• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Sumô de robôs!!

Tcmac

Impressocrível!!
Registrado
Vídeo das lutas de Optimus Prime da Equipe Techbots de Salvador, BA. Campeão Nacional de Sumô de Robô no ENECA 2007 em Recife, PE. Eu participo de equipe e fiz questão de compartilhar minha alegria com vcs do fórum!!

Primeira luta: O. Prime X Einstein (RN)
Segunda luta: O. Prime X Sete (BA)
Terceira luta: O. Prime X Einstein (RN)
Quarta luta: O. Prime X Kimauánisso (SP)
Quinta luta: O. Prime X Stipfoose (SP)


Optimus Prime campeão invicto:
5 lutas - 5 vitórias
11 Rounds disputados - 10 rounds vencidos

Desculpem a falta de qualidade na filmagem, eu estava torcendo mais do que filmando!! Além de estar filmando com uma caméra fotográfica... o único round perdido foi nas quartas de final contra o Einstein.

Pra quem não conhece as regras, de forma resumida:
- O robôs são autônomos!;
- Cada luta é disputada em "melhor de 3" rounds;
- Ganha o round o robô que empurra o outro para fora da linha branca;
- O robô que ficar parado por mais de 20s perde o round;
- Em caso de "clinch" de mais de 10s a luta é reiniciada;
- Cada round tem duração de 1,5 minutos.
 
Valeu cara!!

O melhor foi ter ganho sem apoio nenhum da universidade. Somente o CREA nos ajudou.

Em comparação com as universidades de São Paulo, que dão todo apoio de professores e financeiro, fomos para lá na cara e na coragem e ganhamos!
 
O objetivo agora é arrumar um patrocínio. Temos além desse mais um robô, tb com condições de ser campeão em qq campeonato de nível nacional.

Só não botamos os dois nesse campeonato por falta total de apoio.

Só acho pena que o povo aqui que gosta tanto de tecnologia não tenha se interessado muito pelo sumô de robô. É uma categoria massa, muito divertido de participar e de assistir tb.
 
Falando nisso, o que você tem ali?
Lembrando que não entendo nada de programação (muiiitoo menos de robótica)

Um robô que não passa da linha branca e fica andando até bater em algo? Ele não tem uma "câmera", sensor ou alguma coisa que ajude a identificar o "inimigo"? É inviável fazer isso?
 
muito legal sou da area tbm, qual a logica de controle dessas belezinhas ?

vcs usaram microprocessador ? pode contar qual ?

qual o tipo de sensor utilizado tbm ? foi sensor de presenca optico ?
 
Falando nisso, o que você tem ali?
Lembrando que não entendo nada de programação (muiiitoo menos de robótica)

Um robô que não passa da linha branca e fica andando até bater em algo? Ele não tem uma "câmera", sensor ou alguma coisa que ajude a identificar o "inimigo"? É inviável fazer isso?

Como vc imaginou, esse meu robô (não sei falar dos demais) possui 10 sensores, 4 deles somente para detectar a linha branca (um em cada extremidade da base) e mais 6 sensores para detectar o adversário.

Ele é programado tentando simular algumas situações que podem ocorrer numa luta e tenta sempre empurrar o adversário pra fora da arena, é claro sem passar pela linha branca.

muito legal sou da area tbm, qual a logica de controle dessas belezinhas ?

vcs usaram microprocessador ? pode contar qual ?

qual o tipo de sensor utilizado tbm ? foi sensor de presenca optico ?

Usamos PIC. Usamos dois tipos de sensores como falei acima, uma para detectar a linha branca e outro, que usa infravermelho, para detectar a presença e distância do adversário.
 
legal o pic16fxxx esta sendo mto utilizado e é bem amigavel programar ele, eu utilizava um aplicativo chamado picbasic que converte de basic para assembler ai fica bem mais facil.

sucesso ai com seus robos.
 
Tb usamos um conversor de C para Assembler (não lembro o nome, hehehe). Isso tornou a programação bem mais amigável!
 
pode crer se lembrar deixa o nome depois rsrsrsrs, mas bem legal os pic's vao acabar com os 8051/30/88 fato.

em tudo qto e maquina automatizada atual tem um pic ou plc, mas quem gasta grana com plc não sabe muita coisa.

plc ---> 5000 reais
pic ---> 30 reais na sta efigenia xD
 
E o SETE, da nossa segunda luta, usava um PLC, e olha só no que deu...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo