Suporte a OpenGL2.0 nas 9800pro mais nas Geforcec5800Ultra somente 1.4 ?

caldas

Kenai
Registrado
Calma ...
so postei isso porque vi na foto da caixa da 9800pro dizendo " suporte ao DX9 e OpenGL2.0"

mais em alguns sites como da ASUS e MSI que fazem placas Geforce5800 diz suporte ao OpenGL1.4.

Alguem tem mais informacoes ?

pq diziam que o grande trunfo do NV30 era o suporte ao GL2.0

E pelo que eu vi ate agora, so a caixa da 9800pro tem isso, e dos da Geforce, no caso a 5800/ultra ( NV30) diz OpenGl 1.4 ?

site da Asus

" DirectX 9.0 & OpenGL 1.4 support "
http://usa.asus.com/products/vga/v9900/overview.htm

site da MSI

" Full OpenGL 1.4 and lower "

http://www.msi.com.tw/program/products/vga/vga/pro_vga_detail.php?UID=423&MODEL=
 
Originally posted by caldas
Calma ...
so postei isso porque vi na foto da caixa da 9800pro dizendo " suporte ao DX9 e OpenGL2.0"

mais em alguns sites como da ASUS e MSI que fazem placas Geforce5800 diz suporte ao OpenGL1.4.

Alguem tem mais informacoes ?

pq diziam que o grande trunfo do NV30 era o suporte ao GL2.0

E pelo que eu vi ate agora, so a caixa da 9800pro tem isso, e dos da Geforce, no caso a 5800/ultra ( NV30) diz OpenGl 1.4 ?
Onde foi que vc viu a caixa da 9800 Pro???
 
foto da caixa

olha a foto dizendo OpenGL 2.0
 
Ja falei no hardmob e vou falar aqui: quando sair o OpenGL 2.0 a gente vai poder dizer qual é compatível e qual não é. :p
 
ok

Ta certo, entao se quando ele sair e ela nao suportar todo mundo procecssa a sapphire por propaganda enganosa :)
 
não não, ambos os novos produtos da ATi e Nvidia suportam o OpenGL 2.0, até onde eu nào sei, não sei se é FULL e nem como isso funcionartá direito, mas ambas as empresas anunciaram seus produtos com suporte full ao open gl 2.0, lembrando que o r300 tb tem suporte ao ogl2.0 e não apenas o r350.
 
Mais na propia pagina da nvidia sobre a gf-fx consta que suporta open-gl 1.4 so
 
Ta grabdis merda tu nao vai compra um FX e nem vai se lixa de fuicna 2.0 ou no
 
Acho que isso deve ser exclarecido um pouco mais....talves um engano:eek:
 
Ja falei: primeiro o OpenGL 2.0 tem que ficar pronto pra depois saber se é 100% compativel ou não. :rolleyes:

Porém acredito que pela grande capacidade de reprogramação do NV30 pode ser que ele se adeque ao OpenGL 2.0 quando ele sair. ;)

[]´s

Flávio
 
ha muita especulacao em torno disso, o OpenGl 2.0 nao saiu ainda, nao se sabe como ele vai funcionar exatamente.

essas placas provavelmente nao vao ser totalmente funcionais, so as novas geracoes, q devem ser lançadas depois do OGL 2.0.
 
Bom eu li no www.theinquirer.net que a r350 e compativel com o open-gl 2.0 por esta causa

"The 350s have a very special F buffer for storing temporal pixel shader data, it allows for "virtually unlimited" pixel shader length, meaning full OpenGL 2.0 fragment shading and possibly also Renderman shaders, all in hardware."

Pode ser que a nv30 não tenha esta capacidade...

E aquele lance de 4 pipelines pra cada 2 unidades de testura da nv30 contra 8 pipes pra 1 tmu da r300 e r350?
isso atrapalha em algo fora a capacidadde de usar Testuras multiplas?
 
Palavra do mestre Oldman (raios e trovões):

"a ATI se aproveita de OpenGL 2.0 não ser registrado ainda.. e LEGALMENTE poder dizer que qquer coisa é OpenGL 2.0."

(raios e trovões)

:eek:



:D
 
Na boa pra esse Oldman que se considera um profundo conhecedor de hardware e sobre tudo em uso pratico 3d

Esse cara fala muita merda
e depois ele é o mais nvidiot que eu ja vi.

Como pode um cara que se diz programador 3d é que deveria ter um conhecimento mais profundo de hardware que nos usuarios mais leigos ser tão parcial assim?

A nv30 tem capacidade de armazenar shader ilimitados tanto em numero quanto em profundidade..
o que daria suporte total ao suporte de fragment shading em hardware requerido pelo openlgl 2.0


NÃO intão ela não é capaz de rodar opengl 2.0

Ja a r350 tem essa capacidade intão a ATI tem todo o direito de
clamar o suporte pois afinal a radeon9800 e capaz disso..

e Depois tanto a nvidia tanto a ati tem o conhecimento das futuras tecnologias muito antes de elas serem lançadas
tanto que elas influenciam de forma direta na sua criação e desenvolvimento

afinal a r300 é dx9 compatible muito antes deste sair
e nada impede da r350 ser opengl 2.0 muito antes tambem


Nuff said...
 
...

nossa ...
 
ok, anotado. :eek:

Como o mestre não aparece mais pra infiéis, ele mandou a seguinte resposta:

1- Pra ter suporte a OpenGL 2.0 precisa suportar 65 mil instrucoes.. nada aver com infinitas instrucoes

mesmo assim as infinitas instruçoes da ATI são apenas em caráter recursivo.. nao é o mesmo que um programa infinito

2 ATI nao suporta precisao variável em estágios diversos do programa.. necessario pra opengl 2.0

3- nenhum asuporta Distributed Shared Device Memory.. portanto.. nehuma é full opengl 2.0


Fla (6:45 PM) :
mais alguma coisa mestre?
OldMan (6:46 PM) :
basicamente isso.. além do mais o OpenGl2 muda a cada dia.. ninguém pode dizer que tem algo full... só a 3dLabs que sabe mesmo o que ela ta fazendo.. visto que ela define o padrao



edit:
esqueci de uma coisa....
RAIOS E TROVÕES!!!
 
3dlabs

legau ...
deve ser por isso que a ATi esta trabalhando em parceria com a 3Dlabs :)
 
Com certeza tanto a nvidia quanto Ati tem acesso sobre o DX e o OpenGl bem antes bem antes de serem lançados. caso contrario a placa sairia já defesada
isso faz com aconteça essa corrida por parte dos desenvolvedores de games.
Só pra lembrar , quando lançaram a 9700 pro disseram que o potencial dessa placa só seria utilizada em alguns anos.
essa previsão não se confirmou, pelo contrario. Hoje grande parte dos games lançados já utilizam o DX9 e séra tb com o openGl.

SHai-TaN, o Oldman conhece muito, embora tb ache que é meio Nvidiota como sou hoje Atidiota.
Na verdade o que desejo é poder escolher a melhor tecnologia em placas de video, no momento ATI comanda.

Té mais
 
MAis esta sim foi uma resposta a altura de um cara que quer ser respeitado ou merece respeito pelos seus conhecimentos nesta area

po não é so acusa uma empresa da boca pra fora
tem que mostar o porque da acusação


Poderia ser assim

a ati trabalha com a 3dlabs
a ati provavelmente ta fasendo pressão pro opengl 2.0 ser compativel as r350 mesmo ele tendo instruçoes que esta não suporta

ai sim seria plausivel

Bom so resta esperar lançarem o opengl 2.0 mesmo pra poder dizez algo

mais afinal pra que a 3dlabs daria um passo tão grande no opengl 2.0 sobre o 1.4?

Não seria melhor faser algo em que as placas de video não proficionais conssigão suportar em pelo menos daqui 6 meses?
 
Lol, o open gl nem tem as especificações aprovada por todos os integrantes dos quais Nvidia, Ati, Sgi, 3D labs fazem parte, de certa maneira a placa vai suportar o open gl 2.0 o problema é saber se vai ter aceleração total, ou seja ter todo o open gl acelerado via hardware.
 
Bom pelo menos algo do opengl 2.0 a r350 faiz em hardware como postado no meu topico acima...

Po continua achando meio radical esse opengl 2.0

podião lançar sei la um 1.5 com algo a mais

dar um passo muito grande pode ser meio que ruim pra imformatica..

ainda mais pra usuario gamer que não pode arcar com placas muito caras tipo as profissionais

Ja pra programador vai ser da hora
 
Realmente

Originally posted by SHai-TaN
Bom pelo menos algo do opengl 2.0 a r350 faiz em hardware como postado no meu topico acima...

Po continua achando meio radical esse opengl 2.0

podião lançar sei la um 1.5 com algo a mais

dar um passo muito grande pode ser meio que ruim pra imformatica..

ainda mais pra usuario gamer que não pode arcar com placas muito caras tipo as profissionais

Ja pra programador vai ser da hora

Eu tb acho que esta história de ficar lançando OpenGl super novo que só placas milionárias de ultima geração suportam sempre acabam fudendo os coitados da vida como eu que naum tem dinheiro pra comprar hardware novo porém gosta de jogar. Eu concordo que tem de evoluir, mas tá loco, hoje tu compra uma radeon 9800 top que suporta DX 9 e OpenGL 2, amanhã já tem DX12 e OpenGL3.5 e a tua placa já é uma merda.
 
Originally posted by Fla3DMadness
ok, anotado. :eek:

Como o mestre não aparece mais pra infiéis, ele mandou a seguinte resposta:

1- Pra ter suporte a OpenGL 2.0 precisa suportar 65 mil instrucoes.. nada aver com infinitas instrucoes

mesmo assim as infinitas instruçoes da ATI são apenas em caráter recursivo.. nao é o mesmo que um programa infinito

2 ATI nao suporta precisao variável em estágios diversos do programa.. necessario pra opengl 2.0

3- nenhum asuporta Distributed Shared Device Memory.. portanto.. nehuma é full opengl 2.0


Fla (6:45 PM) :
mais alguma coisa mestre?
OldMan (6:46 PM) :
basicamente isso.. além do mais o OpenGl2 muda a cada dia.. ninguém pode dizer que tem algo full... só a 3dLabs que sabe mesmo o que ela ta fazendo.. visto que ela define o padrao



edit:
esqueci de uma coisa....
RAIOS E TROVÕES!!!

Que legal! Eu quase nunca posto mais eu sempre leio os topicos! Eu não tava mais entrando muito porque o OldMan tinha saido e eu gostava das explicaçoes dele! Mais jah q o Fla3DMadness ta postando por ele, porque ele não volta para o forum de uma vez?
 
Originally posted by MaRuJo
Que legal! Eu quase nunca posto mais eu sempre leio os topicos! Eu não tava mais entrando muito porque o OldMan tinha saido e eu gostava das explicaçoes dele! Mais jah q o Fla3DMadness ta postando por ele, porque ele não volta para o forum de uma vez?


Talvez seja a falta de argumento de que a nvidia seja melhor que ATI hehehhe :D
 
Originally posted by SHai-TaN
Talvez seja a falta de argumento de que a nvidia seja melhor que ATI hehehhe :D

So pode ser...pelo que eu me lembro dele so pode ser isso...

afinal....E so nos lembrarmos dakele velho lema

"Nos não precisamos ferrar com a Nvidia...ela faz isso sozinha":p

E + - isso....:rolleyes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo