SSD "sumindo" durante o uso e voltando apenas após desligado

Pliavi

New Member
Registrado
Olá pessoal o/

Estou com um problema num SDD M.2 de um pc que montei recentemente(peças novas), o que acontece:
Durante o uso do computador, a qualquer momento o computador trava, mas não bem trava, tudo que está na memória roda normal, porém, se eu tento abrir algum programa não abre por o SSD ter sumido, quando estava sem UEFI ele reclamava do SSD não ser encontrado nas TTY's(no linux ALT+F# leva pra uma tela com apenas o terminal), com UEFI ele fica a marca da placa-mãe, o que é estranho, pois já me impede de usar as TTY's pra ver algum log ou coisa do tipo (apesar que se o SSD não esta lá, não teria acesso do mesmo jeito xD)

E quando tento reiniciar pelo botão de reset, sem desligar, a tela com a marca da placa-mãe fica parada por um bom tempo(uns 2~3 min) até dizer que não há disco pra boot, e o mesmo acontece se quero entrar na BIOS, demora, entra, mas o SSD não aparece na lista.
Pra fazer voltar a funcionar, sou obrigado a desligar o pc por completo(segurar o botão de desligar por alguns segundos) quando trava, e aí o SSD volta.

Alguém tem ideia do que pode ser? as opções que chutei são
- O SSD está com problemas de fábrica
- A placa-mãe está com problema no M.2 ou tratamento de armazenamento
- Alguma configuração da BIOS (pouco provavel)

As configs são:
MOBO: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR com BIOS atualizada (digo, na penúltima versão, 1823)
SSD: SSD Adata XPG SX8200 Pro 256GB M.2 2280 NVMe, ASX8200PNP-256GT-C

Obrigado desde já o/
 
Nas configurações avançadas de energia coloque em 0 minutos (Nunca) o tempo para desligar o disco, provavelmente o Windows desliga quando o sistema fica em Idle e ele não está conseguindo voltar.

Meu Adata S11 nunca deu esse problema mas era visto pelo sistema operacional como um disco removível.
 
o Windows desliga quando o sistema fica em Idle e ele não está conseguindo voltar.
Opa, eae Lightman.
Então, aí que está, não uso Windows, uso Linux¹, e o SSD nunca parou em idle, só parou durante uso, digamos, posso estar aqui digitando o post, e digamos pensar em abrir o Spotify, não irá abrir e nenhum outro programa também, e qualquer arquivo que tentar abrir falha.

Não sei direito o que pode ser a causa, porque geralmente acontece do nada, mas geralmente mais acontece é quando estou em jogo e com voz no Discord, meu parceiro me avisa que meu som caiu, quando vejo o Discord parou de responder, e o SSD está fora, mas não é uma regra, pois já aconteceu várias vezes do nada, mesmo sem estar jogando ou no Discord.

¹Manjaro mais especificamente, mas já testei outros nessa máquina e mesmo resultado. Meu PC antigo também tinha um SSD (da Intel de 128GB, ficava apenas o sistema e jogos) e usava o mesmo sistema, e isso não acontecia.
 
Estou com o msm problema, comprei 2 nvme e estavam normais, desliguei o pc e no outro dia ambos apresentarem o msm problema
 
Eu tive o mesmo problema também. Um Asgard AN-3 de 500GB. Funcionava e simplesmente sumia do nada. Não era o do sistema operacional. Só arquivos mesmo. Agora ele nem é mais detectado. Sumiu de vez.
 
Opa, eae Lightman.
Então, aí que está, não uso Windows, uso Linux¹, e o SSD nunca parou em idle, só parou durante uso, digamos, posso estar aqui digitando o post, e digamos pensar em abrir o Spotify, não irá abrir e nenhum outro programa também, e qualquer arquivo que tentar abrir falha.

Não sei direito o que pode ser a causa, porque geralmente acontece do nada, mas geralmente mais acontece é quando estou em jogo e com voz no Discord, meu parceiro me avisa que meu som caiu, quando vejo o Discord parou de responder, e o SSD está fora, mas não é uma regra, pois já aconteceu várias vezes do nada, mesmo sem estar jogando ou no Discord.

¹Manjaro mais especificamente, mas já testei outros nessa máquina e mesmo resultado. Meu PC antigo também tinha um SSD (da Intel de 128GB, ficava apenas o sistema e jogos) e usava o mesmo sistema, e isso não acontecia.

Estranho mesmo isso, a fonte é nova ?
Já chegou testar para ver se não é a fonte ?
 
Olá pessoal o/

Estou com um problema num SDD M.2 de um pc que montei recentemente(peças novas), o que acontece:
Durante o uso do computador, a qualquer momento o computador trava, mas não bem trava, tudo que está na memória roda normal, porém, se eu tento abrir algum programa não abre por o SSD ter sumido, quando estava sem UEFI ele reclamava do SSD não ser encontrado nas TTY's(no linux ALT+F# leva pra uma tela com apenas o terminal), com UEFI ele fica a marca da placa-mãe, o que é estranho, pois já me impede de usar as TTY's pra ver algum log ou coisa do tipo (apesar que se o SSD não esta lá, não teria acesso do mesmo jeito xD)

E quando tento reiniciar pelo botão de reset, sem desligar, a tela com a marca da placa-mãe fica parada por um bom tempo(uns 2~3 min) até dizer que não há disco pra boot, e o mesmo acontece se quero entrar na BIOS, demora, entra, mas o SSD não aparece na lista.
Pra fazer voltar a funcionar, sou obrigado a desligar o pc por completo(segurar o botão de desligar por alguns segundos) quando trava, e aí o SSD volta.

Alguém tem ideia do que pode ser? as opções que chutei são
- O SSD está com problemas de fábrica
- A placa-mãe está com problema no M.2 ou tratamento de armazenamento
- Alguma configuração da BIOS (pouco provavel)

As configs são:
MOBO: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR com BIOS atualizada (digo, na penúltima versão, 1823)
SSD: SSD Adata XPG SX8200 Pro 256GB M.2 2280 NVMe, ASX8200PNP-256GT-C

Obrigado desde já o/
Algumas coisas a verificar.
O slot M.2. tem linhas pcie que vem direto do processador. No aida ou programa similar o ssd mostra como pcie x4 ( no linux use o lspci -vv ) ? se tiver mau contato no soquete da cpu pode provocar isso.
Verifique também a temperatura de operação do ssd. Se estiver muito quente pode travar. Eu uso um dissipador com thermal pad nos drives nvme.
 
E ae amigos chegaram em uma solução? Estou com um 8200 pro, liguei no meu notebook, ele instalou o windows, usei por 2 horas e travou, reiniciei usei mais um tempo e travou, reiniciei instalei o windows do zero e no meio da instalação deu tela azul, tentei uma segunda vez, tela azul novamente. Agora não consigo mais fazer nada pq a bios não reconhece.

Parece um problema desse SSD, ele tem muita imcompatibilidade com algumas bios. Outro amigo pegou um xpg 1 terá e não conseguiu usar no Acer predator dele.
 
Alguém achou alguma solução pra isso? Estou tendo o mesmo problema com um Netac NV3000 1TB, em um Lenovo Gaming 3i. Quando eu ligo o PC, funciona. Quando entra em modo suspenso, parece q ele não volta mesmo. Mas aconteceu algumas telas azuis também enquanto ele trabalhava.
 
Alguém achou alguma solução pra isso? Estou tendo o mesmo problema com um Netac NV3000 1TB, em um Lenovo Gaming 3i. Quando eu ligo o PC, funciona. Quando entra em modo suspenso, parece q ele não volta mesmo. Mas aconteceu algumas telas azuis também enquanto ele trabalhava.
Poxa, coloquei o SSD em uma mb Desktop, e funcionou perfeito o dia todo. Então é alguma incompatibilidade com o notebook.
 
Eu tambem estou com o mesmo problema, instalei ssd sandisk plus no notebook dell inspirion 11ª geração e durante o uso o ssd some misteriosamente. após ficar lento. no gerenciamento de tarefas tem um programa de discagem do windows que ta sugando a memória ram 8g. Não encontrei nenhum solução na net. se nesse forum ning conseguir vou formatar de fábrica pra ver se resolve.
 
Minha solução foi trocar por um samsung, funcionando a um bom tempo. O Adata XPG não rolou no meu notebook.
 
Tô com o mesmo problema no NVME Netac NV7000 1T, ou trava ou dá (metade tela azul com qr code) e (metade tela rasgada colorida). Nunca tinha visto isso. Desligo por um tempo depois volta ao normal porém depois de mais um tempo acontece um desses dois problemas. Não consegui reinstalar o Windows, nem formatar a unidade. No meio do processo da o problema. Não tenho certeza se pode ser algum bug do WIN 11 (INFORMEM SE ACONTECE EM OUTRO WINDOWS). Já tentei várias maneiras de correção via CMD e nada tmb. Vou tentar mais algumas e depois instalar win 10 pra ver se resolve. Espero que nao seja o NVME.
Alguém achou alguma solução pra isso? Estou tendo o mesmo problema com um Netac NV3000 1TB, em um Lenovo Gaming 3i. Quando eu ligo o PC, funciona. Quando entra em modo suspenso, parece q ele não volta mesmo. Mas aconteceu algumas telas azuis também enquanto ele trabalhava.
Tô com o mesmo problema no NVME Netac NV7000 1T, ou trava ou dá (metade tela azul com qr code) e (metade tela rasgada colorida). Nunca tinha visto isso. Desligo por um tempo depois volta ao normal porém depois de mais um tempo acontece um desses dois problemas. Não consegui reinstalar o Windows, nem formatar a unidade. No meio do processo da o problema. Não tenho certeza se pode ser algum bug do WIN 11 (INFORMEM SE ACONTECE EM OUTRO WINDOWS). Já tentei várias maneiras de correção via CMD e nada tmb. Vou tentar mais algumas e depois instalar win 10 pra ver se resolve. Espero que nao seja o NVME.
 
Tô com o mesmo problema no NVME Netac NV7000 1T, ou trava ou dá (metade tela azul com qr code) e (metade tela rasgada colorida). Nunca tinha visto isso. Desligo por um tempo depois volta ao normal porém depois de mais um tempo acontece um desses dois problemas. Não consegui reinstalar o Windows, nem formatar a unidade. No meio do processo da o problema. Não tenho certeza se pode ser algum bug do WIN 11 (INFORMEM SE ACONTECE EM OUTRO WINDOWS). Já tentei várias maneiras de correção via CMD e nada tmb. Vou tentar mais algumas e depois instalar win 10 pra ver se resolve. Espero que nao seja o NVME.

Tô com o mesmo problema no NVME Netac NV7000 1T, ou trava ou dá (metade tela azul com qr code) e (metade tela rasgada colorida). Nunca tinha visto isso. Desligo por um tempo depois volta ao normal porém depois de mais um tempo acontece um desses dois problemas. Não consegui reinstalar o Windows, nem formatar a unidade. No meio do processo da o problema. Não tenho certeza se pode ser algum bug do WIN 11 (INFORMEM SE ACONTECE EM OUTRO WINDOWS). Já tentei várias maneiras de correção via CMD e nada tmb. Vou tentar mais algumas e depois instalar win 10 pra ver se resolve. Espero que nao seja o NVME.
Quando a temperatura está alta faz isso ai...



O PC do cara está em Alemão, mas dá pra ver atingindo a temperatura alta e dando tela azul.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo