• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SSDs da China valem a pena?

Galera peguei um kingspec 256G,vou deixar o sistema nele,mês que vem vou tentar pegar um xpg pro 1tb :( parcela essa bagaça não vai ter jeito kkk 512g tô achando muito pouco prós dias de hj :/
Vamos ver quanto tempo dura o xingling do king .
peguei um xrayidisk 256gb por 78 guedes e vou aproveitar pra pegar um xpg s11 pro 512gb por 400, espero que ja de o suficiente pra n ter que ficar faltando espaço por um tempo bom. Mas tenho um pouco de receio de usar esses ssd chineses pra deixar o SO, acho mais seguro deixar o windows em alguma unidade mais confiavel e com dram.
 
peguei um xrayidisk 256gb por 78 guedes e vou aproveitar pra pegar um xpg s11 pro 512gb por 400, espero que ja de o suficiente pra n ter que ficar faltando espaço por um tempo bom. Mas tenho um pouco de receio de usar esses ssd chineses pra deixar o SO, acho mais seguro deixar o windows em alguma unidade mais confiavel e com dram.
QUAL Controlador que veio seu XRAY Disk? Foi SM2258XT/SM2259XT também?
 
Galera, acham que vale a pena ir nesse adata(480gb) por R$50~60 a mais que os Kingspec, Netac, kingdian, etc por questão de confiabilidade ou da na mesma?

Achei esquisito que todos esses ssds 2.5" Kingspec, Netac, kingdian, exibem sempre 40º de temperatura.
 
Galera, acham que vale a pena ir nesse adata(480gb) por R$50~60 a mais que os Kingspec, Netac, kingdian, etc por questão de confiabilidade ou da na mesma?

Achei esquisito que todos esses ssds 2.5" Kingspec, Netac, kingdian, exibem sempre 40º de temperatura.
não acho tanto, ele não tem dram tb e sinceramente acho que fica muito proximo do valor dos nvme sem dram.


esse tem um preço bem interessante (500gb por 320 e 1tb por menos de 590).
Só n sei se tem dram, não achei nenhuma info desse modelo em especifico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, acham que vale a pena ir nesse adata(480gb) por R$50~60 a mais que os Kingspec, Netac, kingdian, etc por questão de confiabilidade ou da na mesma?

Achei esquisito que todos esses ssds 2.5" Kingspec, Netac, kingdian, exibem sempre 40º de temperatura.
eles exibem essa temperatura pq n tem sensor de temperatura, aí fica 40 graus como valor default.
 
não acho tanto, ele não tem dram tb e sinceramente acho que fica muito proximo do valor dos nvme sem dram.


esse tem um preço bem interessante (500gb por 320 e 1tb por menos de 590).
Só n sei se tem dram, não achei nenhuma info desse modelo em especifico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Pois é, o lance é que já tenho um Nvme de 512gb e minha mobo possui apenas uma entrada M2.

Esse Netac N950E PRO é bem interessante mesmo, pelo que vi parece ter dram sim. O de 500gb com cupom sairia o valor que eu paguei no meu Xpg gammix s11l 512gb(dram-less) ano passado. Se eu tivesse mais uma entrada na mobo, faria uma forcinha extra para comprar um...

eles exibem essa temperatura pq n tem sensor de temperatura, aí fica 40 graus como valor default.

Imaginei que fosse o caso. Fico meio preocupado com isso, tô tentando verificar se o adata possui sensor de temperatura.
 
não acho tanto, ele não tem dram tb e sinceramente acho que fica muito proximo do valor dos nvme sem dram.

Estava vendo esses King Spec, 512Gb tem modelo com (420,00) e sem DRam (330,00). Qual a diferença ?

Tem um de 1 Tb sem dram (R$ 517,00) que estou pensando também em usar como dados.

Qual a real performance desses sem e com dram ?
 
Alguém pode me informar qual a diferença de com e sem dram no SSD NVME ?
SSDs com DRAM Cache gerelmente possuem um desempenho superior e mais consistente.
A DRAM Cache em si é utilizada para armazenar o que se chamam de tabela de mapeamento que é uma tabela que o controlador utiliza toda hora para armazenar e ler somente a localização de onde se encontram todos os arquivos salvos e bits de informação no SSD, note que é apenas a localização, a DRAM Cache não serve como um cache para arquivos e sim para o mapeamento de dados e algumas outras tarefas, é como se você indo ao mercado, quando você vai no mercado você vai por que precisa comprar algo e geralmente já sabe aonde o produto se encontra ou em qual região do supermercado entende?
Todos SSDs, inclusive os DRAM-Less (sem DRAM) utilizam essa tabela de mapeamento, porém em SSDs dram less essa tabela fica armazenada na NAND Flash em si que é muito mas muito mais lenta(tanto em quesito velocidade, quanto quesito tempo de latência, escrita e leitura) que as DRAM, por esse motivo os SSDs com DRAM Cache tendem a ter velocidades sustentadas maiores e uma melhor responsividade dentro de demais fatores em si.

De forma super super resumida é isso, eu não vou entrar em detalhes bem aprofundados pois é bem complexo como funciona essa arquitetura, talvez futuramente eu faça um artigo no site do adrenaline explicando em detalhe mesmo isso ai
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existem também SSDs NVMe DRAM-Less com uma tecnologia chamada HMB que significa host memory buffer, que ao invés de ficar sem ter DRAM Cache, através do barramento PCIe, que é muito mais rápido que o SATA, o controlador consegue alocar uma pequena quantidade de memória ram do seu sistema, como se fosse aquelas APUs ou vídeos integrados dos processadores, para armazenar essas tabelas de mapeamento, porém é uma quantidade bem pequena, temos casos de SSDs que alocam 16MB, outros 32MB porém já vi casos alocando de 48-64MB.
 
Alguém pode me informar qual a diferença de com e sem dram no SSD NVME ?
Colocando em termos práticos oq foi dito acima: um SSD sem DRAM (independente de ser NVMe ou SATA) vai ter escritas aleatórias bem piores, bem como ter uma penalidade de desempenho bem mais notável que um SSD com DRAM quando estiver mais cheio (75%+).
As latências de escritas (tanto aleatória quanto sequencial) e latência de leitura (aleatória) são piores também (dá pra resumir em basicamente ter IOPS piores), mas vc só sentirá isso caso marretar bastante o drive, como por ex ao baixar um jogo grande na steam (que é comprimido e realiza várias operações simultâneas no disco).

No dia a dia não dá pra sentir a diferença.

por esse motivo os SSDs com DRAM Cache tendem a ter velocidades sustentadas maiores
Somente em escritas aleatórias, em cenários sequenciais acaba sendo a mesma coisa que um com DRAM.
 
SSDs com DRAM Cache gerelmente possuem um desempenho superior e mais consistente.
A DRAM Cache em si é utilizada para armazenar o que se chamam de tabela de mapeamento que é uma tabela que o controlador utiliza toda hora para armazenar e ler somente a localização de onde se encontram todos os arquivos salvos e bits de informação no SSD, note que é apenas a localização, a DRAM Cache não serve como um cache para arquivos e sim para o mapeamento de dados e algumas outras tarefas, é como se você indo ao mercado, quando você vai no mercado você vai por que precisa comprar algo e geralmente já sabe aonde o produto se encontra ou em qual região do supermercado entende?
Todos SSDs, inclusive os DRAM-Less (sem DRAM) utilizam essa tabela de mapeamento, porém em SSDs dram less essa tabela fica armazenada na NAND Flash em si que é muito mas muito mais lenta(tanto em quesito velocidade, quanto quesito tempo de latência, escrita e leitura) que as DRAM, por esse motivo os SSDs com DRAM Cache tendem a ter velocidades sustentadas maiores e uma melhor responsividade dentro de demais fatores em si.

De forma super super resumida é isso, eu não vou entrar em detalhes bem aprofundados pois é bem complexo como funciona essa arquitetura, talvez futuramente eu faça um artigo no site do adrenaline explicando em detalhe mesmo isso ai
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existem também SSDs NVMe DRAM-Less com uma tecnologia chamada HMB que significa host memory buffer, que ao invés de ficar sem ter DRAM Cache, através do barramento PCIe, que é muito mais rápido que o SATA, o controlador consegue alocar uma pequena quantidade de memória ram do seu sistema, como se fosse aquelas APUs ou vídeos integrados dos processadores, para armazenar essas tabelas de mapeamento, porém é uma quantidade bem pequena, temos casos de SSDs que alocam 16MB, outros 32MB porém já vi casos alocando de 48-64MB.
Colocando em termos práticos oq foi dito acima: um SSD sem DRAM (independente de ser NVMe ou SATA) vai ter escritas aleatórias bem piores, bem como ter uma penalidade de desempenho bem mais notável que um SSD com DRAM quando estiver mais cheio (75%+).
As latências de escritas (tanto aleatória quanto sequencial) e latência de leitura (aleatória) são piores também (dá pra resumir em basicamente ter IOPS piores), mas vc só sentirá isso caso marretar bastante o drive, como por ex ao baixar um jogo grande na steam (que é comprimido e realiza várias operações simultâneas no disco).

No dia a dia não dá pra sentir a diferença.


Somente em escritas aleatórias, em cenários sequenciais acaba sendo a mesma coisa que um com DRAM.
Obrigado pelas explicações.

Eu uso 250Gb Samsung 970 Pro NVME M.2 (3500/2700 - r/w) uso de sistema e apps principais.
Estou querendo comprar um outro SSD M2 para usar de dados, onde irei gravar nele somente os meus jogos, pensei nesses "baratinhos da China", comprar um de 1Tb pelo preço.

Esse de 1Tb (R$ 517) não tem dram, compensa mesmo assim ?
Tem o de 512Gb por R$ 330 (sem dram) e R$ 440 (com dram).

No fim fiquei na dúvida se o de 1Tb seria muito lixo ou não...se for melhor que um SSD SATA comum, acho que já valeria, mas não tenho certeza de quanto é de marketing as informações do King Spec, sendo xing ling já fico com pé atrás.

O que acham ?
 
Estou querendo comprar um outro SSD M2 para usar de dados, onde irei gravar nele somente os meus jogos, pensei nesses "baratinhos da China", comprar um de 1Tb pelo preço.
Pra jogos vai ser praticamente indiferente, único momento que vc talvez sinta alguma diferença é na hora de baixar esses jogos. No resto, dá no mesmo.
No fim fiquei na dúvida se o de 1Tb seria muito lixo ou não...se for melhor que um SSD SATA comum, acho que já valeria
Vai sim por não ter o gargalo do protocolo.
mas não tenho certeza de quanto é de marketing as informações do King Spec, sendo xing ling já fico com pé atrás.
Eu pessoalmente não recomendo kingspec por ter um nvme deles que morreu com 1 ano de uso. Mas pode ter sido apenas azar meu, e também sou do tipo que prefere pagar 100~200 reais a mais por uma boa garantia.
 
Pra jogos vai ser praticamente indiferente, único momento que vc talvez sinta alguma diferença é na hora de baixar esses jogos. No resto, dá no mesmo.

Vai sim por não ter o gargalo do protocolo.

Eu pessoalmente não recomendo kingspec por ter um nvme deles que morreu com 1 ano de uso. Mas pode ter sido apenas azar meu, e também sou do tipo que prefere pagar 100~200 reais a mais por uma boa garantia.

Então, um 970 Evo Plus da Samsung está R$ 1500.

Esse da King Spec custa R$ 500...se tiver que comprar 1 por ano, seria equivalente a 3 anos do Samsung...e daqui até 3 anos, vai ter NVME melhores, essa seria a conta do CxB.

Como não vou gravar nada importante, somente para uso em jogos mesmo, então não me importo se der pau ou morrer em 1 ano.

Faz sentido ?
 
Colocando em termos práticos oq foi dito acima: um SSD sem DRAM (independente de ser NVMe ou SATA) vai ter escritas aleatórias bem piores, bem como ter uma penalidade de desempenho bem mais notável que um SSD com DRAM quando estiver mais cheio (75%+).
As latências de escritas (tanto aleatória quanto sequencial) e latência de leitura (aleatória) são piores também (dá pra resumir em basicamente ter IOPS piores), mas vc só sentirá isso caso marretar bastante o drive, como por ex ao baixar um jogo grande na steam (que é comprimido e realiza várias operações simultâneas no disco).

No dia a dia não dá pra sentir a diferença.


Somente em escritas aleatórias, em cenários sequenciais acaba sendo a mesma coisa que um com DRAM.
Depende, pois SSDs com DRAM Cache devido seu maior custo geralmente tendem a ter nand flashs melhores fazendo com que a veloicdade sequencial sustentada sejam maior que os DRAM Less, nos testes do meu Samsung 860 evo eu mostro isso, link à seguir:

Então, um 970 Evo Plus da Samsung está R$ 1500.

Esse da King Spec custa R$ 500...se tiver que comprar 1 por ano, seria equivalente a 3 anos do Samsung...e daqui até 3 anos, vai ter NVME melhores, essa seria a conta do CxB.

Como não vou gravar nada importante, somente para uso em jogos mesmo, então não me importo se der pau ou morrer em 1 ano.

Faz sentido ?
Minha nossa R$1500? caríssimo, invista em um SSD intermediário NVMe, evite estes kingspec sata, são lixos.
 
Depende, pois SSDs com DRAM Cache devido seu maior custo geralmente tendem a ter nand flashs melhores fazendo com que a veloicdade sequencial sustentada sejam maior que os DRAM Less, nos testes do meu Samsung 860 evo eu mostro isso, link à seguir:
Mas aí já é por causa de outros componentes em si e não diretamente relacionado com o fato da DRAM, pois até mesmo um NVMe com DRAM de entrada iria sofrer com velocidades sequenciais piores.
Um bom contra exemplo pro que vc falou é o novo 980 da samsung.
Faz sentido ?
Não pra mim, mas não é meu dinheiro nem meu uso né, eu compraria logo o da samsung que tem garantia de 5 anos.
Se essa ideia pra vc é de boas, vá em frente.
 
Minha nossa R$1500? caríssimo, invista em um SSD intermediário NVMe, evite estes kingspec sata, são lixos.

Então, não pagaria R$ 1500 num HD que vai conter somente jogos. Seria um luxo que não preciso. Estou buscando alternativas.

Qual SSD NVME M.2 de 1TB intermediário que sugere ?
 
Então, não pagaria R$ 1500 num HD que vai conter somente jogos. Seria um luxo que não preciso. Estou buscando alternativas.

Qual SSD NVME M.2 de 1TB intermediário que sugere ?
Ce pode ir em algum desses adatas dependendo do quanto quer pagar:



O segundo e o terceiro possuem dram, o primeiro é dram-less mas conta com HMB para o disco usar um pedaço da ram do sistema como cache, acho que é melhor que nada.
Adata pode não estar no nivel de Samsung mas creio que seja bem superior a uma Kingspec da vida. Adata oferece uma garantia global de 5 anos para esses nvmes, não tenho certeza se dá para realmente contar e se aplica aos comprados no aliexpress, mas confio mais de honrarem ela que vendedor do aliexpress.

Tenho o Gammix s11l(é um Gammix s5 remarcado) desde o ano passado e até agora não tive problemas.
Consultei o serial do meu no site da Adata e diz que tá coberto até 2025 pela garantia:
 
Só recomendaria que não pegasse esse S40G que tende a sofrer bem com thermal throlting
 
Só recomendaria que não pegasse esse S40G que tende a sofrer bem com thermal throlting
Que tal esse Adata xpg gammix s11 pro ?

Está no meio termo de valor R$ 800, se comparado ao Samsung de 1500,00.

Os ssd de luzinha piscante já descarto na hora, essas coisas de rgb purpurinas não entra em casa.
 
Que tal esse Adata xpg gammix s11 pro ?

Está no meio termo de valor R$ 800, se comparado ao Samsung de 1500,00.

Os ssd de luzinha piscante já descarto na hora, essas coisas de rgb purpurinas não entra em casa.
Eu tenho ele na versão 512gb, postei uns benchs em outra thread. Mesmo nível de desempenho e durabilidade de um WD SN750.
 
Eu tenho ele na versão 512gb, postei uns benchs em outra thread. Mesmo nível de desempenho e durabilidade de um WD SN750.
Interessante, quando comecei a pesquisar alternativa do Samsung, esse SN750 foi uma opção que apareceu, mas o preço ainda salgado, sendo acima dos R$ 1200,00 no BR.

Parece me que esse ADATA está se tornando a melhor indicação no momento para se comprar no Ali.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha só que promoção com Super Cashback nas Americanas:

Hd Ssd M.2 1Tb Nvme Adata Xpg Gammix S11 Pro


:bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo