SSD - Servidor

MegaDu

Active Member
Registrado
Srs, bom dia!

Trabalho em uma empresa e vez ou outra temos problemas de I/O em servidores de Banco de Dados, mesmo usando discos SAS 10k ou 15k, isso ainda acontece.
Eu estudei bastante sobre SSDs quando foram lançados isso a muitos anos atrás, e não era indicado a instalação em servidores, uma vez que era uma solução apenas para PC´s.

Minha dúvida é: Existe alguma versão especifica para SSD´s em servidores? Será que eles aguentam o tranco 24x7?

Creio que usando SSD eu teria uma performance melhor que em discos SAS. E o custo também creio que seja um pouco menor.

Desde já agradeço.
 
SSD doméstico entrega entre 60K e 100K IOPS, um pouco a mais do que as 200-250 de um SAS 15K :)

Sugiro que avalie os modelos de séries Enterprise pra uso em servers. São bem mais caros que os de desktop mas tem confiabilidade superior para operar em 24x7x365.
 
SSD doméstico entrega entre 60K e 100K IOPS, um pouco a mais do que as 200-250 de um SAS 15K :)

Sugiro que avalie os modelos de séries Enterprise pra uso em servers. São bem mais caros que os de desktop mas tem confiabilidade superior para operar em 24x7x365.

Show de bola SnayPerskaya, vou estudar um pouco esse esquema de SSD Enterprise.
 
Cara, estamos em 2015 SSD é altamente recomendado para o Sistema Operacional do Servidor, a performance do S.O. melhora absurdamente....
Tamtém é indicado para quem tem servidor e em cima tem VMachine, colocar VM em SSD é o bixo VOAAA....

Claro que você tem que ter a BIOS atualizada, FIrmwares dos servidores atualizados e devidamente configurados para SSD, e firmware dos SSD atualizados TAMBÉM....

para Banco de Dados e servidor de arquivos, o SSD pode ser usado, mas depende de quantas escritas vai ter por dia..
 
Quantas escritas por dia??? rsrsrsrs...Estou falando de mais de 100 milhões de Inserts/Updates em 12horas.
 
Para o S.O. Server um SSD DOmestico PRO como 850 PRo da samsung daria conta....

agora para as demais utilidades do servidor, teria de ser um SSD PCI-EX o mais recomendado é claro...
 
Show de bola, eu já estou olhando essa alternativa que você tinha me falado.

Obrigado!


Pelo que da para ver a questão basicamente é quanto de dados pode ser regravado em um determinado SSD até que ele perca muito desempenho.

Por esse teste: http://ssdendurancetest.com/ssd-endurance-test-report/Samsung-840-EVO-120

Da para ver que um SSD de desktop tem uma duração muito menor que um enterprise realmente.

Mas nada impede da pessoa usa-lo em um servidor levando em conta os limites do SSD.

Acho que tudo é uma questão de custo/beneficio, afinal de contas um enterprise é realmente caro.
 
Em ambiente corporativo com servidores (de verdade, não desktops) qualquer ponto de falha é tratado com muito cuidado. É mais vantagem gastar 5x num produto se comparado a um de mercado consumidor do que ter um prejuízo de uma ordem de magnitude maior por um downtime.
 
Difícil responder um tópico desses porque não se sabe qual a capacidade de armazenamento necessário, não se sabe da verba $$ disponível e não se sabe com que frequência e a forma em que os dados são armazenados em backup.

Bom, de qualquer forma todos aqui responderam muito bem ao tópico ao meu ver, vou repetir muitas coisas o que os amigos acima disseram, a começar da escolha do SSD, hoje em dia existem muitos tipos de SSD, entre os quais:

- Sata
- Sata Express
- M.2
- Pci-E
- Existe ainda adaptadores de M.2 para pci-e

Como já foi falado acima os SSD's sata existem modelos mais avançados com endurance (resistencia maior que os normais), deve se pesquisar bem o endurance garantido pelo fabricante antes de uma compra para um servidor. Vou dar um exemplo dos meus SSDs (850 evo de 500gb), os 850 Evo de 250gb tem a metade (75Tb) do endurance dos modelos maiores (150Tb) (500gb, 1Tb, 2tb).

- Mas se fosse comprar SSD sata, indicaria os 850 pro por ter 10 anos de garantia e ter passado em testes de 8.000 tb de escrita sem erros (teste ainda nao foi concluido). sem contar que os 850 pro gastam menos energia.

Tem que se avaliar tambem se não compensaria esperar o lançamento dos 950 Pro, que terão excelente desempenho.

Quanto aos SSD's sata, sugiro pensar em raid 0, para aumentar a capacidade de armazenamento e o desempenho, mas aqui estou sugerindo sem saber qual a capacidade necessaria e sem saber com que frequência são feitos backups no servidor.

Quase todas as marcas possuem linhas de SSD's para o mundo corporativo, questão de pesquisar, os PCI-e são uma excelente alternativa caso a verba $$ for boa.

Já os M.2 tome cuidado, tem alguns modelos com desempenho excelentes, mas existem alguns com desempeno iguais aos sata. aqui lembre que será lançado os 950 pro M.2 com desempenho de read/write velocidade de até 2,500 MB/s e 1,500 MB/s. Random read performance será de até 300,000 IOPS. Mas é questão de pesquisar outras marcas e desempenho.

A intel tem modelos exelente de SSD PCI-E (pesquise por lançamentos e futuros lançamentos).

Por fim, recomendo a leitura deste artigo falando de desfragmentação de SSD em servidores em raid 5

http://www.baboo.com.br/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentação-do-ssd-no-baboo/

Aqui algumas imagens:

SSD Sata Express:
drive.jpg


M.2:
SDD_Main.jpg


PCI-E:
owc_mercury_accelsior_pci_express_ssd_120gb_1202397_g1.jpg


M.2 usando Pci-e

adm2px4-install.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo