• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[RESOLVIDO] SOLUÇÃO - PC travando ≅ 1s, som robótico inconstante e sem motivo aparente.

Jacome_Bomfim

New Member
Registrado
O post em questão eu havia criado na data de 13 de junho de 2022, então decidi postar aqui tbm. Se alguém tiver o mesmo problema que tive, então para mim funcionou como solução até a data de hoje, mais de um ano após o ocorrido.

Venho por meio desse post comentar sobre um problema obscuro da comunidade de TI, e que apresenta ter uma solução diferente para cada caso, é um problema que me trouxe muita dor de cabeça por muito tempo, não por realmente atrapalhar, (já que não ocorre sempre) mas por incomodar ter um problema no meu PC e eu não saber a causa. Eu possuo um setup intermediário relativamente potente, que vai ser mencionado ao fim do post, e que me satisfaz nas minhas atividades e que nunca cheguei a sentir falta de performance em nenhuma atividade, por isso esse problema é bem como uma dor de cabeça, por eu não saber o que causa, e nem como resolver e ser inconstante. O post vai ser bem longo, planejei detalhar ao máximo quanto necessário por julgar ser necessário, e por poder causar alguma semelhança com o possível problema de outro colega da comunidade, já que esse problema apresenta diversas soluções, apesar de ser um problema bem semelhante para quem o tem. Boa leitura e espero ajudar.

Sobre o problema: O problema se trata de uma travada, ou um stuttering de aproximadamente 1 segundo no sistema, incluindo o mouse tendo uma lentidão no movimento, onde se tiver algum som no sistema, o mesmo apresenta um som robótico, ao que tudo indica se trata de uma queda na performance geral do sistema, sem ter um componente específico afetado. Realizei vários e vários testes, combinações de drivers, instalações de SO em HDs diferentes, instalação e desinstalação de programas e possíveis problemas com antimalwares e verificações de possíveis instabilidades no sistema, no meu caso em específico não se trata de nenhum throtlling, nem de temperatura, fornecimento energético, nem de disco rígido.

Possíveis soluções: Nessa minha última cruzada, realizei uma limpa no meu SO e HD principal, que se trata de um SSD SATA3, soquete M.2 de boa qualidade, e com boas temperaturas, leitura e escrita. Após SO instalado Windows 10 Home compilações baseadas em 21H2, e totalmente atualizado, realizei a instalação dos meus programas corriqueiros: kit testes e verificação(CPUZ, GPUZ, HWMonitor, AIDA64, etc.), Office, onde possuo a versão fornecida pelo 365 Personal, Adobe CC, Acrobat DC, Photoshop, Illustrator, Premiere,etc, Steam para teste de performance e diversão, Wacom Desktop Center, onde possuo uma One CTL-472, Autodesk Desktop App, Maya, Inventor e afins.
Deixei o PC ficar por volta de 1 dia sem instalar novos apps entre cada um deles para poder ter alguma noção de quem poderia estar causando o problema de instabilidade, então, Instalei o kit de testes, 1 dia, instalei o office, 1 dia, Adobe CC e afins, 1 dia, instalei o Steam, onde meus jogos estão em outros HDs, mais um dia testando em diversos jogos, usando os sofwares Adobe e tudo mais, e tudo OK, mas quando instalei o sofware Wacom, depois de algum tempo a instabilidade daquele throttling de quase 1 segundo, com som robótico começou a aparecer, da mesma forma sem nenhuma constância, as vezes aparecia, e as vezes não. Logo pensei que o problema poderia ser o software da Wacom, então tentei instalar outra compilação, tentei parar serviços relacionados a ele um a um, e tentei por fim realizar uma desinstalação limpa, junto a registros e documentos relacionados usando o IObit Uninstaller, por sinal ótimo software para o padrão de um software livre e não pago, mas nem mesmo isso solucionou o problema, então passei mais alguns dias batendo cabeça com esses programas que já tinha, com a esperança que nesse cenário mais isolado de menos programas eu poderia encontrar o problema, o resultado é que apesar de parecer relacionado a esses programas, nenhuma operação relacionada a eles solucionou, nem parar atividades, mudar perfil de desempenho, trabalhar em serviços, nada.
Algo que esqueci de comentar, foi que anteriormente, quando ainda não tinha esse problema, já cheguei a fazer testes no Windows 11, logo tive que usar o TPM 2.0, ou firmwareTPM como também é chamado, então logicamente também tentei mexer nessas parte, desativando o fTPM, mudando para BIOS mais antigas, mais novas, nada.

A possível solução de fato até o momento:
Mantenho sempre meu PC bem atualizado com drivers e software em modo de Alta Qualidade e Estabilidade, já que programas e drivers mais novos buscam solucionar problemas e deixar o sistema mais estável. Nessa minha última jornada possuía como sempre os drivers e programas mais atualizados, baixando sempre dos sites da fabricante e de sites oficiais, nunca de nenhum site suspeito, ou que pudesse trazer qualquer malware para meu sistema. Com o SO e drivers já atualizados, estava usando a BIOS 3604 da minha placa-mãe, que apresentava como descrição "1. Atualizar AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.6b; 2. Melhore o desempenho e a estabilidade do sistema; 3. Melhore o desempenho do sistema para AMD Ryzen 7 5800X3D", então foi que me deparei com a BIOS 3802 lançada em 12/05/2022 que apresentava como descrição: "1. Atualize o AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.7.; 2. Corrija o problema do AMD fTPM que causa Stuttering aleatório.".
Isso saltou meus olhos, já que tinha certa relação com meu problema, então com isso ativei meu modo "tudo ou nada", e junto a isso instalei o Driver Booster 5, versão vitalícia do Steam e realizei a atualização "automática" para todos drivers programas mais atuais. Um adendo é que eu sei que atualizações automáticas não são nada recomendadas, e na maioria das vezes traz mais problemas que soluções, eu mesmo não recomendo nem um pouco essa prática, mas como já disse eu estava no tudo ou nada, e minha solução até ali era manter o sistema o mais atualizado possível. Pois bem, ao realizar esse processo de máxima atualização possível, e realizando vários testes, cada vez mais animadores, hoje estou a quase uma semana e não encontrei aquele "bug" que me trazia tantos pesadelos até então.

Conclusão: Até o momento meu sistema se encontra muito estável, e até aparentemente com mais performance (nada incrível, talvez só aparente por não ter o bug, mas alguma melhora sim). Qualquer atualização planejo comentar nesse post. Novamente, meu intuito é poder, quem sabe, ajudar algum amigo com esse problema que tanto me trouxe dor de cabeça, eu diria que possuo um sistema intermediário relativamente potente, e nunca senti qualquer falta de performance nas minhas atividades da forma que faço, por isso encontrar um problema assim é bem desanimado, ainda mais por não saber a causa. Por fim, novamente, as informações de meu setup vão estar aqui no fim do post, junto a alguns programas mencionados, e prints em anexo de alguns trechos mencionados. Espero poder ajudar alguém com esse problema, ou talvez dar alguma luz pelo menos, e isso é tudo, eu me despeço, bye.
🙂


Setup:
CPU: AMD Ryzen 5 3600;
placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR;
RAM: Kingston HyperX Predator 2x8GB 3200MHz;
GPU: NVidia RTX 2060 Super Galax Ex White, Dual, 1-Click OC, 8GB.
HDDs: Hikvision E100N 512GB (Main); SSD WD Green WDS480G2G0A 480GB + HD
SAMSUNG HD502HJ 500 GB(Some Apps e Storage);
Fonte se trata de uma Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze com PFC Ativo, GC-PS002 Full Range e DPS interno, tensões todas OK, e nenhuma instabilidade, uso nele lógicamente um Filtro de Linha iClamper, com DPS incluído no equipamento, então não houve problemas relacionados a causas elétricas, a residência em questão também tem um bom sistema elétrico.

programas mencionados e alguns outros usados:
Windows 10 Home 21H2 atualmente na build 19044.1741 instalada em 27/05/2022;
IObit Uninstaller versão 11.5;
BIOS 3604 e 3802;
Driver Booster 5 Pro (Lifetime) Steam edition
Drivers instalados antes de usar o driver booster: LAN 10.42.526.2020; Chipset 2.11.26.106; Audio 6.0.3955.1; Aisuite3 V3.01.10; Xtreme Tuner Plus V1.6.8;

Os demais programas como Adobe DC, Office 365, CPUZ, GPUZ, HWmonitor, Cristal Disk info e Mark,GeForce Experience, MSI Afterburner+RT e afins são os mais atuais até a data de 10/06/2022

ADCreHfuWzloa4W2RHmxdRE1yzvb4XsvJJt-lrjwsAsIbiemG8tVL0JVekxRrh_rcF5UibQCqOf-CyEh80nPtpUh3FSrIEk7Kz0rvVi49auITKzkZDfdZPRdcwEJACjzT4RFKWjH-BAC7RiRQN7dsAqRp-KLRg8Memw3O_AAYGAuZGcvlxB0utLG928azbVtbnoGI2L3I3E5ujwdIU1R3yMk4ha5fNiFVH_XdfYXoloa63bkv3YoMu-2Ca6p6TWmJRYJwvLY6eSFvBVzC5sQAP7DI-Ofosow0r2k81SKKuXVgpj6ITVBUiS-0UsQC0tEnXVyH-WeHJfpgdyfvKJmcnLD13WR3IxdF4X3EGx5s-25Fxb06BCFCD97AmfIduZmunlOyShjw6Pe1N2eVfXKKxC7UVld74FSfypkEgGzokrsURnQPYQcZ_p-551KWczsnLcQ303lMHm-YJWLzjZHBiE5jQHWsvto3PxMbvN04aoEkQ05ih3gNreiclQIDmArH-ogYk1HyrpnZe4VXClOxRbjDldJ2RefrQMO5jGY2TUTR6KuEd35Wxr0hQhxuaSpMwvv9K7cw23VfbcVgycOGSjAcSqjTGtRdiqiLm_H-e_9Zn168PjjwYdxKge9ABuMQazXSYpmjO6VCCpTRWV5JuvzYT2tD1v22gie2Magyf1WDODbhzWGq2hiGvwdVbb6GEgfId7AMTArTFEmtoWY8dTqa9LBK13XbsPObC9YuOPaliwgW3lC5UvXLeF-WxAF75kbKMCaecnqWxKkk6J2wlM7soAV442xCG6TfaP7ibuURfI7NbvPtW2OtX_7DA_jUdHPDCXJk9zzEr4EkmPtBVSoL30OwbqNFn_0swHhJ9B85rWPKE4tPEO5A-pJdnblNRAntIljsV7bZktupNfeIjWNpvmh-AdslzZTR4QfOxtXfQKrIjK-NObKRG1Km7K0lFBZj0X-82CTV8Ayne3dYKpjU1-NZ_HkBTxRCD05=w950-h178-s-no




ADCreHctO-vLilorwU7ugh8niQcfwHy7TBl1t10tF5VqTseOHQfIEMqp8U-ppdKmt-8HHlckJhhrXT0zWfbkvWpds4ZGXIGhI6kjBLyPKhI9hVklgqxnhYbQx7_joPmYwLTQTiQbdniCXzBW9LR9s6bLoaaXKdu96UYjB7XwGF_u1XFN6fSDAsZaDGAPKDP4tBit5jIX-sfLoyidwsP_jZUOXpMGz_-3sYci68BOk8BdWalniKfJLDfm_p0NUevrKpRA5t02ZuN-OGji-ktzdkH3qV_3xYBLi0z0F6if5PPvHO-SkRiD7-9wabzZqIyP5bSobqwIpZHkV3tKyTr2AhluVPx7PD5rhHOszxF1eg_3cRoutliCTzxwmFPyfNX6sWHkHe6OzZj0rTnu2xa0ukkewtsDYKctGMrFS7kMQebuKorebi64NI58hGZihRbyrjXhDVwdewHfAzDOw-QW9GfM_l0_mNj6dEGc5MsBdEukloHNyWSq0SPcPFUzpNsjXtU04UF-4Z-dnXy14FBUwrOsNO0sOH_IbVb1HcDhPLbcWiWoeaH0_jFWNbSDgUBnydVItVmhWTGS7RV7wT2R66Rs8ca6Tj6jnE57dRZOCbb34w2n7b1sWO4b5O_R_taxQTDMNyBelOkxj6NXGBsYQICfx-HcKNEcfK8K4EirN3-a1AnyAcuU6LP4O43bLMO9xOKhMUFMhaQFmFVHc9CHYt8g1LxOlbl_krDgUBjQrDJqwC0I-AEsPh-tloqvdkgN3Jua3b9fxc9EmFTrTIrz8E4TiQ1Sysq1e-PV2XN2aLTZ0c75AWeGfoAUXn92VG07NMMW7ZBuT6MGqDTyHR-5De8xAyooYVmUj1J_Kf_fa4KljPPYRD9cFhbvmYZD7_BODftSeK0Aj4Ho5eJnzs9bwAQRbJ1T_kjKm6d-xXhQ-JB4W5bwZJACxMnA8jCX1oadrylTgXUW4mlcloU_MNj7_hlPOWj4OrNrJx_ASZgB=w950-h203-s-no

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais uma coisa, não recomendo a ninguém que use softwares de Facilitadores de Update de Driver, como Driver Booster, EasyDriver e afins, eles são voltados para instação em larga escala e não garantem boa estabilidade em Computadores de uso pessoal, para uso pessoal o mais indicado sempre vai ser a instação manual de drivers, você indo ao site da fabricante, como ASUS, Nvidia, Galax, Kingston e afins, buscando o seu modelo de produto e instalando, tive um bug recente causado por isso em algumas aplicações, por isso fica meu adendo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo