• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SSDs da China valem a pena?

Comprei um da KingDian na BF e espero que dê tudo certo no decorrer de seu uso. Paguei R$ 517,13 em 6x por 1TB M.2 PCIE 3.0 X2 NVME 1.3, e diz ter 3 anos de garantia. Estava mais barato que um de 512 da Adata que eu queria :/
Flash Nand dele é TCL.

Instalei o SO nele e baixei meus jogos sábado. Joguei ontem um pouco e nada de anormal. Carregava tudo bem rápido. Do Windows até eu abrir meu Firefox é algo perto de 5~7 segundos.

Enquanto o Windows estava atualizando, resolvi fazer um teste de velocidade, e ele marcou 2058.99 de leitura e 1650.16 de gravação na primeira linha do CrystalDiskMark 8.0.0 x64 (S3Q1M Q8T1). Não entendo muito disso, nem sei fazer testes para ver se o HD é bom, mas deixo minhas primeiras impressões :p

Voltarei na próxima Black FRAUDE (que tristeza) falar se ele está vivo ou não, com a mesma performance haha- paz
 
Meu irmão recebeu o Kigdian S370 dele, de 512Gb, e fazendo um backup deu pra perceber que não tem dram, ao contrário dos S280 que eu comprei tanto pra mim e clientes. Num teste passando uns 250gb, lá pra 160-170gb o S370 miou, e ficou em 20MB/s até o fim. Os S280 mais novo que tenho aqui, comprado em Maio, de 480Gb, passa brincando sempre na faixa de 300-400MBs, variando dependendo do conteúdo né.

Não sei se no momento eles mudaram, e tiraram o dram dos modelos 120Gb, 240Gb, 480Gb e 1Tb, mas antigamente, todos esses tinham dram cache. Até a caixa é diferente. Então se puder pegar, recomendo esses.
 
Pois é, achei o mesmo tbm...

Tive um GoldenFir de 960GB que durou somente 8 meses pra ser exato, mas eu usava no limite, pra torrent 24x7 com quase 100% de ocupação (o pior cenário pra SSD, eu sei)

Meio que tava testando e queria ver até onde ele aguentava, e meus medos se confirmaram.... Não aguentou e abriu o bico....

Mas pesquisando depois do "incidente" aprendi que o maior problema, além da ocupação estar no limite, era a falta de cache DRAM.
Essa falta de cache DRAM é q foi determinante para o meu SSD pifar.
Pois a gravação da tabela de tradução de alocação de arquivos do windows pro SSD é feito a toda hora no SSD, e isso normalmente é feito na cache (qdo tem), agora qdo não tem ela grava direto na flash memory mesmo, e isso degrada rapidamente o pouco espaço que sempre deixava disponível no SSD.
Não conseguia fazer um bom rodízio de dados nas células disponíveis e ficava sempre gravando nos mesmo lugares, e isso saturou aquele "limite" de gravações que todo SSD tem... (e que é baixo, na casa de algumas milhares de vezes só, por célula flash)

Significa que algumas células tinham somente uma gravação só (pois não deletava o arquivo) mas outras já tavam no limite, e isso fez com que mesmo a maioria das células estando boas, aquelas que estouraram o limite é que foi determinante pra ele pifar.... (se tivesse deixado mais espaço livre talvez ainda estivesse funcionando)

E SSD com cache DRAM agora é raridade nos chineses baratinho (pra dizer a vdd, acho q nem existe mais).
Mandei pergunta se "tem cache DRAM?" pra mais de 10 vendedores de marcas diferentes de SSD chineses no ALiExpress e todos que me responderam (uns 8) me confirmaram que não tem DRAM...

Mas, já houve época que esse chineses tinham DRAM, eu inclusive tenho um KingFast de 256GB já a uns 5 anos e ele tem 256MB de DRAM, e tava fazendo o mesmo uso nele, pra torrent no limite de ocupação..... e ainda tá funcionando, nunca deu problemas....

Tbm já lí um artigo na net que falava que essas empresas chinesas compram lotes de memória flash dos fabricantes q não são aprovadas no controle de qualidade delas... Tipo, funciona, mas os wafers de silício dessas memórias não passaram com 100% de aprovação nos testes...

Diante de todos esses dados, SSD sem DRAM pra mim nunca mais...

E o último que peguei recentemente foi um Samsung 860EVO de 1TB pra não ter dúvidas (com cache DRAM, óbvio - aliás acho q não existe samsung sem DRAM, me corrijam se eu estiver errado).
Até evitei o novo 870QVO (quad layer) pois ainda é muito novo essa tecnologia (mesmo estando mais barato q o EVO).
Em todos os reviews sérios, o EVO ganhava do QVO, além de ter mais tempo de garantia que o QVO.

Pesquisei muito sobre SSDs, e esses de 2,5" com DRAM estão bem escassos, como precisava de um, consegui um 870QVO 1TB por R$612. Já li que ele não é tão bom quanto o 860EVO, porém este é difícil encontrar por menos de 900, assim como o SanDisk Ultra e o WD Blue. Pelo valor que peguei esse Samsung é melhor do que uma marca genérica por 500 ou menos.
 
Pesquisei muito sobre SSDs, e esses de 2,5" com DRAM estão bem escassos, como precisava de um, consegui um 870QVO 1TB por R$612. Já li que ele não é tão bom quanto o 860EVO, porém este é difícil encontrar por menos de 900, assim como o SanDisk Ultra e o WD Blue. Pelo valor que peguei esse Samsung é melhor do que uma marca genérica por 500 ou menos.
Chineses sem marcas com DRAM, como disse, nem existem mais....
Até os de marca, se vc não tomar cuidado, vem sem...

Mas esse 870QVO q vc pegou, eu ficaria tranquilo, é Samsung de qqr jeito (a mais conceituada marca de SSD do mercado), e com cache.
Eu só não peguei esse pois eu uso do jeito q descreví, no limite.
Mas pra uso normal, nem sonho q dê algum problema a médio/longo prazo....(talvez no longuíssimo)

E sem dúvida, é melhor um Samsung do q qqr desses sem marcas q tem por aí... (mas tbm não duvido nada de q vai aparecer alguém falando q o samsung dele foi pro brejo... lógico q vai existir isso... mas estamos falando da média geral)
 
Pesquisei muito sobre SSDs, e esses de 2,5" com DRAM estão bem escassos, como precisava de um, consegui um 870QVO 1TB por R$612. Já li que ele não é tão bom quanto o 860EVO, porém este é difícil encontrar por menos de 900, assim como o SanDisk Ultra e o WD Blue. Pelo valor que peguei esse Samsung é melhor do que uma marca genérica por 500 ou menos.

A alta do dólar deu uma sacudida nos preços. Peguei ano passado um WD Blue de 500GB por R$280 na Ali. Além desses tem o Crucial MX500 e WD Red (razoavelmente mais caro que os demais) que são razoavelmente fáceis de ser encontrados.
 
meu kingdian de 1tb sata chegou e não durou 5 min, rir pra não chorar, liguei o pc, no Windows criei a partição certinho, reconheceu 930 e pouco de espaço, fui passar uma pasta de 50GB, deu 2 minutos travou e ficou 0, não transferia mais nada, fui reiniciar, ai que o pc nem no boot entrava, só tirando o ssd para voltar normal, fica de alerta ai pro pessoal, meu nvme da china de 1TB durou 3 meses e queimou também, ssd e nvme é loteria não tem como, não vou arriscar mais.
 
Comprei um KingDian 2.5" SATA de 512GB (S370-512GB), que na planilha do Gabriel diz ter DRAM (512MB DDR3L Micron), será que ainda é verdade? Até dei uma olhada pra ver se conseguia abrir pra conferir a presença do chip, mas não descobri como.
 
Comprei um KingDian 2.5" SATA de 512GB (S370-512GB), que na planilha do Gabriel diz ter DRAM (512MB DDR3L Micron), será que ainda é verdade? Até dei uma olhada pra ver se conseguia abrir pra conferir a presença do chip, mas não descobri como.
estranho que pelo que vi nos anuncios do ali eh o contrario
o S280 tem DRAM
e o S370 nao tem mais -
 
estranho que pelo que vi nos anuncios do ali eh o contrario
o S280 tem DRAM
e o S370 nao tem mais -

Segundo a planilha e um post do Gabriel, a linha S280 é loteria, alguns modelos têm, outros não. Ele abriu dois S280 de 1TB, e o mais recente não tinha DRAM. Na planilha, esse S370 de 512GB é o único da KingDian que diz ter DRAM, mas só mesmo abrindo pra ter certeza. Pode ser que não tenha mais como o S280, aí teria que atualizar a planilha com essa informação.

Com palheta de guitarra (média ou grossa), dá pra abrir o SSD sem quebrar alguma presilha? Estou muito curioso pra saber se essa bagaça tem ou não DRAM.
 
Última edição:
Não aguentei a curiosidade e abri o SSD, e o colega tinha razão, o S370 não tem DRAM. Na foto não dá pra ver direito, mas o chip controlador é o Silicon Motion SM2259XT, que é usado em modelos DRAMless, e os chips de memória (29F02T2AMCQH1) parecem ser Intel QLC. Na planilha informa que o controlador é um SM2258G e as memórias, 3D TLC. No anúncio não diz qual controladora é usada em qual modelo, verdadeira roleta russa.

Em resumo, o SSD é uma bost@, não ter DRAM até vai, mas as memórias, se forem mesmo QLC, me preocupam. Vou comprar outro SSD mais confiável daqui para frente, e deixar esse só para guardar jogos mesmo ou usar fazendo backup constante. Antes tivesse pego o S280 de 480GB, ao menos tinha uma chance de ser DRAM. A verdade é que não dá pra confiar na planilha quanto a esses SSDs chineses, pois usam componentes diferentes em um mesmo modelo, confundindo o consumidor.

IMG-20201218-203240927.jpg
 
Não aguentei a curiosidade e abri o SSD, e o colega tinha razão, o S370 não tem DRAM. Na foto não dá pra ver direito, mas o chip controlador é o Silicon Motion SM2259XT, que é usado em modelos DRAMless, e os chips de memória (29F02T2AMCQH1) parecem ser Intel QLC. Na planilha informa que o controlador é um SM2258G e as memórias, 3D TLC. No anúncio não diz qual controladora é usada em qual modelo, verdadeira roleta russa.

Em resumo, o SSD é uma bost@, não ter DRAM até vai, mas as memórias, se forem mesmo QLC, me preocupam. Vou comprar outro SSD mais confiável daqui para frente, e deixar esse só para guardar jogos mesmo ou usar fazendo backup constante. Antes tivesse pego o S280 de 480GB, ao menos tinha uma chance de ser DRAM. A verdade é que não dá pra confiar na planilha quanto a esses SSDs chineses, pois usam componentes diferentes em um mesmo modelo, confundindo o consumidor.

IMG-20201218-203240927.jpg

Como disse nuns posts acima perguntei pra todas as lojas de SSDs q achei no AliEx se tem DRAM o SSD deles (mais de 10 lojas), e TODAS que me responderam (uns 8) disseram que NÃO TEM DRAM (pelo menos foram honestos nesse ponto).

E qto ao fato de ser uma loteria o que vai vir dentro dele, eu acho que os fabricantes mudam o processo produtivo (qdo acabam o estoque por exemplo), trocam a controladora e chips de memória e nem avisam as lojas, ou se avisam, as lojas nem se dão ao trabalho de mudarem o anúncio, ou fazerem um anúncio novo, por isso essa divergência.... realmente só abrindo pra ver o q de fato receberam....

Além do fato de comprarem lotes não 100% aprovados de memórias flash, fica realmente cada vez mais difícil de confiar nesses chineses baratinhos.

Então, boa sorte pra quem se aventura ainda nesses SSDs sem marca...
Aliás, acho q SORTE vai ser a palavra chave deles daqui pra frente, tanto pode durar "pra sempre" como pifar de uma hora pra outra...
 
Não aguentei a curiosidade e abri o SSD, e o colega tinha razão, o S370 não tem DRAM. Na foto não dá pra ver direito, mas o chip controlador é o Silicon Motion SM2259XT, que é usado em modelos DRAMless, e os chips de memória (29F02T2AMCQH1) parecem ser Intel QLC. Na planilha informa que o controlador é um SM2258G e as memórias, 3D TLC. No anúncio não diz qual controladora é usada em qual modelo, verdadeira roleta russa.

Em resumo, o SSD é uma bost@, não ter DRAM até vai, mas as memórias, se forem mesmo QLC, me preocupam. Vou comprar outro SSD mais confiável daqui para frente, e deixar esse só para guardar jogos mesmo ou usar fazendo backup constante. Antes tivesse pego o S280 de 480GB, ao menos tinha uma chance de ser DRAM. A verdade é que não dá pra confiar na planilha quanto a esses SSDs chineses, pois usam componentes diferentes em um mesmo modelo, confundindo o consumidor.

IMG-20201218-203240927.jpg
Show!!! valeu pela info! toh com 2 no carrinho la no ali, 1 S280 de 480 e 1 generico tambem... acabei desistindo, vou pegar ou o Evo860 de 500gb por 500 reais ou o kingston de 480 que tah saindo 310 reais aqui no Brasil. Teoricamente terei 1 ano no samsung e 3 anos no kingston.
 
Aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida besta

Faz diferença instalar o sistema operacional num ssd m2 nvme ou sata (no caso, ambos da kingdian)?

Atualmente o windows está instalado num sata de 480gb e o tempo de boot gira em torno dos 10-15 segundos. Vale a pena fazer um clean install no nvme?
 
NVME é melhor para o uso cotidiano do sistema operacional e para jogos a diferença é mínima, confere?
 
Meu SSD NVME da KingDian tá firme e forte faz meses aqui. Recomendo.

O único porém é que está passando de 60º em jogos. Então comprei um dissipador pra ele no Aliexpress. Quando chegar comento se houve uma boa queda na temperatura. :thatass:
 
Reportando oq falei em outra thread:
Só passando pra reportar que um nvme kingspec de 128gb que tinha comprado pro meu pai ano passado em dezembro morreu essa semana, tá como read-only agora e as partições do windows estão como raw.

Acho que valeu os 90 reais que paguei, mas da próxima vou pegar um melhorzinho com garantia de vdd, a diferença de preço acaba valendo a dor de cabeça.
 
Pessoal, estou querendo comprar 2 SSDs, um para meu notebook e outro para o da minha namorada. Pretendia comprar 2 ssds chineses sata3, ambos os casos os ssds armazenariam documentos, seriam instalados softwares/jogos e no caso dela o windows. Vale a pena arriscar ou é melhor comprar um sata 3 com garantia e de marca respeitável?
 
Pessoal, estou querendo comprar 2 SSDs, um para meu notebook e outro para o da minha namorada. Pretendia comprar 2 ssds chineses sata3, ambos os casos os ssds armazenariam documentos, seriam instalados softwares/jogos e no caso dela o windows. Vale a pena arriscar ou é melhor comprar um sata 3 com garantia e de marca respeitável?
Eu arrisco se a diferença de preço for signficativa; do contrário não.
 
Eu diria que a diferença de preços entre os SSDs chineses e um BX500 é de 50%.
Até onde eu sei, crucial não tem garantia aqui no brasil, então daria no mesmo comprar um deles ou da china.

Outra coisa que poderia ver era algum da WD ou Adata/XPG no ali, garantia global e preço mais em conta.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo