Sugestão ao Bazar

cnb.ice

icez
Registrado
Há como trancar o bazar apenas para usuários cadastrados previamente? O usuário postaria seus dados relevantes aos moderadores e seu acesso seria liberado tanto para compra quanto para venda. O que acham? É viável?
 
Tendo em vista a quantidade de gente tomando calote (muitas vezes por falta de cuidado, etc..) que está acontecendo em vários fóruns, acho que a ideia é boa sim.
 
E qual seria a definição de "dados relevantes"? Lembrem-se que não é nem um pouco difícil simplesmente mentir/passar dados falsos.

Pessoalmente não gostaria de passar meus dados pessoais pra moderação, pois quem deve demonstrar interesse nisso é justamente o comprador. Além disso é algo que ao meu ver só vai dar uma trabalheira do cão pra moderação para poucos resultados.
 
E qual seria a definição de "dados relevantes"? Lembrem-se que não é nem um pouco difícil simplesmente mentir/passar dados falsos.

Pessoalmente não gostaria de passar meus dados pessoais pra moderação, pois quem deve demonstrar interesse nisso é justamente o comprador. Além disso é algo que ao meu ver só vai dar uma trabalheira do cão pra moderação para poucos resultados.

Nome e CEP talvez. E-mail ou algo do tipo. Daí quando o usuário criasse um tópico o interessado iria no post fixo sobre cada vendedos e buscava os dados "oficiais". Dessa forma inibe um pouco os caloteiros.
 
A idéia é boa sim, mas isso já foi discutido por aqui e internamente com o resto da staff, não rola fazer isso.

O objetivo do bazar é apenas vendas casuais dos users que estejam por exemplo fazendo upgrades ou tenham peças sobrando, não queremos essa responbilidade de pedir dados cadastrais para venda obrigatórios, nos tormando um site de leilão e vendas.

Mas agracedemos a idéia.
 
Nome e CEP talvez. E-mail ou algo do tipo. Daí quando o usuário criasse um tópico o interessado iria no post fixo sobre cada vendedos e buscava os dados "oficiais". Dessa forma inibe um pouco os caloteiros.

Bem... Mesmo assim eu realmente não concordo que essas atitudes iriam inibir os caloteiros pelos motivos que citei acima. Mantenho minha opinião de que quaisquer dados devem ser requisitados pelo próprio comprador.

De qualquer forma, só quis expressar minha opinião a respeito. Nada contra você ou sua intenção em ajudar os classificados. Espero que não me entenda mal.
 
A idéia é boa sim, mas isso já foi discutido por aqui e internamente com o resto da staff, não rola fazer isso.

O objetivo do bazar é apenas vendas casuais dos users que estejam por exemplo fazendo upgrades ou tenham peças sobrando, não queremos essa responbilidade de pedir dados cadastrais para venda obrigatórios, nos tormando um site de leilão e vendas.

Mas agracedemos a idéia.
 
Então liberem a visualização da área apenas para um grupo seleto de usuários que atingem os requisitos mínimos. Assim nenhum doido iria cria um conta, comprar meu dúzia de porcaria e ganhar referência e logo dar calote. A compra também deveria ser permitida apenas para aqueles que tem os requisitos...
 
Então liberem a visualização da área apenas para um grupo seleto de usuários que atingem os requisitos mínimos. Assim nenhum doido iria cria um conta, comprar meu dúzia de porcaria e ganhar referência e logo dar calote. A compra também deveria ser permitida apenas para aqueles que tem os requisitos...

concordo ! plenamente.... mais um pré-cadastro com pelo menos o RG seria bem interessante... ao invés do CPF...
 
Então liberem a visualização da área apenas para um grupo seleto de usuários que atingem os requisitos mínimos. Assim nenhum doido iria cria um conta, comprar meu dúzia de porcaria e ganhar referência e logo dar calote. A compra também deveria ser permitida apenas para aqueles que tem os requisitos...
Essas idéias são mais interessantes e viáveis, vamos analisar. :thumbs_up
concordo ! plenamente.... mais um pré-cadastro com pelo menos o RG seria bem interessante... ao invés do CPF...

Como já falei amigo, não vai ser feito cadastro e muito menos pedir documentos, isso só é feito para vendedores profissionais. ;)
 
Então liberem a visualização da área apenas para um grupo seleto de usuários que atingem os requisitos mínimos. Assim nenhum doido iria cria um conta, comprar meu dúzia de porcaria e ganhar referência e logo dar calote. A compra também deveria ser permitida apenas para aqueles que tem os requisitos...

Hmmm, como assim ganhar referência e logo dar calote? Usuários novos só podem vender depois de atenderem a certo pré-requisitos, como tempo de cadastro e quantidade mínima de posts.

Isso que sugeriu de pedir dados do vendedor é básico numa negociação e é dever do comprador, se não me falha a memória existem até tópicos ensinando a comprar com sensatez, quem compra algo de alguém pela internet e não toma certas precauções está pedindo pra tomar calote e não vai ser um cadastro no fórum (facilmente falsificável por sinal) que vai evitar o calote por não ter cautela numa compra pela internet, seja no fórum ou em lojas de comércio eletrônico.
 
Hmmm, como assim ganhar referência e logo dar calote? Usuários novos só podem vender depois de atenderem a certo pré-requisitos, como tempo de cadastro e quantidade mínima de posts.

Isso que sugeriu de pedir dados do vendedor é básico numa negociação e é dever do comprador, se não me falha a memória existem até tópicos ensinando a comprar com sensatez, quem compra algo de alguém pela internet e não toma certas precauções está pedindo pra tomar calote e não vai ser um cadastro no fórum (facilmente falsificável por sinal) que vai evitar o calote por não ter cautela numa compra pela internet, seja no fórum ou em lojas de comércio eletrônico.

Da forma que entendi é que o meliante cria a conta, usa um tempo pra conseguir os posts e sai comprando coisas baratas pra ganhar referencia positiva e depois usar isso como uma "arma" pra ganhar confiança do comprador que irá tomar o calote.
 
Da forma que entendi é que o meliante cria a conta, usa um tempo pra conseguir os posts e sai comprando coisas baratas pra ganhar referencia positiva e depois usar isso como uma "arma" pra ganhar confiança do comprador que irá tomar o calote.

Entendi. Mas vcs só olham o contador de referências, não dão uma espiadinha pra ver se ele vendeu e pra quem vendeu ou se só comprou? :huh:
 
Um sistema similar ao Pagamento Digital seria interessante, o comprador só liberaria o dinheiro, ao receber o produto, e o vendedor só postaria a encomenda, ao saber que o comprador tivesse feito o pagamento, e o dinheiro se encontraria temporiamente retido. Sendo que, ao receber a mercadoria, e estivesse tudo ok, o comprador liberaria o pagamento com a autorização da moderação, do contrário, se o vendedor não recebesse o valor outrora combinado, caberia a moderação intervir. Isso reduziria bastante os calotes, claro, isso tudo demandaria uma trabalheira dos diabos, no entanto, a idéia do nosso amigo "cnb.ice" é interessante, outro ponto seria além da contabilização dos posts, o user deveria ter um período "X" para pode oferecer produtos no bazar.
 
Um sistema similar ao Pagamento Digital seria interessante, o comprador só liberaria o dinheiro, ao receber o produto, e o vendedor só postaria a encomenda, ao saber que o comprador tivesse feito o pagamento, e o dinheiro se encontraria temporiamente retido. Sendo que, ao receber a mercadoria, e estivesse tudo ok, o comprador liberaria o pagamento com a autorização da moderação, do contrário, se o vendedor não recebesse o valor outrora combinado, caberia a moderação intervir. Isso reduziria bastante os calotes, claro, isso tudo demandaria uma trabalheira dos diabos, no entanto, a idéia do nosso amigo "cnb.ice" é interessante, outro ponto seria além da contabilização dos posts, o user deveria ter um período "X" para pode oferecer produtos no bazar.

A ideia é boa até, mas o proprio Lurt'z deixou bem claro:

"O objetivo do bazar é apenas vendas casuais dos users que estejam por exemplo fazendo upgrades ou tenham peças sobrando, não queremos essa responbilidade de pedir dados cadastrais para venda obrigatórios, nos tormando um site de leilão e vendas."

E concordo com ele, também acho que quanto mais segurança, melhor, mas a gente nao pode esquecer que isso é um fórum publico, não um "mercado livre" da vida..
 
uma coisa que seria interessante era se tivesse como classificar os vendedores com dois niveis.
nivel 1: pessoa normal, compra e vende anonimamente (igual é nos dias de hoje)
nivel 2: pessoa que forneceu seus dados pessoais por livre e espontânea vontade, comprovando que vc é um vendedor sério. (os dados da pessoa ficaria na responsabilidade do moderador, ficando secretos ao publico, só sendo divulgados apos algum tipo de pendencia)



Da forma que entendi é que o meliante cria a conta, usa um tempo pra conseguir os posts e sai comprando coisas baratas pra ganhar referencia positiva e depois usar isso como uma "arma" pra ganhar confiança do comprador que irá tomar o calote.

é só o comprador verificar todas referencias. eu por exemplo, ignoro referencias do que a pessoa comprou, se ela tem 10 referencias e dessas 10 ela comprou 7 coisas, pra mim essa pessoa só tem 3 referencias validas (IMO), dessas 3 referencias, eu vejo qual foram produtos com valor acima de 100 reias (por exemplo), se duas dessas vendas foram 2 jogos no steam de 50 reais cada (por exemplo), eu logo discarto... sobram apenas 1 referencia.


resumindo, eu só levo em consideração as referencias que a pessoa tem como vendedor e vendas de produtos que sejam fisicos (jogos do steam e contas de MMORPG nao contam) e com valor acima de 100 reais

minha dica é a seguinte: faça seu proprio "filtro" nas referencias, ve o que vc acha relevante nessas referencias, o resto vc descarta


ps. eu confio mais em uma pessoa que vendeu apenas 3 coisas de 500 reais cada (ou mais), do que em uma pessoa que tem 50 referencias de coisas de valor muito baixo.
 
Última edição:
Olha a minha opinião é a seguinte, para acabar com os calotes é fácil, basta usar o pagamento digital vamos supor. TODO MUNDO TEM QUE USAR, TODOS TEM QUE ENTRAR NA ONDA DO PAGAMENTO DIGITAL. Você vai ver quem pode ser o caloteiro facilmente, o usuário que não aceitar é o que pode ter algumas falsas intenções, ou seja, todo mundo comprando e vendendo com PAGAMENTO DIGITAL, pode inibir a ação de muiiiitos caloteiros. Taxas? Sim vão ser pagas, mas é nessesário.
 
Olha a minha opinião é a seguinte, para acabar com os calotes é fácil, basta usar o pagamento digital vamos supor. TODO MUNDO TEM QUE USAR, TODOS TEM QUE ENTRAR NA ONDA DO PAGAMENTO DIGITAL. Você vai ver quem pode ser o caloteiro facilmente, o usuário que não aceitar é o que pode ter algumas falsas intenções, ou seja, todo mundo comprando e vendendo com PAGAMENTO DIGITAL, pode inibir a ação de muiiiitos caloteiros. Taxas? Sim vão ser pagas, mas é nessesário.

Por cusiodade: Qual serviço usar e qual o valor da taxa a ser paga caso um produto de 300,00 reais seja vendido?
 
Olha a minha opinião é a seguinte, para acabar com os calotes é fácil, basta usar o pagamento digital vamos supor. TODO MUNDO TEM QUE USAR, TODOS TEM QUE ENTRAR NA ONDA DO PAGAMENTO DIGITAL. Você vai ver quem pode ser o caloteiro facilmente, o usuário que não aceitar é o que pode ter algumas falsas intenções, ou seja, todo mundo comprando e vendendo com PAGAMENTO DIGITAL, pode inibir a ação de muiiiitos caloteiros. Taxas? Sim vão ser pagas, mas é nessesário.
Só um comentário sobre esse serviço Pagamento Digital, em um site X, o uso desse sistema é obrigatório aí o que acontece, você não consegue o mesmo desconto caso fosse pagar a vista com o cartão de crédito, sendo um tipo de "venda casada" ou repasse de custos por um sistema que você não deseja usar mas é obrigado a usar para o consumidor...

Logo, dessa forma que o sistema Pagamento Digital foi instalada não vejo vantagem nenhuma para o cliente, muito pelo contrário, só vejo uma forma de lesar o cliente por ser obrigatório o seu uso, sendo que já posso estar pagando outro sistema da minha própria financeira do cartão de crédito pra essa finalidade...

E se não me engano, ele funciona só com cartão de crédito, coisa que não é usada aqui no fórum ;)

Bom resumindo... eu odeio esse sistema! :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo