• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Storage (HDs, NAS, etc... ), qual sua capacidade atual?

ervtek

Hungry Member
Registrado
Quanto vocês tem de storage? tem hd externo? NAS? hd interno? fazem raid?

Qual a capacidade atual de vocês?
 
ninguém????????
 
SSD 512GB NETAC SATA lll, HD TOSHIBA SLIM 1TB, HD EXTERNO 60GB (HD DE NOTEBOOK COM MODULO DE HD EXT.)
 
1tb HD externo WD + raspberry pi 4
 
Eu tenho um NAS caseiro... Peguei um PC, coloquei um HD IronWolf de 2TB nele... Instalei o TrueNAS e uso para armazenamento, Torrent e Plex.
 
Tinha um HD Western Digital Purple de 10TB e um HD Externo Seagate Backup Plus HUB 8TB, mas essa semana troquei os dois por SSDs nvme.
 
Última edição:
4x Barracuda 3TB + 3x Constellation 3TB em raid 6 com uma raid card LSI
15TB utilizáveis com 6TB de paridade - ainda tenho espaço pra mais um HD de 3TB, antes de ter que começar a comprar discos de capacidade maior.
Isso num i7 920 antigo que transformei em servidor.

No PC da assinatura tenho um HD de 3TB que uso além dos SSDs.
O que é importante fica sempre salvo nos dois PCs ao mesmo tempo - raid não é backup.

No escritório eu montei um sistema bem interessante também.
2x Ironwolf Pro de 4TB em raid 1 usando mdadm (software raid do linux).
Em cima do raid eu tenho uma pool LVM que usa uma partição do SSD de boot como cache para o raid.
Em questão de backup, os PCs do escritório mantêm uma cópia local e uma cópia em rede dos arquivos.
Além disso, toda noite o servidor do escritório faz uma cópia dos arquivos pro meu servidor de casa, através de um FTP.

A1TTrZX.png
 
Um raspberry pi 4 com 2 hd´s sata toshiba de 1tb, sem raid, usando open media vault. Os hd´s tão plugados via adaptador sata/usb
 
Eu tenho um PC com core 2 quad, possui 1 hdd de notebook de 500Gb pro sistema e mais 3 discos de 4Tb, uso um HDD pra torrent, outro pra armazenar meus arquivos e tem mais um ainda que não utilizo.
Uso windows 10 LTSB msm que funciona mto bem e facilita de eu ter os arquivos em rede.
 
Aqui eu uso um computador antigo (i7-4770S e 16GB de RAM) montado em um gabinete Silverstone para fixação em rack, com um SSD 128GB para o sistema operacional e rede 10Gbps, que uso como NAS e servidor de máquinas virtuais usando Proxmox.

Eu configurei o ZFS com um Pool usando HDs Ironwolf de 6TB em raidz1, e mais dois HDs antigos de 4TB montados fora do ZFS. Vou trocar agora os dois HDs de 4TB por dois HDs Toshiba N300 de 10TB, configurar em mirror e adicionar ao Pool ZFS.

Assim o Pool ZFS terá dois vdevs, um com os 3 Ironwolfs de 6TB totalizando 12TB em raidz1 com um HD de redundância, e outro vdev com os dois N300 de 10TB em mirror. Então o Pool ZFS ficará com 22TB.

Para backup eu tenho um Lacie 2Big de 8TB (2 Ironwolfs de 4TB). Como o Lacie é com gavetas para os HDs, vou usar os dois HDs de 4TB que vou retirar do servidor também como backup.

O backup eu ainda não configurei, mas pretendo usar o Bacula com banco MySQL, que já usei uma vez e gostei muito, dá trabalho para configurar inicialmente, mas é uma solução profissional de Backup.
 
As pessoas me acham maluco por ter todo o espaço de armazenamento que possuo e mais doido por estar com o espaço 80 % ocupado. Vou falar pra elas passarem nesse tópico pra ver. :haha:

Aqui tenho esse Seagate NAS 4tb, esses 2 SSDs de 1tb e de reserva tenho guardado os HDs que usava antes do atual (2 HDs de 1tb e 1 HD de 2tb da Seagate) como backup de segurança pra caso o Seagate de 4tb dar pau (espero que não aconteça porque paguei caro nesse HD da assinatura).
 
Tenho um NAS "Synology DS213" com um HD de 4TB onde ficam meus filmes, músicas, fotos, etc...
Tenho um desktop com um SSD de 250GB e um HD de 4TB, esse desktop é meu "Backup" de tudo, só ligo ele quando vou salvar alguma coisa para guardar.
Tenho um HD externo de 1TB, onde tudo que eu considero mais importante será armazenado nele tb, além do NAS e Desktop.
Tenho um notebook razoável que eu uso quando preciso, como eu passo o dia inteiro no computador no serviço, dificilmente eu uso computador em casa.
 
Quanto vocês tem de storage? tem hd externo? NAS? hd interno? fazem raid?

Qual a capacidade atual de vocês?
hd tenho 2 um de 2tb e outro de 3tb

e nas uso gdrive q atualmente esta em 220 tb


VS8r0ZP.png
 
Synology DS1815+ com 6x 10tb WD Ultrastar em SHA2 + 2x 240gb SSD (cache) - 40Tb utilizáveis
DIY Storage com 8x 2Tb em raid6 e 256gb m2 nvme de cache - 12Tb utilizáveis

Ps. Ainda tem mais alguns hd's "perdidos" no armário e não contabilizados.

Isso ai segura um cluster de VMware, com homelab, mediacenter... A rede é toda giga e o sonho é chegar no top do amigo ali acima e ter a rede toda 10gbps.
 
Quem se achar exagerado por ter uns 8-10 tb de armazenamento num NAS caseiro, vai no sub r/homelab no reddit....aquele povo lá é INSANO. Ainda mais que na gringa essas coisas, proporcionalmente, são bem mais em conta.
 
1Tb conectado no roteador pra filmes, etc.
500gb no ssd do notebook pra jogos
100gb google drive pra backup e trabalho.

Uso muito pouco armazenamento. Trabalho com arquivos de texto, pdf's, então sobra muito espaço em tudo.

Eu até queria comprar um NAS próprio, como um Synology, mas é muito overkill pro que preciso.
 
Última edição:
Galera, não sei se esse tópico é o certo para essa pergunta.

Queria montar um servidor com PROXMOX e OMV para colocar meus filmes para assistir no plex e afins. Como não tenho máquina disponível para isso pensei na possibilidade de usar meu HD externo e conectar na porta USB do meu roteador (NAS). O plex consegue encontrar esses arquivos?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo