• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Supervulcão pode acabar com grande parte da vida na Terra em 2009

Always

& Never
Registrado
Neste ano, talvez a humanidade, ou melhor quase toda a vida na Terra acabe.

Recentemente saiu uma nota no Boing Boing comentando sobre os 250 - duzentos e cinquenta - miniterremotos que aconteceram no parque de Yellowstone desde o dia 26 de dezembro que podem estar ligados ao supervulcão dormente que existe no parque.

Para aqueles que desconhecem o que é um supervulcão, onde exatamente ele se localiza no parque Yellowstone o que isso pode significar para toda a raça humana, vamos fazer uma transcrição do excelente livro Breve história de quase tudo, de Bill Bryson, com grifos de Ibrahim Cesar:

Na década de 1960, enquanto estudava a história vulcânica no Parque Nacional de Yellowstone, Bob Christiansen, do US Geological Survey, intrigou-se com algo que, estranhamente, não incomodara ninguém antes: ele não conseguia encontrar o vulcão do parque. Sabia-se havia muito tempo que Yellowstone possuía uma natureza vulcânica - daí todos os seus gêiseres e outras exalações vaporosas - , e os vulcões costumam ser bem visíveis. Mas Christiansen não avistava o vulcão de Yellowstone em lugar nenhum. A única coisa que conseguiu encontrar foi uma estrutura conhecida como caldeira.

Quase todos, quando pensam em vulcões, imaginam as formas cônicas clássicas de um Fuji ou um Kilimanjaro, criadas quando o magma em erupção se acumula em um monte simétrico. Esse tipo de vulcão pode se formar com uma rapidez impressionante. Em 1943, em Parícutin, no México, um camponês se surpreendeu ao ver um trecho de sua terra fumegando. em uma semana, ele era o proprietário aturdido de um cone com mais de 152 metros de altura. Depois de dos anos formara-se um vulcão com quase 430 metros de altura e mais de oitocentos metros de diâmetro1. No todo, existem cerca de 10 mil desses vulcões intrusamente visíveis na Terra, com apenas algumas centenas deles extintos. Mas existe um segundo tipo de vulcão menos famoso, que não envolve a formação de montanhas. São vulcões tão explosivos que se abrem numa única ruptura poderosa, formando uma vasta cratera, a caldeira. Yellowstone obviamente era deste segundo tipo, mas Christiansen não encontrava a caldeira em parte alguma.

Por coincidência, justamente naquela época, a NASA decidiu testar algumas câmeras novas de grande altitude tirando fotografias de Yellowstone. Um funcionário atencioso enviou algumas cópias às autoridades do parque para que pudessem utilizar nos cartazes dos centros de visitantes. Assim que Christiansen pôs os olhos nas fotos, percebeu por que não fora bem-sucedido em suas tentativas: praticamente todo o parque - 9 mil quilômetros quadrados - era uma caldeira. A explosão havia deixado uma cratera com quase 65 quilômetros de diâmetro - grande demais para ser percebida no nível do solo. Em algum momento do passado, Yellowstone deve ter explodido com uma violência bem além da escala de qualquer coisa conhecida pelos seres humanos.

Yellowstone, ao que se revelou é um supervulcão. Situa-se no alto de um ponto quente enorme, um reservatório de rocha pastosa que se eleva de pelo menos duzentos quilômetros sob a Terra. O calor do ponto quente é o que aciona todas as chaminés, gêiseres, fontes quentes e vulcões de lama. Abaixo da superfície existe uma câmara de magma com 72 quilômetros de diâmetro - mais ou menos da mesma dimensão do parque - e treze quilômetros de espessura no ponto mais espesso. Imagine uma pilha de TNT com mais ou menos o tamanho de Rhode Island, elevando-se uns treze quilômetros no céu e atingindo os cirros mais altos: é sobre algo que os visitantes de Yellowstone estão pisando. A pressão que tal concentração de magma exerce sobre a crosca elevou Yellowstone e o território que o circunda, cerca de meio quilômetro acima da altura que teria normalmente. Se aquilo explodisse, o cataclismo seria inimaginável. De acordo com o professor Bill McGuire, da University College de Londres, “não seria possível permanecer nem a mil quilômetros daquilo” enquanto estivesse em erupção. As consequências posteriores seriam ainda piores.

[...]

Desde a sua primeira erupção conhecida, 16,5 milhões de anos atrás, Yellowstone explodiu cerca de cem vezes, porém as três erupções mais recentes são as mais descritas. A última erupção foi mil vezes maior que a do monte Saint Helens2 ; a penúltima foi 280 vezes maior; e a última foi tão grande que ninguém sabe ao certo quão grande foi. Foi pelo menos 2500 vezes pior que a do Saint Helens, e talvez 8 mil vezes mais monstruosa.

Não há termos de comparação. A maior explosão dos tempos recentes foi a de Krakatoa3, na Indonésia, em agosto de 1883, produzindo um estrondo que reverberou ao redor do mundo por nove dias e agitando as águas até o canal da Mancha. Mas se imaginarmos que o volume de material ejetado de Krakatoa teria o tamanho de uma bola de golfe, a maior das explosões de Yellowstone teria o tamanho de uma esfera atrás da qual poderíamos nos esconder. Nessa escala, a dos monte Saint Helens não seria maior que uma ervilha.

[...]

E ainda nem falamos das consequências climáticas. a última erupção de um supervulcão na Terra foi em Toba, no norte de Sumatra, 74 mil anos atrás4. Ninguém sabe sua extensão; sabe-se apenas que foi colossal. Os núcleos de gelo da Groenlândia mostram que a explosão de Toba foi seguida de pelo menos seis anos de “inverno vulcânico” e só Deus sabe de quantas estações de más colheitas. Acredita-se que o evento possa ter deixados os seres humanos à beira da extinção, reduzindo a população global a nada mais do que alguns milhares de indivíduos (na Wikipédia se diz ter exterminado entre 60% e 75% dos seres humanos).

[...]

Os geólogos perceberam que somente uma coisa poderia causar tal fenômeno: uma câmara de magma inquieta. Yellowstone não abrigava um supervulcão antigo, e sim um ativo. Também mais ou menos nessa época eles conseguiram calcular que o ciclo de erupções do parque era de, em média, uma explosão gigantesca a cada 600 mil anos. O interessante é que a última ocorreu há 630 mil anos. Yellowstone, ao que parece, está com o prazo vencido.

Um documentário da BBC estima que no caso de uma erupção do Yellowstone, praticamente toda a vida animal e vegetal no continente seria exterminada. Não há meios de prever por quanto tempo haveria o “inverno vulcânico”, mas sua extensão seria medida em anos. Um “inverno vulcânico” é a redução da temperatura causada por cinzas vulcânicas e ácido sulfúrico obscurecendo o Sol e diminuindo o albedo (aumentando assim a reflexibilidade da Terra). Colheitas seriam prejudicadas, sem falar na economia, extremamente dependente de importações. Mergulharia a população mundial em um crise climática e econômica digna de uma distopia. Assustador no mínimo.

Agora, com os últimos 250 mini-terremotos, talvez Yellowstone queira tirar o atraso. Aproveitem bem o ano de 2009 - vai que pode ser o último !

Fonte (CTRL-C + CTRL+V)
Anexo: Os pontos vermelhos no mapa delimitam as extremidades da caldeira do vulcão.
 

Attachments

  • YellowstoneCalderaMap.jpg
    YellowstoneCalderaMap.jpg
    77.4 KB · Visitas: 549
caramba... run to the underwater hills!

seremos extintos igualzinho aos dinossauros :fun:


mas a caldeira é grande ein da até medo
 
"Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30º C. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50º C.

Imediatamente após a erupção um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de 900°c, incinerando tudo em um raio de 1900 km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone, etc. Partículas do gás poderiam se espalhar ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia.

O tremor de terra resultante da erupção atingiria grau 8.9 na Escala Richter, provocando uma onda subterrânea que iria se espalhar até o oceano, causando uma tsunami com ondas de 60 metros que iria devastar as áreas costeiras da Europa, América Central, América do Sul, e Ásia."

by wikipedia

run to the underwater hills! [2]

:eek::eek::eek::eek::eek::eek:
 
"Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30º C. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50º C.

Imediatamente após a erupção um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de 900°c, incinerando tudo em um raio de 1900 km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone, etc. Partículas do gás poderiam se espalhar ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia.

O tremor de terra resultante da erupção atingiria grau 8.9 na Escala Richter, provocando uma onda subterrânea que iria se espalhar até o oceano, causando uma tsunami com ondas de 60 metros que iria devastar as áreas costeiras da Europa, América Central, América do Sul, e Ásia."

by wikipedia

run to the underwater hills! [2]

:eek::eek::eek::eek::eek::eek:

Um absurdo, mas mesmo de baixo d´agua já era.
Run to ISS!
 
eu li sobre isso na superinteressante... mundo estranho...

lá eles falam que o vulcão morreu... mas que ele explodia de 600mil-800mil anos cada vez... e já se passaram uns 620 mil anos, ou seja, nós estamos no tempo crítico...
 
Ainda bem que vou sacar meu FGTS esse mês. Loosers. HAHAHHA
 
Há, não há que temer. Chuck Norris vai para a lava no peito, respirar toda a cinza e cuspir ela para fora da extratosfera.....

essas pessoas se preocupam muito.... :eek:
 
Há, não há que temer. Chuck Norris vai para a lava no peito, respirar toda a cinza e cuspir ela para fora da extratosfera.....

essas pessoas se preocupam muito.... :eek:

ahuahauahuahauahauhauahauahuahauahauahauahuahauhau
 
eu li sobre isso na superinteressante... mundo estranho...

lá eles falam que o vulcão morreu... mas que ele explodia de 600mil-800mil anos cada vez... e já se passaram uns 620 mil anos, ou seja, nós estamos no tempo crítico...

Pelo que o texto diz o ciclo de erupções é de 600 mil anos e que ele está 30 mil anos atrasado. hehe

Espero pelo menos aproveitar a minha viagem no final de fevereiro... Ou que se for pra acontecer mesmo, que seja de camarote de dentro do avião atravessando o pacífico. hehehe
 
engraçado como com toda essa febre de 2012 surgem as mais mirabolantes formas de cataclismas terrestres.
e até hoje os ets não vieram...
 
Porra! e eu nem terminei de construir meu bunker ainda.
 
Deus, me de uma hora de poder incondicional para concretizar todas profecias apocalipticas.
Não quero que ninguem passe por mentiroso.
 
Se for de acontecer, so Deus que sabe.........

quem pode mim passar o email, telefone, fax, ou o endereço da Tia VUH ?

é cada uma viu que aparece...


Não acredite em extras terrestres.... Eles são muito mentirosos
 
Ueh,e se explodir tudo? nao vamos morrer todos??
entao pra q a preocupacao???

Nao vai ter ninguem pra vc sentir inveja de estar vivo =O
 
:pPPP..................
Mais nada ver ficar acreditando em cientista......e so quem sabe é Deus mesmo.....
Se acontecer aconteceu........... mais não foi nenhum cientista que descobriu
isso que eu quero dizer :D



Não acredite em extras terrestres.... Eles são muito mentirosos !!
 
HUahuahuahuahuahua, a do chuck norris foi doida :D.

Vi sobre o supervulcão no programa do discovery "Apocalipse: How", realmente é foda, alguns estudiosos e cientistas falaram sobre ele, mas no nosso planeta existem ainda mais uns 6 como ele, menores um pouco, mas tb são supervulcões, 1 deles é na nova zelândia, os demais nem vou lembrar agora, mas América do Sul não tem \o/, hehehe !! Sobre entrar em erupção, não tem como prever, mas eles tem uma porrada de aparelhos monitorando o bendito adormecido, e tinha até um site que qualquer pessoa podia entrar e ver a monitoração dos aparelhos e aprender um pouco sobre esses estudos, vou ver se acho o site e coloco aqui !!
 
Antes de acontecer, vou doar meu dinheiro a instituiçãO de caridade !!..........Mais ai é que esta o Problema... se não acontecer ? kkkkkkkk tou fudido.....

cada uma desses cientista....pode acontecer mais em que dia hora ninguém sabe !


Não acredite em extras terrestres.... Eles são muito mentirosos
 
Pois eh... ja deveriam ter iniciado a operação Êxodo Planetário....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo