Sun apresenta seu processador octonuclear

Soufly3xtr3m3

Loading...
Registrado
Na última terça-feira, a Sun apresentou durante a conferência Hot Chip seu novo processador cujo codinome é Niagara II. Trata-se de uma revisão do atual UltraSPARC T1.

Se o atual UltraSPARC T1 (Niagara I) pode gerir 32 “threads” simultaneamente, o que resulta 4 “threads” por núcleo, a nova versão irá gerir o dobro com o mesmo número de núcleos. Além disso, cada um dos oito núcleos tem sua própria unidade de cálculo de pontos flutuantes, ao contrário do T1 que tem apenas um para todos. Gravado em 65 nm (seu antecessor era de 90 nm), traz 4 MB de cache L2 compartilhados (3 MB para o Niagara I), várias unidades de criptografia e integra quatro controladores de memória que suportam FB-DIMM (Fully Buffered Dual Inline Memory Modules).

Até o momento, o Niagara II não está previsto para funcionar com outros processadores e não é equipado de mecanismo que lhe permite sincronizar-se com outros chips. Contudo, de acordo com a Sun, será possível alterá-lo posteriormente. Portanto, segundo confissão da própria empresa, o Niagara II é destinado a servidores monoprocessados. O UltraSPARC T1 estreou servidores orientados a aplicações Web em Java e o Niagara II deverá ser capaz de oferecer os mesmos serviços e com maior desempenho. A Sun que se dedicou a reduzir o consumo do T1, continuou a tarefa, consciente do desafio que isto representa hoje em dia. O T1 consumia menos de 70 W e espera-se que seu sucessor seja mais econômico. Graças a um aplicativo, o Niagara II pode utilizar todos os seus núcleos ou parte deles.

O novo processador deverá estar disponível em meados de 2007 com freqüência nominal de 1,4 GHz. Deverá ter seu lugar nos sistemas 1U (Michigan) e 2U (Huron). O Michigan substituirá o Fire T1000 e o Huron, o Fire T2000. Até o momento, não mencionou preços. Relembrando, a Sun passou a licença sobre o design do UltraSPARC à GPL (veja em www.OpenSPARC.net). Se a Sun continua com essa visão, poderá acontecer o mesmo com o novo chip.

Por último, a Sun já trabalha há alguns meses no sucessor do Niagara II cujo codinome seria “Victoria Falls”, de acordo com o The Register. Além disso, em 2008, a Sun anunciará um novo processador, por enquanto denominado “Rock” e que, de acordo com os documentos da Sun datados do ano passado, é destinado a suceder o UltraSPARC e o SPARC64. Se está interessado nos processadores da Sun, consulte as páginas dedicadas no site da empresa.

Fonte: presencepc.com
 
muda o topico de "Sun" para "Sou" de Soufly3xtr3m3 :lol:

sempre noticias novas !
 
32 threads???:eek:
what a dream :wacko: :fun: :evil:

Corrigindo, sera 64 como postado na noticia "o dobro" :yes:

Isso será o demo :evil:

HAEuhaeuhaE e valeu pela anedota godim hauuaeuahe :lol: :lol:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo