• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Superior em TI a Nova Administração

Sim, o que falei com base em alguém que não tem experiência, aí a faculdade importa.

Quanto ao mercado pra quem tem experiência, não sei dizer. O que sei, é que os funcionários das Big Techs são, em suma maioria, de universidades públicas, como eu já mencionei aqui. Isso não pode ser coincidência.
Eu poderia dizer que eles são mais capacitados, porem estaria mentindo...
Se trabalhar em qualquer uma dessas empresas vai conseguir uma salario de 10-20k com o tempo:
Sem-t-tulo.png

Faculdade publica é bom? Sim
Solução dos seus problemas? Não
Não adianta nada o cara saber toda a teoria do mundo (faculdade publica basicamente é isso, ou tem pc top no seu lab ai :mj:) e não saber fazer a coisa funcionar? :shrug:
Se o cara fazer federal ou particular e for um merda não tem como mesmo, vai se foder de qualquer jeito.
E sim, quem compara TI com outras profissões não tem a minima ideia de como funciona o mercado.

Você acabou de concordar comigo, mas não percebeu.:coolface:
Vamos falar de vaga de estagio/trainee, nessas pra conseguir um excelente estagio, vai ser exigido uma boa faculdade.
Se você não pretende fazer isso, seria melhor pagar um ano de cloudguru/linux academy por R$250/mes, fazer alguma certificação associate e estudar em casa.
Em um ano vai estar mais preparado que qualquer aluno de particular
Nem estagio vai, já disse e repito, se a faculdade não tiver parceria com a uni, qualquer um pode conseguir um estagio, a maioria das empresas não contratam pessoas que não saibam o minimo de desenvolvimento e para isso a faculdade é indiferente, já que a mesma é basicamente teoria.

Amigo meu é exemplo disso, tá se fodendo com embarcado pois o que aprendeu na federal foi só C, entrou no estagio por isso e só se fode, eu fiz particular, to tirando meus dois digitos e rindo da cara dele :p (Maioria da minha turma só formou por causa do diploma, já trabalhavam na area).
No final facul serviu para que? Para dizer que ele tem um diploma...

A galera tá reclamando que as vagas de estagio pedem um monte de coisa e vocês aqui nos anos 90 achando que uma federal vai garantir uma vaga de emprego.

source.gif


Vai lá, forma na USP e não estuda não, vai consiguir o estagio sim amiguinho, pode confiar :problemo:
 
Última edição:
Eu poderia dizer que eles são mais capacitados, porem estaria mentindo...
Se trabalhar em qualquer uma dessas empresas vai conseguir uma salario de 10-20k com o tempo:
Sem-t-tulo.png

Faculdade publica é bom? Sim
Solução dos seus problemas? Não
Não adianta nada o cara saber toda a teoria do mundo (faculdade publica basicamente é isso, ou tem pc top no seu lab ai :mj:) e não saber fazer a coisa funcionar? :shrug:
Se o cara fazer federal ou particular e for um merda não tem como mesmo, vai se foder de qualquer jeito.
E sim, quem compara TI com outras profissões não tem a minima ideia de como funciona o mercado.


Nem estagio vai, já disse e repito, se a faculdade não tiver parceria com a uni, qualquer um pode conseguir um estagio, a maioria das empresas não contratam pessoas que não saibam o minimo de desenvolvimento e para isso a faculdade é indiferente, já que a mesma é basicamente teoria.

Amigo meu é exemplo disso, tá se fodendo com embarcado pois o que aprendeu na federal foi só C, entrou no estagio por isso e só se fode, eu fiz particular, to tirando meus dois digitos e rindo da cara dele :p (Maioria da minha turma só formou por causa do diploma, já trabalhavam na area).
No final facul serviu para que? Para dizer que ele tem um diploma...

A galera tá reclamando que as vagas de estagio pedem um monte de coisa e vocês aqui nos anos 90 achando que uma federal vai garantir uma vaga de emprego.

source.gif


Vai lá, forma na USP e não estuda não, vai consiguir o estagio sim amiguinho, pode confiar :problemo:
Vai lá, forma na UNIESQUINA e não estuda não, vai consiguir o estagio sim amiguinho, pode confia.

A federal não garante emprego em nenhum lugar mas que é um facilitador em conseguir os melhores estágios é, não tem como negar!
 
Não sou da área de TI propriamente, minha formação é em administração, contabilidade, estatística e finanças, mas nos anos de trabalho acabei me envolvendo com desenvolvimento de aplicações e banco de dados. Aprendi ADVPL (linguagem proprietária da TOTVS) e PROGRESS pro trabalho e de curioso aprendi bastante de PHP, JAVA e agora estou aprendendo Python por causa do MBA em Big Data e IA que estou fazendo.

Estou focando aprendizado na área de cientista de dados, esse sim é um campo que falta profissionais competentes, sobram vagas e a remuneração é muito boa. É uma área que exige muito conhecimento e experiência interdisciplinar, não é fazendo um curso de análise de sistema que que você vai sair procurando emprego nessa área. O mais interessante é que pra mim o que tem mais pesado em conseguir executar os trabalhos é conhecer processos, saber me comunicar e conhecer lógica em linhas gerais, não tanto de uma linguagem em específico.

É uma área muito promissora galera, eu já to velhaco, estou fazendo isso para complementar minhas skills, já tenho carreira definida. Pros mais jovens, aconselho muito seriamente a considerar essa área se você pensa seguir carreira na área de TI.

Tá fazendo o MBA onde? Tb sou de ADM, minha pós foi em gestão pública, mas abordei um tema envolvendo tomada de decisões envolvendo dados, o tema consequentemente me levou a ficar mais interessado em ciência de dados, tanto é que cogito fazer outra pós nessa área ou assistir a cursos aleatórios sobre o assunto.
 
eu nem sei pq entrei na discussão, pq acho q a ideia é consenso e todo mundo quer ganhar o argumento!
 
Tá fazendo o MBA onde? Tb sou de ADM, minha pós foi em gestão pública, mas abordei um tema envolvendo tomada de decisões envolvendo dados, o tema consequentemente me levou a ficar mais interessado em ciência de dados, tanto é que cogito fazer outra pós nessa área ou assistir a cursos aleatórios sobre o assunto.

Na PUC.
 
Faculdade publica é bom? Sim
Solução dos seus problemas? Não
Faculdade pode não ser a solução dos seus problemas hoje, mas será no futuro. Você tá com a cabeça de uma TI num cenário escasso. Espera saturar pra ver.

Da mesma forma que você faz cursos avulsos e se capacita, outros milhões vão fazer no futuro. O que vai diferenciá-los? A faculdade que fizeram. Hoje o acesso à informação é muito fácil. Alura custa 60 reais.

Por isso, a faculdade vai fazer cada vez mais diferença. Portanto, com toda certeza vale a pena fazer 01 ano de cursinho e entrar na USP, do que ir direto pra uma uniesquina. Parem de pensar na TI otimista como é hoje e comecem a observar o que aconteceu com as outras profissões que saturaram (direito, adm...): só os de grandes universidades garantem grandes empregos.
 
Vou dar um exemplo prático: aqui no escritório de advocacia que trabalho, abrimos processo seletivo para estagiário. Foram 800 (sim, acredite, OITOCENTOS) currículos em três dias.
Por que o RH pegaria alguém da UNINOVE quando pode pegar alguém da USP?. É esse o pensamento.
Por que o RH da empresa que vc trampa pegaria alguém da USP quando poderia mto bem pegar alguém baseado no CV? Esse é o meu ponto!

As empresas hj em dia (e no passado tmb) prestam mto mais atenção na faculdade que o caboclo fez do que necessariamente no conteúdo que está ali presente. Fds os cursos ou os projetos que o cara participou, o que vale msm é onde vc se formou.

Com isso infelizmente tenho que concordar com a frase do colega @piledriverwaltz "A federal não garante emprego em nenhum lugar, mas é um facilitador em conseguir".
 
Eu poderia dizer que eles são mais capacitados, porem estaria mentindo...
Se trabalhar em qualquer uma dessas empresas vai conseguir uma salario de 10-20k com o tempo:
Sem-t-tulo.png

E o que significa essa imagem? Onde se formaram as pessoas que trabalham nas big tech?
 
Última edição:
Eu poderia dizer que eles são mais capacitados, porem estaria mentindo...
Se trabalhar em qualquer uma dessas empresas vai conseguir uma salario de 10-20k com o tempo:
Sem-t-tulo.png

Faculdade publica é bom? Sim
Solução dos seus problemas? Não
Não adianta nada o cara saber toda a teoria do mundo (faculdade publica basicamente é isso, ou tem pc top no seu lab ai :mj:) e não saber fazer a coisa funcionar? :shrug:
Se o cara fazer federal ou particular e for um merda não tem como mesmo, vai se foder de qualquer jeito.
E sim, quem compara TI com outras profissões não tem a minima ideia de como funciona o mercado.


Nem estagio vai, já disse e repito, se a faculdade não tiver parceria com a uni, qualquer um pode conseguir um estagio, a maioria das empresas não contratam pessoas que não saibam o minimo de desenvolvimento e para isso a faculdade é indiferente, já que a mesma é basicamente teoria.

Amigo meu é exemplo disso, tá se fodendo com embarcado pois o que aprendeu na federal foi só C, entrou no estagio por isso e só se fode, eu fiz particular, to tirando meus dois digitos e rindo da cara dele :p (Maioria da minha turma só formou por causa do diploma, já trabalhavam na area).
No final facul serviu para que? Para dizer que ele tem um diploma...

A galera tá reclamando que as vagas de estagio pedem um monte de coisa e vocês aqui nos anos 90 achando que uma federal vai garantir uma vaga de emprego.

Vai lá, forma na USP e não estuda não, vai consiguir o estagio sim amiguinho, pode confiar :problemo:

Concordo com voce !! Pessoal acha que é só nome sendo que o ponto não é esse.. o ponto é: TESTE e ADERENTE.
Não adianta, se você passar no teste e for aderente a vaga não adianta se fez UniEsquina ou USP. "
A o RH prefere" mas quem contrata não é RH, RH em TI só liga pro cara e fala sobre a vaga e fala "então vou marcar uma entrevista com o gestor da area".

Tem vários empregadores que detestam cara da USP e as Federais , que não consegue resolver problemas cotidianos não por incapacidade mas por questão de ele ficar preso naquele mundinho dele da faculdade e naquela bolha, o cara é excelente em matemática e resolver equação mas é uma porcaria quando voce bota um pc na frente dele e fala resolve esse codigo ai pra mim sabe o que acontece o cara fala "Ah mas eu não vi isso na faculdade" (mas eu estudo na Usp a Usp é muito fera se eu não vi na faculdade isso não é importante :coolface:).
 
Já fui em entrevista de estágio onde o cara perguntou se por eu ser da Federal, eu iria embora logo. Ele disse que todo estagiário que ia para lá, vindo de Federal, saia com 3 meses porque tinha arrumado outra coisa.
Ele disse que não é um problema ter uma visão assim, mas para ele era chato ter que fazer seleção toda hora. :haha:
 
Eu acho que quem acredita que a faculdade deve ensinar pro mercado de trabalho tá totalmente errada. Se quiser aprender linguagem ou framework, pega um curso técnico ou um bootcamp da vida.
você acha que eu tive Angular, Node.js, React etc? não eu tive apenas js puro, uma e a galera que lute pra aprender os "frameworks"
Faculdade não deveria ensinar isso mesmo, o certo é aprender por fora. Por outro lado, na faculdade vc aprende conceitos que muito provavelmente ajudam a assimilar outras coisas (pelo menos foi assim comigo).
ou vai me falar que a Federal tem um laboratorio de Mac um pra cada aluno ensinando Swift igual eu tive na Fiap?
A minha tem :haha: (sei que é exceção mas não podia deixar passar)

Porem por que uma empresa contrataria alguem que não sabe nada, se pode contratar alguem que já sabe do assunto e vai facilitar todo o fluxo da empresa? Inclusive esse é o motivo de empresas estarem fazendo suas contratações de estagiarios se baseando somente em treinamentos internos:
Engraçado vc citar o iFood, onde mais de 80% dos estagiários são de universidades públicas.

Mas sim, faculdade não faz diferença, mas ao meu ver os alunos de federais e similares tem noção melhor de que a faculdade não tem prepara pro mercado (até pq não é o objetivo) e correm atrás de outras coisas que acabam deixando eles mais capacidatos ao se graduarem, isso fora todas as oportunidades e networking que eu pessoalmente não vejo na grande maioria das particulares.
stou focando aprendizado na área de cientista de dados, esse sim é um campo que falta profissionais competentes, sobram vagas e a remuneração é muito boa. É uma área que exige muito conhecimento e experiência interdisciplinar, não é fazendo um curso de análise de sistema que que você vai sair procurando emprego nessa área. O mais interessante é que pra mim o que tem mais pesado em conseguir executar os trabalhos é conhecer processos, saber me comunicar e conhecer lógica em linhas gerais, não tanto de uma linguagem em específico.

É uma área muito promissora galera, eu já to velhaco, estou fazendo isso para complementar minhas skills, já tenho carreira definida. Pros mais jovens, aconselho muito seriamente a considerar essa área se você pensa seguir carreira na área de TI.
Trabalho na área de dados e a empresa aqui tá desesperada pra contratar pessoas, tá entrando cerca de 30~50 pessoas por mês independente de senioridade (antes tavam tentando só contratar pleno pra cima, mas tava difícil e baixaram a régua).
 
Concordo com voce !! Pessoal acha que é só nome sendo que o ponto não é esse.. o ponto é: TESTE e ADERENTE.
Não adianta, se você passar no teste e for aderente a vaga não adianta se fez UniEsquina ou USP. "
A o RH prefere" mas quem contrata não é RH, RH em TI só liga pro cara e fala sobre a vaga e fala "então vou marcar uma entrevista com o gestor da area".

Tem vários empregadores que detestam cara da USP e as Federais , que não consegue resolver problemas cotidianos não por incapacidade mas por questão de ele ficar preso naquele mundinho dele da faculdade e naquela bolha, o cara é excelente em matemática e resolver equação mas é uma porcaria quando voce bota um pc na frente dele e fala resolve esse codigo ai pra mim sabe o que acontece o cara fala "Ah mas eu não vi isso na faculdade" (mas eu estudo na Usp a Usp é muito fera se eu não vi na faculdade isso não é importante :coolface:).
Mas aí você tá pegando a exceção e aplicando como regra. Se o cara passou na USP, é pq ele estuda e, assim, provavelmente será um funcionário qualificado. Obviamente tem um outro que passou na USP e não quer nada com nada, mas esse cara não deve ser levado em consideração.

E se temos um cara bom da USP e um da Uniesquina disputando uma vaga, não tem nenhum argumento plausível para contratar o da Uniesquina (isso levando em conta um mercado futuro, com mais profissionais do que vagas em aberto).
 
(isso levando em conta um mercado futuro, com mais profissionais do que vagas em aberto).
Acho que assumir isso é meio furado. Até o momento nada indica isso, pelo contrário.
Oq pode ter essa saturação são as vagas mais voltadas pra suporte ou infra tradicional, já que a área tá cada vez mais exigindo mais especialização.
 
Acho que assumir isso é meio furado. Até o momento nada indica isso, pelo contrário.
Oq pode ter essa saturação são as vagas mais voltadas pra suporte ou infra tradicional, já que a área tá cada vez mais exigindo mais especialização.
Não é furado, eu assumo que a TI está inchando com base em dados concretos. Posso citar 2:

1) Todos os dias a grande mídia noticiar que "falta gente em TI" ou que "TI paga altos salários / TI deixa rico" (isso atrai o público pra área);
2) A concorrência dos vestibulares para os cursos de TI está aumentando. Na UNESP, por exemplo, Ciências da Computação já é um dos 10 cursos mais concorridos.

Todas as outras profissões saturaram (exceto medicina, pelo lobby), a TI não está imune a isso.
 
Não é furado, eu assumo que a TI está inchando com base em dados concretos. Posso citar 2:

1) Todos os dias a grande mídia noticiar que "falta gente em TI" ou que "TI paga altos salários / TI deixa rico" (isso atrai o público pra área);
2) A concorrência dos vestibulares para os cursos de TI está aumentando. Na UNESP, por exemplo, Ciências da Computação já é um dos 10 cursos mais concorridos.

Todas as outras profissões saturaram (exceto medicina, pelo lobby), a TI não está imune a isso.
Vc só mostrou que a demanda está maior, e mesmo assim ainda sobram vagas, não dá pra assumir que vai saturar só por isso.

E, mesmo que vá saturar, não dá pra saber em quanto tempo, possa ser que leve décadas e aí isso já vai ser irrelevante pra discussão no momento.
 
Vc só mostrou que a demanda está maior, e mesmo assim ainda sobram vagas, não dá pra assumir que vai saturar só por isso.

E, mesmo que vá saturar, não dá pra saber em quanto tempo, possa ser que leve décadas e aí isso já vai ser irrelevante pra discussão no momento.
Sobram vagas hoje, pq a TI se popularizou a pouco tempo. É um fato, cara, não tem como fugir. Se TODAS as profissões saturaram, pq a TI não seguiria a mesma linha que TODAS as outras? Não tem justificativa. É questão de tempo. Ainda mais com cursos de nível superior levando apenas 2,5 anos pra dar uma formação.
 
Sobram vagas hoje, pq a TI se popularizou a pouco tempo. É um fato, cara, não tem como fugir. Se TODAS as profissões saturaram, pq a TI não seguiria a mesma linha que TODAS as outras? Não tem justificativa. É questão de tempo. Ainda mais com cursos de nível superior levando apenas 2,5 anos pra dar uma formação.
Beleza, mas mesmo assim vc fala como se fosse acontecer muito brevemente, oq sinceramente não acredito. Não creio que isso deva ser motivo de preocupação pra ninguém que está discutindo isso aqui e agora.
 
Mas aí você tá pegando a exceção e aplicando como regra. Se o cara passou na USP, é pq ele estuda e, assim, provavelmente será um funcionário qualificado. Obviamente tem um outro que passou na USP e não quer nada com nada, mas esse cara não deve ser levado em consideração.

E se temos um cara bom da USP e um da Uniesquina disputando uma vaga, não tem nenhum argumento plausível para contratar o da Uniesquina (isso levando em conta um mercado futuro, com mais profissionais do que vagas em aberto).
Nem sempre quem estuda é o melhor.. Se fosse assim voce nao teria médicos ruins por ex concordo comigo? pq eles estudam e estudaram pra caramba.. continuo acreditando em Perfil e não em nome de faculdade.. mas cada um tem sua opnião..


Sobram vagas hoje, pq a TI se popularizou a pouco tempo. É um fato, cara, não tem como fugir. Se TODAS as profissões saturaram, pq a TI não seguiria a mesma linha que TODAS as outras? Não tem justificativa. É questão de tempo. Ainda mais com cursos de nível superior levando apenas 2,5 anos pra dar uma formação.
Sobram vagas hoje? pq a grande maioria não tem as skills que as vagas pedem.. e isso vai se tornar um ciclo vicioso..
1) Tem muita gente fazendo TI? Sim
2) Tem muita gente aplicando pra vaga em TI? Sim
3) Tem muita gente aderente a vaga? Não.
3) Tem muita gente passando no teste? Não.
*E sempre vai ser assim pois a faculdade/universidade só da a ponta do iceberg e poucos querem e tem vontade de se aprofundar.

De todas as entrevistas que eu fiz e olha que não foram muitas hein todas tiveram testes.. TI principalmente na area de desenvolvimento é voce sabe ou não sabe e o cara vai saber se voce é bom ou não na hora. não tem enrolação, encher linguiça e etc.. Por isso que tem muitas vagas, muitos candidatos mais poucos contratados.
 
Nem sempre quem estuda é o melhor.. Se fosse assim voce nao teria médicos ruins por ex concordo comigo? pq eles estudam e estudaram pra caramba.. continuo acreditando em Perfil e não em nome de faculdade.. mas cada um tem sua opnião..



Sobram vagas hoje? pq a grande maioria não tem as skills que as vagas pedem.. e isso vai se tornar um ciclo vicioso..
1) Tem muita gente fazendo TI? Sim
2) Tem muita gente aplicando pra vaga em TI? Sim
3) Tem muita gente aderente a vaga? Não.
3) Tem muita gente passando no teste? Não.
*E sempre vai ser assim pois a faculdade/universidade só da a ponta do iceberg e poucos querem e tem vontade de se aprofundar.

De todas as entrevistas que eu fiz e olha que não foram muitas hein todas tiveram testes.. TI principalmente na area de desenvolvimento é voce sabe ou não sabe e o cara vai saber se voce é bom ou não na hora. não tem enrolação, encher linguiça e etc.. Por isso que tem muitas vagas, muitos candidatos mais poucos contratados.
Nem sempre quem estuda é o melhor, mas isso é exceção. Se o cara passou em uma boa universidade, ele tem o costume de estudar. Não podemos pegar a exceção e trazer como regra, como eu havia mencionado.

E sobram vagas hoje em parte pq pouca gente se interessou por TI nos últimos anos (basta ver que em algumas faculdades era 1 por vaga pra entrar). A galera boa está começando a sair das outras áreas e vir pra TI, não é como se só você conseguisse ser bom em TI, muita gente tem capacidade, ainda mais com o conhecimento acessível hoje (Alura, Udemy...).
 
Nem sempre quem estuda é o melhor, mas isso é exceção. Se o cara passou em uma boa universidade, ele tem o costume de estudar. Não podemos pegar a exceção e trazer como regra, como eu havia mencionado.

E sobram vagas hoje em parte pq pouca gente se interessou por TI nos últimos anos (basta ver que em algumas faculdades era 1 por vaga pra entrar). A galera boa está começando a sair das outras áreas e vir pra TI, não é como se só você conseguisse ser bom em TI, muita gente tem capacidade, ainda mais com o conhecimento acessível hoje (Alura, Udemy...).
Tá viajando pra caralho, pergunta qualquer um que formou nos ultimos anos, entra 60 forma 15-20, sempre foi assim.
TI sempre teve gente formando, isso não é novo, não sei de onde tiram essas afirmações.

Acho que o unico curso de TI que tem pouca desistencia é SI e ADS, o resto sempre formou turma e nem metade faz colação.

Publica é a mesma coisa, a diferença é que nego fica postergando a formatura.
Nego com 5-6 anos para formar em um curso de 4.
Alias meus conhecidos da USP ainda tiram vantagem/zoam isso :br:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E o que significa essa imagem? Onde se formaram as pessoas que trabalham nas big tech?
Significa que as maiores empresas de tech do pais, que pagam salarios de mais de dois digitos, tem mais funcionarios formados em "uniesquina" que formados em publica (se considerar todas as faculdades juntas).
Já disse e repito, estudar em publi é muito bom, porem não é essa ambrosia que dizem.
Conseguiu entrar? Boa.
Não? Segue o baile.

Você acha que sua Federal é melhor que um MIT/Harvard? Por que se fala bigtechs (google, facebook, amazon) eles estão atras desses caras, para eles os da federal aqui são o mesmo que os formados em uniesquina :shrug:.
 
Última edição:
Tá viajando pra caralho, pergunta qualquer um que formou nos ultimos anos, entra 60 forma 15-20, sempre foi assim.
TI sempre teve gente formando, isso não é novo, não sei de onde tiram essas afirmações.

Acho que o unico curso de TI que tem pouca desistencia é SI e ADS, o resto sempre formou turma e nem metade faz colação.

Publica é a mesma coisa, a diferença é que nego fica postergando a formatura.
Nego com 5-6 anos para formar em um curso de 4.
Alias meus conhecidos da USP ainda tiram vantagem/zoam isso :br:
Ué, a mesma coisa acontece com as engenharias: o curso é difícil e poucos se formam.

Engenheiro tá virando uber no BR, pq abriu universidade de engenharia em todo lugar + mídia dizendo em 2010 que pagava bem.

Só não vê quem não quer ver.
 
Nem sempre quem estuda é o melhor.. Se fosse assim voce nao teria médicos ruins por ex concordo comigo? pq eles estudam e estudaram pra caramba.. continuo acreditando em Perfil e não em nome de faculdade.. mas cada um tem sua opnião..



Sobram vagas hoje? pq a grande maioria não tem as skills que as vagas pedem.. e isso vai se tornar um ciclo vicioso..
1) Tem muita gente fazendo TI? Sim
2) Tem muita gente aplicando pra vaga em TI? Sim
3) Tem muita gente aderente a vaga? Não.
3) Tem muita gente passando no teste? Não.
*E sempre vai ser assim pois a faculdade/universidade só da a ponta do iceberg e poucos querem e tem vontade de se aprofundar.

De todas as entrevistas que eu fiz e olha que não foram muitas hein todas tiveram testes.. TI principalmente na area de desenvolvimento é voce sabe ou não sabe e o cara vai saber se voce é bom ou não na hora. não tem enrolação, encher linguiça e etc.. Por isso que tem muitas vagas, muitos candidatos mais poucos contratados.
Galera fica caindo nesse papo de que vai saturar, sendo que nem metade das pessoas leem uma documentação :br:

Vai saturar de junior/estagiario que não sabe de porra nenhuma e não quer melhorar nada disso, uma galera que só sabe copiar tutorial de youtube :p
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ué, a mesma coisa acontece com as engenharias: o curso é difícil e poucos se formam.

Engenheiro tá virando uber no BR, pq abriu universidade de engenharia em todo lugar.

Só não vê quem não quer ver.
Qualquer engenheiro formado consegue fazer um projeto de uma obra completo.
Nem metade dos formandos em TI sabem fazer um CRUD.

:shrug:

Profissoes diferentes, necessidades diferentes...
Tu trabalha na area mesmo? Por que sinceramente essas argumentações sua são furadas, mercado mesmo responde elas.
 
Qualquer engenheiro formado consegue fazer um projeto de uma obra completo.
Nem metade dos formandos em TI sabem fazer um CRUD.

:shrug:

Profissoes diferentes, necessidades diferentes...
Tu trabalha na area mesmo? Por que sinceramente essas argumentações sua são furadas, mercado mesmo responde elas.
hahahaah o cara fala como se a TI fosse a coisa mais difícil do mundo, que ninguém conseguisse aprender. Já falei, eu trouxe mil evidências de outras profissões que começaram bem e foram pro buraco, mas se você não quer ver o que as evidências mostram, não posso fazer nada.
 
hahahaah o cara fala como se a TI fosse a coisa mais difícil do mundo, que ninguém conseguisse aprender. Já falei, eu trouxe mil evidências de outras profissões que começaram bem e foram pro buraco, mas se você não quer ver o que as evidências mostram, não posso fazer nada.
Não é dificil, é complexo.
As pessoas desistem na metade do caminho.

A faculdade é só o primeiro passo.
Viver estudando não é para todo mundo, a maioria cansa e vai fazer outra coisa ou quando arrumam o primeiro emprego se conformam e ficam só nisso.
Só trabalhar em uma empresa com muitos anos no mercado vai ver a galera que tem 5-10 anos de empresa e vive naquele mesmo mundinho sem nem tentar mudar isso.
Galera do delphi é um exemplo, recebendo salario merda por anos, porem nada fazem para mudar isso... Tudo tiozão com anos de mercado, que poderiam muito bem estar em empresas muito melhores como senior, porem se conformaram com aquilo.

Não os culpo, mais a vida é isso dai.

Sobram vagas exatamente por isso, sai coisa nova, galera não estuda e ficam se estapeando por alguem que saiba fazer aquilo.
Faculdade não te ensina isso e é indeferente nesses casos.

As pessoas mais bem sucedidas que conheci que trabalham com TI nem faculdade tem. :vish:

Daqui 10 anos vão estar usando uma tech diferente, fazendo coisas diferentes, quem aprendeu vai estrar trabalhando com elas, quem não aprendeu vai ficar por ai fazendo manutenção em sistema legado.
Não tem segredo, já houve esse boom/bolha nos anos 2000 e ela está somente se "repetindo", não há nada de novo sobre essa terra jovem padawan.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo