• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

T-sql

Decoy

Hungry Member
Registrado
Já vi no geral algumas pessoas comentando que trabalham com SQL Server, MySql ou derivados

To tendo problemas pra realizar uma consulta aqui, deve ser coisa simples.. é que eu to começando agora no SQL e to apanhando ainda...
Será que alguem aqui poderia me dar uma força com isso?? Se sim, eu faço o outro post com a dúvida :)

Poderia ter uma seção pra programação / banco de dados aqui no forum, não??
 
Decoy disse:
Já vi no geral algumas pessoas comentando que trabalham com SQL Server, MySql ou derivados

To tendo problemas pra realizar uma consulta aqui, deve ser coisa simples.. é que eu to começando agora no SQL e to apanhando ainda...
Será que alguem aqui poderia me dar uma força com isso?? Se sim, eu faço o outro post com a dúvida :)

Poderia ter uma seção pra programação / banco de dados aqui no forum, não??

q tipo de consulta ?

especifica ae q a gente ajuda :D
 
essa aqui: :)


Galera, to querendo fazer calculo de estoque
a principio tava funcionando legal, mas à medida que foram aumentando as entradas e saidas de material, começou a calcular errado.. E eu percebi o seguinte:

Tenho duas Tabelas, uma que registra as Entradas, e outra que registra as Saidas
se ambas tiverem a mesma quantidade de registros para CADA material (por exemplo.. Material 005 teve 5 entradas e 5 saidas), ele calcula o estoque perfeito. Porém, se tiver mais saídas que entradas ou vice-versa, ele calcula errado, pois em uma coluna que deveria aparecer um valor nulo, acaba repetindo o valor anterior.. Tirei umas screens pra voces verem:

clear.gif


clear.gif


clear.gif


Como voces podem ver, na tabela de entradas tem um lançamento pro material 1
Na tabela de saídas tem dois lançamentos desse mesmo material
quando eu faço o join, a tabela de entradas fica com dois lançamentos iguais desse mesmo material
Já tentei fazer tudo quanto é tipo de join, e continua acontecendo isso.
Será que alguem podia me ajudar nisso ae??

Desde já obrigado :)
Abraços!
 
cara, usa uma condição, tipo, vou fazer em pseudo codigo pq n sei a linguagem q vc ta usando..

exemplo:

SE saida = NULL
// aí vc setá 0 (zero)

SENÃO
//continua normalmente.

pq se vc deixar sem valor, ele deve estar colocando o valor q ta no buffer....


flw.. espero ter ajudado, pq de resto acho q ta certinho ;)
 
As consultas estão corretas. A modelagem das tabelas é que está errada.
Como tu atualiza as tabelas ? Faz uma nova entrada com o mesmo código ?
Por e exemplo quando sai uma unidade do codigo 1 tu adiciona mais uma linha na tabela saida ? Tipo 1 -- 1 (cod e qtde) ? Se for assim está errado, pois deveria atualizar o saldo (qtde) na mesma linha e existir uma coluna pra count que diria quantas saídas houveram. também pode uma coluna de datas para gerar um histórico.
É complicado sem saber muito como tudo funciona, mas eu acho que tu deve pensar mais na estrutura de tabelas...
 
cara
eu planejo usar da seguinte forma:
vou ter outros relatorios que mostrarão as saídas/entradas de cada material
já pegando essa tabela, ela vai ter as datas e as quantidades do movimento
sendo assim eu uso um SUM e pego o total de entradas ou de saidas e dessa forma calculo o estoque na hora..
esse negocio de armazenar numa linha o saldo daquele dia é meio furado, pois se houver alteraçao em um unico lançamento entre milhares, todos os outros ficam errados..
nao to conseguindo me expressar direito... deu pra entender legal? hehehe
 
Cara, de acordo com oq eu entendi do seu problema, será q não seria melhor vc trabalhar com tabela só? Aí toda vez que retirar algum item do estoque vc atualiza a quantidade dele na sua respectiva linha, num campo tipo "qtd disponível"... e se requisitar uma quantidade maior do q a q tem disponível, vc n aceita a transação.

Se a idéia de ter 2 tabelas for para ter uma noção do andamento das entradas e saídas de itens, é melhor usar uma tabela com os itens e suas respectivas quantidades no estoque e uma outra tabela que funciona como histórico. Todo item q entrar ou sair vc registra nessa tabela.
 
entendi cara..
eu ja tinha pensado nisso.. mas nao confio muito
se por algum motivo inesperado acontece de lançar em uma tabela e nao lançar em outra, aí bagunça o estoque e ferrou tudo, saca?
por isso que eu achava bacana ter uma tabela só com as entradas e as saídas e calcular na hora...
 
Decoy disse:
entendi cara..
eu ja tinha pensado nisso.. mas nao confio muito
se por algum motivo inesperado acontece de lançar em uma tabela e nao lançar em outra, aí bagunça o estoque e ferrou tudo, saca?
por isso que eu achava bacana ter uma tabela só com as entradas e as saídas e calcular na hora...

É só usar trigger, quando for dar baixa no estoque a trigger dispara e faz todoas as atualizações necessarias, não vai ser preciso controlar via progrmação, o banco faz tudo pra vc.
 
uiaaa
dessa parada eu ja nao sabia!!
show hein :yes:
 
Não sei que banco tas usando , mas trabalho com oracle e com ele é bem simples de usar trigger, procedures e functions.

Da um pesquisada nisso, vais ver que fica bem mais simples, o unico problema é que em caso de migração de banco, fica bem mais complicado.
 
Eu tb mexi com oracle na facul (semestre passado)! É legal! :D

Aí, acho q a idéia de uma tabela com os itens e outra de histórico é a melhor opção, e caso vc altere qq coisa na tabela dos itens, o trigger ("gatilho") dispara e atualiza todas as tabelas que tiverem alguma ligação com a tabela alterada, no caso a tabela de histórico seria alterada toda vez q tivesse uma modificação na tabela dos itens do estoque, tudo isso automaticamente.

Dá uma pesquisada sobre triggers, em oracle é tranquilo de fazer mesmo, só não sei na linguagem que vc tá usando.

Trigger é uma mão na roda... =]

Qualquer dúvida manda ae! :)
 
vo da uma pesquisada nisso sim, valeu galera :yes:
tou usando SQL Server
foi o primeiro servidor de banco de dados q tive contato e tou usando pra aprender
mas ando vendo aí que existem boas opçoes de bancos de dados muito bons e de graça... o que no caso seria bem melhor né...
já voces que manjam, teriam alguma sugestao ou conhecem algum artigo que mostre os pros e os contras dos bancos de dados gratuitos em relaçao aos pagos???
 
Cara não manjo muiiiito de banco de dados pois mexi com banco de dados semestre passado o tempo inteiro com Oracle, mas mts dizem que MySQL é mt bom, é eficiente e leve. Um q ouço falar tb é o Postgrees, só n sei se é bonzão, mas um professor meu usa ele no sistema da OBI (olimpíada brasileira de informática), se não estou enganado, então deve ser bom tb.
Os demais BD's não conheço. =/
 
pois é
eu to rodando um sisteminha que controla os gastos com veiculos na empresa do meu coroa
e com o tempo vou desenvolver mais módulos e com isso aumentando o sistema
como eu ainda to no inicio ainda dá uma boa oportunidade de trocar o BD
não quero q a empresa torre uma nota preta com grana podendo ter um BD gratuito.. e tambem nao quero usar nada pirata lá ;)
falam muito bem desse MySQL, falam bem de firebird, falam bem do postgre... aí eu fico na duvida :(
 
Decoy disse:
pois é
eu to rodando um sisteminha que controla os gastos com veiculos na empresa do meu coroa
e com o tempo vou desenvolver mais módulos e com isso aumentando o sistema
como eu ainda to no inicio ainda dá uma boa oportunidade de trocar o BD
não quero q a empresa torre uma nota preta com grana podendo ter um BD gratuito.. e tambem nao quero usar nada pirata lá ;)
falam muito bem desse MySQL, falam bem de firebird, falam bem do postgre... aí eu fico na duvida :(

Acho melhor o MySQL pela popularidade dele, mas o postgres tb parece uma boa opção! :yes:
 
Sim sim, mas é aí que tá minha dúvida
sempre dizem que é bom pra bancos de dados pequenos..
Bom, a empresa tá crescendo bastante, e o banco de dados vai ser pequeno nos primeiros meses.. depois disso ele vai ficar imenso, hehehehe
é aí que eu fico preocupado.. ter que migrar tudo meses depois...
 
Usa o oracle mesmo, sem duvida nenhuma ele é o melhor banco, e tem uma versão free que suporta até 4 gb de dados, 1 gb de ram e 1 cpu.
 
O unico limite do Oracle express é o tamanho da base (4 GB), 1 Gb de ram e 1 cpu. Fora isso é igual a versão paga.

Atualmente uso o oracle express pra desenvolvimento de aplicações Java (Hibernate,JSF) e Forms/Reports da oracle.


Me falaram que a versão nova do mysql é muito boa. Ja trabalhei om postgresql e posso afirmar que ele é muito bom, só paraei de usar pq a oracle disponibilizou uma versão free do banco deles.
 
entendi
e uma coisa sobre o oracle... precisa distribuir algum arquivo juntamente com a aplicação cliente ou funciona tudo via strings de conexão q nem o SQL Server??
 
aproveitando, to apanhando do Postgre, programinha estranho
pra excluir um usuario existente, como faz? mesmo desinstalando, ele nao exclui, fica guardado em algum lugar do windows
 
pow
que bom que meu topico ta rendendo alguma coisa
rsrsrs

po Gill Clinton.. bem q eu queria te ajudar aí.. mas to começando agora tambem :(
 
GiLL_ClinTon disse:
aproveitando, to apanhando do Postgre, programinha estranho
pra excluir um usuario existente, como faz? mesmo desinstalando, ele nao exclui, fica guardado em algum lugar do windows


Se não me engano tens que ir em .

Painel de Controle >> ferramentas Administrativas >> Gerenciamento do Computador >> Ferramentas do Sistemas >> Usuários e grupos locais >> Usuários.

Acho que é isso, ali vai ter o usuário postgresql, dai é só remover.
Se não for isso, quando chegar em casa eu confirmo e posto aqui.
 
JEDI disse:
O unico limite do Oracle express é o tamanho da base (4 GB), 1 Gb de ram e 1 cpu. Fora isso é igual a versão paga.

Atualmente uso o oracle express pra desenvolvimento de aplicações Java (Hibernate,JSF) e Forms/Reports da oracle.


Me falaram que a versão nova do mysql é muito boa. Ja trabalhei om postgresql e posso afirmar que ele é muito bom, só paraei de usar pq a oracle disponibilizou uma versão free do banco deles.

Apóio o JEDI. Eu usei o Oracle Express aqui no meu pc durante a matéria de BD q fiz na facul, e ele é mt bom! Por ser free tem essas limitações, mas q para empresas pequenas não é um graaande problema assim, de resto as funcionalidades são as mesmas do Oracle pago. No meu pc ficou meio lento, mas tb meu pc não é tooop.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo