• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Superior em TI a Nova Administração

sveenom

Ancião
Registrado
Estou cansado de ver pessoas defecando "venha pra TI você também, temos 400 mil vagas não preenchidas".
Mas o que ninguém fala é que dessas 400 vagas chuto que 90k é pra pleno e 300k pra senior. Vaga pra júnior sem experiência é raro e se o cara não se destacar na faculdade pode até mesmo ficar sem estagio, porque agora a concorrência na base esta muito alta.

Geralmente quem fala isso não é alguém de TI, porque um profissional mesmo saberia disso. Eu atualmente estou vendo pessoas de outras áreas falar de TI o que eu ouvia falarem de engenharia e adm alguns anos atrás, pintando pra galera que é emprego garantido se você fazer uma uniesquina qualquer.

O que vocês acham que vai acontecer com a área nos próximos anos?
Eu acredito que ainda vai demorar muito pra falta de profissionais no topo da pirâmide deixar de existir, porque essa massiva entrada de profissionais jr no mercado, vai prostituir ainda mais as vagas de entrada e até o cara conseguir algum emprego razoável, vai acabar perdendo o interesse emigrando pra outra área.
 
Ensino superior é uma indústria como qualquer outra: querem a todo custo que você venda suas calças para fazer faculdade, até certo ponto é td propaganda enganosa.
 
Na minha turma na federal, todos que formaram, já sairam da faculdade empregados, ganhando 4k ou mais. Não precisaram fazer nem estágio, foi contratação direta. As empresas vão dentro do departamento de computação da faculdade durante a semana academica do curso, e fazem processo seletivo para contratação lá dentro mesmo. Elas não querem saber se o aluno formando possui experiência ou não, elas querem apenas gente com boa formação.

Cheguei a ver aluno que era litaralmente um nada (mesmo na federal), conseguindo emprego sem experiência alguma, ganhando + de 4k e com inúmeros beneficios. E não foi um, e nem dois, foram vários. Teve colega da minha turma, que passou 5 anos bebendo corote, fumando maconha e tomando bala nas festinhas, que em uma semana depois de formado, estava empregado, e ainda, na modalidade remoto.

Enquanto, por outro lado, conheço inúmeras pessoas (a maioria formadas em uniesquina) que não conseguem passar para uma segunda fase de qualquer entrevista de emprego em T.I.

Uma coisa que observei durante alguns anos na faculdade e trabalhando na área, e levando em consideração mais a área de desenvolvimento de software, é que uma das habilidades mais importante para esse tipo de profissional é saber a aprender. E para isso, você precisa de um minímo de fundamentos de computação, tecnologias de computação e exatas (universidades federais são ótimas nessa parte) e precisa desenvolver a capacidade de abstrair e resolver problemas (universidades federais também são ótimas nessa parte).

Por outro lado, a grande maioria das pessoas que conheci que formaram em uniesquisa, mesmo que com muito esforço, conseguissem obter os fundamentos de computação, tecnologias de computação e exatas. Poucas eram aquelas que conseguiam desenvolver a capacidade de abstrair e resolver problemas (coisa que qualquer curso de federal te cobra desde o primeiro período, até dos alunos mais vagabundos).

No final, muito do que a grande maiorias das empresas buscam é isso: pessoas com capacidade de abstrair e resolver problemas utilizando tecnologia. E o sádico dessa história, é que, muitos alunos que formam em T.I, simplesmente não possuem isso. E qualquer pessoa experiente realizando um processo de contratação para T.I consegue identificar aqueles que possuem tal habilidade, e aqules que não.


Sobre o tópico: esse efeito tem sido observado no mundo todo. A grande maioria das vagas é sim, para pessoas mais experientes e com muita capacidade de resolver problemas utilizando tecnologia. As vagas para ínicio de carreira (famosas vagas para junior) normalmente são preenchidas por pessoas com boa formação e/ou boa capacidade de resolver problemas.

A tendência é que o salário para inicio de carreira em T.I tenda a diminuir cada vez mais (devido a grande oferta de profissional com pouca capacidade). E por outro lado, a busca por profissionais qualificados, com experências específicas em determinadas tecnologias e com muita capacidade de resolver problema tenda a aumentar proporcionalmente com o aumento dos salários. Isso tem criado um gap perceptível no mercado de T.I do mundo todo.
 
Última edição:
Antes do Brasil quebrar por volta de 2015, acontecia mesmo com engenharia,um boom no qual realmente havia empresas buscando mas faculdades, retardados sendo contratados, e depois deu no que deu. Sempre um curso está em boa fase, depois de um tempo satura e azar de quem se formou depois.
 
Na minha turma na federal, todos que formaram, já sairam da faculdade empregados, ganhando 4k ou mais. Não precisaram fazer nem estágio, foi contratação direta. As empresas vão dentro do departamento de computação da faculdade durante a semana academica do curso, e fazem processo seletivo para contratação lá dentro mesmo. Elas não querem saber se o aluno formando possui experiência ou não, elas querem apenas gente com boa formação.

[...]

A tendência é que o salário para inicio de carreira em T.I tenda a diminuir cada vez mais (devido a grande oferta de profissional com pouca capacidade). E por outro lado, a busca por profissionais qualificados, com experências expecificas em determinadas tecnologias e com muita capacidade de resolver problema tenda a aumentar proporcionalmente com o aumento dos salários. Isso tem criado um gap perceptível no mercado de T.I do mundo todo.

Posso dizer que tive a mesma experiência.
Sou formado em federal desde o final de 2014 e acho que não tem um da minha turma que formou e está desempregado e/ou ganhando mal. Tenho colegas que abriram startups e estão ganhando bastante dinheiro na área de tecnologia assim como tenho colegas que estão em multinacionais e startups pelo mundo afora.

No meu ano várias empresas foram na universidade fazer processo seletivo, dos quais eu participei de 2 e fui aprovado em 1. Fora esses, ainda fui aprovado em mais 2 estágios e tive a oportunidade de escolher aquele que achei melhor. Tenho amigo que saiu da probreza, precisou de bolsa a faculdade inteira e hoje é dono de imóvel e ganha muito bem.

Minha experiência é que a área precisa sim de gente, já disse em diversos tópicos aqui que fiz várias entrevistas enquanto estava trabalhando no Brasil e muitos candidatos não tinham o mínimo. Não é por falta de vaga pois temos muitas vagas que ficam abertas muito tempo (até anos) pois simplesmente não há candidatos. A causa disso acredito ser a fuga de cérebros do país... Bons desenvolvedores estão dando o fora. Eu saí no final de 2018 junto com mais 3 amigos que saíram mais ou menos na mesma época. Com isso, abrimos 3 vagas na empresa que saímos e foi difícil preenche-las.

Nosso amigo @Youkou disse exatamente o que eu penso - o gap está aumentando pois as empresas precisam de pessoas com experiência mas a escassez é alta. Enquanto isso temos milhares de pessoas sem experiência mas que não conseguem emprego pois não tem conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de software.

Minha opinião é que vale a pena sim entrar na área e se dedicar pois há bons empregos e com ótimos salários e benefícios. Pra sair do país, é a melhor área. Meu LinkedIn apita todo dia com mensagem de recrutador.

Como disseram no reddit, parafraseando: "Para profissionais de TI, LinkedIn é o Tinder reverso - as recrutadoras entram em contato e a gente ignora."
 
Mas isso aí é uma tendência no Brasil já faz um tempo, digo, sobre as vagas de emprego.
O que você mais acha é vaga de emprego buscando funcionários com super qualificações, e que sendo bem sincero, costumam oferecer salários medíocres em relação ao que se pede no currículo.
Mas você também vê o outro lado da moeda, vagas de emprego para juniors ou estagiário na qual eles pedem sim algum tipo de qualificação mais básica, mas que no final das contas paga muito mal e que quando você vai olhar a descrição da função, é para fazer praticamente o serviço de um senior só que ganhando como junior.

No fim, a conclusão que eu tiro disso é que existe uma certa tendência aqui na Bananalândia dos funcionários quererem receber bem trabalhando pouco, e dos patrões quererem que seus funcionários trabalhem muito pagando pouco.


O resto do problema é só o hype que se cria, um monte de gente desinformada e papagaios de manchete repetindo "Olha, ADM tá bombando", "Olha, o negócio agora é TI", "Soube que o que dá dinheiro é engenharia".. Aí o que acontece é que uma galera tão desinformada quanto vai lá e faz o curso, para depois quebrar a cara.

Eu mesmo conheci vários que foram para faculdade de ADM, por quê? Porque segundo eles era "Fácil de passar" e dava dinheiro... :bwahaha:
 
pintando pra galera que é emprego garantido se você fazer uma uniesquina qualquer
Lógico que é, TI é a única área que em certo ponto a formação deixa de ser relevante e passa a ser um plus.
Cara formado em uniesquina Sênior X cara formado em federal Júnior
Qual a empresa vai querer contratar?

Essa afirmação da época da carochinha é puro bullshit. Principalmente com o mercado ficando cada vez mais globalizado.
Ou você acha que o cara lá da europa quer saber a faculdade que tu fez? Ele provavelmente não sabe o nome de nenhuma facul BR.

Esse tópico é formado basicamente por afirmações tiradas do **.

Federal só serve para fazer o cara estudar mais e formar uma base de estudo, se ele já tiver essa base por fora faculdade se torna um plus, por isso muitos fazem ADS ou uma uniesquina qualquer só para ter o diploma.
Eu acredito que ainda vai demorar muito pra falta de profissionais no topo da pirâmide deixar de existir, porque essa massiva entrada de profissionais jr no mercado, vai prostituir ainda mais as vagas de entrada e até o cara conseguir algum emprego razoável, vai acabar perdendo o interesse emigrando pra outra área.
Quem é bom não fica desempregado, mesmo Júnior.
A barra só aumentou, antes Júnior não precisava saber de nada, hoje precisa saber X,Y e Z.
Não tem segredo.

Vai lá na Revelo, Geekhunter, Linkedin, programathor, issues do git, tem vaga que não presta. Agora se o malaco não sabe nem conversar direito, não tem o raciocínio simples, não sabe resolver um problema básico, o problema não é a área, é a incapacidade do mesmo.
 
Última edição:
Mas isso aí é uma tendência no Brasil já faz um tempo, digo, sobre as vagas de emprego.
O que você mais acha é vaga de emprego buscando funcionários com super qualificações, e que sendo bem sincero, costumam oferecer salários medíocres em relação ao que se pede no currículo.
Mas você também vê o outro lado da moeda, vagas de emprego para juniors ou estagiário na qual eles pedem sim algum tipo de qualificação mais básica, mas que no final das contas paga muito mal e que quando você vai olhar a descrição da função, é para fazer praticamente o serviço de um senior só que ganhando como junior.

No fim, a conclusão que eu tiro disso é que existe uma certa tendência aqui na Bananalândia dos funcionários quererem receber bem trabalhando pouco, e dos patrões quererem que seus funcionários trabalhem muito pagando pouco.


O resto do problema é só o hype que se cria, um monte de gente desinformada e papagaios de manchete repetindo "Olha, ADM tá bombando", "Olha, o negócio agora é TI", "Soube que o que dá dinheiro é engenharia".. Aí o que acontece é que uma galera tão desinformada quanto vai lá e faz o curso, para depois quebrar a cara.

Eu mesmo conheci vários que foram para faculdade de ADM, por quê? Porque segundo eles era "Fácil de passar" e dava dinheiro... :bwahaha:

A realidade de alguns formandos em administração é: tirar o diploma e ocupar cargo de ensino médio ou ensino superior como auxiliar administrativo. :haha:
 
Lógico que é, TI é a única área que em certo ponto a formação deixa de ser relevante e passa a ser um plus.
Cara formado em uniesquina Sênior X cara formado em federal Júnior
Qual a empresa vai querer contratar?

Essa afirmação da época da carochinha é puro bullshit. Principalmente com o mercado ficando cada vez mais globalizado.
Ou você acha que o cara lá da europa quer saber a faculdade que tu fez? Ele provavelmente não sabe o nome de nenhuma facul BR.

Esse tópico é formado basicamente por afirmações tiradas do **.

Federal só serve para fazer o cara estudar mais e formar uma base de estudo, se ele já tiver essa base por fora faculdade se torna um plus, por isso muitos fazem ADS ou uma uniesquina qualquer só para ter o diploma.

Quem é bom não fica desempregado, mesmo Júnior.
A barra só aumentou, antes Júnior não precisava saber de nada, hoje precisa saber X,Y e Z.
Não tem segredo.

Vai lá na Revelo, Geekhunter, Linkedin, programathor, issues do git, tem vaga que não presta. Agora se o malaco não sabe nem conversar direito, não tem o raciocínio simples, não sabe resolver um problema básico, o problema não é a área, é a incapacidade do mesmo.

Mais um da série "quem é bom não fica sem emprego, consegue até sem diploma". "Minha opnião é a que importa, a do restante é tudo bullshit".

Obvio que se o objetivo da pessoa for procurar um emprego na europa ou américa do norte, pouco importa a faculdade que fez no Brasil. Pode importar para alguns países, ter uma faculdade qualquer de no mínimo 4 anos para poder facilitar a entrada no país. Tirando isso, se o cara formou na USP ou na Estácio não vai mudar nada mesmo, pois a empresa do exterior não vai avaliar sua formação e sim, suas habilidades e competências.

Mas o foco da discussão do topico não é esse. Perceba que o foco da discussão está em torno do início de carreira do profissional de T.I no Brasil, e se essa oferta de vagas divulgada na mídia, reflete a realidade do início de carreira do profissional de T.I brasileiro. E ainda faz o contraste com o curso de Administração, que basicamente é um curso tão comum somente no Brasil.

E pra complementar, qualquer empresa que procura um profissional de outra nacionalidade, ela não contrata profissional em inicio de carreira e sim, um profissional com experiência e que já teve suas competências validadas no mercado, e para esses casos, a origem do diploma não é diferencial mesmo.

Mas você desvirtuou o foco da discussão para poder validar o seu ponto. E pegou um caso que é exceção a regra (pessoas que conseguem sem diploma) e fez parecer que é a realidade da média de todas as pessoas (o que nunca é). Todo exemplo do burro é sempre a exceção a regra mesmo.

Voltando para o foco do tópico, que é profissionais de T.I em início de carreira no brasil: Cursei graduação e ainda faço mestrado em uma federal, enquanto trabalho concomitamente, nesse tempo, conheci inúmeros alunos de computação de federal. Além disso, conheço vários professores que já deram aula em universidades particulares da cidade e região para cursos de nível superior de T.I (que cursam ou cursavam mestrado junto comigo). Também, conheci professores de institutos federais de educação aqui da região. Já tive inúmeros conversas sobre esse mesmo assunto do tópico, a opnião é simplesmente a mesma, essa idéia do "quem é bom não fica sem emprego, consegue até sem diploma" é pura balela.

A maioria das pessoas, e principalmente o jovem estudante brasileiro não possui disciplina e capacidade alguma para ser autodidata ao ponto de conseguir uma boa colocação no mercado. "Há mais eu conheço algumas pessoas que conseguiram". Algumas pessoas eu também conheço. E como já dito, a exceção é o exemplo do burro.

Ná media, o que faz diferença no início de carreira do jovem estudante brasileiro, e pricipalmente da área de T.I é a formação que ele possui.
 
Última edição:
MemeExperiencia_CarreiraemTi_EuSouDev.jpg
 
Estou cansado de ver pessoas defecando "venha pra TI você também, temos 400 mil vagas não preenchidas".
Mas o que ninguém fala é que dessas 400 vagas chuto que 90k é pra pleno e 300k pra senior. Vaga pra júnior sem experiência é raro e se o cara não se destacar na faculdade pode até mesmo ficar sem estagio, porque agora a concorrência na base esta muito alta.

Geralmente quem fala isso não é alguém de TI, porque um profissional mesmo saberia disso. Eu atualmente estou vendo pessoas de outras áreas falar de TI o que eu ouvia falarem de engenharia e adm alguns anos atrás, pintando pra galera que é emprego garantido se você fazer uma uniesquina qualquer.

O que vocês acham que vai acontecer com a área nos próximos anos?
Eu acredito que ainda vai demorar muito pra falta de profissionais no topo da pirâmide deixar de existir, porque essa massiva entrada de profissionais jr no mercado, vai prostituir ainda mais as vagas de entrada e até o cara conseguir algum emprego razoável, vai acabar perdendo o interesse emigrando pra outra área.

Cara, desculpa, mas é comédia né?

Nessa crise T.I vai extremamente bem, me diz uma área além de super mercado, farmácia, laboratório e empresas farmacêuticas, hospital e funerária que vai tão bem nessa pandemia.

Sim, o início paga pouco, mas ainda paga melhor do que a grande maioria dos recém formados, e com melhor perspectiva profissional mesmo no Brasil em crise.

Sim você tem que se esforçar pra conseguir estágio, pra conseguir o primeiro emprego na área, isso é verdade pra qualquer área.

Sempre foi um parto conseguir os primeiros estágios, os primeiros empregos.... Infelizmente Brasil é assim, sempre foi.

Se for inteligente a pessoa vai estudar inglês pra poder trabalhar em projetos internacionais, e aí está muita grana e muita falta de profissionais porque, apesar de ter mais gente se formando em T. I, a maioria não tem inglês nem básico.

Java, Python, data Analytics, B.I, Segurança, Banco de dados, Virtualização, CRM como SAP, Oracle ou Salesforce.

É só ter cabeça, força de vontade e trabalhar/estudar pra caramba.

A área não é pra todo mundo, você nunca vai parar de estudar, tem que se atualizar constantemente, a área Não é perfeita (como qualquer outra) se não tiver capacidade de raciocínio lógico, uma boa base de algoritmo e lógica de programação, matemática, cálculo, álgebra, vai penar na área, vai se frustrar e dizer que a área não presta.

Paciência e sobra mais pra quem está se dando bem depois de anos/décadas de trabalho/estudo.
 
Última edição:
@Andromeda's Ryder TI se você é pleno/senior nem precisa se dar ao trabalho de procurar emprego, você so espera e a melhor proposta via linkedin, você é literalmente assediado por recrutadoras :coolface:

Mas como eu disse o problema é até o cara chegar nesse ponto, hoje eu já vejo pessoas formadas que não conseguem o primeiro emprego. Claro é o cara de faculdade privada, porque como disse muita gente despreparada de outras areas não sabe como funciona TI, prega como se fosse fazer um semestre de "desenvolvimento" na uninove e vai ganhar 10k.

Eu fiz faculdade particular, mas me formei em 2005, na verdade fiquei mal acostumado porque era tão fácil achar emprego que me acomodei por anos, hoje eu falo pra galera que esta entrando, se for fazer faculdade faça CC numa federal, se não for pra fazer isso vai pra certificação direto.

Na minha época de recém formado você podia dar umas cabeçadas, hoje o negocio esta bem mais afunilado já na entrada. Além disso não existe algoritmo de compressão pra experiência, leva um tempo até o maninho jr, conseguir se virar por conta própria e de fato dar lucro pra empresa.

Fabio Akita volta e meia fala coisas parecidas
 
Nem sou formado na área de TI, tão pouco tenho interesse em ser programador, mas ando interessado em aprender Python...trabalho bastante com Excel e sei um pouco de VBA, porém penso que posso me aperfeiçoar mais se pular direto pra alguma linguagem mais sofisticada em vez de querer avançar no VBA. Se vai ter bolha ou não nas carreiras bem específicas de TI eu não sei dizer, mas acredito que para outros profissionais é e será um bom diferencial dominar algumas coisas de TI
 
Última edição:
Negocio e que por pior que TI seja, ainda ta melhor que muitas areas.

Qualquer fedorento sem conhecimento algum ja consegue comecar como junior ganhando seus 2k (salarios de curitiba), E se voce realmente manjar e, principalmente, souber fazer com que os outros acreditem que voce manja, o seu e o limite.

Mas pelo que acompanho realmente ta mais dificil conseguir estagio do que dez anos atras, mas acho que pra junior ainda continua relativamente tranquilo.
 
Na minha turma na federal, todos que formaram, já sairam da faculdade empregados, ganhando 4k ou mais. Não precisaram fazer nem estágio, foi contratação direta. As empresas vão dentro do departamento de computação da faculdade durante a semana academica do curso, e fazem processo seletivo para contratação lá dentro mesmo. Elas não querem saber se o aluno formando possui experiência ou não, elas querem apenas gente com boa formação.

Cheguei a ver aluno que era litaralmente um nada (mesmo na federal), conseguindo emprego sem experiência alguma, ganhando + de 4k e com inúmeros beneficios. E não foi um, e nem dois, foram vários. Teve colega da minha turma, que passou 5 anos bebendo corote, fumando maconha e tomando bala nas festinhas, que em uma semana depois de formado, estava empregado, e ainda, na modalidade remoto.

Enquanto, por outro lado, conheço inúmeras pessoas (a maioria formadas em uniesquina) que não conseguem passar para uma segunda fase de qualquer entrevista de emprego em T.I.

Uma coisa que observei durante alguns anos na faculdade e trabalhando na área, e levando em consideração mais a área de desenvolvimento de software, é que uma das habilidades mais importante para esse tipo de profissional é saber a aprender. E para isso, você precisa de um minímo de fundamentos de computação, tecnologias de computação e exatas (universidades federais são ótimas nessa parte) e precisa desenvolver a capacidade de abstrair e resolver problemas (universidades federais também são ótimas nessa parte).

Por outro lado, a grande maioria das pessoas que conheci que formaram em uniesquisa, mesmo que com muito esforço, conseguissem obter os fundamentos de computação, tecnologias de computação e exatas. Poucas eram aquelas que conseguiam desenvolver a capacidade de abstrair e resolver problemas (coisa que qualquer curso de federal te cobra desde o primeiro período, até dos alunos mais vagabundos).

No final, muito do que a grande maiorias das empresas buscam é isso: pessoas com capacidade de abstrair e resolver problemas utilizando tecnologia. E o sádico dessa história, é que, muitos alunos que formam em T.I, simplesmente não possuem isso. E qualquer pessoa experiente realizando um processo de contratação para T.I consegue identificar aqueles que possuem tal habilidade, e aqules que não.


Sobre o tópico: esse efeito tem sido observado no mundo todo. A grande maioria das vagas é sim, para pessoas mais experientes e com muita capacidade de resolver problemas utilizando tecnologia. As vagas para ínicio de carreira (famosas vagas para junior) normalmente são preenchidas por pessoas com boa formação e/ou boa capacidade de resolver problemas.

A tendência é que o salário para inicio de carreira em T.I tenda a diminuir cada vez mais (devido a grande oferta de profissional com pouca capacidade). E por outro lado, a busca por profissionais qualificados, com experências específicas em determinadas tecnologias e com muita capacidade de resolver problema tenda a aumentar proporcionalmente com o aumento dos salários. Isso tem criado um gap perceptível no mercado de T.I do mundo todo.
Estou me formando na Estácio, e já estou empregado e com um bom salário. Mas Uma Federal/Estadual de fato é muito mais propicia para o aluno obter uma gama maior de conhecimento, uma biblioteca vasta, professores capacitados (não todos, mas boa parte), Projetos Tecnológicos. Coisas que dificilmente essas faculdades de Esquina proporciona ao aluno. No entanto, que, com esforço o aluno pode suprir essa falta de apoio por parte da faculdade. Ou seja, estude e se esforce (fazendo o que gosta) que você consegue um bom salário e emprego. Não adianta em nada não conseguir emprego e perder a maior parte do tempo reclamando nas redes sociais o fato de não conseguir ser empregado, vá estudar e especificar mais seu conhecimento que sem dúvida alguma a oportunidade irá aparecer.
 
@Andromeda's Ryder TI se você é pleno/senior nem precisa se dar ao trabalho de procurar emprego, você so espera e a melhor proposta via linkedin, você é literalmente assediado por recrutadoras :coolface:

Mas como eu disse o problema é até o cara chegar nesse ponto, hoje eu já vejo pessoas formadas que não conseguem o primeiro emprego. Claro é o cara de faculdade privada, porque como disse muita gente despreparada de outras areas não sabe como funciona TI, prega como se fosse fazer um semestre de "desenvolvimento" na uninove e vai ganhar 10k.

Eu fiz faculdade particular, mas me formei em 2005, na verdade fiquei mal acostumado porque era tão fácil achar emprego que me acomodei por anos, hoje eu falo pra galera que esta entrando, se for fazer faculdade faça CC numa federal, se não for pra fazer isso vai pra certificação direto.

Na minha época de recém formado você podia dar umas cabeçadas, hoje o negocio esta bem mais afunilado já na entrada. Além disso não existe algoritmo de compressão pra experiência, leva um tempo até o maninho jr, conseguir se virar por conta própria e de fato dar lucro pra empresa.

Fabio Akita volta e meia fala coisas parecidas



Jr e Estagiário sofre mesmo, vão sofrer por uns 3 anos pelo menos até porque, com algumas excessões, a maioria das pessoas começa a carreira em empresa porcaria, projeto lixo... e tem que aguentar até ter uma bagagem, até "se achar", encontrar o que gosta, e aprender que trampo bom não é a startup que tem mesa de pimbolim/videogame no escritório mas paga mixaria e faz trabalhar igual cavalo de roça no "go horse" diário :if: e exige "comportamento de dono" .... isso pode ser bom pra aprender a se virar no inicio mas startup é só o inicio... o negócio e pegar uma experiência e vazar de lá.

Eu nunca trabalhei em startup e espero nunca trabalhar.

No mais, os videos do Akita são essenciais e deveria ser obrigatório na faculdade e depois. :wub:
 
Meu irmão é eng. eletricista mas sempre foi mais apegado à automação/programação e até ele recebeu proposta de emprego de empresa de software pra programar pq ele tinha uma "boa noção".

Cara que fala que TI tá saturado realmente não tem ideia da asneira, ou considera "saturado" pq não tá sobrando vaga de 10mil/mês.

Aliás, vejo muito recém-formado vindo com essa, fala que "não tem emprego" mas na verdade o que não tem é o emprego top que ele sonhava na faculdade (e muitas vezes fomentado por professores que ficam enchendo cabeça de aluno de abobrinha), mas oferta de vaga tem sim só que o cara não quer começar por baixo, quer sair da faculdade com um canudo na mão, experiência mínima e receber oferta de 5mil/mês + bônus. Aí não vai ter mesmo. Pra quase nenhum curso fora de medicina.
 
Falando sobre o tema ainda, e dando um gancho para o povo que adora dizer que faculdade é inutil e blá blá blá... o Akita fala muito bem aqui nesse video abaixo sobre os exemplos que o povo adora usar quando dizem que não precisam de faculdade:




E tem esse:


E esse:
 
So um cara que terminou a faculdade de controle e automação e durante todo o curso o que mais sofri foi conseguir um estágio na área (não só eu, mas praticamente todo mundo da turma que me formei), ainda mais pq terminei justamente na pandemia, coisa hilária, pois quando terminei meu técnico em mecatrônica tinha dado a frise de 2015 e tmb não consegui nada. Tem pessoas que ainda não conseguiram dps de se formar e seguem fazendo algo para se qualificar, pois entrar como estagiário em engenharia é tão complicado quando um cara que estuda TI conseguir um trampo.

Me foquei na parte de automação e redes, pois são as duas coisas que vem crescendo mto, além de robótica. O problema que vejo é que as vagas vem exigindo tanta coisa que quando vc alcança elas, se tornam desinteressantes pq a empresa agora quer outras. E é fato que o cara da federal consegue mais rápido que um da particular, pois praticamente as empresas vão atrás dos caras dentro da universidade, o que é o inverso na particular.

Porém, existe uma coisa que vc pode tirar como desvantagem que é justamente o conhecimento. Se vc estudar à parte e ficar no que vc gosta, não tem nenhum federal que possa" te tirar" a vaga. Eu msm estou focado estudando redes e pretendo seguir nesse setor como padrão, pra isso estou estudando nas férias e já elaborando meu TCC graças a um trampo temp que fiz que encontrei soluções para um problema que eles tinham. Divulgando o projeto no LinkedIn e mostrando serviço certamente conseguirei algo dps, mas aí vem o porém de que ainda não tenho tanta network capaz dos recrutadores vierem quase implorando para me contratar, pois ainda falta pra mim a bendita "experiência".
 
So um cara que terminou a faculdade de controle e automação e durante todo o curso o que mais sofri foi conseguir um estágio na área (não só eu, mas praticamente todo mundo da turma que me formei), ainda mais pq terminei justamente na pandemia, coisa hilária, pois quando terminei meu técnico em mecatrônica tinha dado a frise de 2015 e tmb não consegui nada. Tem pessoas que ainda não conseguiram dps de se formar e seguem fazendo algo para se qualificar, pois entrar como estagiário em engenharia é tão complicado quando um cara que estuda TI conseguir um trampo.

Me foquei na parte de automação e redes, pois são as duas coisas que vem crescendo mto, além de robótica. O problema que vejo é que as vagas vem exigindo tanta coisa que quando vc alcança elas, se tornam desinteressantes pq a empresa agora quer outras. E é fato que o cara da federal consegue mais rápido que um da particular, pois praticamente as empresas vão atrás dos caras dentro da universidade, o que é o inverso na particular.

Porém, existe uma coisa que vc pode tirar como desvantagem que é justamente o conhecimento. Se vc estudar à parte e ficar no que vc gosta, não tem nenhum federal que possa" te tirar" a vaga. Eu msm estou focado estudando redes e pretendo seguir nesse setor como padrão, pra isso estou estudando nas férias e já elaborando meu TCC graças a um trampo temp que fiz que encontrei soluções para um problema que eles tinham. Divulgando o projeto no LinkedIn e mostrando serviço certamente conseguirei algo dps, mas aí vem o porém de que ainda não tenho tanta network capaz dos recrutadores vierem quase implorando para me contratar, pois ainda falta pra mim a bendita "experiência".

Cara, infelizmente é bom levar em consideração o país onde vivemos, na sua área inclusive é bem afetada por causa da falta de industrialização do Brasil, também depende da região onde você vive, mora em um centro de desenvolvimento e industrial para a sua área?

Saiba escrever seu cv, saiba escrever seu linkedin, saiba inglês.
 
Meu irmão é eng. eletricista mas sempre foi mais apegado à automação/programação e até ele recebeu proposta de emprego de empresa de software pra programar pq ele tinha uma "boa noção".

Cara que fala que TI tá saturado realmente não tem ideia da asneira, ou considera "saturado" pq não tá sobrando vaga de 10mil/mês.

Aliás, vejo muito recém-formado vindo com essa, fala que "não tem emprego" mas na verdade o que não tem é o emprego top que ele sonhava na faculdade (e muitas vezes fomentado por professores que ficam enchendo cabeça de aluno de abobrinha), mas oferta de vaga tem sim só que o cara não quer começar por baixo, quer sair da faculdade com um canudo na mão, experiência mínima e receber oferta de 5mil/mês + bônus. Aí não vai ter mesmo. Pra quase nenhum curso fora de medicina.
Não so professores de cursinho como a própria mídia cria um hype absurdo em cima de cursos. O negócio foi cabuloso para a engenharia, uma enxurrada de noticias e artigos falando que há muita falta de engenheiro,que se começa ganhando 4k pra cima,eu mesmo fui um dos milhares que caiu nessa lorota. Se fizeram isso por ignorância ou por pilantragem não sei, só lamento pelos que foram enganados, gastaram muito tempo e dinheiro pra depois virar uber ou trabalhar fora da área.
 
Não so professores de cursinho como a própria mídia cria um hype absurdo em cima de cursos. O negócio foi cabuloso para a engenharia, uma enxurrada de noticias e artigos falando que há muita falta de engenheiro,que se começa ganhando 4k pra cima,eu mesmo fui um dos milhares que caiu nessa lorota. Se fizeram isso por ignorância ou por pilantragem não sei, só lamento pelos que foram enganados, gastaram muito tempo e dinheiro pra depois virar uber ou trabalhar fora da área.
Tamo junto.

Formei em engenharia química em 2013. Hoje estou terminando a faculdade de direito pq engenharia foi pura quebração de cara. Da minha turma (formaram uns 20 +-, universidade estadual) tem três atuando como engenheiros químicos, o resto ou foi pra mestrado/doc pra dar aula ou simplesmente caiu fora do ramo totalmente.

Ainda trabalhei 2 anos como engenheiro, mas vi que não era minha praia, além de ser absurdamente diferente do que os professores comentavam. Hoje percebo que fui trouxa mesmo, pq aqueles professores que enchiam a boca pra falar do mercado de engenheiros nunca tinham sido engenheiros de fato, pularam da graduação pra pós e foram dar aula, prática de mercado deles foram os 6 meses de estágio obrigatório e fim de papo.

Não gosto de falar que "perdi 5 anos" fazendo engenharia pq conhecimento é algo que se leva pra vida toda, mas naquele terceiro ano quando balancei pra largar e trocar de curso, pqp, eu deveria ter largado. Mas agora foi, fica o diploma, posso marcar no cadastros "escolaridade: superior completo" e vida que segue.
 
Cara, infelizmente é bom levar em consideração o país onde vivemos, na sua área inclusive é bem afetada por causa da falta de industrialização do Brasil, também depende da região onde você vive, mora em um centro de desenvolvimento e industrial para a sua área?

Saiba escrever seu cv, saiba escrever seu linkedin, saiba inglês.
Moro em SP e sempre estou atualizando meu LinkedIn, assim como fazendo cursos e inclusive meu CV graças a um professor meu que me auxiliou nisso.

Inglês eu estou estudando de um curso que comprei e sempre que posso estou lendo algo para não perder a prática. Mas engenharia no Brasil é foda msm, a maioria só por indicação msm
 
Eu migrei pra TI, sou formado em engenharia elétrica em uma particular de ponta. Resolvi fazer ADS em uma uniesquina e antes de iniciar as aulas do 1º semestre, passei em um processo seletivo pra estágio em um banco privado e ia ganhar bem pacas. Não rolou por causa da maldita pandemia, não deixaram estagiário iniciar via remoto. Essa enrolação pra falarem isso foi de fevereiro até maio.
Logo após, resolvi caçar de novo e entrei em uma multinacional gigante pra fazer estágio, que é onde estou hoje.
Em nenhum dos processos me perguntaram onde eu estudava/estudei. Foi só saber se virar nos testes, mesmo sem ter conhecimento em algo que pediam.
Agora em fevereiro completo 6 meses de empresa e começam minhas avaliações pra me efetivar.
Estou pensando em fazer eng da computação após terminar ADS, mas somente por conquista pessoal, pq já vi que não vai mudar em nada.
Planejo mais pra frente realizar uma pós ou outra também, mas aqui vai ser visando promoções num (distante) futuro e poder chegar num nível de gestor algum dia.

Mesmo com pouca experiência, recebo um ou outro convite para participar de entrevistas.
A área tá bombando pacas, todos meus amigos da área tão bem empregados, ninguém ficando sem trabalho. Tive até um amigo que trabalha com QA, nível sênior, mudando de trabalho em plena pandemia pra ganhar uns 9k CLT trabalhando remoto.
 
Planejo mais pra frente realizar uma pós ou outra também, mas aqui vai ser visando promoções num (distante) futuro e poder chegar num nível de gestor algum dia.

Esquece cargo de gestão, alias se conseguir mesmo estagio e entrar na area, não faça outra faculdade ou pós em curto ou medio prazo.
Estude pra certificação, estude faça a prova e passe.
Em Ti certificação e experiência é garantia de toda semana ter empresa te procurando no linkedin oferecendo vaga, mesmo sem você procurar.

Outra coisa, cargo técnico alto paga tão bem ou melhor que cargo de gestão sem metade da dor de cabeça, fora isso um cargo técnico alto se você for demitido hoje as 11:00, consegue estar em outra empresa ganhando o mesmo salario as 16:00.
Falo por experiência própria, me formei em 2005 como falei, era fácil arrumar vaga na época, mirei em cargo de gestão. Só perdi anos da minha vida.
Cargo não é profissão, se você passa 4 anos numa empresa e consegue um cargo de supervisão/gerencia, isso não garante que ao sair daquele emprego e consiga o mermo cargo/salario.

Só consegui viver de fato as "maravilhas" de TI quando mirei em cargo técnico e me preparei pra isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não so professores de cursinho como a própria mídia cria um hype absurdo em cima de cursos. O negócio foi cabuloso para a engenharia, uma enxurrada de noticias e artigos falando que há muita falta de engenheiro,que se começa ganhando 4k pra cima,eu mesmo fui um dos milhares que caiu nessa lorota. Se fizeram isso por ignorância ou por pilantragem não sei, só lamento pelos que foram enganados, gastaram muito tempo e dinheiro pra depois virar uber ou trabalhar fora da área.

Como eu disse, esse mesmo efeito manada estão fazendo com TI, vamos ver como vai ficar no futuro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo