Taxa d atualizacao do Monitor = FPS?

sim
Hz= 1 ciclo por segundo
 
FPS = frames por segundo... nada a ver com refresh rate do monitor... refresh rate mínimo que deve ser usado é 75 por que não cansa a vista... abaixo disso já irita a vista... FPS serve para medir a performance(ou como queira chamar)...
 
DioLa, sem querer avacalhar (ontem foi mal neh?), jah avacalhandu, tem tudo a ver, afinal, pra q tu acha q existe o vsync?
 
pela minha resposta vc deve ter visto que o que eu entendi foi outra coisa YKW...
 
Eu entendi o q vc disse, e vc estah certo...

Refresh Rate - eh a taxa de atualizacaum vertical do monitor
Frame Rate - eh a taxa de atualizacaum das telas (eu achu q naum fui feliz nessa ultima explicacaum)

u q eu quis dizer tb, foi q, se as tuas taxas naum estiverem numa harmonia (tb naum fui feliz nessa explicacaum), podem aparecer flicks durante o jogo, ou qualquer outra coisa...

exemplo: se o monitor tah configuradu pra 60Hz, o ideal eh q o jogo fique com o FPS intaladu em 60FPS ou 30FPS...

se o monitor tah em 85Hz, o ideal eh o jogo fique rodandu na casa dos 85FPS, ou 42-43FPS...

se o monitor for um lindo FLATRON de 20948', e estiver em 120Hz, fica otimo em 120FPS ou 60FPS... ou algum numero q multiplicadu por algum valor feche redondo 120...

Achu q naum fui feliz na minha explicacaum inteira... :(
 
moral da história
quanto mais Hz melhor :)
quanto mais FPS melhor :)

80Hz 99fps rox :D :D :D :D
 
Originally posted by Diablo
moral da história
quanto mais Hz melhor :)
quanto mais FPS melhor :)

80Hz 99fps rox :D :D :D :D
Eu não acho que a 80 Hz 99 fps seja bom, acho péssimo pois ficam passando umas linhas na horizontal... Dizem......... <--------- bem suspeito isto, que estraga o monitor.... Acho que a 80 Hz o bom eh 80 Fps ou 40 como disse o cara....
 
Aqui naum passa linha horizontal nenhum em 99fps e 85hz :p

Será que o OldMan naum vai nos dar o ar de sua graça e colocar uma explicação mais técnica não??
Pra mim não tem nada a ver esse negócio de que a frequencia do monitor tem a ver com o FPS do jogo...
[]´s

Flávio
 
v-sync eh uma coisa
Hz = FPS
frame por segundo é mesma coisa que Hz
mas usamos FPS pra falar o que a placa de video manda para o monitor e Hz a velocidade que o monitor pode atualizar
e o certo é mesmo ter os 2 iguais, se tiver 80hz o monitor e 40fps vamos ter uma velocidade reduzida em duas vezes, e assim vai...
fisica basica pura hehe
 
Originally posted by Fla3DMadness
Aqui naum passa linha horizontal nenhum em 99fps e 85hz :p

Será que o OldMan naum vai nos dar o ar de sua graça e colocar uma explicação mais técnica não??
Pra mim não tem nada a ver esse negócio de que a frequencia do monitor tem a ver com o FPS do jogo...
[]´s

Flávio
Entaum se naum passa linha horizontal nenhuma sem v-sync eh melhor deixar sem mesmo...
:D
 
poxa, FS= Hz???
ainda não boto feh meu.... vms esperar o Old :)
 
porra tche, tu nunca estudo fisica?
Hz = Ciclo por segundo, ciclo = quadro, qualquer coisa
a unidade eh a mesma, entao fica tudo igual
se fosse FPMinuto aih a coisa mudava..
 
A taxa de refrescamento é quantas vezes por segundo o monitor
pode recompor a imagem para que ela não queime o monitor
devido a efeitos ruins no fósforo do monitor dos monitores CRT
Se a taxa for abaixo de 75mhz como o Diola disse, nota-se o aparecimento de faixas horizontais na tela.Na verdade mesmo a hipotéticos 1000000 de mhz ainda elas existiriam, mas a partir de 75mhz, vc não nota + o Aparecimento das faixas e elas não provocam + cansaço visual o que pode provocar dor na vista e dor
na cabeça.è besteira pensar em + ou muito + que 75mhz.Isso porque a partir de 75mhz a taxa de refrescamento fica + rápida que olho humano pode detectar

A taxa de frames diz quantos quadros ou sequências de imagem pode ser posto no monitor por segundo.A partir de 15fps da p\ começar a jogar,com a jogabilidade ficando decente a partir de +
de 20fps, com 30 fica perfeita sendo a quantidade máxima de sequências de imagem que o olho humano pode detectar
Poucos fps, também pode provocar dor nos olhos e na cabeça.

Realmente não sabia que tem que haver sincronização da taxa de refrescamento com a de fps, mas se tiver mesmo o melhor modo de saber se a proporção está boa é na prática vendo se ocorre o aparecimento de faixas na imagem
Isso é claro estou falando de jogar com o V-sync desligado
 
A propósito apesar de ser impossível de visualizar + de 30fps
é recomendável que p\ ter jogabilidade absolutamente perfeita tenha + de 50fps
Isso ocorre por 2 motivos. Primeiro: Durante as cenas + pesadas a taxa de frames tende a cair pela metade ou +, embora recursos
como o Z-Oclussion Culling das GeForce 3&4 e o Hyper Z das Radeon que diminuem consideravelmente o número de pixels
inúteis(que ficam escondidos) renderizados.
Isso não ajuda mt em cenas normais, mas nas cenas pesadas como em explosões que bloqueiam por exemplo a parede é ai
que a coisa faz diferença.Por isso que esse recurso é genial, pois
não ajuda a elevar a taxa MÉDIA de fps, mas sim a MÍNIMA que é a mais importante.
A segunda,PARECE(não tenho certeza) que a - de 45fps por segunds após algumas horas de uso constante pode causar cansaço visual.Mas não tenho mt certeza e deve ser pouca coisa
 
aeeeeee, o [Grandmaster Killer] entendeu u q eu tava falandu... eh essas porras de linha horizontal irritam e q fika passandu na tela... pq quandu liga o v-sync essas linhas desaparecem?? pq ele baixa o FPS pra fikar dentru da faixa dos Hz...

+ como tem um pessoal aki no fórum q tem super monitores q aceitam 150Hz a 2048x1024 :D naum se nota essas linhas horizontais... dae pode deixar o v-sync desligadu...
 
tá, intão pela segunda veis a moral da história é o seguintes...
se tá em 85Hz tem que mete no cs... fps_max 85 ? e por ai vai ?
 
Originally posted by Diablo
tá, intão pela segunda veis a moral da história é o seguintes...
se tá em 85Hz tem que mete no cs... fps_max 85 ? e por ai vai ?
É melhor dizer assim se tem 85Hz é melhor botar o v-sync que funciona pra todos os jogos
:D
 
Eu acho que o V-sync é um luxo cabível, pois com 60mhz de taxa
de refrescamento a sua taxa de frames so não vai passar de 60 fps o que é o dobro da capacidade de deteção do olho humano
 
Mesmo que o nosso olho não enxergue mais que 30fps é recomendavel que jogos rodem acima de 60fps para criar o efeito de desfoque de movimento, o famoso motion blur. Isso ocorre naturalmente em filmes mas não ocorre em jogos pois ele vai jogando a imagem limpa na tela. Rodando acima de 60fps o nosso olho faz o motion blur naturalmente dando sensação de um movimento mais real. Quem não percebe um movimento mais real em 60fps em vez de 30fps???
[]´s

Flávio
 
Originally posted by Fla3DMadness
Mesmo que o nosso olho não enxergue mais que 30fps é recomendavel que jogos rodem acima de 60fps para criar o efeito de desfoque de movimento, o famoso motion blur. Isso ocorre naturalmente em filmes mas não ocorre em jogos pois ele vai jogando a imagem limpa na tela. Rodando acima de 60fps o nosso olho faz o motion blur naturalmente dando sensação de um movimento mais real. Quem não percebe um movimento mais real em 60fps em vez de 30fps???
[]´s

Flávio
Realmente se percebe emsmo.... Tem uma diferença da porra....Parece qeu o jogo ta mais suave... Aew black silver, é 60Hz e naum Mhz... Só um detalhe mesmo...
 
????? Nao entendi o q devo fazer ????'

Bem, eu sabia do lance da atualização do monitor e tal... É por isso q a resolução recomendada pro coitado do meu monitor sansung de 15 '' eh 800x600, pq nela a taxa chega a 85 HZ. e a 1024x768 chega a miseros 65HZ... Pois bem, eu uso a 800x600 /85Hz... mas esse lance de fps, dependo do jogo ou configuro isso tambem?????
 
FPS depende da tua placa de video,processador e memória. Quanto melhor o conjunto mais frames por segundo é processado e jogado na tela.
[]´s

Flávio
 
Liga o v-sync logo e pronto!
não sei pq esse povo fica insistindo em não usar v-sync...
 
Dexa ver...como vou explicar...
vamo resumir o que a galera botou aqui.

FPS (frames por segundo - frames/s) - é a taxa com que a placa de vídeo tá mandando as imagens para o monitor. Se a taxa de frames é de 70, significa que a placa de vídeo tá mandando 70 imagens por segundo para o monitor. Agora se a taxa de atualização do monitor (refresh rate) estiver em 60Hz (60 imagens/s), podem acontecer duas coisas:

V-Sync (sincronização vertical) ativado - o monitor manda uma mensagem para a placa de vídeo dizendo: "Calma, mande apenas 60 imagens por segundo". Logo a taxa de frames vai se igualar com a de atualização do monitor e o jogo, no caso, vai rodar o mais fluido possível, sem linhas horizontais (ou flickering).

V-Sync desativado - O monitor vai estar com a taxa de atualização ainda de 60 imagens/s mas a placa de vídeo manda 70 imagens por segundo. O monitor vai ter que dar um jeito de mostrar essas 70 imagens em 1 segundo, mesmo com a taxa de atualização ainda a 60Hz. Então vai acontecer de aparecer as famosas linhas horizontais, isso porque o monitor vai mostrar, no mesmo intervalo de tempo, mais imagens do que quando ele estivesse em sincronia (V-Sync) com a placa de vídeo.

Você pode ajustar o v-sync tanto no painel de controle da placa de vídeo como em alguns jogos. No caso de se ajustar no painel de controle, o modo que você escolher para o v-sync vai ser geral, ou seja, vai funcionar para todos os jogos que você venha a jogar depois de fazer o ajuste. Se ajustar dentro do jogo, só vai influenciar o jogo em si.
 

Attachments

  • clipboard1.gif
    clipboard1.gif
    14.9 KB · Visitas: 339

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo