stutter pode ser fonte ou placa mãe?

ThaisF

New Member
Registrado
quando uso meu pc em capacidade máxima permitida ele da stuttering, mas quando eu limito o poder da placa e processador ele roda sem engasgos,
as temperaturas estão normais, pode ser problema da placa mãe ou fonte?

-

user benchmark results
UserBenchmarks: Game 97%, Desk 67%, Work 65%
CPU: AMD Ryzen 5 3600 - 87.8%
GPU: Nvidia RTX 2070S (Super) - 112.8%
HDD: WD Blue 1TB (2012) - 74.5% (strange, bought this yesterday)
HDD: Seagate ST1000VM002-1CT162 1TB - 78.8%
HDD: WD Green 1.5TB (2010) - 49.1%
RAM: Unknown CL16-18-18 D4-3000 2x8GB - 93.2%
MBD: Asrock A320M-HD
PSU: cooler master elite v3 600w
 
Os sintomas que você descreveu podem significar que as temperaturas altas estão diminuindo a perfomance do PC em jogos - apesar de você dizer que as temps estão normais.

- Poderia tirar um print das infos (temperatura, clock, FPS etc.) do MSI Afterburner enquanto você joga com a 'capacidade máxima' do PC?

Quanto à sua questão, não é prudente descartar outros diversos fatores e limitar o problema somente à placa-mãe ou fonte.
 
Não vi nenhum SSD no setup, dependendo do jogo HD não da conta de carregar as texturas pela taxa de transferencia, se estiver muito cheio também.
A sua mobo A320 não tem dissipador nos VRMs e vai esquentar muito também podendo ocasionar throttling do processador.
 
Provavelmente os vrm's da placa-mãe estão esquentando demais e causando throttling. Você tem um ótimo processador e placa de vídeo com uma placa-mãe simples, além das memórias em 3000mhz. Em situações de alto uso é esperado que uma placa-mãe dessas não aguente perfeitamente.

Pra ter certeza você pode usar algum software de stress e verificar as temperaturas da placa-mãe, mas dentro do jogo você pode também rodar o afterburner e ficar de olho na frequência do processador no momento das quedas. Se despencar as frequências é throttling de temperatura.
 
Juro que nunca vou entender alguém pagar 3 mil reais numa GPU, 1k+ numa CPU pra rodar numa mobo de 400 reais. Desculpe mas isso é demência.
 
Juro que nunca vou entender alguém pagar 3 mil reais numa GPU, 1k+ numa CPU pra rodar numa mobo de 400 reais. Desculpe mas isso é demência.
Isso também quando não são aquelas fontes meia bola como essa Cooler Master Elite V3 600W, que por menos já pegava uma CV450 ou uma PCYes! Electro V2 450W.
Muita GPU e CPU para uma plaquinha de entrada, GPU ainda não é bem o problema, o problema maior aqui seria o processador que é bem parrudo para uma MOBO simples.
mas quando eu limito o poder da placa e processador ele roda sem engasgos
Acho que está aqui um possivel resposta ao seu problema, deveria ter pegado uma B450 ou X470 no minimo.
Processador muito parrudo para uma placa mãe sem dissipador nos VRM's e com VRM's básicos.
 
benchmark do gears 4 lagando



a temperatura e uso do pc sem limite de gpu e cpu,
melhorou depois que troquei a pasta térmica já que a terabyte shop mandou sem
 
Baseado nesse vídeo que ele mostrou, duvido que o problema seja a A320 (que aliás, tem capacidade pra um processador de 65W e é o caso do R5 3600). O stutter acontece e não dropa CPU Power, Usage, nada. Nem na GPU também não dropa, tá com cara de ser outra coisa. Eu olharia o uso de disco pelo Gerenciador de Tarefas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na verdade, no vídeo mostra que o clock da GPU cai junto com os frames, então o problema é na GPU. Já tentou um driver diferente?
 
Última edição:
Não me parece ser throtling, pois geralmente em caso de throtling o clock do processador é reduzido em razão da falha de alimentação causada pelo vrm, e no video o clock se mantém estável.

Tive um problema parecido esses dias, com alguns raros throtlings em cutscenes e jogos fechando pra área de trabalho sem ocorrer travamento do sistema. No meu caso o problema foi resolvido com uma formatação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Juro que nunca vou entender alguém pagar 3 mil reais numa GPU, 1k+ numa CPU pra rodar numa mobo de 400 reais. Desculpe mas isso é demência.

Se a pessoa não pretende fazer over não tem problema algum colocar um processador de 65w em uma mobo A320.

Phenom II, Core2Quad e mesmo alguns I5 não K possuem TDP maior e consomem mais, e nem por isso os usuários que os utilizaram ou utilizam até hoje em mobos básicas são taxados de dementes.
 
Última edição:
Se a pessoa não pretende fazer over não tem problema algum colocar um processador de 65w em uma mobo A320.

Phenom II, Core2Quad e mesmo alguns I5 não K possuem TDP maior e consomem mais, e nem por isso os usuários que os utilizaram ou utilizam até hoje em mobos básicas são taxados de dementes.
Não dá pra comparar a era dos Phenom II com a atual. O Ryzen 3600 não consome somente 65w em full load e rodando em um placa extremamente limitada como essa A320, que me desculpe se sente ofendido mas essa placa não passa de LIXO com um sistema de alimentação pífio e construção ridícula, é literalmente o barato que sai caro.

É a mesma coisa que comprar um Ferrari pra guardar dentro de um casebre no meio do mato.
 
Não dá pra comparar a era dos Phenom II com a atual. O Ryzen 3600 não consome somente 65w em full load e rodando em um placa extremamente limitada como essa A320, que me desculpe se sente ofendido mas essa placa não passa de LIXO com um sistema de alimentação pífio e construção ridícula, é literalmente o barato que sai caro.

É a mesma coisa que comprar um Ferrari pra guardar dentro de um casebre no meio do mato.

Não me sinto ofendido, longe disso.

A questão passa por conta da desinformação mesmo. O R5 3600 não é uma Ferrari, é um processador que apesar de ter um ótimo desempenho é um mid range na linha AM4. Existem vários videos na internet, inclusive de canais conceituados, demonstrando que o R5 3600 roda perfeitamente em placa A320. Há inclusive videos comparando o desempenho dele rodando em A320, B450 e X570, mostrando que não há qualquer diferença de desempenho em stock.

Não é porque o 3600 possui 6 núcleos que ele é um gastão de energia, notadamente porque a litografia aprimorada permite um consumo menor em comparação aos processadores das linhas que o antecederam. Isso pode ser visto nos vários reviews que exitem por aí.

Enfim, não é porque placas com chipsets B450 e X570 são notadamente superiores à A320 que esta última não serve pra nada. A questão não se trata de qual é a melhor, mas sim da necessidade de uma ou outra dependendo do setup que a pessoa vai montar. E no caso especifico do R5 3600, se a pessoa não tem intenção de fazer over, ela atende perfeitamente.
 
Não me sinto ofendido, longe disso.

A questão passa por conta da desinformação mesmo. O R5 3600 não é uma Ferrari, é um processador que apesar de ter um ótimo desempenho é um mid range na linha AM4. Existem vários videos na internet, inclusive de canais conceituados, demonstrando que o R5 3600 roda perfeitamente em placa A320. Há inclusive videos comparando o desempenho dele rodando em A320, B450 e X570, mostrando que não há qualquer diferença de desempenho em stock.

Não é porque o 3600 possui 6 núcleos que ele é um gastão de energia, notadamente porque a litografia aprimorada permite um consumo menor em comparação aos processadores das linhas que o antecederam. Isso pode ser visto nos vários reviews que exitem por aí.

Enfim, não é porque placas com chipsets B450 e X570 são notadamente superiores à A320 que esta última não serve pra nada. A questão não se trata de qual é a melhor, mas sim da necessidade de uma ou outra dependendo do setup que a pessoa vai montar. E no caso especifico do R5 3600, se a pessoa não tem intenção de fazer over, ela atende perfeitamente.
Falei de Ferrari apenas para dar um exemplo, é óbvio que existem CPUs bem melhores que o R5 3600 mas a questão não é essa. Podem existir 500 mil vídeos no youtube demonstrando que essas mobos de baixo custam "rodam" esses CPUs porém aquilo ali não reflete a realidade pois é feito um teste ali na hora pro benchmark que dura no máximo 1 ou 2 horas e não elva em consideração o uso diário principalmente em jogos intensivos que usam o processador a todo instante sem para bem próximo a sua capacidade. Essas A320 são boas no máximo pra um Ryzen 3300X acima disso pra um uso diário e em jogos pesados uma hora ou outra você vai ter problemas seja pela falta de dissipadores ou pelo sistema de alimentação fraquíssimo da placa.

Como eu disse anteriormente é o verdadeiro barato que sai caro e não faz sentido algum usar uma placa dessa em um Ryzen 3600(ao menos ao meu ver), pois se for pra economizar tanto assim na mobo que é uma das, se não a principal peça de um PC melhor então economizar em todo o resto.
 
Então eu gostaria de ver um review/teste que mostre "a realidade" e que realmente prove que a A320 vai ser um problema pra uso diário de um 3600, porque eu duvido tranquilamente disso. Essa mobo é baratinha? É. Tem VRMs abaixo do "padrão"? Sim. Mas como o amigo falou, o 3600 é poderoso mas não é gastão, não puxa tanta energia assim. Como eu falei, é um processador de 65W e uma placa que suporta até 65W, funciona tranquilamente. Eu acredito que ninguém passe 8h-12h por dia só jogando um jogo intensivo, sem pausa (a não ser que a pessoa não ligue pra conta de energia, mas ai nesse caso não teria problema de gastar mais com o PC no geral) e mesmo se passasse, não teria problema.
 
Amigo já tive especificações parecidas da sua em processador e placa de video mas com uma placa mãe melhor (Aorus B450 gaming). Provavelmente é temperatura do VRM
Thermal Throttling. Depois procura uma B450 com boa construção de VRM. Outra coisa para se atentar! sua placa de video pede no mínimo uma fonte de 650w! este não é o seu problema mas coloca isso no seu radar para melhorar depois.
 
@ThaisF putz, tu fez aquele esquema de investir tudo no GPU + CPU e economizar em todo resto

1- só rola esse stutter no Gear 4? Pq se não me engano esse jogo é meio zuado, ele só é vendido na microsoft store e tal, o port é meia boca
Como está em witcher 3 por exemplo?

2- sobre sua mobo, eu trocaria, eu mesmo tive problemas quando botei um ryzen 3600 na minha B350M (que é mehor que a A320M), mesmo a temperatura não estando absurda, vc pode ter problemas de BIOS e tal, recomendo trocar

3- ah, da uma checada tb se seu dual channel está funcionando
 
@ThaisF putz, tu fez aquele esquema de investir tudo no GPU + CPU e economizar em todo resto

1- só rola esse stutter no Gear 4? Pq se não me engano esse jogo é meio zuado, ele só é vendido na microsoft store e tal, o port é meia boca
Como está em witcher 3 por exemplo?

2- sobre sua mobo, eu trocaria, eu mesmo tive problemas quando botei um ryzen 3600 na minha B350M (que é mehor que a A320M), mesmo a temperatura não estando absurda, vc pode ter problemas de BIOS e tal, recomendo trocar

3- ah, da uma checada tb se seu dual channel está funcionando
o que seria esse dual channel?
 
o que seria esse dual channel?
" Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. " É uma configuração de memória que melhora as latências e a velocidade da sua memória RAM, melhorando a performance do PC em geral. Como a tua placa-mãe é uma A320 (que só etm 2 slots de memória) e você já falou que tem 2x8GB de memória RAM, ele já está sendo usado, então o problema não é esse.

Eu aposto ou em problema com driver de vídeo, mas ai eu faço a pergunta: isso só acontece nesse jogo ou em outros também?
Se acontecer em outros jogos, eu chutaria que é por causa do disco rígido. No seu vídeo o jogo pareceu rodar melhor sem o V-Sync mas os momentos que ele mais travou foram quando tinha coisa nova carregando, principalmente no final onde ia pra uma nova área, deu um stutter gigantesco como se tivesse tudo sendo carregado ainda.
Abre o gerenciador de tarefas, vai em Opções e selecione "Sempre visível" e deixa pro lado de modo que tu consiga ver o uso de disco, se quando acontecer o Stutter o disco tiver em 100% ele provavelmente é a causa. Também fica de olho nas velocidades e no tempo médio de resposta.
image.png
 
o HD é novo e eu não pretendia jogar todos os jogos no SSD.
sem vsync nunca roda a menos de 60 fps em nenhum jogo que cai quando trava a 60 fps
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@paulosouuza
 
benchmark do gears 4 lagando



a temperatura e uso do pc sem limite de gpu e cpu,
melhorou depois que troquei a pasta térmica já que a terabyte shop mandou sem

Ja vi stutters parecidos com esse. Era meu ssd dando erros e corrompendo uns blocos. São erros de leitura de SSD/HD na hora de carregar para a Memória ram. Atrasos muito grande no I/O do sistema afetam todo o sistema. Solução é trocar a partição que está instalado esse jogo e tentar rodar um Chhkdsk por cmd profundo com /f /x /s e torcer pra que o hd/ssd não vá pro saco.
 
Como o sephirotic falou, eu tentaria mudar o jogo pra outra partição, porque tá parecendo problema de disco.
 
Como o sephirotic falou, eu tentaria mudar o jogo pra outra partição, porque tá parecendo problema de disco.
@ThaisF
Esses engasgos não é HD não , o disco só causaria em transições de cenas
Alguns itens que eu validaria
Fonte de alimentação eu descartaria essa possibilidade, muito dificil ,
HD como falei o impacto é maior em transições e esses frame drop é muito brusco
throttling da placa mãe é uma grande possibilidade , esse tipo de queda tem vinculo com processamento das instruções solicitadas pela VGA , ou seja tudo relacionado a CPU
GPU com problema , muito difícil , quedas de frames não é um sintoma de VGA ,VGA apresenta artefatos , e fechamento do game .

Algumas tentativas que indico
-Vi que esta usando vsync , ja vi muitos games darem problema desliga ele para validar
- Perfil de energia do windows , habilite ryzen balanced ou ryzen performance , caso não aparece nenhum desses , precisa instalar o drive chipset da AMD , apos instalação vai aparecer nas opções de energia do windows .
- Como muitos ja falaram A320 é uma mobo de construção muito simples pode ser um fator limitante , mas pode ser efetuado um teste , abra tampa do gabinete e aponte um ventilador para o meio da placa e faça teste em jogo, se nao travar é porque a placa por nao tem uma dissipaçao descente do VRM pode esta limitando o CPU
- Por ultimo menos provavel memorias instaveis , provavelmente deve estar setado perfil XMP dessas memorias ,se nada anteriormente der certo utilize as memorias em stock ou seja da um load default na bios e veja o resultado.
 
Última edição:
Se fosse problema de CPU os clocks cairiam pois a placa-mãe estaria dando thermal throttling, mas não é o que acontece. O clock fica estável em 3.9~4GHz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo