Soyo SY-K7V DRAGON Plus e Asus A7V266-E

Broda

New Member
So que uma é da Soyo e a outra é da Asus
POssuem o mesmo Chipset da Via KT266A

Troquei a minha Dragon Plus pra Asus A7V266-E, pois nao gastei nenhum centavo a mais

Agora gostaria de saber qual dos sensores das duas placas estao errados

Na dragon plus o meu XP Processor 1700+ ficava no maximo a 45 graus

Na Asus A7V266-E, a mesma CPU, no mesmo cooler, com a mesma pasta termica, no mesmo gabinete, ta marcando 55 graus :/
Bom, um dos dois estao errados.
Uma coisa eu ja havia notado, CPU em placas Asus sempre mostram a temperatura superior as demais outras placas, mesmo usando a mesma CPU pro teste, mas agora diferenca de 10 graus ta foda.

Outra coisa, no programa de ver temperatura da Soyo, vem padrao pra apitar a placa mae quando a cpu chegar a 55 graus. Ja na da Asus, vem padrao pra apitar quando chegar a 86 graus. POrra, 86 ta quase fritando

Tambem troquei de HD sem gastar um tustao
Troquei meu Quantum Firebal PLus AS 60 giga ata100 por um Maxtor ATA133 60 giga
Apesar que a placa mae so aceita ATA100 :)

Falo

infelismente nenhum esta errado broda......
As Asus sao famosas por mostrarem temperaturas acima do real.... e as soyo sao famosas por fazer o contrario ou seja mostrar abaixo....
entao com essa media.... temos de supor q seu processador esta a uns 49-53º .... ;) ;) :D

OldMan

Congelado
ERRADO! Eu já postei isso aqui. As dragon PLus tem um defeito nos sensores de temperatura (recebi memo da SOYO aqui no laboratório) e chegam a mostrar 11 graus de diferença para a temperatura real.

SKY

CUSTOMIZADO

As Soyos tem essa fama desde a muitu tempu...

compare a:
Soyo K7VTA, Asus A7V,
Soyo K7VTA-B, Asus A7V-E,
Soyo K7VTA-PRO, Asus A7V133, FIC AZ11EA, MSI K7T Turbo2
Soyo Dragon Plus, Asus A7V266-E, FIC AN11, MSI K7T266 Pro2

a diferença sempre foi essa: 10ºC a menos pras Soyos...

alias, em uma comparação q eu vi, comparava a Asus A7V com a Soyo K7VTA e outras, e dizia q a Asus A7V e outras apresentava a temperatura + alta devido a um bug na BIOS, e q os proximos release iriam corrigir... na verdade era a Soyo q tinha 10ºC a menus...

Broda

New Member
Entao significa que agora esta certo, marcando os 55 graus?

E antes com a Dragon Plus marcando 45 estava errado?

Acho que ta muito alto, uma CPU XP que usa 20% menos de energia que os Thunderbird, ainda mais usando um bom cooler DRAGON ORB 3+ 7000RPM de cobre, ficar a 55graus no Windows

Na verdade, pensando melhor pode ate ser que esteje certo, pois com o DRAGON ORB num CPU Thunderbird 1.2GHZ a temperatura ficava tb aos 55graus

Com o XP Processor 1700+ (1.47GHZ), sendo mais rapido, mas tendo 20% a menos de energia acaba ficando na mesma temperatura, correto isso OLDMAN?

Resumindo....

Esta OK um XP Processor 1700+ com o Dragon ORB 3+ a 55graus no Windows com gabinete fechado, chegando a 58 com gabinete fechando jogando?

Falo

OldMan

Congelado
è quase certo que a temp agora esteja correta. 45º é muito pouco par uma CPU dessa categoria no verão brasileiro.

Consigo deixar meu 1333 na a7m266 a 49º mas usando um ARNO 20 cm. Sme esse recurso fica em 59º

coiote

New Member

na soyo k7vta-pro , o xp1600+ marcava 35°C, apenas troquei de mobo, coloquei uma ECS K7s5a e a temperatura ta em 44ºC , nas mesma condicoes de gabinete, perifericos... mas apesar de marcar 10°C à mais, o cooler volcano7 naum aumentou o giro como se realmente tivesse 10°C à +

pow , agora q q adianta colocarem um diodo termico dentro do XP dizendo ser inovação pra proteção real do nucleo,... kct , isso até agora é lenda ! pq nenhuma mobo usa o diodo interno pra medida exata de temperatura :rolleyes:

L0GAN

fuck the law
Coiote: essa K7S5A é uma plaquinha simpática, também tenho uma e é 'rock solid'. Overclock básico com o chfsb ponho em 138/138 (150/150 ou 166/166 dá na boa mas tem q fazer um lance lá que não fiz ainda, preguiça). Meu AthlonXP 1600+ fica em 49 graus mesmo com esse ligeiro overclock, e a GeForce 3 também overclockeada pra um porrilhão (ficando praticamente uma Ti500 ;)). É tudo bem frio até, porém pra garantir o gabinete fica sempre aberto. :D

Com essas medidas, dá quase 8000 no 3d mark 2001. Nada mal pra velha GF3, com o tremendo gargalo chamado Windows 98 (se botar o WINDOWS XP, vai bem mais alto os 3dmarks, pode comparar lá no lance da madonion, mas preguiça impera, e o windows tá funcionando tão redondinho aqui que não to com saco de mexer).

PORËM, não consigo botar dois malditos pentes de memória DDR ao mesmo tempo, os caras no forum da K7S5A me aconselharam a comprar uma fonte marca ENERMAX porque essas fonte paraguay vagabunda que nóis usa não guenta (é relativo a AMPERAGEM, e não a potência em watts da mesma)... PERGUNTO: onde arranjo uma fonte tipo essa ENERMAX ou outra decente igual e quanto custa por aqui???

Fla3DMadness

Active Member
Logan, será que a culpa é so da placa mãe ou das memórias? O Coiote sabe como é difícil conseguir boas memórias DDR aqui no Brasil, ele já ta de olho nas minhas Micron que acabaram de vir dos EUA! :D
Qual é essa memória que vc tá usando?

Ah, falando em temperatura o meu XP1600= fica em 47°/49° em Idle/Full load com um Thermalright SK-6 em uma Shuttle AK31. Coiote, quando vcs vão começar a vender os Thermaltake por aqui? ;)
[]´s

Flávio

Tecno

New Member
Po ai... na minha Dragon meu XP 1600+ fica a 55ºC
Sera que na verdade ele ta a 65ºC então?

Obs.: minha Dragon NÃO eh Plus

L0GAN

fuck the law
Fla3DMadness: é Kingstom (queria a tal da Crucial, mas tudo bem) o problema aqui pode ser um ou outro: PSU que não fornece amperagem *estável* (não tem a ver com a potência em watts não) ou o chipset que tá aquecendo sob a carga dos pentes de memória, nesse caso é só tirar o dissipador do chipset, colocar pasta termica no chipset, botar o dissipador de novo e até botar um fan de 486 emcima de tudo pra garantir. :)

Fora esse probleminha pentelho, o resto tá muito bala, sendo extremamente estável a máquina.

coiote

New Member
:rolleyes: esse forum ta de sacanagem ,... escrevi o topico e fui postar e deu zebra :mad:

L0GAN , fonte tem q ser a brasileira TRONI , talvez vc ache ela por uns 40,00 reais aki em SC , as vezes aparece umas na loja onde trampo, mas vende rapidim
tenta colocar 1 memoria , da um jeito de medir a voltagem com multimetro, usa tb o mother board monitor pra verificar ...
depois coloca a 2ª RAM, testa de novo ...

essa ECS ainda tem q amadurecer pouco + na bios dela ...

sei la , minha fonte é boa , uma archieve 320W bem estavel , se quiser q eu teste suas memo na minha maquina será um prazer :) até pra eu saber como q rende memo DDR aki, pq to usando ainda PC133 kingston enquanto o fla naum me vende as dele ...

Fla3DMadness , ja tem uns cooler TT na loja, mas ainda naum da pra vender oficialmente pq a nota ainda ta pra chegar :(

L0GAN

fuck the law
Coiote: vc usa 2 pentes de memória na sua K7S5A ??
Se usa, qual Bios vc ta usando?

Tipo, já usei tanto DDR quanto SDRAM, digo que a diferença nao eh o bicho nao, tipo 7148 3d mark 2001 com SDRAM e 7788 com DDR...

coiote

New Member
L0GAN sim , olha o extremo q cheguei pra testar
2 pentes kingston 128mb pc133 cas333 rodando em 138 cas223 , sem engasgar burn de cpu, depois uma bateria do sandra, 3dmark2002 e jogando ... agora apenas voltei pra 133 por causa do barramento, a placa SCSI ñ funciona com overclock :( entaum deixei apenas em cas223

bios, usei as 3 ultimas , roda normal , mas essa ultima q suporta xp2100+ achei q o micro dá umas congeladas rapidas entaum voltei pra penultima.

pode ser sua fonte mesmo ! eu uso uma archieve 320W muito boa q alimenta volcano7 (meio amper apenas pro cooler) fan de gabinete , dvd,cdrw SCSI, vez enquando 2 HD, vga, scsi (meio beberrona tb). e o micro ta super estável ! o problema com essa mobo é o son onboard, muito ruim ! as vezes dá uns chiado na caixa sozinho , as vezes fica mudo ...

L0GAN

fuck the law
Coiote: aqui se eu boto 2 pentes, tanto faz se for DDR ou SDRAM, mas em aplicaçoes pesadas a maquina trava. Geralmente em games ou no 3d mark. Mas dá pra usar no Windows na boa. Com um pente só (256 MB) não trava nunca. É como tô usando agora.

Provavelmente é aquecimento causado pelos 2 pentes no chipset da motherboard, pois tinha uma época que eu tava com uma GeForce 2Mx emprestada e quando eu fechava o gabinete dava o mesmo tipo de pau (congelava tudo a imagem e só ficava o som no fundo meio distorcido e estranho). Era a GeForce 2Mx que tinha o fan meio fraquinho e tinha que deixar o gabinete aberto pra jogar.

Minha bios é v. 010827 (placa-mae de /27/08/01) e tô usando agora SDRAM em 2T-6T-3T (as DDR sao da ilha de ediçao lá no meu trabalho, vez por outra eu trago elas pra casa, mas são dois pentes de 128, e como eu disse, 2 pentes aqui trava, prefiro meu pente único de 256, SDRAM, mas a diferença não é grandes coisa).

Meu Athlon XP 1600 tá em 138/138 usando o chfsb. Nunca deu problemas por isso.

Eu vou botar uma fonte boa como vc recomendou, a minha é a que vem no gabinete Satelite, desconfio que seja trash essa fonte... quanto custa essa daí que vc falou e onde encontro aqui em Floripa???

P.S.: o som onboard é podre mesmo, eu uso só a LAN onboard, o som e o modem eu desativo na Bios. Uso uma Soundblaster Live! pro som que tá boa pacas.

coiote

New Member
..........

LOGAN , troquei de fonte, coloquei uma mais "parruda" ... tais interessado em comprar minha fonte ATX ACHIEVE de 300W que eu usava no meu micro ? ela é bem estavel , e alimentava sem problemas ...

Usuários que está vendo este tópico