[TÓPICO DEDICADO] Streaming doméstico - Plex, Emby, Jellyfin e outros

Recentemente resolvi cancelar praticamente todos streamings e montar um media server, porém queria tudo de forma "automática".

Dentre as soluções, montei um servidor NAS com um pc que estava encostado com HDD de 1tb mesmo, nele estou usando o open media vault junto com docker compose para subir os serviços pro meu media server.

Iniciei utilizando o plex juntamente com jackett, radarr, sonarr, qbittorrent e overseerr. Em resumo, solicito o filme/série no overseerr (interface bem amigável), ele encaminha a solicitação para o radarr (caso filme) ou sonarr (caso série), o radarr/sonarr envia solicitação e gerencia junto ao qbittorrent para baixar baseado nos indexadores de torrents do jackett. O plex, por fim, atualiza a biblioteca e mostra quando o download estiver pronto. Funcionando bem, apenas solicito pelo overseerr e é incoporado no Plex após algum tempo. O resto é no back do servidor.

Porém, passou alguns dias e tive alguns problemas relacionados com a atualização de metadados (textos, capas, etc...) dentro do Plex, tinha que o fazer manualmente. Também tive problemas em uma TV Samsung mais antiga (sistema tizen) que ficava engasgando e subindo o processamento da CPU do servidor a 100%. O Plex também não permite reprodução por mobile, a não ser que você pague uma "contribuição" de R$24,90.

Nesse momento não é uma alternativa fazer um upgrade de CPU ou trocar a TV, e nem estou afim de pagar um app, então estou migrando ao Jellyfin.

Diferenças:

- Enquanto o plex rodava bem fluído (exceto na TV Samsung), o Jellyfin considero mais travado de um modo geral. Em contrapartida, não há informações externas, que era algo frequente no plex e poluía a biblioteca.
- O Jellyfin tem uma forma mais "burra" de lidar com legendas, não é automático, você deve procurar (vinculando sua conta do opensubtitles.com) e incorporar a cada título baixado. O problema aqui é que só é permitido 20 solicitações por dia, o plex o fazia de forma excelente e aparentemente sem limites. Para contornar a necessidade de procurar a legenda, utilizo o serviço chamado bazarr (mas com o mesmo limite de 20/dia).
- Aqui algo bem específico, a TV Samsung (sistema tizen) não tem em sua loja de aplicativos o Jellyfin, portanto tive que fazer a instalação manual, o que acarreta em ter a TV em modo developer, criar certificados, buildar o app e enviá-lo à TV. Tudo isso consome algumas horas e nervos.
- Fui obrigado a substituir o overseerr pelo jellyseerr. É a mesma coisa, porém o overseerr servia para solicitar mídia para o plex e o jellyseerr serve para solicitar mídia ao jellyfin.

Dado aos fatos, minha intenção é seguir utilizando o Jellyfin como media server, porém quero fazer um upgrade de espaço. Agora configurado, vamos fazer ele trabalhar. Se alguém puder me dar um norte sobre HDD ou SSD.... SSD para mim tem um custo muito alto e pretendo inicialmente ter 10TB de mídia. É realmente necessário SSD? Qual o ganho em longo prazo com uma máquina 24/7? Também vi sobre 5400rpm para NAS, serve? Para dificultar um pouco, minha ideia é ir para as fontes pico 160W, meu consumo hoje é de 80W (placa com processador incorporado), HDD vs SSD no consumo deve pesar nessa conta.
Meu setup aqui é muito parecido com o seu, amigo. Readaptei um mini PC Dell com Core i3 7100T, 8 GB RAM, para ser o meu "NAS". Uso um SSD NVMe de 512 GB para o sistema e um HDD SATA 2,5" (5400 RPM) de 2 TB para dados.

O combo aqui é o seguinte:

- OpenMediaVault com vários containers Docker rodando (Transmission + OpenVPN para torrents, Jellyfin, Radarr, Sonarr, Jackett). Pelo próprio OMV criei vários shares SMB para as mídias.
- VM (KVM + QEMU) OpenWrt rodando nessa máquina, servindo como gateway e firewall para a rede.
- Container Docker AdguardHome como DNS para a rede.
- Container Docker Shinobi como NVR para as 6 câmeras IP internas de casa.

Particularmente, optei pelo OVM em relação ao TrueNAS por ser baseado em Debian, estou mais acostumado. Pelo que li, o fato de o TrueNAS ser baseado em FreeBSD gera uma série de problemas, principalmente no suporte aos chips de rede mais novos (aqui um dos NIC do meu Dell é um Realtek 2,5gbps).

Tudo funciona razoavelmente bem. O HD de 2 TB dá uma taxa de leitura suficiente mesmo para transmissão de arquivos 4K, com alto bitrate. Consigo taxas de leitura da ordem de 108 MB/s copiando via SMB na minha máquina Windows, que é justamente o limite da minha rede gigabit. Portanto, nesse caso eu não ganharia nada trocando por uma armazenamento mais rápido. O problema é que, às vezes, dependendo das gravações dos streams das 6 câmeras e da atividade do torrent no momento, dá umas engasgadas. Fica muito acesso simultâneo de leitura e escrita e o HDD começa a pedir água. Estou seriamente pensando em substituir por um SSD SATA (tem um de 4 TB no Ali por cerca de 280 reais). Mas, se o servidor for só para NAS e não tiver esse monte de serviço rodando e lendo/escrevendo no disco, um HDD bem simples de 5400 RPM seria mais que suficiente.

Como deu para perceber, minha necessidade de espaço é muito menor que a sua. Normalmente eu apago filmes e séries que já vi, não fico acumulando muito. Mesmo assim, se eu quiser expandir a capacidade, esse mini PC tem 4 portas USB 3.0, onde posso espetar HD/SSD externo tranquilamente.

Sobre requisitos de CPU do NAS, sou frontalmente contra transcoding. Hoje uma caixinha Android TV é tão barata e reproduz tudo, que não vale a pena ficar fazendo transcoding. Aqui meu NAS só fornece o arquivo, todos os clientes decodificam sozinhos os arquivos. Em alguns uso o Kodi como cliente (com plugin para integração no Jellyfin) e em outros uso o próprio cliente do Jellyfin para a plataforma (Android e Tizen).

Falando em Tizen, já viu esse script? https://github.com/Georift/install-jellyfin-tizen
Facilita em muito a instalação do cliente Jellyfin em TVs Samsung com Tizen.
 
Particularmente, optei pelo OVM em relação ao TrueNAS por ser baseado em Debian, estou mais acostumado. Pelo que li, o fato de o TrueNAS ser baseado em FreeBSD gera uma série de problemas, principalmente no suporte aos chips de rede mais novos (aqui um dos NIC do meu Dell é um Realtek 2,5gbps).
TrueNAS Scale é baseado em Debian tb, se não me engano.
 
Pessoal, alguém que tenha o Pass, já utilizou essa limitação de taxa de transferência?

Preciso de algo para limitar a quantidade de telas simultâneas por usuário e acho incrível o Plex ainda não ter desenvolvido uma solução tão simples como essa.

Queria saber se limitando essa taxa de transferência, o usuário ficaria impedido de abrir mais telas.
 
Pessoal, alguém que tenha o Pass, já utilizou essa limitação de taxa de transferência?

Preciso de algo para limitar a quantidade de telas simultâneas por usuário e acho incrível o Plex ainda não ter desenvolvido uma solução tão simples como essa.

Queria saber se limitando essa taxa de transferência, o usuário ficaria impedido de abrir mais telas.
Não acho que tenha como limitar taxa por usuário ou tela por usuário.
 
Não acho que tenha como limitar taxa por usuário ou tela por usuário.
Não sei se seria isso...

T8K2aDn.png
 
Boa tarde.

Alguém usa o Plex no Android TV? Depois da última atualização, o Plex não está reconhecendo as tags de formatação das legendas, como itálico.

Mais alguém percebeu esse erro?

Obrigado!
 
Luz? Luz é o menor dos problemas.

Meu conteúdo passa de 12TB.

Só um HD bom de 6TB, custa por volta dos 1200. Só aí já vai 2400, fora o NAS.

Inviável ao extremo.
eu estava nesse mesmo problema que você. Comprei um Hd externo de 5tb, comprei outros que fui enganado no shopee. Mas agora descobri o sistema perfeito de ter todos os meus conteúdos em 4k todos hospedados numa nuvem utilizando um sistema chamado "plex-debrid". Também serve para o Stremium com torrentio. Mas no Plex dá pra fazer listas dinâmicas muito fodas.

Se quiser ajuda no esquema, só falar. Mas nunca mais vou comprar hd. Eu vi o futuro e é uma nuvem que custa 3 dolares por mês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém pode me ajudar a configurar meu plex para que meu conteúdo seja acessado por outras pessoas ou por mim remotamente?
 
eu estava nesse mesmo problema que você. Comprei um Hd externo de 5tb, comprei outros que fui enganado no shopee. Mas agora descobri o sistema perfeito de ter todos os meus conteúdos em 4k todos hospedados numa nuvem utilizando um sistema chamado "plex-debrid". Também serve para o Stremium com torrentio. Mas no Plex dá pra fazer listas dinâmicas muito fodas.

Se quiser ajuda no esquema, só falar. Mas nunca mais vou comprar hd. Eu vi o futuro e é uma nuvem que custa 3 dolares por mês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém pode me ajudar a configurar meu plex para que meu conteúdo seja acessado por outras pessoas ou por mim remotamente?
Rapaz, fiquei interessado nesse sistema aí, dei uma pesquisada aqui mas o que eu achei não está muito claro e parece ser meio complicado, consegue me enviar onde tem a explicação certinha de como fazer, por favor? Pelo que eu entendi você consegue reproduz a mídia no PLEX, mas com o arquivo na nuvem, sem precisar baixar? E dá pra reproduzir pelo app do PLEX na TV ou é só pelo PC?
 
Última edição:
eu estava nesse mesmo problema que você. Comprei um Hd externo de 5tb, comprei outros que fui enganado no shopee. Mas agora descobri o sistema perfeito de ter todos os meus conteúdos em 4k todos hospedados numa nuvem utilizando um sistema chamado "plex-debrid". Também serve para o Stremium com torrentio. Mas no Plex dá pra fazer listas dinâmicas muito fodas.

Se quiser ajuda no esquema, só falar. Mas nunca mais vou comprar hd. Eu vi o futuro e é uma nuvem que custa 3 dolares por mês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém pode me ajudar a configurar meu plex para que meu conteúdo seja acessado por outras pessoas ou por mim remotamente?
Alguém sabe me dizer qual seria esse serviço de cloud? Eu estou tentando fazer o mesmo setup, mas os VPS que to achando estão bem caros
 
Amigos, sou novo no Plex. Tô tentando rodar um filme e o áudio está fora de sincron… no notebook tá ok, é só quando vou ver na tv pela rede que acontece isso. Obrigado
 
Amigos, sou novo no Plex. Tô tentando rodar um filme e o áudio está fora de sincron… no notebook tá ok, é só quando vou ver na tv pela rede que acontece isso. Obrigado
É reprodução direta para ambos dispositivos? Se não sabe sobre isso, em inglês você pode saber mais lendo aqui:
 
É reprodução direta para ambos dispositivos? Se não sabe sobre isso, em inglês você pode saber mais lendo aqui:
É reprodução direta para ambos dispositivos? Se não sabe sobre isso, em inglês você pode saber mais lendo aqui:
Aqui ja roda em Direct Play. Fiz teste com outros filmes e rodou normal. é so um filme que deu esse problema.

Minha TV atual nao roda DTS, se determinado filme for em DTS, nesse caso é feito Transcoding automático pelo meu notebook certo? No caso de videos não suportados pela Tv tbm, certo?

Tenho umMacBook Ultra de 2012 com 2,3 i7, 16gb de ram, NVIDIA GeForce GT 650M 512 MB e Intel HD Graphics 4000 1536 MB.
Sou novo aqui no Plex. A minha pergunta é? Vou conseguir rodar filmes em 4k HDR, Dolby Vision e etc? Ele aguenta nesse esquema Direct Play?

Obrigado!!!
 
Aqui ja roda em Direct Play. Fiz teste com outros filmes e rodou normal. é so um filme que deu esse problema.

Minha TV atual nao roda DTS, se determinado filme for em DTS, nesse caso é feito Transcoding automático pelo meu notebook certo? No caso de videos não suportados pela Tv tbm, certo?

Tenho umMacBook Ultra de 2012 com 2,3 i7, 16gb de ram, NVIDIA GeForce GT 650M 512 MB e Intel HD Graphics 4000 1536 MB.
Sou novo aqui no Plex. A minha pergunta é? Vou conseguir rodar filmes em 4k HDR, Dolby Vision e etc? Ele aguenta nesse esquema Direct Play?

Obrigado!!!
Por isso que perguntei, as chances de ocorre um problema de sincronização (para além do arquivo, estar danificado, o que não é o caso) é quando tem fazer transcode.
 
Aqui ja roda em Direct Play. Fiz teste com outros filmes e rodou normal. é so um filme que deu esse problema.

Minha TV atual nao roda DTS, se determinado filme for em DTS, nesse caso é feito Transcoding automático pelo meu notebook certo? No caso de videos não suportados pela Tv tbm, certo?

Tenho umMacBook Ultra de 2012 com 2,3 i7, 16gb de ram, NVIDIA GeForce GT 650M 512 MB e Intel HD Graphics 4000 1536 MB.
Sou novo aqui no Plex. A minha pergunta é? Vou conseguir rodar filmes em 4k HDR, Dolby Vision e etc? Ele aguenta nesse esquema Direct Play?

Obrigado!!!
É pra aguentar, se for direct play a única coisa q o notebook faz é enviar o arquivo pela rede. Mas se tiver havendo transcoding, então as vezes o problema está aí, quando você liga o vídeo na tv, o que aparece no dashboard?
por exemplo:
image.png


nesse caso o meu servidor precisa fazer transcode por causa da legenda, porque o player não suporta legenda ASS aí ele tem que "queimar" ela no vídeo. mas se eu rodar no meu celular, não precisa:
image.png
 
É pra aguentar, se for direct play a única coisa q o notebook faz é enviar o arquivo pela rede. Mas se tiver havendo transcoding, então as vezes o problema está aí, quando você liga o vídeo na tv, o que aparece no dashboard?
por exemplo:
image.png


nesse caso o meu servidor precisa fazer transcode por causa da legenda, porque o player não suporta legenda ASS aí ele tem que "queimar" ela no vídeo. mas se eu rodar no meu celular, não precisa:
image.png
qual é o seu setup? Mini pc, pc msm ou server? Montei um rodando no meu pc mesmo, to procurando alternativas para deixar 24/7, queria ver o q a galera br ta usando já q na gringa a maioria faz selfhosting com mini pc (caros)
 
qual é o seu setup? Mini pc, pc msm ou server? Montei um rodando no meu pc mesmo, to procurando alternativas para deixar 24/7, queria ver o q a galera br ta usando já q na gringa a maioria faz selfhosting com mini pc (caros)
Um chromebook antigo com uma dock de 2 HDs conectada, mas eu vou montar um PC com 8 baias em breve.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo