Cara é um jogo bom mas é um jogo bem estranho, não se parece com os RPGs americanos. Não sei te explicar direito, tu pega um pouco de shadow of the colossus (a parte de combate com os monstros grandes) coloca mais ação, mistura elementos de JRPG, história meio maluca tipo enredo japonês e zaz. É um jogo bom com elementos que pra mim são esquisitos, tipo a ausência de fast travel ou ao menos um cavalinho pra acelerar a coisa, o jogo é pouco intuitivo, tem que aprender mta coisa na marra. Se tiver com um preço bom acho que vale a pena comprar sim.
Só jogar a versão Dark Arisen que metade dos problemas acabam, eles consertaram bastante coisas.
Eu vejo como um jogo excelente, com um sistema de batalhas épico, um sistema de classes super dinâmico e o sistema de companheiros bem interessante, pois com a expansão eles consertaram a "burrice" e a tagarelice deles e a coisa toda melhorou muito. Nunca liguei para platinar nada no PS3, mas esse jogo eu fiz questão só para ver as variações das quests, finais e etc., tem MUITO conteúdo escondido, se não fossem os guias da internet nunca que eu teria platinado e visto tudo, como o amigo disse, um pouco tem que ser aprendido na marra mesmo.
Se a pessoa gosta de batalhas com chefões (a primeira vez com os dragões é demais, sem palavras) mundo aberto, RPG´s e sistema de companheiros eu não vejo como não recomendar esse jogo. O maior problema no PS3 era o desempenho, qualquer 2 magias na tela o FPS caia tipo pra 20 ou 10, terrível. Mas é importante dizer que esse jogo não tem nada a ver com Dark Souls por exemplo, a pegada é outra, é tipo aventura com dificuldade média pra baixo, um Skyrim em 3° pessoa com um mapa menor e sem tanta exploração de vilas e tal, a coisa é mais voltada pra ação e os combates mesmo, nada muito difícil, tirando a expansão da ilha, essa complica um pouco.
Agora, a história é bem interessante no início, mas depois vai ficando louca mesmo, mas eu achei suportável pra legalzinha.