Som X.1

rafaelpa

Banido
Banido
Olá Pessoal,

Notei que as placas de som 4.1, 5.1 .... não parecem ter saída independente pra subwoofer. Como nunca montei um sistema de caixas X.1, queria saber de onde vem o sinal de áudio pro subwoofer....
Vejam só: Numa live! 4.1 há 1 saída frontal(2 canais), 1 saída traseira(2 canais) e só! Onde estaria o .1 ? :D

Fabiano

aka MACker
eu sei q na 5.1 tem 3 saidas, frontal, traseira e central
dai fica duas caixas por saida
na frontal (verde) ficam as duas cxs frontais;
na traseira (preto) as duas cxs traseiras;
e na central (laranja) fica a caixa central e o sub
a naum ser q seja o kit digital (Inspire 5700) dai o kit so tem um plug q vc liga na saida laranja da placa e habilita a funçao Digital Only no driver da placa

rafaelpa

Banido
Banido
Hum... então no caso do 5.1 o Sub deve ficar ligado JUNTO com o central.... A saída do seu central é um canal só?

Se for isso, confirmo que o sub não é canal separado em lugar nenhum... ele é somente ligado com um canal qualquer do sistema X.1

rafaelpa

Banido
Banido
É que na verdado tô tentando montar um sistema de som pra curtir um pouco de games e DVD com um som posicional... aquele lance de saber que o tiro foi atrás de vc e tals... Estou usando uma live 4.1, então a idéia seria usar um par de caixas de 10 pila pro frontal e um outro par pro traseiro.
Fiquei em dúvida se seria necessário mais uma caixa pro subwoofer... aí eu montaria um amplifi mono numa caixa de microsystem das antigas.... mas pelo visto nem precisa não...
Sei que não é o ideal... logo vem gente falar pra comprar kit JBL, creative e talz... mas é o q dá pra fazer com 50 conto :D

Fabiano

aka MACker
Hum... então no caso do 5.1 o Sub deve ficar ligado JUNTO com o central.... A saída do seu central é um canal só?

Se for isso, confirmo que o sub não é canal separado em lugar nenhum... ele é somente ligado com um canal qualquer do sistema X.1

tipo
eh canal separado sim o do sub
O conector laranja (do sub e da central) eh diferente dos outros... mais complexo sei la

rafaelpa

Banido
Banido
ué..... e onde será que se liga o maledeto sub na live! 4.1 ?
Tem 1 saída frontal(2 canais) e 1 saída traseira(2 canais).... a única outra coisa q poderia ser o canal do sub é um conector independente amarelo, que fica separado num canto e tem escrito "digital".... mas num sei se eh isso naum..... Fiquei confuso :D

rafaelpa

Banido
Banido
Bom galera, mãos à obra então. Será que alguém pode me ajudar na montagem dum som caseiro?
A placa é essa: live! platinum. Ela é 4.1.
Tem saída frontal e traseira. Se eu quiser ligar um sub, onde ligo?(sem piadinhas, por favor :D)

Attachments

• sbback.jpg
    sbback.jpg
    14.1 KB · Visitas: 70

rafaelpa

Banido
Banido
Grande Macker, vc saberia me dizer se o seu conector do frontal+sub é um canal mono? Tipo... um plug simples, igual microfone.... isso indicaria que nos kits 5.1, o sub é ligado junto com o central... e nos 4.1 o sub deve ir junto com os frontais....

Ngn mais saberia dar uma dica?

Valew a ajuda ae Macker!!

Fla3DMadness

Active Member
Nas Live! 5.1 o sub vem junto com o frontal na saída digital, ou seja, além de servir como digital ela serve como uma saída estéreo com 1 canal pro frontal e outro canal pro sub. Talvez na Live 4.1 essa saída digital seja uma saída mono que sirva pro sub... ja tentou ligar na saída digita?
[]´s

Flávio

rafaelpa

Banido
Banido
Não, não tentei ligar nada na digital pq eu não tenho um kit de caixas 4.1
Eu queria fazer meu próprio som pq num tenho dinheiro pra comprar um kit, aí me surgiu a dúvida.... ligar as frontais e traseiras blz, pq tem saídas analógicas na placa.... mas o sub nem imagino onde ligar.

Ahhh então nas 5.1 o sub é realmente um canal indepentente e é ligado na mesma saída do frontal... legal isso.... mas isso quer dizer que ligar uma caixa de som ali não funcionaria tb... teria q ser um equipamento pra ler o sinal digital...

Então num daria pra ligar uma caixa com amplifi direto na saída digital dessa live 4.1 q tenho.... teria q ser um kit msm, que deve vir com um conector pra ligar ali

Fla3DMadness

Active Member
Não é isso... o que acontece é que aquela ultima saída tem 2 funções, ou seja, ela pode ser uma saída digital como pode ser uma saída estéreo, com 1 canal pro sub e 1 canal pra caixa frontal. No teu caso deve ser uma saída mono, só com saída pro sub.
Veja bem, na 5.1 ela não é no "mesmo canal", são 2 canais em um plug, quando funciona em modo analógico não tem nada que usar caixas digitais pois é uma saída comum, sacou? É só ligar direto o sub ali. Eu acho que vc deveria pegar o manual dessa tua placa em pdf lah no site da creative que explica isso tudo. ;)
[]´s

Flávio

rafaelpa

Banido
Banido
Sinistro então... no meu manual só fala que é dá ligar caixa digital ali nakele plug, num tem nada de 2 funções.
Acho que nos sistemas 4.1 o sinal do subwoofer é tirado de algum dos canais frontais ou traseiros.... nada de saída independente pra sub.
Baixei um manual do FourPointSurround, que seria um dos kits analógicos pra essa placa, e vi que essas caixas só tem 2 plugs... então é isso mesmo.
Tb vi um manual dos kits 5.1 e realmente há um plug a mais, que não é usado se ligado em placas 4.1

Hum.... então o sistema caseiro vai ser sem sub ou com um kit 2.1 na frente :D

rafaelpa

Banido
Banido
ahah!! Descobri que com um driver que existe aí dá pra transformar a saída de fones do live! drive em saída analógica de central/sub :D
Show de bola, a placa faz 5.1 tb, agora só falta testar :)
Vou ligar assim e colocar as caixinhas ali pra ver se sai algum som diferente.

Usuários que está vendo este tópico