• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Superior em TI a Nova Administração

Será mesmo que a galera não vai atrás de coisa nova? RocketSeat tá lá bem rica.
Rica de trouxa que só sabe copiar video na internet :bwahaha: (O conteudo deles é bom, os alunos não rsrs)
Vai olhar o github dos caras, os projetos são todos iguais, tu pede para o cara fazer o teste e não sabem fazer algo diferente daquilo que aprendem lá.

Se me lembro bem, acho que foi ano passado, explodiu de nego no linkedin postando redesign de twitter, discord, nubank e não lembro o que mais.
E é basicamente isso que sabem fazer, copiar o que alguem já fez.

Querendo ou não eles nasceram de uma necessidade do mercado, porem a maioria que entra lá é a mesma maioria que entra nos cursos da faculdade, só sabem fazer o basico, se pedem algo mais complexo pulam fora.
Só olhar o discord dos caras, só pergunta idiota, não tem a capacidade de procurar como pega a extensão de um arquivo com javascript no google e acha que vai trampar em uma big tech? :melior4:

Um artigo que fala sobre isso:
1588421911570
 
Será mesmo que a galera não vai atrás de coisa nova? RocketSeat tá lá bem rica.
Arrisco dizer que a maior parte dos usuários deles são pessoas entrando na área.
 
Tá viajando pra caralho, pergunta qualquer um que formou nos ultimos anos, entra 60 forma 15-20, sempre foi assim.
TI sempre teve gente formando, isso não é novo, não sei de onde tiram essas afirmações.

Acho que o unico curso de TI que tem pouca desistencia é SI e ADS, o resto sempre formou turma e nem metade faz colação.

Publica é a mesma coisa, a diferença é que nego fica postergando a formatura.
Nego com 5-6 anos para formar em um curso de 4.
Alias meus conhecidos da USP ainda tiram vantagem/zoam isso :br:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Significa que as maiores empresas de tech do pais, que pagam salarios de mais de dois digitos, tem mais funcionarios formados em "uniesquina" que formados em publica (se considerar todas as faculdades juntas).
Já disse e repito, estudar em publi é muito bom, porem não é essa ambrosia que dizem.
Conseguiu entrar? Boa.
Não? Segue o baile.

Você acha que sua Federal é melhor que um MIT/Harvard? Por que se fala bigtechs (google, facebook, amazon) eles estão atras desses caras, para eles os da federal aqui são o mesmo que os formados em uniesquina :shrug:.
Como você fez essa pesquisa? Quais são as maiores empresas de tech do Brasil?
Sobre sua pesquisa: você acha que porque tem mais gente de algumas universidades privadas significa que elas são melhores que públicas?

Salário de mais dois dígitos? Tá certo isso?

E parece que você tem um hate muito grande por universidade pública. Relaxa cara
 
  • Curtir
Reações: Biq
Acho que a conversa mudou totalmente de assunto, virou apenas uma discussão se fazer faculdade boa é ou não importante.

E na real duvido muito que um aluno que passou no vestibular de uma usp, Ita e afins seja como alguns aí insinuaram tão inferiores.
A verdade é que qualquer um com um pouco mais de experiência vai conseguir executar as tarefas do dia dia de desenvolvimento, porém no longo-curto prazo alguém que teve capacidade de passa nas faculdades mais concorridas do país vai inevitavelmente ultrapassar aqueles que (me incluo nessa) procuraram o caminho fácil da faculdade medíocre ou da não graduação. Mas também não podemos nos esquecer que desenvolver software é como um músculo que se não se pratica acaba atrofiando.

São muitas variáveis que fazem um bom desenvolvedor.

Ah, e os caras mais sinistros que já conheci em sua maioria cursaram Ciência da computação, coincidência, provavelmente.
 
Acho que a conversa mudou totalmente de assunto, virou apenas uma discussão se fazer faculdade boa é ou não importante.

E na real duvido muito que um aluno que passou no vestibular de uma usp, Ita e afins seja como alguns aí insinuaram tão inferiores.
A verdade é que qualquer um com um pouco mais de experiência vai conseguir executar as tarefas do dia dia de desenvolvimento, porém no longo-curto prazo alguém que teve capacidade de passa nas faculdades mais concorridas do país vai inevitavelmente ultrapassar aqueles que (me incluo nessa) procuraram o caminho fácil da faculdade medíocre ou da não graduação. Mas também não podemos nos esquecer que desenvolver software é como um músculo que se não se pratica acaba atrofiando.

São muitas variáveis que fazem um bom desenvolvedor.

Ah, e os caras mais sinistros que já conheci em sua maioria cursaram Ciência da computação, coincidência, provavelmente.
Se um adolescente estudar pelo udemy e/ou livros, vai ficar mais capacitado que outra pessoa que estudou na usp e apenas isso? Se sim, mostra que faculdade não é muito útil,ainda mais em área desregulamentada
 
Se um adolescente estudar pelo udemy e/ou livros, vai ficar mais capacitado que outra pessoa que estudou na usp e apenas isso? Se sim, mostra que faculdade não é muito útil,ainda mais em área desregulamentada
O ponto não é esse.

Imagine o seguinte cenário: esse adolescente estudou pela Udemy e não fez faculdade (ou fez uma Uniesquina). O outro adolescente fez cursinho, passou na USP e estudou pela Udemy em conjunto.

Quem vai ser contratado? Hoje, os dois. Em um futuro não muito distante, não teremos vagas para os dois.
 
Se um adolescente estudar pelo udemy e/ou livros, vai ficar mais capacitado que outra pessoa que estudou na usp e apenas isso? Se sim, mostra que faculdade não é muito útil,ainda mais em área desregulamentada
É um pouco do que o Lafs falou,

Não sei se vc é de TI, mais fazer um curso por sí só não vai de fato te tornar um profissional, o importante é o conjunto estudo e prática entre outras coisas.

Mas respondendo diretamente ao que vc falou, depende. Supondo que o adolescente tenha estudado e práticado javascript em um curso da udemy e o aluno da USP tenha feito o mesmo, pelo que tenho visto, o aluno tem um background muito mais sólido e apto a resolver de forma mais autônoma as tarefas.

Agora do outro lado da ponta temos alguém que como dito, tem feito o curso da udemy, faculdade, livros, projetos e mais projetos paralelos. E é isso que os caras realmente bons fazem.
 
É um pouco do que o Lafs falou,

Não sei se vc é de TI, mais fazer um curso por sí só não vai de fato te tornar um profissional, o importante é o conjunto estudo e prática entre outras coisas.

Mas respondendo diretamente ao que vc falou, depende. Supondo que o adolescente tenha estudado e práticado javascript em um curso da udemy e o aluno da USP tenha feito o mesmo, pelo que tenho visto, o aluno tem um background muito mais sólido e apto a resolver de forma mais autônoma as tarefas.

Agora do outro lado da ponta temos alguém que como dito, tem feito o curso da udemy, faculdade, livros, projetos e mais projetos paralelos. E é isso que os caras realmente bons fazem.
Estou comparando um adolescente que estuda por conta até a idade do aluno da usp.se formar. Ou seja, 6 anos ou mais estudando e praticando por conta contra um aluno de um curso de "faculdade de.status" que estuda uns 4 anos apenas o conteúdo ro curso
 
Estou comparando um adolescente que estuda por conta até a idade do aluno da usp.se formar. Ou seja, 6 anos ou mais estudando e praticando por conta contra um aluno de um curso de "faculdade de.status" que estuda uns 4 anos apenas o conteúdo ro curso
Vc tá pegando um cenário muito específico. Conheço muitos poucos na faculdade que "só" estudam o conteúdo do curso, até pq é burrice.

Então vai pro cenário que os outros já falaram, um cara estudando por si só se baseando numa RocketSeat da vida com os papos motivacionais do linkedin, contra um que tem o background teórico da faculdade como belo norte + os mesmos estudos por fora.
 
Se um adolescente estudar pelo udemy e/ou livros, vai ficar mais capacitado que outra pessoa que estudou na usp e apenas isso? Se sim, mostra que faculdade não é muito útil,ainda mais em área desregulamentada
Eu sequer sou formado e ganho igual ou melhor que grande parte dos formados em faculdades publicas que conheço...

Alias, grande parte das empresas estão pouco se lixando a formação do cara, ele sabendo programar bem, conhecendo boas práticas de programação, ja vai ter o emprego.

Faculdade publica hoje facilita a entrar no mercado, como disseram, as empresas ja correm la pra contratar. Mas não é o único caminho.
 
Eu sequer sou formado e ganho igual ou melhor que grande parte dos formados em faculdades publicas que conheço...

Alias, grande parte das empresas estão pouco se lixando a formação do cara, ele sabendo programar bem, conhecendo boas práticas de programação, ja vai ter o emprego.

Faculdade publica hoje facilita a entrar no mercado, como disseram, as empresas ja correm la pra contratar. Mas não é o único caminho.
Sei que o tópico é da area de TI, e facilita por não ser regulamentada,mas estou percebendo o caminho mais eficiente pra qualquer área, é estudar por conta o mais cedo possível.
 
Sei que o tópico é da area de TI, e facilita por não ser regulamentada,mas estou percebendo o caminho mais eficiente pra qualquer área, é estudar por conta o mais cedo possível.
Não sei dizer pra outras áreas... mas conhecimento teórico é apenas uma base, o resto é a experiência , ela que é o que da valor ao trabalho.

Antecipar vai te ajudar a ter uma boa base, mas vai muito alem disso, tem a dedicação, softskills ( não ser p4u no cu, por exemplo).

São muitas coisas.
 
Não sei dizer pra outras áreas... mas conhecimento teórico é apenas uma base, o resto é a experiência , ela que é o que da valor ao trabalho.

Antecipar vai te ajudar a ter uma boa base, mas vai muito alem disso, tem a dedicação, softskills ( não ser p4u no cu, por exemplo).

São muitas coisas.
Eu falei estudar no sentido amplo, aprender a base teórica, praticar,fazer curso de soft skills. Nem Harvard vai ensinar soft skills,infelizmente.
 
Saindo um pouco fora da questão ensino superior mas adentrando na area:
TI vai ser difícil saturar.. hoje temos os chamados Full-Stacks.

Cada vez mais com frameworks inovações diarias, atualizações e etc. a minha opnião é que tal função será "extinta" em um futuro breve com o tempo..
Apesar das empresas quererem 1 que faz por 2 (economizarem) ao maximo, a tecnologia muda tanto e vai avançar tanto que terão de separar denovo
a turma do back-end e a turma do front..

Voces ja chegaram a ver o TRABALHO que da fazer uma simples PAGINA ? utilizando boas praticas? (Angular, .NET Core, DDD, ) mesmo usando Entityframework que
voce nao digita um Select ? isso pra projetos pequenos ai voce tem a questão performance ai voce usa um Dapper e tem que digitar ainda todos os Selects na unha..
 
Saindo um pouco fora da questão ensino superior mas adentrando na area:
TI vai ser difícil saturar.. hoje temos os chamados Full-Stacks.

Cada vez mais com frameworks inovações diarias, atualizações e etc. a minha opnião é que tal função será "extinta" em um futuro breve com o tempo..
Apesar das empresas quererem 1 que faz por 2 (economizarem) ao maximo, a tecnologia muda tanto e vai avançar tanto que terão de separar denovo
a turma do back-end e a turma do front..

Voces ja chegaram a ver o TRABALHO que da fazer uma simples PAGINA ? utilizando boas praticas? (Angular, .NET Core, DDD, ) mesmo usando Entityframework que
voce nao digita um Select ? isso pra projetos pequenos ai voce tem a questão performance ai voce usa um Dapper e tem que digitar ainda todos os Selects na unha..

TI é muito abrangente, vai desde o acadêmico matemático até a tia do café. As áreas na qual pode-se envolver TI são infinitas, por isso a demanda absurda e a falta de gente, porque a necessidade realmente é grande.

Muitas profissões vão virar na verdade, um híbrido com TI.

  • Contadores terão que se especializar em TI para lidar com big data e business intelligence.
  • Área de direito vai lidar muito com blockchain, para contratos inteligentes.
  • Área médica vai lidar com Machine Learning para fazer atendimentos e procedimentos super personalizados.
  • Químicos vão lidar com computação quântica, para gerar reações completamente diferentes.
  • O Agro é pop, o agro é tech. Automatização e machine learning vão ser necessários para se ter a melhor produção possível.
E por aí vai. Não consigo ver uma área em que TI não possa ser envolvida.
 
Só para fins de ilustrar que a área tá inchando: abriu o SISU do ENEM e pra passar em Ciências da Computação na USP precisa tirar 795/1000.

Como comparativo, medicina precisa de 820/1000.
 
Só para fins de ilustrar que a área tá inchando: abriu o SISU do ENEM e pra passar em Ciências da Computação na USP precisa tirar 795/1000.

Como comparativo, medicina precisa de 820/1000.
Não tem problema, de cada 10 que entra só 2 ou 3 saem formados e trabalhando na área... pego como base quando me formei, turma inicial de 50, formaram 12.

Da ultima vez que falei com a galera mais nova, ainda estava nessa mesma pegada.

T.I não é uma área fácil de ficar, especialmente no inicio.
 
Só para fins de ilustrar que a área tá inchando: abriu o SISU do ENEM e pra passar em Ciências da Computação na USP precisa tirar 795/1000.

Como comparativo, medicina precisa de 820/1000.
Entra 100 forma 20 :shrug:

E olha que não é nem por ser difícil, galera vê que não é sonho da vida dele fazer joguinho e desiste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não tem problema, de cada 10 que entra só 2 ou 3 saem formados e trabalhando na área... pego como base quando me formei, turma inicial de 50, formaram 12.

Da ultima vez que falei com a galera mais nova, ainda estava nessa mesma pegada.

T.I não é uma área fácil de ficar, especialmente no inicio.
Na minha turma entraram 62, formaram uns 20, menos de 10 trabalham em boas empresas...
 
Tô te achando otimista demais :haha:
Acho que tô entendendo pq muitas empresas não costumam mais exigir se o cara de TI tem diploma...não achavam gente pra contratar e meteram essa do importa é o que vc sabe fazer :banderas:

Zoeira. Eu concordo que o que importa mais é a experiência e a prática, mas sempre com uma certa base de aprendizado. Muita gente tenta construir uma experiência mixando teoria e prática como se fosse uma tentativa e erro, sem problema, funciona, mas muitas vezes o profissional acaba consumindo um tempo desnecessário nesse "processo simultâneo" que poderia ser evitado com um prévio conhecimento mais sólido, ainda que teórico.
 
Última edição:
Acho que tô entendendo pq muitas empresas não costumam mais exigir se o cara de TI tem diploma...não achavam gente pra contratar e meteram essa do importa é o que vc sabe fazer :banderas:

Zoeira.
Eu concordo que o que importa mais é a experiência e a prática, mas sempre com uma certa base de aprendizado. Muita gente tenta construir uma experiência mixando teoria e prática como se fosse uma tentativa e erro, sem problema, funciona, mas muitas vezes o profissional acaba consumindo um tempo desnecessário nesse "processo simultâneo" que poderia ser evitado com um prévio conhecimento mais sólido, ainda que teórico.
Você falou brincando mas está certo. Se a maioria dos profissionais de TI fosse formada, haveria mais exigência por formados, quem não tem entraria mais difícil no mercado do que hoje. Uma parte do motivo das empresas contratarem não diplomados é justamente a alta desistência da faculdade e da profissão também. Óbvio, essa é só uma opinião minha.
 
Não tem problema, de cada 10 que entra só 2 ou 3 saem formados e trabalhando na área... pego como base quando me formei, turma inicial de 50, formaram 12.

Da ultima vez que falei com a galera mais nova, ainda estava nessa mesma pegada.

T.I não é uma área fácil de ficar, especialmente no inicio.
TI é uma area dificil ficar, porém na minha opnião se torna ainda mais dificil dependendo da XP que voce tem.
Pois quanto mais XP voce tem, mais responsa voce tem, quanto maior a responsa maior o estresse, dor de cabeça e etc..

Conheço muito dev senior, cara que manja demais que não aguenta mais programação...
por conta de: prazos malucos, estresse com cliente mudando toda hora escopo de projeto e como ja diria a musica do Matheus e Kauan "é problema puxando problema".

Tanto é que tem vários que estão bem de vida e péssimo da cabeça, o cara largou a programação e abriu mercadinho, quitanda, academia etc etc..

Vou nem comentar dos "maluco" que tem -1 ano de vida drenado a cada problema de Sped Fiscal, NFE, CTE e afins que fica um exercito te cobrando
quando o serviço da uma instabilidade...
 
TI é uma area dificil ficar, porém na minha opnião se torna ainda mais dificil dependendo da XP que voce tem.
Pois quanto mais XP voce tem, mais responsa voce tem, quanto maior a responsa maior o estresse, dor de cabeça e etc..

Conheço muito dev senior, cara que manja demais que não aguenta mais programação...
por conta de: prazos malucos, estresse com cliente mudando toda hora escopo de projeto e como ja diria a musica do Matheus e Kauan "é problema puxando problema".

Tanto é que tem vários que estão bem de vida e péssimo da cabeça, o cara largou a programação e abriu mercadinho, quitanda, academia etc etc..

Vou nem comentar dos "maluco" que tem -1 ano de vida drenado a cada problema de Sped Fiscal, NFE, CTE e afins que fica um exercito te cobrando
quando o serviço da uma instabilidade...
Acontece bastante cara, na minha vida eu parei de ter problema quando coloquei na cabeça que meu trampo e meus problemasa são só no horário de trabalho, e ser firme pra empresa e galera da empresa respeitar.... acabou o horário eu "tiro o crachá" e o problema que fique pra amanhã.
 
  • Curtir
Reações: wmh
TI é uma area dificil ficar, porém na minha opnião se torna ainda mais dificil dependendo da XP que voce tem.
Pois quanto mais XP voce tem, mais responsa voce tem, quanto maior a responsa maior o estresse, dor de cabeça e etc..

Conheço muito dev senior, cara que manja demais que não aguenta mais programação...
por conta de: prazos malucos, estresse com cliente mudando toda hora escopo de projeto e como ja diria a musica do Matheus e Kauan "é problema puxando problema".

Tanto é que tem vários que estão bem de vida e péssimo da cabeça, o cara largou a programação e abriu mercadinho, quitanda, academia etc etc..

Vou nem comentar dos "maluco" que tem -1 ano de vida drenado a cada problema de Sped Fiscal, NFE, CTE e afins que fica um exercito te cobrando
quando o serviço da uma instabilidade...
Tinha muito problemas desse tipo, mas coloquei na cabeça que não sou sócio da empresa e não tenho que ficar 100% disponível todo tempo, se for uma semana que eu estou de plantão e recebendo por isso ok, mas caso contrario depois do horario comercial não vejo mais nada relacionado ao trabalho. As vezes quando é um ambiente muito critico e se não for "rotineiro" ainda resolvo depois do horario, fora isso faço como o amigo acima, fica pro dia seguinte.

Outra coisa que percebi em alguns lugares.
Quando dizem horario flexivel, querem dizer que você vai trabalhar até mais tarde sem receber hora extra. Porque na pratica é isso que ocorre, se você fica até 02:00AM trabalhando hoje, se não entrar as 09:00AM amanha vai ter gente ficando de cara feia.

Mas isso você aprende com o tempo.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Só para fins de ilustrar que a área tá inchando: abriu o SISU do ENEM e pra passar em Ciências da Computação na USP precisa tirar 795/1000.

Como comparativo, medicina precisa de 820/1000.

Já subiu
ciência da computação 823,14
medicina 833,49

Medicina tem 29 vagas e computação apenas 6, isso explica um pouco.
 
  • Wow
Reações: wmh

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo