Som picotando

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos GuiMeca
  • Data de Início Data de Início

GuiMeca

Well-Known Member

Ando tendo um problema com o áudio desde que troquei meu kit (mobo, RAM e processador).

O que acontece é o seguinte: quando é tocado vários sons simultâneos, como uma chamada no discord, por exemplo, o som fica picotando ou também quando há um som bem curto. Quase toda vez que ligo ou desligo o PC o som também dá uma picotada.

Uma coisa que percebi também é que quando eu mudo a velocidade do ventilador aqui do quarto, o som do headset picota na mesma hora. O esquisito que aqui em casa tem aterramento.

Já formatei, testei diversos drivers, recentemente troquei até o gabinete e não houve mudança.

Alguém teria uma ideia?

Config:
Ryzen 3600
2x8 XPG 3000 MHz
Biostar B350GTX
GTX 1660
SSD WD Blue 500 Gb (Windows instalado)
HDD Seagate 1Tb (jogos pesados)

atualiza driver de som aqui uso essa versao, realtek HD sua placa de som?

qezEQ4V.png

Certa vez tive problemas de som picotando e quase fiquei louco procurando soluções possíveis para resolver, mas no fim descobri bizarramente que isso acontecia devido a frequência do meu monitor estar configurado acima do padrão. Não custa nada você testar pra ver se resolve. É apenas uma sugestão vez que a evidência é de algum tipo de interferência...e você diz haver aterramento.

Certa vez tive problemas de som picotando e quase fiquei louco procurando soluções possíveis para resolver, mas no fim descobri bizarramente que isso acontecia devido a frequência do meu monitor estar configurado acima do padrão. Não custa nada você testar pra ver se resolve. É apenas uma sugestão vez que a evidência é de algum tipo de interferência...e você diz haver aterramento.
No caso eu uso a frequência padrão do meu monitor, 75Hz, tentei ver se em 60Hz arrumava, mas continuou o mesmo.

Baixa o LatencyMon e veja o que ele fala sobre sua máquina/sistema e se é suitable pra real-time audio.

haha é algo meio cronico olha video de 2019

apesar que é GT3 mas pode ser mesmos componentes da sua, tenta fazzer oque rapaz do video fez pra ver. Controlador sata q faz travar o som? pelo que entendi

q porcaria né driver bugado da controladora sata faz som fica todo fodido

Última edição:
haha é algo meio cronico olha video de 2019

apesar que é GT3 mas pode ser mesmos componentes da sua, tenta fazzer oque rapaz do video fez pra ver. Controlador sata q faz travar o som? pelo que entendi

q porcaria né driver bugado da controladora sata faz som fica todo fodido

Já cheguei a ver esse vídeo, porém não era esse o problema, inclusive nem uso DriverBooster, aí os drivers SATA que eu utilizo são os padrões.

Na real acho que o problema é que a placa mãe é vagabunda mesmo kkkkk, só que dá até medo de trocar, vi um cara com o mesmo problema que eu numa TUF B550M PLUS.

Já cheguei a ver esse vídeo, porém não era esse o problema, inclusive nem uso DriverBooster, aí os drivers SATA que eu utilizo são os padrões.

Na real acho que o problema é que a placa mãe é vagabunda mesmo kkkkk, só que dá até medo de trocar, vi um cara com o mesmo problema que eu numa TUF B550M PLUS.
se placa é mal oque compoensa vc faze desabilitar som onboard e compra placa de som usada barata alguma sound blaster pci ou pcie x1, ou alguma USB simples

Headset USB ou P2? se for USB talvez seja problema na própria placa dele.

se placa é mal oque compoensa vc faze desabilitar som onboard e compra placa de som usada barata alguma sound blaster pci ou pcie x1, ou alguma USB simples
Eu tava pensando em comprar um DAC da Sharkoon
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Headset USB ou P2? se for USB talvez seja problema na própria placa dele.
Uso Headset P2, já testei com outro e continua o mesmo, porém nunca testei o áudio pelo HDMI ou por um headset USB.

Eu tava pensando em comprar um DAC da Sharkoon

Uso Headset P2, já testei com outro e continua o mesmo, porém nunca testei o áudio pelo HDMI ou por um headset USB.

se o problema for da MB uma alternativa também seria trocar o headset atual P2 por um USB, se você já tiver interesse de trocar ele é "dois coelhos com uma paulada só".

se o problema for da MB uma alternativa também seria trocar o headset atual P2 por um USB, se você já tiver interesse de trocar ele é "dois coelhos com uma paulada só".
Comprei até que recentemente um Havit 2002d. Paguei 160 com frete numa promoção relâmpago na loja que explode kkkk.

Cara eu estava com o mesmo problema que o seu, troquei todas as peças do meu pc, quando ia jogar o audio fica pipocando/cortando,
havia tentado todas as soluções imaginaveis de driver e configs de áudio..

Ao realizar muitas pesquisas consegui uma solução temporária;
Pelo visto as mobos para amd tem alguns problemas em selecionar as voltagens automaticamente, elas sempre jogam o auto para cima,
essas voltagens elevadas provocam ruído nos periféricos, usb / audio etc

minhas memórias ram estavam com o xmp setado em 3600mhz e as voltagens auto, pq não manjo de voltagem,
ao diminuir a frequência da memória para 3200mhz aparentemente alguma voltagem também cai, e simplesmente o problema é resolvido

vi muitos gringos com esse problema, o gringo que explicou a solução usava uma cpu intel, ele baixava as voltagens do vccio e vccsa na bios,
em placas amd deve ser equivalente a soc voltage e sb voltage, mas não manjo e ainda estou estudando sobre.

Você pode tentar rodar suas rams em frequências menores para ver se funciona, caso funcione terá que pesquisar como estabilizar essas voltagens.

Cara eu estava com o mesmo problema que o seu, troquei todas as peças do meu pc, quando ia jogar o audio fica pipocando/cortando,
havia tentado todas as soluções imaginaveis de driver e configs de áudio..

Ao realizar muitas pesquisas consegui uma solução temporária;
Pelo visto as mobos para amd tem alguns problemas em selecionar as voltagens automaticamente, elas sempre jogam o auto para cima,
essas voltagens elevadas provocam ruído nos periféricos, usb / audio etc

minhas memórias ram estavam com o xmp setado em 3600mhz e as voltagens auto, pq não manjo de voltagem,
ao diminuir a frequência da memória para 3200mhz aparentemente alguma voltagem também cai, e simplesmente o problema é resolvido

vi muitos gringos com esse problema, o gringo que explicou a solução usava uma cpu intel, ele baixava as voltagens do vccio e vccsa na bios,
em placas amd deve ser equivalente a soc voltage e sb voltage, mas não manjo e ainda estou estudando sobre.

Você pode tentar rodar suas rams em frequências menores para ver se funciona, caso funcione terá que pesquisar como estabilizar essas voltagens.
Cheguei a ver isso no reddit eu acho, mas sinceramente, não vou mais esquentar a cabeça com isso, meio que já me acostumei kkkk.

No caso acontece comigo em qualquer situação, não precisa estar em load. Inclusive já tentei usar sem XMP e continua o mesmo.

Salve galera.

Ando tendo um problema com o áudio desde que troquei meu kit (mobo, RAM e processador).

O que acontece é o seguinte: quando é tocado vários sons simultâneos, como uma chamada no discord, por exemplo, o som fica picotando ou também quando há um som bem curto. Quase toda vez que ligo ou desligo o PC o som também dá uma picotada.

Uma coisa que percebi também é que quando eu mudo a velocidade do ventilador aqui do quarto, o som do headset picota na mesma hora. O esquisito que aqui em casa tem aterramento.

Já formatei, testei diversos drivers, recentemente troquei até o gabinete e não houve mudança.

Alguém teria uma ideia?

Config:
Ryzen 3600
2x8 XPG 3000 MHz
Biostar B350GTX
GTX 1660
SSD WD Blue 500 Gb (Windows instalado)
HDD Seagate 1Tb (jogos pesa Acabei de ler todo seu post e estou passando exatamente pelo mesmo problema, porem aqui em casa não tem aterramento. Vc conseguiu solucionar seu problema ? se sim de qual maneira ? pois já mandei a placa mãe para garantia me enviaram uma nova e o problema persistiu. vou contratar um eletricista pra dar uma olhada nesse aterramento.

Acabei de ler todo seu post e estou passando exatamente pelo mesmo problema, porem aqui em casa não tem aterramento. Vc conseguiu solucionar seu problema ? se sim de qual maneira ? pois já mandei a placa mãe para garantia me enviaram uma nova e o problema persistiu. vou contratar um eletricista pra dar uma olhada nesse aterramento.

Users who are viewing this thread

Voltar