• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SSD com carregamento lento em jogos, sem explicação

Kiryoth

New Member
Registrado
Olá, boa noite.
Então, faz um tempo que comprei um SSD de 1TB da WD Green. Eu inicialmente estava usando ele normalmente com jogos(Fortnite, Honkai Star Rail e etc), os jogos abriam rápido e sem problema algum. Mas algo acontece que faz as telas de carregamento começarem a ficar MUITO lentas de um dia para o outro. Eu tento de tudo para "voltar ao normal", mas nada funciona. A única solução que encontrei é formatar o SSD e ter que reinstalar tudo novamente, mas é muito desagradável ficar fazendo isso toda vez que o SSD resolve ficar lento.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? É problema no SSD mesmo, tem alguma configuração que pode estar ativando sozinha e fazendo ele ficar lento?

Vou comentar aqui minha config:
Placa mãe MSI B550M VDH-WIFI
2 Memória RAM 8GB DDR4 Kingston Fury Beast
Water Cooler Rise Mode 240MM
Placa de vídeo Radeon RX 6600
Ryzen 5 5600x
SSD NVME 2.0 ( Onde está o Windows 11)
SSD 1TB WD Green ( O dono do problema)
SSD 250GB Kingston ( Funciona normalmente)

Observação: no meu setup antigo acontecia a mesma coisa, por isso acredito que não seja problema de hardware.
O antigo era:
Placa mãe B450 Aorus M
2 Memória RAM 4gb Kingston
2 Memória RAM 8GB Hyper X
Placa de vídeo GTX 960
Ryzen 5 5600x
Os mesmos SSD's.
 
Última edição:
Olá, boa noite.
Então, faz um tempo que comprei um SSD de 1TB da WD Green. Eu inicialmente estava usando ele normalmente com jogos(Fortnite, Honkai Star Rail e etc), os jogos abriam rápido e sem problema algum. Mas algo acontece que faz as telas de carregamento começarem a ficar MUITO lentas de um dia para o outro. Eu tento de tudo para "voltar ao normal", mas nada funciona. A única solução que encontrei é formatar o SSD e ter que reinstalar tudo novamente, mas é muito desagradável ficar fazendo isso toda vez que o SSD resolve ficar lento.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? É problema no SSD mesmo, tem alguma configuração que pode estar ativando sozinha e fazendo ele ficar lento?

Vou comentar aqui minha config:
Placa mãe MSI B550M VDH-WIFI
2 Memória RAM 8GB DDR4 Kingston Fury Beast
Water Cooler Rise Mode 240MM
Placa de vídeo Radeon RX 6600
Ryzen 5 5600x
SSD NVME 2.0 ( Onde está o Windows 11)
SSD 1TB WD Green ( O dono do problema)
SSD 250GB Kingston ( Funciona normalmente)

Observação: no meu setup antigo acontecia a mesma coisa, por isso acredito que não seja problema de hardware.
O antigo era:
Placa mãe B450 Aorus M
2 Memória RAM 4gb Kingston
2 Memória RAM 8GB Hyper X
Placa de vídeo GTX 960
Ryzen 5 5600x
Os mesmos SSD's.

Ele ta com quanto de espaço sobrando?

Roda o benchmark CrystalDiskMark e posta um print do resultado aqui.

Também sugiro deixar o "valor quebrado" dos 9xxGB como OP(over provisioning) vai melhorar a performance e aumenta a vida útil, tenho um ssd igual e deixo ele com 900gb e 31 sem alocação.
 
Olá, boa noite.
Então, faz um tempo que comprei um SSD de 1TB da WD Green. Eu inicialmente estava usando ele normalmente com jogos(Fortnite, Honkai Star Rail e etc), os jogos abriam rápido e sem problema algum. Mas algo acontece que faz as telas de carregamento começarem a ficar MUITO lentas de um dia para o outro. Eu tento de tudo para "voltar ao normal", mas nada funciona. A única solução que encontrei é formatar o SSD e ter que reinstalar tudo novamente, mas é muito desagradável ficar fazendo isso toda vez que o SSD resolve ficar lento.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? É problema no SSD mesmo, tem alguma configuração que pode estar ativando sozinha e fazendo ele ficar lento?

Vou comentar aqui minha config:
Placa mãe MSI B550M VDH-WIFI
2 Memória RAM 8GB DDR4 Kingston Fury Beast
Water Cooler Rise Mode 240MM
Placa de vídeo Radeon RX 6600
Ryzen 5 5600x
SSD NVME 2.0 ( Onde está o Windows 11)
SSD 1TB WD Green ( O dono do problema)
SSD 250GB Kingston ( Funciona normalmente)

Observação: no meu setup antigo acontecia a mesma coisa, por isso acredito que não seja problema de hardware.
O antigo era:
Placa mãe B450 Aorus M
2 Memória RAM 4gb Kingston
2 Memória RAM 8GB Hyper X
Placa de vídeo GTX 960
Ryzen 5 5600x
Os mesmos SSD's.
Bom... Se ele está dando esse problema agora, roda o crystaldiskmark e veja o que ele reporta. Apesar da WD não "garantir" mais a velocidade de escrita nesse modelo, a leitura acho que era na casa de 500 MB/s e se a escrita estiver muito baixa, eles recomendavam o RMA. Chegou a conferir no site da WD se ainda está dentro da garantia? Outra, tem o dashboard da WD (https://support-pt.wd.com/app/answe...d-para-monitoramento-de-desempenho-da-unidade)
Dá uma conferida o que ele reporta, se tem alguma atualização de firmware (eu duvido um pouco, tive um WD green de 256 gb por anos que nunca verifiquei e quando resolvi fazer o teste ano passado tava como na última atualização :haha: )
 
Ele ta com quanto de espaço sobrando?

Roda o benchmark CrystalDiskMark e posta um print do resultado aqui.

Também sugiro deixar o "valor quebrado" dos 9xxGB como OP(over provisioning) vai melhorar a performance e aumenta a vida útil, tenho um ssd igual e deixo ele com 900gb e 31 sem alocação.
Está sim, ele sem nada tem 931 GB dos 1TB. E no momento ele ta com 689 GB livres desses 931.

Rodei aqui o Benchmark, não sei se fiz correto, e fiz em dois programas do mesmo tipo(não sabia qual dos dois era).


Caso aconteça de novo, vou formatar e deixar ele com 900 GB livre e 31 sem alocar também, pra ver se resolve o problema.
Bom... Se ele está dando esse problema agora, roda o crystaldiskmark e veja o que ele reporta. Apesar da WD não "garantir" mais a velocidade de escrita nesse modelo, a leitura acho que era na casa de 500 MB/s e se a escrita estiver muito baixa, eles recomendavam o RMA. Chegou a conferir no site da WD se ainda está dentro da garantia? Outra, tem o dashboard da WD (https://support-pt.wd.com/app/answe...d-para-monitoramento-de-desempenho-da-unidade)
Dá uma conferida o que ele reporta, se tem alguma atualização de firmware (eu duvido um pouco, tive um WD green de 256 gb por anos que nunca verifiquei e quando resolvi fazer o teste ano passado tava como na última atualização :haha: )
Rodei aqui o crystaldiskmark, mas não sei como analisar isso. O link com as imagens está acima.

Acredito que sim, ainda esteja na garantia, mas vou conferir no site da WD.

E testei esse programa da WD e ele não scanneia o SSD, ele mostra os outros dois SSD's que tenho, mas não mostra o da própria WD. O que será que aconteceu?
 
Olá, boa noite.
Então, faz um tempo que comprei um SSD de 1TB da WD Green. Eu inicialmente estava usando ele normalmente com jogos(Fortnite, Honkai Star Rail e etc), os jogos abriam rápido e sem problema algum. Mas algo acontece que faz as telas de carregamento começarem a ficar MUITO lentas de um dia para o outro. Eu tento de tudo para "voltar ao normal", mas nada funciona. A única solução que encontrei é formatar o SSD e ter que reinstalar tudo novamente, mas é muito desagradável ficar fazendo isso toda vez que o SSD resolve ficar lento.

Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? É problema no SSD mesmo, tem alguma configuração que pode estar ativando sozinha e fazendo ele ficar lento?

Vou comentar aqui minha config:
Placa mãe MSI B550M VDH-WIFI
2 Memória RAM 8GB DDR4 Kingston Fury Beast
Water Cooler Rise Mode 240MM
Placa de vídeo Radeon RX 6600
Ryzen 5 5600x
SSD NVME 2.0 ( Onde está o Windows 11)
SSD 1TB WD Green ( O dono do problema)
SSD 250GB Kingston ( Funciona normalmente)

Observação: no meu setup antigo acontecia a mesma coisa, por isso acredito que não seja problema de hardware.
O antigo era:
Placa mãe B450 Aorus M
2 Memória RAM 4gb Kingston
2 Memória RAM 8GB Hyper X
Placa de vídeo GTX 960
Ryzen 5 5600x
Os mesmos SSD's.
Seu SSD parece estar em excelentes condições de acordo com o teste do Crystaldiskmark. Bem melhor que o meu inclusive (tenho o mesmo SSD).

Primeiro veja se o TRIM está ativo no Dashboard e rode.

Se não resolver, pode ser o caso excepcional de ter que desfragmentar o SSD (não otimizar usando o TRIM como de costume). Tenha em mente que a controladora desse SSD é bem simples e não tem DRAM. Baixe o Defraggler, rode a análise de disco e veja o nível de fragmentação dele:


Se a fragmentação estiver muito alta (mais de 50%), ao invés de otimizar coloque o Defraggler para desfragmentar os arquivos do SSD. Vai consumir escrita, mas será menos que formatar e reinstalar tudo novamente.
 
Quando formatar a proxima vez se for necessário utilize o paragon partition mananger e usa o sistema de arquivos REFS.
Ele é mais rápido que o ntfs.
 
Seu SSD parece estar em excelentes condições de acordo com o teste do Crystaldiskmark. Bem melhor que o meu inclusive (tenho o mesmo SSD).

Primeiro veja se o TRIM está ativo no Dashboard e rode.

Se não resolver, pode ser o caso excepcional de ter que desfragmentar o SSD (não otimizar usando o TRIM como de costume). Tenha em mente que a controladora desse SSD é bem simples e não tem DRAM. Baixe o Defraggler, rode a análise de disco e veja o nível de fragmentação dele:


Se a fragmentação estiver muito alta (mais de 50%), ao invés de otimizar coloque o Defraggler para desfragmentar os arquivos do SSD. Vai consumir escrita, mas será menos que formatar e reinstalar tudo novamente.
Entendi, pois é, é estranho dar esse problema.
Eu ativei o TRIM, e rodei o Dashboard, mas nada do SSD aparecer.

Resolvi baixar esse defraggler e deixei a tarde fazendo, depois limpei os arquivos desfragmentados. Incrivelmente o Fortnite ficou mais rápido que antes, apesar de não estar na velocidade normal que nem quando eu instalo ele, e no Star Rail aconteceu quase mesma coisa, carrega algumas coisas rapido, mas no geral ele ainda está lento.
Rodei o DiskMark novamente, e os dados aparentam estar a mesma coisa.
Vou reinstalar o Honkai Star Rail e testar alguns dias, para checar se ele continua lento ou melhora.

Mas fora isso, existe alguma outra alternativa ou configuração que eu possa mudar? Tentar algum último recurso antes de acionar a garantia.

Quando formatar a proxima vez se for necessário utilize o paragon partition mananger e usa o sistema de arquivos REFS.
Ele é mais rápido que o ntfs
Vou ter isso em mente caso ocorra novamente, obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vim aqui trazer na prática o que acontece com os jogos.

Aqui no primeiro vídeo eu comecei a gravar assim que reiniciei o computador, pois toda vez que reinicio os jogos desse SSD específico ficam assim.


Já aqui foi logo após eu ter aberto o jogo pela primeira vez, da pra perceber claramente como tudo carrega muito mais rapido.


Eu me questionei se por acaso na BIOS ou no próprio Windows 11 tem alguma configuração para deletar a cache desse SSD especifico assim que eu reinicio o computador. Existe algo assim?
Porque como mencionei antes no outro SSD fica normal após eu reinciar o PC, já esse da WD não.
 
Última edição:
Eu ativei o TRIM, e rodei o Dashboard, mas nada do SSD aparecer.
O seu SSD não aparece no Dashboard? O meu aparece normal para os programas, veja só:

Dashboard

Captura-de-tela-2024-03-24-070024.png


CrystaldiskInfo

Captura-de-tela-2024-03-24-070205.png


Se o seu SSD não está aparecendo no Dashboard então tem algo errado aí. Pode ser que esteja com problemas (cabo, slot Sata que esteja conectado) ou seja falsificado.
 
Realmente, não aparecer no software é estranho, não sei se o ssd ta na garantia, se não comprou em uma das grandes lojas e não tem garantia faz o teste da capacidade real.
 
O seu SSD não aparece no Dashboard? O meu aparece normal para os programas, veja só:

Dashboard

Captura-de-tela-2024-03-24-070024.png


CrystaldiskInfo

Captura-de-tela-2024-03-24-070205.png


Se o seu SSD não está aparecendo no Dashboard então tem algo errado aí. Pode ser que esteja com problemas (cabo, slot Sata que esteja conectado) ou seja falsificado.

Pois é, eu sempre achei estranho ele não aparecer no dashboard, pq já baixei antes uma vez e ele não apareceu.





E acredito que se fosse problema no cabo sata, ele nem apareceria no windows(acho eu). Mas pensei que talvez poderia ser problema de falsificação, apesar de ter comprado no ML por indicação de um amigo. O vendedor tinha boas notas e também perguntei ao meu amigo se ele tinha tido algum problema com o SSD dele, mas ele disse que não, só por isso comprei.

E outra informação, eu já tentei registrar o produto no site deles, mas o registro do número de série não funciona, o site não encontra o número de série que está no SSD. Seria isso um indicativo de falsificação?
 
Última edição:
Pois é, eu sempre achei estranho ele não aparecer no dashboard, pq já baixei antes uma vez e ele não apareceu.





E acredito que se fosse problema no cabo sata, ele nem apareceria no windows(acho eu). Mas pensei que talvez poderia ser problema de falsificação, apesar de ter comprado no ML por indicação de um amigo. O vendedor tinha boas notas e também perguntei ao meu amigo se ele tinha tido algum problema com o SSD dele, mas ele disse que não, só por isso comprei.

E outra informação, eu já tentei registrar o produto no site deles, mas o registro do número de série não funciona, o site não encontra o número de série que está no SSD. Seria isso um indicativo de falsificação?

Comprei o meu WD Green no site da Magalu (vendido e entregue pela Kabum, não pelo marketplace).

O fato do dashboard não reconhecer o seu SSD é um bom indício. Se também não conseguiu registrar o seu produto no site abaixo (suporte da Western Digital) por conta do número de serial não existir/encontrar, praticamente consolida a suspeita de produto falsificado.


Recomendo fazer o backup dos dados importantes que tenha nesse disco e comprar outro SSD, dessa vez evitando o marketplace. Mesmo que pague um pouco mais caro, vale a pena comprar diretamente de lojas grandes como Pichau, Magalu/Kabum.
 
Cacildes... O meu era do Paraguai e no dashboard reconheceu normal. Salvo engano tinha algum contato no site da WD pra suporte, acho que vale a pena tentar também mais por desencargo a essas alturas do que pra propriamente resolver algo. Eu tenho um WD Blue sata, também comprado pelo mercado livre e a única informação que saía é que estava "fora de região" ou algo parecido, ou seja não era pra ter sido vendido pro Brasil, mas reconhecia o número de série pelo menos.

Quanto ao Crystaldiskmark, tá normal sim pra disco sata. É que já vimos alguns drives despencarem pra menos de 100 MB/s na escrita ou leitura sequencial, e aí é certeza que tem algo errado mesmo. Infelizmente do resto não tenho muito a acrescentar
 
Cacildes... O meu era do Paraguai e no dashboard reconheceu normal. Salvo engano tinha algum contato no site da WD pra suporte, acho que vale a pena tentar também mais por desencargo a essas alturas do que pra propriamente resolver algo. Eu tenho um WD Blue sata, também comprado pelo mercado livre e a única informação que saía é que estava "fora de região" ou algo parecido, ou seja não era pra ter sido vendido pro Brasil, mas reconhecia o número de série pelo menos.

Quanto ao Crystaldiskmark, tá normal sim pra disco sata. É que já vimos alguns drives despencarem pra menos de 100 MB/s na escrita ou leitura sequencial, e aí é certeza que tem algo errado mesmo. Infelizmente do resto não tenho muito a acrescentar
Entendi, e obrigado pessoal! Eu mandei um email para o suporte da WD e realmente confiramaram que era uma falsificação. O estranho é ele funcionar normal quando eu utilizo um programa assim que baixo ele, mas só o fato de eu reinciar o PC faz o programa ficar lento.
Já entrei em contato com o vendedor e tentarei realizar uma devolução/troca. Obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo