Tablet substitui PC ou notebook?

Truck'n Hemi

know-it-all Member
Registrado
Consideremos o uso "básico" de um PC ou notebook, sem essa de não substitui porque não da pra jogar Crysis no tablet. Em questões de visualização e edição de documentos office, uso de PDF, navegar na net, checar emails, ouvir músicas e assistir vídeos, etc.
Verdade seja dita, um notebook decente pra rodar o Windows de forma decente sai caro hj, pelo menos 1300~1500 reais por um básico. Para pessoas como eu que são universitários e fazem estágio, são bolsistas e semelhantes aperta o bolso. É aí que entra o tablet, com Windows ou Android, como forma menos cara de se conseguir algo portátil e atual.
Pelo preço de um notebook básico é possível comprar um tablet top de linha com seus devidos acessórios sobrando uma graninha, então considere essa comparação dita:

UM TABLET BEM EQUIPADO CONSEGUE SUBSTITUIR UM PC OU NOTEBOOK?
 
Depende muito. Nunca que o um tablet vai ter o conforto de um Notebook ou PC, porém a praticidade é um item a ser levado em consideração. Eu não diria que substitui, mas cumpre muito bem o seu papel. Com o intuito de ouvir música, editar e ler documentos e navegar à internet, certamente vai te atender. Mas substituir, pro meu uso e na minha opinião, não.
Como você já deixou claro que sabe das limitações e já definiu um escopo de utilização, eu diria que vai te atender numa boa.
 
Seria temporário, até ano que vem quando farei um intercâmbio e comprarei um bom notebook lá fora!
 
axo impensável porque pra mexer em office, editar textos e até mesmo escrever emails no tablet é cansativo. o ideal é ter um bom tablet, smartphone e ao menos um pc ou notebook intermediário.
 
Pra produzir conteúdo, acho difícil. Digitar qualquer coisa mais longa é um terror.

Consumir conteúdo, pelo menos no meu caso, substitui fácil.
 
Se você não utiliza nem utilizará softwares específicos de desktop o tablet segura a onda legal sim. Tem de levar em consideração também se você vai lidar muito com documentos/digitação, pois é bem menos confortável digitar no teclado virtual, mas existem teclados físicos para tablets que quebram bem o galho.
 
Velho, tenho opiniões muito divididas acerca disso.
Tenho um iPad mini e ele me satisfaz em navegação, escutar músicas, ler e jogar.
Mas se você quiser por exemplo, escrever um email enquanto checa o dropbox pra ler determinada coisa ao mesmo tempo nem vai rolar (claro). O quesito multi-janelas seria uma coisa indispensável para quem quer trabalhar apenas com o tablet. Coisa que um PC faz normalmente. Ex: você tá vendo um vídeo no youtube e quer fazer uma citação no word ao mesmo tempo e é totalmente viável no PC. Já no tablet né...

Temos aí o LG G Pad que tem um multitarefa nativo mas é bem básico e limitado. Dá pra usar mas cê sabe né, não fica 100%.
(Bem não sei se com root dá pra personalizar aquilo ali em outro tablet, mas no iOS não chega a ser uma possibilidade).

Enfim. eu tô nessa dúvida tbm, se invisto em um tablet bom ou pego um ultrabook pra levar pra cima e pra baixo por causa da leveza. De qualquer forma aqui no Brasil é caro qualquer uma das duas opções.


EDIT: O pessoal aí em cima reclamou de digitar coisas longas. Eu mesmo nunca tive esse problema no iPad, o teclado nativo é sensacional e eu consigo digitar rápido até. Claro que não é a mesma coisa no teclado do note né, mas é bem rapidinho.
 
Velho, tenho opiniões muito divididas acerca disso.
Tenho um iPad mini e ele me satisfaz em navegação, escutar músicas, ler e jogar.
Mas se você quiser por exemplo, escrever um email enquanto checa o dropbox pra ler determinada coisa ao mesmo tempo nem vai rolar (claro). O quesito multi-janelas seria uma coisa indispensável para quem quer trabalhar apenas com o tablet. Coisa que um PC faz normalmente. Ex: você tá vendo um vídeo no youtube e quer fazer uma citação no word ao mesmo tempo e é totalmente viável no PC. Já no tablet né...

Temos aí o LG G Pad que tem um multitarefa nativo mas é bem básico e limitado. Dá pra usar mas cê sabe né, não fica 100%.
(Bem não sei se com root dá pra personalizar aquilo ali em outro tablet, mas no iOS não chega a ser uma possibilidade).

Enfim. eu tô nessa dúvida tbm, se invisto em um tablet bom ou pego um ultrabook pra levar pra cima e pra baixo por causa da leveza. De qualquer forma aqui no Brasil é caro qualquer uma das duas opções.


EDIT: O pessoal aí em cima reclamou de digitar coisas longas. Eu mesmo nunca tive esse problema no iPad, o teclado nativo é sensacional e eu consigo digitar rápido até. Claro que não é a mesma coisa no teclado do note né, mas é bem rapidinho.

O Android já permite trabalhar com tela dividida.
 
Posso contar minha experiencia.

Comprei um Galaxy Note 10.1 P601 pensando nessa possibilidade.

baixar filmes
navegar
office (nem pense em algo com macro no excel, nenhum programa pra android roda)
joguinhos básicos.
Etc

Hoje me serve como joguinhos básicos e navegar o resto voltei a fazer no PC, não m,e adaptei ao tablet.

Isso é minha experiencia, devemos levar em conta que posso ter limitações que alguns de vocês não tenham.

Ja penso em um ultrabook ou desses notes que tambem viram tablet (mas não é uma opção barata).

Tablet agora vai ser um de 7" a 8" pra leitura, acima disso compro um nb mesmo.
 
Posso contar minha experiencia.

Comprei um Galaxy Note 10.1 P601 pensando nessa possibilidade.

baixar filmes
navegar
office (nem pense em algo com macro no excel, nenhum programa pra android roda)
joguinhos básicos.
Etc

Hoje me serve como joguinhos básicos e navegar o resto voltei a fazer no PC, não m,e adaptei ao tablet.

Isso é minha experiencia, devemos levar em conta que posso ter limitações que alguns de vocês não tenham.

Ja penso em um ultrabook ou desses notes que tambem viram tablet (mas não é uma opção barata).

Tablet agora vai ser um de 7" a 8" pra leitura, acima disso compro um nb mesmo.

Se você não tiver preconceito com coisas vindo da china, você pode importar um Tablet PC Voyo a1 mini, custa em torno de U$150,00. Creio que é o que você precisa.

http://pt.aliexpress.com/item/Origi...et-PC-Baytrail-T-1-33GHz-Quad/1944515940.html
http://www.pandawill.com/voyo-winpa...40d-80-ips-screen-2gb-32gb-silver-p90401.html

 
Depende de duas coisas:

Qual é o poder de processamento de ambos?


E para qual finalidade você irá usá-los?
 
não substitui pega um notebook que é bem melhor :true:
e como universitário/ estagiário com absoluta certeza você terá que criar e editar documentos no office e para isso NADA, ABSOLUTAMENTE NADA substitui um notebook ou PC.

Tablet= Navegar na internet, ler PDF, escutar musica , assistir videos e jogar.
 
Se vc não usar muito pra digitação, substitui fácil.
Como o colega ali em cima falou, substitui para consumir conteúdo. Para gerar, depende da paciência do usuário, mas não tem como ser a mesma coisa.

Mas ontem vi uma vizinha digitando no celular com uma rapidez absurda. Diria que tão rápido quanto um digitador razoável faz num PC. Fiquei realmente impressionado.


Eu uso muito pouco notebook, tanto que estava com 2 aqui e vendi ambos. Se preciso editar (editar e não criar) algum documento, faço isso no celular mesmo. Se tiver que fazer algum trabalho, uso o PC de casa, do trabalho ou em último caso, da faculdade. Realmente não sinto a menor falta de notebook.
 
Poxa galera, gostei mto das respostas e opiniões! Seguinte, vou tentar responder todas nesse post:

*Primeiramente meu estágio é na universidade mesmo e só saio dele no fim do ano. Nele tenho tempo livre pra fazer meus trabalhos pois é uma iniciação científica que está aos trancos e barrancos, logo a questão de editar e produzir documentos seria mantida nele. Como já estou na universidade ir para qualquer laboratório ou até mesmo o DA seria fácil, lugares que eu também poderia criar meus trabalhos e documentos. Apenas ano que vem essa questão se complicaria, pois fazendo um estágio fora da faculdade limitaria meu tempo livre. Por outro lado ainda chegaria cedo suficiente na faculdade pra fazer alguns trabalhos necessários;

*O tablet que compraria seria da China mesmo, meu preconceito de lá é zero e tenho até gosto pra comprar lá. Conheço esse Voyo A1 mini mas como irei substituir um computador queria 10.1" e Android pra ter milhões de aplicativos fáceis de usar. Detalhe que desacredito no potencial dos chips Intel para esse W8.1, ela nunca foi bom de GPU e ainda por cima usar 2GB no Windows é tenso. Então prefiro investir em um tablet Android completo;

*Qualquer que seja o tablet o compraria com seus devidos acessórios: um teclado para digitações mais extensas, cartão de memória grande para guardar tudo o que precisar, memória interna decente pra não faltar espaços para aplicativos, uma bateria externa grande para usar tanto no tablet quanto no celular. Talvez um mouse, mas acho desnecessário para um tablet. Mais pra frente um controle pra jogar junto com um link MHL pra rodar na TV pq por miracast da delay, coisa dos inferno essa viu.

No fim, o tablet seria pra tudo mas para o mínimo. Tudo o que eu precisar fazer nele e o mínimo que terei de fazer nele como mídias, checar emails...
 
É bastante o que o pessoal ali já disse, mas vou dar a minha opinião mesmo assim.

Pra mim, o tablet serve somente para consumir conteúdo mesmo. É simples e prático para funções básicas como email, responder mensagens, vídeos, leitura de PDF, navegar na internet, edição rápida de PDF, arquivos office até vai. Isso pra mim, a praticidade e portabilidade do tablet é indiscutível.

Agora vou te falar, o que mais usei na faculdade foi mesmo o pacote Office da vida, apresentação em PP, muitos textos de word, e tabelas no excel. E numa coisa o tablet perde indiscutivelmente na minha opinião: o multitasking. O note é possível realizar pesquisa no navegador, comunicar via messenger, editar texto, abrir PDF, tabelas e escrever seu precioso texto no word.

Pelo que você falou, o tablet cai como luva. Cuidado com a alfândega ae viu haha.
 
Não me adaptei à tablets...a portabilidade dos programas que preciso, o celuler supre. O resto uso PC.
Tenho um ipad, acabo usando porque leio muito e estou sempre me locomovendo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo