Fiquei meio gripado essa semana e acabei jogando uma partida só (que durou quase duas horas, tá doido
), mas porra, puta experiência, gostei de praticamente tudo que vi. O som do jogo é excepcional, tanto do ambiente, passos, tiros (esses por sua vez extremamente altos, tive que tirar o fone de ouvido em determinados momentos pois estava ficando praticamente surdo, huhahua) e principalmente o VOIP, show de bola. Da pra determinar muita coisa que acontece ingame só pelos sons, e isso aliado ao hud minimalista dá uma imersão muito bacana. A movimentação também é muito boa, assim como o comportamento das armas, que possuem um recoil altíssimo e aparentemente exigem um bom treino pra serem usadas de modo correto e efetivo.
Mas nem tudo são flores. Achei extremamente difícil distinguir inimigos de amigos. Vejo três motivos pra isso: O primeiro é simplesmente pela minha falta de experiência. O segundo parece ser culpa do jogo em si. Pelo que entendi soldados aliados são indicados pelos nomes no topo da cabeça do personagem, mas as vezes esses nomes simplesmente não aparecem. Não sei se é pela distância, algum tipo de obstrução no caminho ou sei lá o quê, mas não entendi essa mecânica muito bem e isso acabou me confundindo mais de uma vez na partida. Chegou ao absurdo de eu topar com um inimigo perdido perto do spawn do meu time e tanto eu quanto o cara ficarmos parados olhando um pro outro. Já tinha tomado alguns tiros amigos e já havia atirado em amigos também, então resolvi assumir o risco e checar o mapa primeiro pra ver em qual lado o cara estava. Acontece que ele deve ter feito o mesmo, pois ficamos ali, um de frente pro outro completamente parados por uns 3~4 segundos. Assim que notei que ele não estava no mapa, ele começou a atirar. Daora que deu tempo de fechar o mapa e matar o cara.
Por último, pode simplesmente ter faltado uma comunicação mais efetiva minha e da galera que estava jogando mesmo. Joguei no servidor brasileiro Comunidade Gamer, indicado aqui mesmo no tópico e o pessoal até que tava se comunicando com frequência, mas as informações eram muito confusas. Em um momento começamos a trocar tiros com um esquadrão aliado e só depois de alguns minutos alguém percebeu e falou pro resto do time parar de atirar. Faltou o que vejo direto nos gameplays gringos: indicar a direção do contato usando a bússola, mas enfim, aí já é algo fora do controle quando se está a jogar com desconhecidos.
Outro ponto negativo são as texturas, que estão bem borradinhas mesmo na qualidade máxima. Mas é alpha né, nesse quesito nem dá pra falar nada.
Pra concluir: Recomendo, mas com a ressalva do preço. Apesar do jogo realmente ter um grande potencial pra entregar centenas de horas de diversão e já estar bem jogável, ao contrário da grande maioria dos Early Access disponíveis no Steam, 120 reais É SIM um preço alto a se pagar por um jogo incompleto, independentemente do estado atual. Se isso não for um problema e se o objetivo é jogar algo comparável ao ArmA porém mais "acessível" e direto ao ponto, vai fundo.