• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Superior em TI a Nova Administração

Como eu disse, esse mesmo efeito manada estão fazendo com TI, vamos ver como vai ficar no futuro.
Não acredito que isso irá acontecer tão fácil.
Primeiro pq TI não é uma área fácil, onde qualquer zé fala que vai fazer uma faculdade na área, vai, faz e forma. Quem não tem um mínimo de aptidão pula fora, não é um direito ou adm que qualquer um que entra e se forma sem grande dificuldade.

Segundo pq a demanda está crescendo cada vez mais. Toda empresa precisa dum app, roda um sistema integrado para gestão de clientes, produtos, serviços, a humanidade simplesmente não se desliga dos sistemas de informação, até documentos pessoais estão sendo convertidos pra formato digital.

É diferente do que ocorreu com algumas engenharias, quando o povo tava se formando e a demanda parecia reduzir, como foi meu caso na engenharia química, não apenas a Lava Jato quebrou as pernas da Petrobrás que não fez mais concurso, como vários setores começaram a contratar técnicos invés de engenheiros.
 
Também acho que tem a possibilidade da área ir pro buraco. Não importa a necessidade de vagas, mesmo que sejam muitas, se tivermos muitas pessoas querendo, o salário abaixa.

Pra concluir, basta observar que as faculdades mais renomadas, tipo UNESP, estão com Ciências da Computação como um dos cursos mais concorridos. Isso não era comum.
 
Não acredito que isso irá acontecer tão fácil.
Primeiro pq TI não é uma área fácil, onde qualquer zé fala que vai fazer uma faculdade na área, vai, faz e forma. Quem não tem um mínimo de aptidão pula fora, não é um direito ou adm que qualquer um que entra e se forma sem grande dificuldade.

Segundo pq a demanda está crescendo cada vez mais. Toda empresa precisa dum app, roda um sistema integrado para gestão de clientes, produtos, serviços, a humanidade simplesmente não se desliga dos sistemas de informação, até documentos pessoais estão sendo convertidos pra formato digital.

É diferente do que ocorreu com algumas engenharias, quando o povo tava se formando e a demanda parecia reduzir, como foi meu caso na engenharia química, não apenas a Lava Jato quebrou as pernas da Petrobrás que não fez mais concurso, como vários setores começaram a contratar técnicos invés de engenheiros.
Será mesmo? E aquela história de poder terceirizar um monte de coisa pra indianos, muito mais barato? E aquela infinidade de vagas que exigem dezenas de linguagens e programas pra pagar salário mínimo sem benefícios?
 
eu tenho aproximadamente 3 anos de formado, formei em eng de controle e automação na UFSC e estou trabalhando com desenvolvimento web. Eu acabei migrando para a area após conseguir um estágio na triade da web. O meu primeiro emprego foi um job onde pagavam 2.5 k mei, mas eu até aceitaria trabalhar de graça só para conseguir experiencia e sair da inércia. Hoje eu recebo no linkedin semanalmente ofertas para trabalhar.

No meu segundo emprego (estou no terceiro kkkk) eu corrigia testes e todos os testes eram iguais, a mesma aplicação react, com os mesmos métodos de iteração de array .map. Alguns a gente chamava para a entrevista e tinhamos um teste básico no quadro branco que poderia ser resolvido com um for e muitos falhavam, começavam a responder a pergunta com o unico metodo que a o curso online ensinou, adivienhem o map e não conehciam o basico de javascript. Só que você olhava o currículo do cara ele falava que manjava de: Node, react, mongo, html, css, js. Por isso eu não me surprendo quando os RHs exigem um super humano quando as pessoas se auto intitulam super humanos e na verdade são iniciantes.

Eu não tenho medo de outras pessoas entrarem no mercado e pegar o meu emprego, eu tenho medo de estar defasado e perder o emprego para mim mesmo. A minha dica para quem ta começando é aprender Javascript e resolver problemas basicos com ele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora pega um cara que manja de AWS e tem certificação verifica os salarios dele e pergunta se não tem uma fila de empresa assediando eles
 
Será mesmo? E aquela história de poder terceirizar um monte de coisa pra indianos, muito mais barato? E aquela infinidade de vagas que exigem dezenas de linguagens e programas pra pagar salário mínimo sem benefícios?
Não é um negocio simples, fazer um hello world qualquer um consegue, porem fazer uma aplicação funcional, escalável, organizada etc é necessário estudo e experiencia.
Não adianta nada formar 1000 pessoas por dia, se nem 10 dessas 1000 sabem fazer o básico.

A comparação com Engenharia chega a ser idiota, um engenheiro normalmente é contratado só por ser "engenheiro", um cara que sai da faculdade de TI é um merda, ele não é contratado por causa do canudo dele, ele é contratado por causa da sua expertise.
Essa comparação com Engenharia e Medicina é herança do brasileiro de achar que um curso superior é o suficiente para arrumar um trabalho, não faz o minimo sentido para a area de TI, exatamente por isso esses cursos tem tantos alunos, a maioria não tem a mínima ideia de como funciona a área e depois sai reclamando...

Outro exemplo disso é a taxa da saída da área, a maioria desiste no meio do caminho ou fica nas áreas baixas da área, recebendo salário merda em empresa merda.
Startup a rodo recebendo aporte, dobrando a quantidade de funcionários e nego vem me falar que a área tá morta... É de dar dó.
 
Não acredito que isso irá acontecer tão fácil.
Primeiro pq TI não é uma área fácil, onde qualquer zé fala que vai fazer uma faculdade na área, vai, faz e forma. Quem não tem um mínimo de aptidão pula fora, não é um direito ou adm que qualquer um que entra e se forma sem grande dificuldade.

Segundo pq a demanda está crescendo cada vez mais. Toda empresa precisa dum app, roda um sistema integrado para gestão de clientes, produtos, serviços, a humanidade simplesmente não se desliga dos sistemas de informação, até documentos pessoais estão sendo convertidos pra formato digital.

É diferente do que ocorreu com algumas engenharias, quando o povo tava se formando e a demanda parecia reduzir, como foi meu caso na engenharia química, não apenas a Lava Jato quebrou as pernas da Petrobrás que não fez mais concurso, como vários setores começaram a contratar técnicos invés de engenheiros.

Concordei com você em tudo, exceto pelo desdém com Direito e Administração. Na verdade principalmente em Direito. Se formar, em qualquer área hoje em dia, qualquer um que fizer o básico se forma. Agora, se formar e saber do que estudou aí é outra história.

Um exemplo prático foi dito pelo @-Kbça- e @piledriverwaltz ,ao afirmarem que muita gente vai para entrevista com currículo abarrotado e mesmo assim não sabem o básico.
 
Concordei com você em tudo, exceto pelo desdém com Direito e Administração. Na verdade principalmente em Direito. Se formar, em qualquer área hoje em dia, qualquer um que fizer o básico se forma. Agora, se formar e saber do que estudou aí é outra história.

Um exemplo prático foi dito pelo @-Kbça- e @piledriverwaltz ,ao afirmarem que muita gente vai para entrevista com currículo abarrotado e mesmo assim não sabem o básico.
Não é desdém, é constatação da realidade.

Eu me formei numa engenharia e estou concluindo a minha segunda graduação em direito, não tem como comparar o nível de complexidade/dificuldade dos dois cursos. Na engenharia chegavam a abrir turmas adicionais somente para os dependentes em algumas matérias difíceis onde o índice de reprovação era altíssimo, enquanto no direito há turmas que se formam sem que nenhum aluno tenha reprovado nenhuma matéria ao longo do curso todo.

E sim, isso não significa que a pessoa se forma sabendo o que fazer, mas na engenharia não rola bem essa de "formar qualquer um forma". Não forma. Eu tive colega que largou no 4º ano do curso pq ainda tinha matéria pendente do primeiro ano, tive veterano que levou 8 anos pra se formar por causa das reprovações constantes.

E não digo isso pra falar que um curso é melhor que outro, apenas falo exclusivamente da dificuldade do curso, do quanto o cara precisa quebrar a cabeça pra se formar, afinal, se engenharia por ser difícil fosse de alguma forma "melhor" que direito eu não tinha largado mão do canudo de engenheiro pra fazer direito.

P.S: Tanto engenharia como direito fiz/faço em universidade estadual.
 
Não é desdém, é constatação da realidade.

Eu me formei numa engenharia e estou concluindo a minha segunda graduação em direito, não tem como comparar o nível de complexidade/dificuldade dos dois cursos. Na engenharia chegavam a abrir turmas adicionais somente para os dependentes em algumas matérias difíceis onde o índice de reprovação era altíssimo, enquanto no direito há turmas que se formam sem que nenhum aluno tenha reprovado nenhuma matéria ao longo do curso todo.

E sim, isso não significa que a pessoa se forma sabendo o que fazer, mas na engenharia não rola bem essa de "formar qualquer um forma". Não forma. Eu tive colega que largou no 4º ano do curso pq ainda tinha matéria pendente do primeiro ano, tive veterano que levou 8 anos pra se formar por causa das reprovações constantes.

E não digo isso pra falar que um curso é melhor que outro, apenas falo exclusivamente da dificuldade do curso, do quanto o cara precisa quebrar a cabeça pra se formar, afinal, se engenharia por ser difícil fosse de alguma forma "melhor" que direito eu não tinha largado mão do canudo de engenheiro pra fazer direito.

P.S: Tanto engenharia como direito fiz/faço em universidade estadual.

Ter pessoas com mais dificuldade em exatas não é bem um segredo para ninguém, não concorda?!

Por outro lado, mesmo os que se formam em Direito, poucos são àqueles que exercem a profissão. Basta olhar o índice de aprovados na OAB, por exemplo. E se você tem exemplos de dificuldade, trago um de tranquilidade com um colega meu que jogava 4/5 horas todos os dias, trabalhava meio expediente e fazia engenharia (isso no 7ª período) e nunca ouvi ele reclamar da dificuldade. Como disse, fazendo o básico (estudar o conteúdo, fazer os exercícios e tirar dúvidas) qualquer pessoa é capaz de se formar em qualquer área. E não entenda isso como uma valorização do estudante, mas sim desvalorização do nosso ensino superior. Formação em Física/Matemática, por exemplo, é a mesma coisa. Ocorre que nesses casos há uma apatia muito grande por parte da maioria das pessoas em dar atenção às matérias desse tipo. Logo, ao não fazerem o básico, as dificuldades sempre irão circular o aluno.
 
Ter pessoas com mais dificuldade em exatas não é bem um segredo para ninguém, não concorda?!

Por outro lado, mesmo os que se formam em Direito, poucos são àqueles que exercem a profissão. Basta olhar o índice de aprovados na OAB, por exemplo. E se você tem exemplos de dificuldade, trago um de tranquilidade com um colega meu que jogava 4/5 horas todos os dias, trabalhava meio expediente e fazia engenharia (isso no 7ª período) e nunca ouvi ele reclamar da dificuldade. Como disse, fazendo o básico (estudar o conteúdo, fazer os exercícios e tirar dúvidas) qualquer pessoa é capaz de se formar em qualquer área. E não entenda isso como uma valorização do estudante, mas sim desvalorização do nosso ensino superior. Formação em Física/Matemática, por exemplo, é a mesma coisa. Ocorre que nesses casos há uma apatia muito grande por parte da maioria das pessoas em dar atenção às matérias desse tipo. Logo, ao não fazerem o básico, as dificuldades sempre irão circular o aluno.
Depende da base dele e da faculdade. Onde eu cursei foi bem difícil, principalmente pela maldade de alguns professores,mas foi.
 
Posso dizer que tive a mesma experiência.
Sou formado em federal desde o final de 2014 e acho que não tem um da minha turma que formou e está desempregado e/ou ganhando mal. Tenho colegas que abriram startups e estão ganhando bastante dinheiro na área de tecnologia assim como tenho colegas que estão em multinacionais e startups pelo mundo afora.

No meu ano várias empresas foram na universidade fazer processo seletivo, dos quais eu participei de 2 e fui aprovado em 1. Fora esses, ainda fui aprovado em mais 2 estágios e tive a oportunidade de escolher aquele que achei melhor. Tenho amigo que saiu da probreza, precisou de bolsa a faculdade inteira e hoje é dono de imóvel e ganha muito bem.

Minha experiência é que a área precisa sim de gente, já disse em diversos tópicos aqui que fiz várias entrevistas enquanto estava trabalhando no Brasil e muitos candidatos não tinham o mínimo. Não é por falta de vaga pois temos muitas vagas que ficam abertas muito tempo (até anos) pois simplesmente não há candidatos. A causa disso acredito ser a fuga de cérebros do país... Bons desenvolvedores estão dando o fora. Eu saí no final de 2018 junto com mais 3 amigos que saíram mais ou menos na mesma época. Com isso, abrimos 3 vagas na empresa que saímos e foi difícil preenche-las.

Nosso amigo @Youkou disse exatamente o que eu penso - o gap está aumentando pois as empresas precisam de pessoas com experiência mas a escassez é alta. Enquanto isso temos milhares de pessoas sem experiência mas que não conseguem emprego pois não tem conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de software.

Minha opinião é que vale a pena sim entrar na área e se dedicar pois há bons empregos e com ótimos salários e benefícios. Pra sair do país, é a melhor área. Meu LinkedIn apita todo dia com mensagem de recrutador.

Como disseram no reddit, parafraseando: "Para profissionais de TI, LinkedIn é o Tinder reverso - as recrutadoras entram em contato e a gente ignora."
Ou seja, o jeito é: Fuja de universidade privadas e gaste 2/3 anos tentando entrar pra uma federal? Pretendo começar a faculdade esse ano, sempre ouvi falar que curso superior não fazia diferença em T.I, é true?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou me formando na Estácio, e já estou empregado e com um bom salário. Mas Uma Federal/Estadual de fato é muito mais propicia para o aluno obter uma gama maior de conhecimento, uma biblioteca vasta, professores capacitados (não todos, mas boa parte), Projetos Tecnológicos. Coisas que dificilmente essas faculdades de Esquina proporciona ao aluno. No entanto, que, com esforço o aluno pode suprir essa falta de apoio por parte da faculdade. Ou seja, estude e se esforce (fazendo o que gosta) que você consegue um bom salário e emprego. Não adianta em nada não conseguir emprego e perder a maior parte do tempo reclamando nas redes sociais o fato de não conseguir ser empregado, vá estudar e especificar mais seu conhecimento que sem dúvida alguma a

Estou me formando na Estácio, e já estou empregado e com um bom salário. Mas Uma Federal/Estadual de fato é muito mais propicia para o aluno obter uma gama maior de conhecimento, uma biblioteca vasta, professores capacitados (não todos, mas boa parte), Projetos Tecnológicos. Coisas que dificilmente essas faculdades de Esquina proporciona ao aluno. No entanto, que, com esforço o aluno pode suprir essa falta de apoio por parte da faculdade. Ou seja, estude e se esforce (fazendo o que gosta) que você consegue um bom salário e emprego. Não adianta em nada não conseguir emprego e perder a maior parte do tempo reclamando nas redes sociais o fato de não conseguir ser empregado, vá estudar e especificar mais seu conhecimento que sem dúvida alguma a oportunidade irá aparecer.
Você faz qual curso de T.I na Estácio amigo?
 
Última edição:
Ou seja, o jeito é: Fuja de universidade privadas e gaste 2/3 anos tentando entrar pra uma federal? Pretendo começar a faculdade esse ano, sempre ouvi falar que curso superior não fazia diferença em T.I, é true?

UTFPR tá sobrando vaga, deivdo a pandemia, se não me engano tão aceitando até gente que não fez o enem, ou que fez depois de 2015, dá uma olhada.
 
Ou seja, o jeito é: Fuja de universidade privadas e gaste 2/3 anos tentando entrar pra uma federal? Pretendo começar a faculdade esse ano, sempre ouvi falar que curso superior não fazia diferença em T.I, é true?
Não precisa de 2 a 3 anos pra entrar numa pública...
Mas na minha análise empírica dos dados que eu tenho (ou seja, altamente pessoal), eu acho que vale a pena sim. Melhor demorar mais pra ganhar mais dinheiro do que ir logo pro mercado pra ganhar mixaria.
 
Se a área de TI tá ruim, 99% das outras estão piores.
 
Além de melhores perspectivas no Brasil, área de TI é, sem dúvidas, a melhor para quem quer picar a mula do país. Foi o que eu fiz há quase oito anos. Cursei tecnólogo em ADS à distância em paralelo ao meu trabalho como advogado (onde ganhava 8k) e hoje ganho muito mais na Alemanha.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Ou seja, o jeito é: Fuja de universidade privadas e gaste 2/3 anos tentando entrar pra uma federal? Pretendo começar a faculdade esse ano, sempre ouvi falar que curso superior não fazia diferença em T.I, é true?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Você faz qual curso de T.I na Estácio amigo?
Depende se você tem quem pague seus boletos pra você e dos seus gostos, falando da minha experiência pessoal e limitada eu não passaria 1 ou 2 anos estudando pra entrar em federal não principalmente porque meu "eu do passado" precisava trabalhar pra ajudar em casa e a faculdade foi uma porta de entrada para empregos que pagavam mais do que o salario mínimo que eu recebia na época....se teus pais te apoiam financeiramente e dependendo da sua idade então fica a critério seu, não tem certo ou errado, existe a sua preferencia e a sua realidade/necessidade atual.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Ou seja, o jeito é: Fuja de universidade privadas e gaste 2/3 anos tentando entrar pra uma federal? Pretendo começar a faculdade esse ano, sempre ouvi falar que curso superior não fazia diferença em T.I, é true?
Sobre faculdade e TI:

1. Sim, faculdade faz diferença na TI. Basta ver o Linkedin de quem está nas melhores empresas (Facebook, Google...) é tudo da USP, UNESP ou outra federal de nome;
2. A TI está começando a saturar, em breve terá muita gente nesse mercado, e faculdade de nome será um destaque quando as vagas ficarem disputadas;
3. Não precisa de 2 ou 3 anos pra passar em federal... os cursos de TI nas melhores faculdades possuem candidato/vaga bem baixo.
 
Apenas para enriquecer o debate, depois do comentário do Lafs, eu fui ao LinkedIn ver as instituições brasileiras mais frequentes da FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google), vou as listar aqui:

EN5jXzO.png

5pe2NpH.png

JY1YqUG.png

Ypeyqvo.png

Cj26o4Q.png


Achei interessante colocar a RD Station para ter uma referência nacional também:
UvXQJP9.png
 
Além de melhores perspectivas no Brasil, área de TI é, sem dúvidas, a melhor para quem quer picar a mula do país. Foi o que eu fiz há quase oito anos. Cursei tecnólogo em ADS à distância em paralelo ao meu trabalho como advogado (onde ganhava 8k) e hoje ganho muito mais na Alemanha.
Concordo plenamente. Sempre falo isso. Se voce trabalha com TI e ainda ta no Brasil, ta fazendo errado.

Mora onde na Alemanha, se nao se incomoda em dizer?
 
  • Curtir
Reações: tgc
Apenas para enriquecer o debate, depois do comentário do Lafs, eu fui ao LinkedIn ver as instituições brasileiras mais frequentes da FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google), vou as listar aqui:


Achei interessante colocar a RD Station para ter uma referência nacional também:
Essa busca não faz sentido, o Facebook com a busca que você fez mostra ~4k funcionários, mas tem 48k nos EUA? Quando eu faço essas buscas o resultado é completamente diferente.
Fora que você tem que levar em consideração o cargo da pessoa, desses 3k não deve ter nem 10% de devs.

Outra coisa é que faz sentido a FGV estar tão alto, conheço MUITA gente que estudou na Unicamp/USP/Unesp/Federal e que fez MBA na FGV. Esse resultado vai aparecer nessa sua busca. O interessante é saber onde as pessoas fizeram bacharelado/mestrado.

Não tem uma ferramenta de busca boa que consiga fazer essa pesquisa... Só acessando diretamente o banco deles.

Como eu disse, minha análise empírica dos dados me diz que pública te dá muito mais chances de sair do país e ganhar bem na área.
Conheço uns 20 BRs fora, só 2 deles vieram de particular, e 1 deles está no Facebook e estudou na Unicamp, 1 está no Google e veio da UFSCar, 1 está na Microsoft e também veio da UFSCar.
 
Última edição:
Essa busca não faz sentido, o Facebook com a busca que você fez mostra ~4k funcionários, mas tem 48k nos EUA? Quando eu faço essas buscas o resultado é completamente diferente.
Fora que você tem que levar em consideração o cargo da pessoa, desses 3k não deve ter nem 10% de devs.

Outra coisa é que faz sentido a FGV estar tão alto, conheço MUITA gente que estudou na Unicamp/USP/Unesp/Federal e que fez MBA na FGV. Esse resultado vai aparecer nessa sua busca. O interessante é saber onde as pessoas fizeram bacharelado/mestrado.

Não tem uma ferramenta de busca boa que consiga fazer essa pesquisa... Só acessando diretamente o banco deles.

Como eu disse, minha análise empírica dos dados me diz que pública te dá muito mais chances de sair do país e ganhar bem na área.
Conheço uns 20 BRs fora, só 2 deles vieram de particular, e 1 deles está no Facebook e estudou na Unicamp, 1 está no Google e veio da UFSCar, 1 está na Microsoft e também veio da UFSCar.
Na verdade, os 4k que aparece no topo, já é o total de filtro de número de brasileiros, que aparece quando é aplicado no campo de busca, do restante, concordo, acaba sendo bem raso mesmo, o legal é que dá para ir aplicando filtro por cargos específicos ou afins através das tags, mas é só para ter uma ideia mesmo, porque os dados reais, só como você mesmo falou
 
Depende se você tem quem pague seus boletos pra você e dos seus gostos, falando da minha experiência pessoal e limitada eu não passaria 1 ou 2 anos estudando pra entrar em federal não principalmente porque meu "eu do passado" precisava trabalhar pra ajudar em casa e a faculdade foi uma porta de entrada para empregos que pagavam mais do que o salario mínimo que eu recebia na época....se teus pais te apoiam financeiramente e dependendo da sua idade então fica a critério seu, não tem certo ou errado, existe a sua preferencia e a sua realidade/necessidade atual.
Me encontro na mesma situação, preciso entrar no mercado de trabalho rápido pra ajudar meus avós em casa. Recebo pensão do governo então consigo pagar os primeiros anos de boa, o problema é que preciso de um curso rápido porque a pensão acaba daqui uns 2 anos, acho que vou entrar em uma Uniesquina qualquer mesmo com minha nota do Enem kkkkk Seja oque Deus quiser
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo plenamente. Sempre falo isso. Se voce trabalha com TI e ainda ta no Brasil, ta fazendo errado.

Mora onde na Alemanha, se nao se incomoda em dizer?
Irmão, 'sonho' em trabalhar fora do país e ter uma vida melhor, oque você acha que pesa na hora de contratarem estrangeiros? Tipo, existe "ISSO" que vai te destacar lá fora. Diploma pesa ou chegar e fazer bonito é mais importante?
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Me encontro na mesma situação, preciso entrar no mercado de trabalho rápido pra ajudar meus avós em casa. Recebo pensão do governo então consigo pagar os primeiros anos de boa, o problema é que preciso de um curso rápido porque a pensão acaba daqui uns 2 anos, acho que vou entrar em uma Uniesquina qualquer mesmo com minha nota do Enem kkkkk Seja oque Deus quiser
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Irmão, 'sonho' em trabalhar fora do país e ter uma vida melhor, oque você acha que pesa na hora de contratarem estrangeiros? Tipo, existe "ISSO" que vai te destacar lá fora. Diploma pesa ou chegar e fazer bonito é mais importante?
Faça um tecnólogo de 2 anos, na área de T.I. Antes de acabar o curso você já pode estar empregado, claro que depende de onde você mora(são Paulo é mais fácil) e do seu esforço.
 
Pra quem quer tentar ir pra area de programação e está meio perdido, quero aproveitar o tópico e pedir algumas dicas.

Já sou funcionário público concursado e recebo relativamente bem, então não tenho tanta pressão, mas as coisas andam piorando aos pouquinhos.

Meus conhecimentos atuais:
Utilizo Linux exclusivamente desde os 16/17 anos de idade (tenho 34 agora e vejo o quanto de oportunidade desperdicei ja que comecei usar o sistema tão cedo). Comecei com Mandrake, depois Slackware, depois Gentoo e hoje Void Linux. Meu conhecimento em Windows vem mais do meu trabalho porque os computadores usam Windows, mas particularmente o último Windows que usei nos meus pcs foi o XP, mas como bom micreiro sei me virar com qualquer coisa.

Sei me virar muito bem no Linux, todo meu computador é moldado a mão praticamente, cheio de scripts pra automatizar coisas, inclusive alarmes pra monitorar certas coisas, script pra buscar promoções na internet e me notificar, script pra baixar certas páginas da internet e guardar localmente... enfim passo 99% do tempo no terminal e usando aplicativos em modo texto, utilizo bastante sed, awk, tr, grep e afins... o único aplicativo visual que uso é o Firefox, basicamente não uso mouse.

Eu gostaria de ir pra área de programação, mas não gosto muito do aspecto visual das coisas. Se eu gosto mais de código, o termo correto seria que eu sou mais voltado pro backend do ramo?

Um exemplo, tenho esse site pessoal: https://crdpa.net
Ele é feito usando um shell script que converte meus textos escritos em markdown para html, monta a página inicial, cria o índice dos textos em ordem, agrega o css e finaliza tudo. Depois disso é só empurrar pro github.

Então:
- boa experiência em Linux e shell scripts, mas minhas aplicações são particulares como hobbista
- já fiz um programinha besta em Go (golang)
- já fiz um ou dois scripts em Python
- sei o básico de git
- sou formado em automação industrial e programei um pouco de C para PIC e também programei em Ladder para CLP, mas coisas bem básicas. Em C era basicamente modificar programas ja prontos.

Tenho esses cursos disponíveis no Udemy:
- C
- Python
- C++
- Javascript
- Go
- Rust
- Docker (com Kubernetes + Swarm)

Python foi o que cheguei mais longe e Go achei bacana também. Já escrevi coisas simples nas duas linguagens, mas nada de mais.

Queria um norte pra quais os caminhos e áreas possíveis. É um ramo tao amplo e todas as vagas que procuro só pra ter uma noção pede um monte de coisas que as vezes parecem nem ter relação entre si. Fico perdidão em como prosseguir.
 
Pra quem quer tentar ir pra area de programação e está meio perdido, quero aproveitar o tópico e pedir algumas dicas.

Já sou funcionário público concursado e recebo relativamente bem, então não tenho tanta pressão, mas as coisas andam piorando aos pouquinhos.

Meus conhecimentos atuais:
Utilizo Linux exclusivamente desde os 16/17 anos de idade (tenho 34 agora e vejo o quanto de oportunidade desperdicei ja que comecei usar o sistema tão cedo). Comecei com Mandrake, depois Slackware, depois Gentoo e hoje Void Linux. Meu conhecimento em Windows vem mais do meu trabalho porque os computadores usam Windows, mas particularmente o último Windows que usei nos meus pcs foi o XP, mas como bom micreiro sei me virar com qualquer coisa.

Sei me virar muito bem no Linux, todo meu computador é moldado a mão praticamente, cheio de scripts pra automatizar coisas, inclusive alarmes pra monitorar certas coisas, script pra buscar promoções na internet e me notificar, script pra baixar certas páginas da internet e guardar localmente... enfim passo 99% do tempo no terminal e usando aplicativos em modo texto, utilizo bastante sed, awk, tr, grep e afins... o único aplicativo visual que uso é o Firefox, basicamente não uso mouse.

Eu gostaria de ir pra área de programação, mas não gosto muito do aspecto visual das coisas. Se eu gosto mais de código, o termo correto seria que eu sou mais voltado pro backend do ramo?

Um exemplo, tenho esse site pessoal: https://crdpa.net
Ele é feito usando um shell script que converte meus textos escritos em markdown para html, monta a página inicial, cria o índice dos textos em ordem, agrega o css e finaliza tudo. Depois disso é só empurrar pro github.

Então:
- boa experiência em Linux e shell scripts, mas minhas aplicações são particulares como hobbista
- já fiz um programinha besta em Go (golang)
- já fiz um ou dois scripts em Python
- sei o básico de git
- sou formado em automação industrial e programei um pouco de C para PIC e também programei em Ladder para CLP, mas coisas bem básicas. Em C era basicamente modificar programas ja prontos.

Tenho esses cursos disponíveis no Udemy:
- C
- Python
- C++
- Javascript
- Go
- Rust
- Docker (com Kubernetes + Swarm)

Python foi o que cheguei mais longe e Go achei bacana também. Já escrevi coisas simples nas duas linguagens, mas nada de mais.

Queria um norte pra quais os caminhos e áreas possíveis. É um ramo tao amplo e todas as vagas que procuro só pra ter uma noção pede um monte de coisas que as vezes parecem nem ter relação entre si. Fico perdidão em como prosseguir.
Pra você parece fazer sentido investir em full stack. Go/Rust/Python/JS são linguagens até que bem comuns nessa área. Docker é um conhecimento essencial atualmente, assim como K8s. Se você estudar mais nessa área acho que tem chance de ser dar bem
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo