Pensando melhor, talvez o problema seja com jogos de tiro. Por exemplo, os MMOs no estilo fantasia ou ficção (Guilds Wars 2, Black Desert, Final Fantasy 14 e EVE Online) não sofrem nenhum um pouco ou muito pouco sofrem com problemas relacionados a péssima comunidade e hackers ou a baixa vida útil.
Isso tem uma explicação, ou talvez possa ser minha modesta opinião.
Jogos que envolvem certas dificuldades, como os isometricos, que em sua maioria são fantasias RPG e etc., ficam para trás, pois se levarmos em consideração o players desses games, podem ser literalmente o contrário dos players dos games FPS ou TPS.
O que eu entendo é que a base de players de jogos mais complexos, em que você precisa pensar, talvez ainda ficam nas mãos dos players mais velhos, que literalmente passaram por isso em uma época distante, e que sabem como funciona. Apesar de que muitos de nós não tem mais tempo ou paciência.
Esse games mais recentes PvP, e que são "escalafobéticos", são literalmente para atrair a garotada. O pessoal que trabalha comigo fala que os filhos são todos ansiosos, e querem tudo pra ontem. E tem explicação, pois vivem dentro de apartamentos assistindo Felipe e Lucas Neto, e crianças de menos de 10 anos usando TikTok. O imediatismo dessa galera não é para um game complexo, que precisa ler, montar, entender, e mais.
Vejo pelo meu sobrinho. Fui visitar meu irmão, e estava lá, Fortnite rolando. Frenético. E isso é legal pra eles, pois é colorido, tem um tema engraçado, e tals. Igual ao LEGO que precisa ser colorido, ou nenhum adulto vai comprar pra uma criança algo preto e cinza.
Esse games, há quem defenda, mas não precisa pensar. Nada me faz pensar que esses games PvP midiáticos precisam ser estudados de forma absurda, até porque a galera que joga precisa ser protagonista. Sempre querem ser os com mais kills, mais dano, que mais ajudou, e o que mais puder. Precisam "vencer" no virtual, já que o real deve ser um imensos perdedores.
Eu notei que muitos procuram drops, nem que não seja pra vender, mas a galera é literalmente PIRADA em skins. Vendi minha skin do Fortnite que veio com o Galaxy Note por 100 conto. Inclusive foi aqui no fórum.
Acredito que é mais pela rapidez da partida, e não vejo absolutamente mais nada fora isso. Jogos complexos que envolvem história, craft, evolução de char, escolhas, e tudo o que envolve o lado mais RPG, assusta a criançada. A ansiedade vai consumir essa geração XYZ sei lá das quanta.