Tabela de comparação de SSDs Rev 1.2 por Gabriel Ferraz (05/04/2021)

Este tópico lhe ajudou?

  • Sim

    Votes: 72 97.3%
  • Não

    Votes: 2 2.7%

  • Total de votos
    74
Obrigado Gabriel, eu pensei que estava por fabricante e olhei na parte que achei ser dá crucial.
Então é que foi um vacilo meu, em não ter classificado por fabricante. agora bate aquele desânimo de arrumar :( são mais de 1150 SSDs
 
  • Curtir
Reações: JEK
Então é que foi um vacilo meu, em não ter classificado por fabricante. agora bate aquele desânimo de arrumar :( são mais de 1150 SSDs
kkkkkkkkkkkkkk posso lhe ajudar dizendo assim... FORÇA!

Lembre que, quanto mais demorar, pior... mais modelos vão saindo e já era!
 
Mas já tem uma coluna de fabricante, basta usar ela pra classificar as demais
Sim mas o google docs é uma porcaria para fazer filtro... poucas opções e ainda por cima tem muito BO com células mescladas.
 
Já tá pesado demais pra deixar lá. Eu tentaria outro lugar.
Sim, as coisas estão meio corridas para mim recentemente, eu estou a procura de alguma empresa que desenvolva web sites para que eu possa publicar esta tabela de maneira mais eficiênte
 
  • Curtir
Reações: wmh
Pesquisando pra pegar um SSD SATA novo, vi que os Kingdian da Ali agora estão vindo no modelo 370S para 256GB e 128GB, e esse modelo, ao contrário do S280, eu não sei se tem DRAM. Por via das dúvidas, resolvi pegar um de 1TB, pq as chances de vir um S280 são maiores. Parece que os 240, 480 e 1TB continuam sendo os S280.
 
Pesquisando pra pegar um SSD SATA novo, vi que os Kingdian da Ali agora estão vindo no modelo 370S para 256GB e 128GB, e esse modelo, ao contrário do S280, eu não sei se tem DRAM. Por via das dúvidas, resolvi pegar um de 1TB, pq as chances de vir um S280 são maiores. Parece que os 240, 480 e 1TB continuam sendo os S280.
Interessante este levantamento.
 
Quase duas semanas de atraso, mas pelo que vi a Kingdian deve ter feito a mesma coisa que a Sandisk e a WD no Green, usando mais de um controlador na mesma série de SSD's. Tenho 2 S280, um com controlador SM2258G e um com controlador SM2258XT
Apenas como referência, tenho também um S400 de 1Tb: (lembrando que tem mais de uma foto por link)



S280 de 1Tb:


Mais próximo, detalhes do controlador e chips:


Outro S280 de 1Tb:


Salvo engano, esse S280 SEM DRAM foi mais recente, mas preciso confirmar as datas depois no Aliexpress.

Edit: Ficou faltando uma foto mais próxima do primeiro S280 com DRAM, acredito que fique mais fácil pra enxergar caso alguém queira olhar mais perto
 
Última edição:
Quase duas semanas de atraso, mas pelo que vi a Kingdian deve ter feito a mesma coisa que a Sandisk e a WD no Green, usando mais de um controlador na mesma série de SSD's. Tenho 2 S280, um com controlador SM2258G e um com controlador SM2258XT
Apenas como referência, tenho também um S400 de 1Tb: (lembrando que tem mais de uma foto por link)



S280 de 1Tb:



Outro S280 de 1Tb:


Salvo engano, esse S280 SEM DRAM foi mais recente, mas preciso confirmar as datas depois no Aliexpress.

Sim, a linha S280, tem variantes DRAM-LESS e outras com DRAM.

PS: Desde já, muitíssimo obrigado pelas fotos em alta resolução.
 
Que mão na roda essa tabela, acho tão difícil encontrar informações de um ssd específico... e aqui tenho quase todos conhecidos no mesmo local

muito obrigado!
 
Que mão na roda essa tabela, acho tão difícil encontrar informações de um ssd específico... e aqui tenho quase todos conhecidos no mesmo local

muito obrigado!
Obrigado, espero que tenha lhe ajudado :)
 
  • Curtir
Reações: wmh
Achei animal a tabela. Seria ótimo expô-la na forma de uma API.
Futuramente, pretendia criar um website, comecei a escrever reviews agora de SSDs.... quem sabe no futuro.
 
Ainda está atualizando a tabela? Adquiri a pouco um Silicon Power A80 de 1TB e vi na tabela que ele está listado errado, como sendo da PNY (todos os P34A80M28 estão como sendo PNY e são Silicon Power m.2 NVMe).

Outra informação interessante é que ele é desses que o fabricante faz salada e lança variantes com componentes diferentes:

Tem variantes dele com:

- Controladores: Phison PS5012 E12, Phison PS5012 E12S, e Silicon Motion SM2263ENG;

- Memória Dram: DDR4 Sk Hynix, DDR4 Nanya, DDRL3 Kingston;

- NAND: Intel/Micron, Toshiba, e tem uma variante sem marca (mas com código semelhante ao da Toshiba, porém sem nenhuma informação na Net);

- PCB: Verde, Azul e Preto

Aqui tem uns links se quiser ver informações:

Silicon Power P34A80 1 TB Review - TLC at 13 Cents per GB - Pictures & Components | TechPowerUp

Silicon Power P34A80 PCIe Gen3x4 M.2 NVMe SSD Review: TLC Performance at QLC Prices - Tom's Hardware | Tom's Hardware

The Silicon Power P34A80 SSD Review: Phison E12 With Newer Firmware (anandtech.com)

NVME Silicon Power 1 TB - R$600,00 | Page 7 | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil
 
Última edição:
Ainda está atualizando a tabela? Adquiri a pouco um Silicon Power A80 de 1TB e vi na tabela que ele está listado errado, como sendo da PNY (todos os P34A80M28 estão como sendo PNY e são Silicon Power m.2 NVMe).

Outra informação interessante é que ele é desses que o fabricante faz salada e lança variantes com componentes diferentes:

Tem variantes dele com:

- Controladores: Phison PS5012 E12, Phison PS5012 E12S, e Silicon Motion SM2263ENG;

- Memória Dram: DDR4 Sk Hynix, DDR4 Nanya, DDRL3 Kingston;

- NAND: Intel/Micron, Toshiba, e tem uma variante sem marca (mas com código semelhante ao da Toshiba, porém sem nenhuma informação na Net);

- PCB: Verde, Azul e Preto

Aqui tem uns links se quiser ver informações:

Silicon Power P34A80 1 TB Review - TLC at 13 Cents per GB - Pictures & Components | TechPowerUp

Silicon Power P34A80 PCIe Gen3x4 M.2 NVMe SSD Review: TLC Performance at QLC Prices - Tom's Hardware | Tom's Hardware

The Silicon Power P34A80 SSD Review: Phison E12 With Newer Firmware (anandtech.com)

NVME Silicon Power 1 TB - R$600,00 | Page 7 | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil
Sim estou atualizando, agradeço o feedback e farei essa correção, cara muitos fabricantes fazem isso, até mesmo a crucial fez isso com seus MX500 aonde a versão de 1TB tinha 16 NANDs Flashs de ótima qualidade, nerfaram ele e deixaram uma variante com NANDs mais fracas com apenas 4 módulos.
 
Sim estou atualizando, agradeço o feedback e farei essa correção, cara muitos fabricantes fazem isso, até mesmo a crucial fez isso com seus MX500 aonde a versão de 1TB tinha 16 NANDs Flashs de ótima qualidade, nerfaram ele e deixaram uma variante com NANDs mais fracas com apenas 4 módulos.
No Reddit eu vejo muita gente reclamando que a Adata, a XPG e a Crucial fazem isso. É praticamente querendo enganar o consumidor.
 
Até Western Digital já fez dessas (e sempre considero a WD uma empresa confiável) num modelo da linha GREEN. No semi-falecido Clube do Hardware se não me engano eles testaram no passado as duas variantes desse WD Green e a diferença de velocidades era gritante. A única coisa que mudava era uma uma letra ou um numero no part number do ssd. Baita sacanagem.
 
Até Western Digital já fez dessas (e sempre considero a WD uma empresa confiável) num modelo da linha GREEN. No semi-falecido Clube do Hardware se não me engano eles testaram no passado as duas variantes desse WD Green e a diferença de velocidades era gritante. A única coisa que mudava era uma uma letra ou um numero no part number do ssd. Baita sacanagem.
Eu não esperava isso da WD, também considero bem confiável. Mas pelo menos foi na linha Green, que é uma linha já de baixo custo. No Reddit têm denúncias desses 3 empresas fazendo esse tipo de sanacagem com vários modelos, inclusive modelos high end.
Eu recentemente comprei o Wd Black Sn750 Wds100t3x0c 1tb, inclusive tá na planilha. To esperando chegar, espero que não tenham feito essa cagada nesse modelo também.
 
Até Western Digital já fez dessas (e sempre considero a WD uma empresa confiável) num modelo da linha GREEN. No semi-falecido Clube do Hardware se não me engano eles testaram no passado as duas variantes desse WD Green e a diferença de velocidades era gritante. A única coisa que mudava era uma uma letra ou um numero no part number do ssd. Baita sacanagem.

Atesto e dou fé, o downgrade foi violento. Eu recentemente comprei essa segunda variante do WD Green, de 240GB no formato 2.5" (WDS240G2G0A) e não fiquei uma semana com ele. É muito, mas muito mais lento que meu KingDian S370 de 512GB. As velocidades eram tão baixas, mesmo com a unidade pouco ocupada, que eu achei que estava com defeito, solicitei a devolução no dia seguinte.

E pior que comprei o WD por causa da garantia de 3 anos no país e por que a memória é TLC, teoricamente mais confiável que a QLC, mas a decepção foi grande. Mesmo sendo chinês, com memória QLC e sem garantia, ainda prefiro ele do que um WD Green, Kingston A400 ou SanDisk Plus. Só pra ter uma ideia da diferença gritante de desempenho do WD Green pro KingDian:

WD-Green-C.png

WD-Green-D.png

King-Dian-S370-C.png

King-Dian-S370-D.png
 
Sim estou atualizando, agradeço o feedback e farei essa correção, cara muitos fabricantes fazem isso, até mesmo a crucial fez isso com seus MX500 aonde a versão de 1TB tinha 16 NANDs Flashs de ótima qualidade, nerfaram ele e deixaram uma variante com NANDs mais fracas com apenas 4 módulos.
Confirmo seu comentário, sou dono de uma mx500 de 500gb, além de ter o firmware bugado, onde a porcaria da controladora fica escrevendo na NAND a toa em repouso, possui apenas 4 módulos NAND, eu abri o meu pra ver, uma placa de circuito minúscula, por isso esse ssd esquenta pra caramba

Dá nojo de ver a atitude que a crucial tomou com o mx500, pelo que já pesquisei em testes, as versões com mais nands são bem superiores que os modelos da versão atual, que vem apenas 4. Sei que não quero ver mais produtos da crucial na minha frente, marca entra pra lista negra.
 
Atesto e dou fé, o downgrade foi violento. Eu recentemente comprei essa segunda variante do WD Green, de 240GB no formato 2.5" (WDS240G2G0A) e não fiquei uma semana com ele. É muito, mas muito mais lento que meu KingDian S370 de 512GB. As velocidades eram tão baixas, mesmo com a unidade pouco ocupada, que eu achei que estava com defeito, solicitei a devolução no dia seguinte.
Viu meu review desta nova versão? menos de 5GB de SLC Cache, se esse buffer acaba fica uma lerdesa gigantesca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá nojo de ver a atitude que a crucial tomou com o mx500, pelo que já pesquisei em testes, as versões com mais nands são bem superiores que os modelos da versão atual, que vem apenas 4. Sei que não quero ver mais produtos da crucial na minha frente, marca entra pra lista negra.
Foda que quase todas as fabricantes fazem isso para corte de custos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo