Boa tarde pessoal!
Em setembro de 2018 migrei minha conta do Steam para a Argentina, e de lá para cá continuo por aqui.
Segui o seu exemplo e em 01 janeiro de 2020 comecei a anotar as compras na planilha. O resultado foi... Ótimo!
Na tentativa de aproximar melhor da realidade, eu considerei um câmbio médio das recargas, que oscilou entre 0,0671 e 0,0860.
Ficaria complexo (e profissional) considerar o câmbio associando as datas da recarga com a data de compra, algo que seria mais "real". Ainda mais considerando as vendas do Market no meio disso tudo. Mas acho que dessa forma já dá pra ter uma ideia bem aproximada da economia, então, deixo claro que essa planilha não se trata de nada exato, apenas uma aproximação. porém, como tenho registradas as datas de tudo que fiz, recargas, vendas do market e compras, quem sabe, um dia, resolvo me aproximar mais ainda da exatidão? Por enquanto, esse câmbio médio me atende.
Aí está:
Gostei tanto que vou continuar fazendo esse controle na planilha. Comecei a adaptar os cálculos totais para levarem em consideração a data da compra e filtrar as somas e resumos por ano (WIP). As últimas três compras da lista foram feitas em 2021 e os totais na imagem ainda consideram essas compras, ainda não terminei os resumos por ano.
Essa economia me permitiu também comprar mais jogos para o meu filho. No geral foi muito bom. Pena que a
mamata ficou um pouco mais complicada agora para as pessoas migrarem.