A realidade é uma só, quando saiu a netflix (peso maior) várias empresas copiaram ou aprimoraram seus serviços, Uber chegou e várias empresas apareceram com o mesmo serviço.
Nos games não será diferente, cada empresa quer ganhar o seu criando assinaturas , serviços, etc... é isso que da dinheiro hoje , veja o Gta a quanto tempo lançou e os caras não param de encher o bolso vendendo itens do jogo(serviço).
Vejo isso tudo como um caminho sem volta(exceto stadia) , cada vez mais e mais teremos jogos sendo vendidos exclusivamente na loja da produtora, cada vez mais teremos assinaturas e acho isso tudo muito bom , competitividade sempre é bem vindo mesmo qie no início seja aos trancos e barrancos, lembro eu que a primeira a ter essas paradas de assinatura foi a EA e entendo que se Ubi, gamepass, Origin/EA e tantas outras que devem estar por vir Amazon, Netflix, Stadia(essa já nasceu morta) aderiram a esse sistema é porque gera muita renda e vai vir cada vez mais forte esse serviço.
Parte ruim disso tudo são os valores, hoje para quem gosta de seriados por exemplo , se for assinar todos os serviços (netflix,hbo,fox,amazon, etc...) esta ferrado, idem com games, mas ainda assim que venha a concorrência, quanto maior for será melhor o serviço e valores.
Resumindo vista a camisa se uma empresa e seja trouxa a vida toda.