso numa placa mainstream ?
Agora as rotinas de optimização, essas sim fazem alguma diferença. E fora que a 6200 representa um ganho infinitamente superior a geração anterior (leia 5200) em termos de shader. Ouso até dizer q a 6200 se dá melhor em termos de shader q uma 5950 Ultra.
 

AlettoGrosso

\o/
Registrado
O detalhe do SM3 para a 6200 é que ele deve ser usado basicamente para rotinas de oprimização. O SM3 não traz vantagem grafica para esse segmento, pq basicamente a diferenca do SM2 pro 3 é a redução dos limites.
Por exemplo, agua ondulando com VS. Antes podiamos fazer uma malha com X pontos móveis, agora com o SM3 podemos fazer X². Mas de que adianta isso numa placa mainstream ?
Agora as rotinas de optimização, essas sim fazem alguma diferença. E fora que a 6200 representa um ganho infinitamente superior a geração anterior (leia 5200) em termos de shader. Ouso até dizer q a 6200 se dá melhor em termos de shader q uma 5950 Ultra.

opa, blz

calroq eu a 6200 tem o shader em graficos e otimização melhor que da 5950 por ela ser outra geração e outras tecnologias, mas como eu dissi, nada adianta ter shader3 em uma vga low end e sem a minima força para usar o tal visual!!!!

falow
 

OrBiTaL

Retarded User
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opa, blz

calroq eu a 6200 tem o shader em graficos e otimização melhor que da 5950 por ela ser outra geração e outras tecnologias, mas como eu dissi, nada adianta ter shader3 em uma vga low end e sem a minima força para usar o tal visual!!!!

falow
Eu já disse pq. Por causa das optimizações do SM3. Por exemplo o Far Cry. Ele não tem ganho visual com o SM3 (exceto no caso do HDR), mas tem ganho de performace.

O SM3 tem várias rotinas para fazer com que as intruções de shader sejam executadas mais rápido. Se não me engano, o Dynamic Branch é uma dessas rotinas de optimização que dá um puto ganho de velocidade.
 

PanzerOps

♠♪♫♫♪♫♪♫♠
Administrador
É uma jogada quase que psicolóliga, só de a pessoa saber que aquela placa tem SM3 ela já acha que está em maior vantagem.

Poderá ser assim quando sair as placas DX10/SM4; haverão as low-end que terão a tecnologia mas não terão a força para usar os novos recursos.
 

+DaRkºAv³ng³R+

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Tive uma 6200 e digo que é uma placa surpeendenta para o que se propõe, um baixo custo compatível com DX9.0c. Ela não aguenta HDR e tal mas roda SM2 muito bem (diferente as FX) e a força bruta muito interessante para uma placa do porte dela (ganha das x300 e até x550 e mesmo as de 64bit rivalizam com 9600 128bit :eek: ). A minha era uma nx6200 e eu rodava FC (como no exemplo anterior) em 1024x768 com tudo no high e 2x de AA :D e com bons fps :wave:
 

Guns

Doutrinade coloride, divertide e exclusive
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Tive uma 6200 e digo que é uma placa surpeendenta para o que se propõe, um baixo custo compatível com DX9.0c. Ela não aguenta HDR e tal mas roda SM2 muito bem (diferente as FX) e a força bruta muito interessante para uma placa do porte dela (ganha das x300 e até x550 e mesmo as de 64bit rivalizam com 9600 128bit :eek: ). A minha era uma nx6200 e eu rodava FC (como no exemplo anterior) em 1024x768 com tudo no high e 2x de AA :D e com bons fps :wave:

a de 64bits é boa sim, tenho uma no PC, eu ia pegar uma 6600GT+ST350W, mas peguei um MP4 e a 6200 =P e essas história de 6200 64 bits é horrivel é só historinha de internet, só olhar o tópico que o MR. DuckGod e o Vanares(9600PRO128bits capada vs. 6200 64bits) fizeram que já se tem uma idéia
 

OrBiTaL

Retarded User
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É a 1ª placa 64 bits boa pra jogos então :p
Não é bem assim. Não adianta ter uma 128 bits de a frequencia é baixa.
É como se fosse uma pista de 128 vias, mas onde se trafega devagar. Essa largura de comunicação entre a GPU e a Mem não quer dizer muita coisa. Já arquitetura da GPU essa sim faz uma **** diferença.
 

TT & Abit

...:::TUX:::...
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Vi alguns erros ai tem gente que pensa que o SM3 tem a ver com o HDR pois estão errados são duas coisa diferentes não confundam alhos com bugalhos.

Abraços.
 

OrBiTaL

Retarded User
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HDR (FP16) precisa de SM3 simplesmente isso.
E pelo amor de deus não me venha falar que vc roda HL2/CSS com HDR com uma placa SM2.
 

Lenuke

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Registrado
eu acho que pra roda HDR e SM 3.0 bem mesmo só com placa X1800 6800XT pra cima agora a precisão do SM3.0 em Relação ao 2.0 eh mto grande pqp O_O
 

OrBiTaL

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O ganho de precisão é relativamente pequeno.
O maior ganho é na redução dos limites como o aumento de 256 para 65535 intruções de shader por ciclo e as rotinas de optimização.
 

Lenuke

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se eu não me engano isso faria um desenpenho enorme :eek: não?
 

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