Teclado mecânico repetindo letras ou não registrando

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Bat
  • Data de Início Data de Início

Bat

know-it-all Member
Galera, tenho um teclado mecânico Havit com switch outemu brown modelo KB435L

Alguns botões quando aperto acabam registrando a letra de 2 a 4 vezes ou não registrando. Fiz um teste no bloco de notas com todas as letras umas 10 ou 15 vezes e dando um enter após cada letra.
Reparei qua são especificamente as letras i, j, k, v, ; , / e ?

O que será, problema nos switches especificamente será?

Exemplo do teste
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
i
i
ii
i
iiii
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
s
s
s
s
s
s
s
s
s
s
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
j
jj
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
jjj
j
jj
j
j
j
k
k
kk

kkk
kkk
kkk
kkk
kk
kk
k
kkkk
k
kk

k
kk
kk
k

l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç

~
~
~
~
~
~z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c

vv
v
v
v
v
v
v
v
vv
v
v
vv
v
v
v
v
v
v
v
v
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
.
.
.
.
.
.
.
.
.
;
;
;;;;
;
;
;;;
;
;;;
;;
;;
;;
;
;
;
;
;
;
;
/
/
/
/
//
/
/
//
//
/
/
/
/
/
/
/
/
/
/
//
/
//
/
/
/q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
i
i
ii
i
iiii
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
s
s
s
s
s
s
s
s
s
s
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
j
jj
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
jjj
j
jj
j
j
j
k
k
kk

kkk
kkk
kkk
kkk
kk
kk
k
kkkk
k
kk

k
kk
kk
k

l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç

~
~
~
~
~
~z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c

vv
v
v
v
v
v
v
v
vv
v
v
vv
v
v
v
v
v
v
v
v
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
.
.
.
.
.
.
.
.
.
;
;
;;;;
;
;
;;;
;
;;;
;;
;;
;;
;
;
;
;
;
;
;
/
/
/
/
//
/
/
//
//
/
/
/
/
/
/
/
/
/
/
//
/
//
/
/
/

O teclado já foi limpo?
Caso ainda não tenha sido, aconselho primeiramente passar um soprador por debaixo das teclas. Poeira e cabelos podem causar esse sintoma.
Se ainda não for suficiente, vai ter que partir pra uma limpeza profunda, retirando todas as teclas e limpando os switches individualmente (use as ferramentas corretas pra não quebrar os encaixes das teclas). Ainda vai poder examinar o estado de cada um deles e ver se não estão danificados.

Switches falhando ou dando double-click é comum de acontecer em switches outemu, dificilmente um teclado com esses switches não vai falhar uma ou outra tecla com o tempo. Eu mesmo já tive dois teclados com outemu e juntos falharam mais de 10 switches, porém consegui fazer todos eles voltarem ao normal lubrificando os switches.

Pode ser algum problema de firmware ou no teclado, mas provavelmente são só os switches falhando mesmo então eu começaria testando isso. Pra lubrificar e ver se resolve você basicamente tem três opções:
- O mais fácil e barato é usar óleo desengripante. Pessoalmente já usei diversas vezes e nunca tive problemas e sempre resolveu. Tem gente que não gosta por achar que pode corroer o plástico, mas nunca achei evidência disso acontecer. Inclusive os teclados que usei estão guardados por anos e continuam funcionando normalmente;
- Lubrificante ptfe à base de silicone é mais adequado pra uso em plástico, mas talvez não encontre em todo lugar e é mais caro;
- Abrir o teclado, remover a solda do switch e lubrificar com graxa dielétrica ou alguma graxa de silicone, ou trocar o switch. Não acho que vale todo o trabalho por causa de switches outemu, a menos que seja algo que você goste de fazer.

Pra lubrificar usando lubrificante em spray, geralmente a lata vem com um caninho. Você tira a keycap, encaixa o caninho em qualquer lateral da cruz do switch em cima, segura o caninho com o switch apertado pra abrir melhor a lateral, e dá uma borrifada breve, aperta o switches várias vezes e testa. Vai respingar, então é bom botar um pano ao redor do cano da lata.

Muita gente recomenda álcool isopropílico, porém eu não gosto de usar pois você só vai limpar a tecla ao invés de lubrificar, uma tecla seca vai vibrar mais e ter mais chances de dar múltiplos cliques, apesar de geralmente resolver à curto prazo.

Switches falhando ou dando double-click é comum de acontecer em switches outemu, dificilmente um teclado com esses switches não vai falhar uma ou outra tecla com o tempo. Eu mesmo já tive dois teclados com outemu e juntos falharam mais de 10 switches, porém consegui fazer todos eles voltarem ao normal lubrificando os switches.

Pode ser algum problema de firmware ou no teclado, mas provavelmente são só os switches falhando mesmo então eu começaria testando isso. Pra lubrificar e ver se resolve você basicamente tem três opções:
- O mais fácil e barato é usar óleo desengripante. Pessoalmente já usei diversas vezes e nunca tive problemas e sempre resolveu. Tem gente que não gosta por achar que pode corroer o plástico, mas nunca achei evidência disso acontecer. Inclusive os teclados que usei estão guardados por anos e continuam funcionando normalmente;
- Lubrificante ptfe à base de silicone é mais adequado pra uso em plástico, mas talvez não encontre em todo lugar e é mais caro;
- Abrir o teclado, remover a solda do switch e lubrificar com graxa dielétrica ou alguma graxa de silicone, ou trocar o switch. Não acho que vale todo o trabalho por causa de switches outemu, a menos que seja algo que você goste de fazer.

Pra lubrificar usando lubrificante em spray, geralmente a lata vem com um caninho. Você tira a keycap, encaixa o caninho em qualquer lateral da cruz do switch em cima, segura o caninho com o switch apertado pra abrir melhor a lateral, e dá uma borrifada breve, aperta o switches várias vezes e testa. Vai respingar, então é bom botar um pano ao redor do cano da lata.

Muita gente recomenda álcool isopropílico, porém eu não gosto de usar pois você só vai limpar a tecla ao invés de lubrificar, uma tecla seca vai vibrar mais e ter mais chances de dar múltiplos cliques, apesar de geralmente resolver à curto prazo.
Esse lubrificante não vai ficar uns 10 anos escorrendo pelo teclado conforme vc digita?

Galera, tenho um teclado mecânico Havit com switch outemu brown modelo KB435L

Alguns botões quando aperto acabam registrando a letra de 2 a 4 vezes ou não registrando. Fiz um teste no bloco de notas com todas as letras umas 10 ou 15 vezes e dando um enter após cada letra.
Reparei qua são especificamente as letras i, j, k, v, ; , / e ?

O que será, problema nos switches especificamente será?

Exemplo do teste
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
i
i
ii
i
iiii
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
s
s
s
s
s
s
s
s
s
s
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
j
jj
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
jjj
j
jj
j
j
j
k
k
kk

kkk
kkk
kkk
kkk
kk
kk
k
kkkk
k
kk

k
kk
kk
k

l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç

~
~
~
~
~
~z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c

vv
v
v
v
v
v
v
v
vv
v
v
vv
v
v
v
v
v
v
v
v
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
.
.
.
.
.
.
.
.
.
;
;
;;;;
;
;
;;;
;
;;;
;;
;;
;;
;
;
;
;
;
;
;
/
/
/
/
//
/
/
//
//
/
/
/
/
/
/
/
/
/
/
//
/
//
/
/
/q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
q
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
w
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
y
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
u
i
i
ii
i
iiii
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
i
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
o
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
p
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
s
s
s
s
s
s
s
s
s
s
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
d
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
f
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
g
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
h
j
jj
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
j
j
j
j
j
j
jj
j
j
j
jjj
j
jj
j
j
j
k
k
kk

kkk
kkk
kkk
kkk
kk
kk
k
kkkk
k
kk

k
kk
kk
k

l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç
ç

~
~
~
~
~
~z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c
c

vv
v
v
v
v
v
v
v
vv
v
v
vv
v
v
v
v
v
v
v
v
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
b
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
n
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
m
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
.
.
.
.
.
.
.
.
.
;
;
;;;;
;
;
;;;
;
;;;
;;
;;
;;
;
;
;
;
;
;
;
/
/
/
/
//
/
/
//
//
/
/
/
/
/
/
/
/
/
/
//
/
//
/
/
/

Cara eu tenho Redragon Avenger com outemu brown e depois de 4 anos começou a dar duplo clique, como eu ja queria fazer essa mudança eu troquei os switchs pelos da Akko e problema resolvido.

Acho que a longo prazo compensa mais fazer essa mudança.

Esse lubrificante não vai ficar uns 10 anos escorrendo pelo teclado conforme vc digita?
Os switches são fechados e o lubrificante tem viscosidade, não tem como escorrer se você colocar só uma ou duas apertadas breves, que geralmente é o suficiente. A única indicação é quando for colocar, cubra com uma folha de papel higiênico ou qualquer outra coisa ao redor do switch/cano da lata, pra não respingar quando apertar.

Já usei em mais de 20 teclas se bobiar, e nunca escorreu nada depois. Inclusive recentemente meu Ducky Shine 3 com switches Cherry o espaço começou a ficar doido. Até abri o teclado pra dar uma limpada e ver se tinha sinais de oxidação ou solda fria, mas no fim um pouco de óleo na barra de espaço e uns dias de uso e resolveu completamente e voltou ao normal.

Os switches são fechados e o lubrificante tem viscosidade, não tem como escorrer se você colocar só uma ou duas apertadas breves, que geralmente é o suficiente. A única indicação é quando for colocar, cubra com uma folha de papel higiênico ou qualquer outra coisa ao redor do switch/cano da lata, pra não respingar quando apertar.

Já usei em mais de 20 teclas se bobiar, e nunca escorreu nada depois. Inclusive recentemente meu Ducky Shine 3 com switches Cherry o espaço começou a ficar doido. Até abri o teclado pra dar uma limpada e ver se tinha sinais de oxidação ou solda fria, mas no fim um pouco de óleo na barra de espaço e uns dias de uso e resolveu completamente e voltou ao normal.
Como vc tá fazendo essa aplicação? Metendo o Spray pra cima do switch mesmo?

Como vc tá fazendo essa aplicação? Metendo o Spray pra cima do switch mesmo?
Aplica por cima mesmo, porém a lata tem que vir com um caninho pra facilitar, aí encaixa a ponta do cano em uma das laterais da cruz do switch e aplica com o switch pressionado, tipo nesse momento desse vídeo abaixo. O cara fez uma proteção de plástico pra não respingar, mas é só cobrir com um pedaço de papel como citei antes:

Aplica por cima mesmo, porém a lata tem que vir com um caninho pra facilitar, aí encaixa a ponta do cano em uma das laterais da cruz do switch e aplica com o switch pressionado, tipo nesse momento desse vídeo abaixo. O cara fez uma proteção de plástico pra não respingar, mas é só cobrir com um pedaço de papel como citei antes:

Meus Switchs sao gateron brown, e começaram a dar esse problema com 4 pra 5 meses de uso, agora com 1 ano de uso ja ta ficando mais perceptivel.

Tentei limpar com alcool isopropilico, aparentemente resolveu por 2 dias, e depois o problema voltou denovo.

Eu vi o Pessoal falando q nao é bom usar produtos como WD-40 e tal, pq a longo prazo acaba prejudicando mais, justamente por essa viscosidade e tals, e tbm dizem q tira a sensibilidade da tecla.

Tem alguma marca e etc do lubrificante q tu recomenda ??

Eu tava pensando em trocar os switchs pelos akko, mas é só uns 6 ou 7 q estao com defeito e eles fizeram 1 ano de uso mes passado, to com pena de trocar pq ao meu ver ainda estao "novos".

acho q vou tentar esse lance do lubrificante, so nao sei qual comprar.

Meus Switchs sao gateron brown, e começaram a dar esse problema com 4 pra 5 meses de uso, agora com 1 ano de uso ja ta ficando mais perceptivel.

Tentei limpar com alcool isopropilico, aparentemente resolveu por 2 dias, e depois o problema voltou denovo.

Eu vi o Pessoal falando q nao é bom usar produtos como WD-40 e tal, pq a longo prazo acaba prejudicando mais, justamente por essa viscosidade e tals, e tbm dizem q tira a sensibilidade da tecla.

Eu tava pensando em trocar os switchs pelos akko, mas é só uns 6 ou 7 q estao com defeito e eles fizeram 1 ano de uso mes passado, to com pena de trocar pq ao meu ver ainda estao "novos".

cara no ML não tem um pack de 10 switchs pra voce comprar dos que você ja possui? o meu outemo eu tinha como comprar, mas como eu ja queria trocar os meus pelos da Akko acabei optando por ja trocar.

Esses lubrificantes em spray quase não têm viscosidade, mesmo que mude um pouquinho quando aplica, depois de 2 ou 3 dias praticamente o feeling da tecla já volta como tava antes. Sem falar que o próprio switch já vem lubrificado de fábrica, se está dando clique-duplo e falhando é provável que esteja mais seco do que o ideal e precise de alguma lubrificação.

O recomendado é spray à base de silicone com ptfe, que é basicamente a mesma coisa que os Super Lube que o pessoal usa. No Brasil tem o WD-40 Dry Lube com ptfe, mas geralmente uma lata dessas tá 100 pila. A versão barata é o óleo desengripante (wd-40 normal da lata azul ou qualquer outra marca mais barata), ou até um lubrificante automativo de silicone que o pessoal usa pra proteger o painel de plástico/borracha, cheguei a usar uma vez e ele me pareceu mais fino ainda que o desengripante.

O pessoal não recomenda desengripante porque óleo mineral pode corroer certos tipos de plástico a longo prazo, porém eu tenho um motospeed ck104 guardado ali que botei desengripante em pelo menos umas 10 teclas, tenho ele há uns 5 ou 6 anos e funciona normal ainda, não vi nenhum sinal de corrosão nem nada do tipo. Duvido muito que cause algum dano realmente.

Sinceramente, eu nem me esquentaria muito com isso. Compra um desengripante ou spray silicone barato mesmo em uma loja de material de construção que deve resolver. Aí se não resolver compra um jogo de switches e troca, não acho que compensa ficar comprando lubrificante muito caro também.

Uma última opção é você comprar graxa dielétrica e usar um papel bem fino e tentar aplicar por cima do switch pra ver se entra um pouco, mas por não ser spray daria bem mais trabalho, nem tentei pra ver se funciona mesmo.

cara no ML não tem um pack de 10 switchs pra voce comprar dos que você ja possui? o meu outemo eu tinha como comprar, mas como eu ja queria trocar os meus pelos da Akko acabei optando por ja trocar.
Pior q eu só tenho encontrado Switchs Outemu, Gateron esta dificil encontrar ate no Aliexpress, e quando encontra estao carissimos, mais caro que os Akko ate.

Acho q vou pegar os Outemu mesmo e colocar no lugar dos Gateron que estao com defeito.

Pior q eu só tenho encontrado Switchs Outemu, Gateron esta dificil encontrar ate no Aliexpress, e quando encontra estao carissimos, mais caro que os Akko ate.

Acho q vou pegar os Outemu mesmo e colocar no lugar dos Gateron que estao com defeito.

Entendi, é pelo menos voce gasta menos brother, porém recomendo demais os da Akko só felicidade aqui hehe.

Entendi, é pelo menos voce gasta menos brother, porém recomendo demais os da Akko só felicidade aqui hehe.
É, eu nao to podendo gastar muito agora com isso, por problemas de saude to gastando muita grana.

Minha intençao é só resolver esse problema pra usar o teclado por enquanto, e ai futuramente pretendo ate comprar algum Melhor e ai sim investir em switchs e etc de qualidade.

podes me dizer o modelo exato de lubrificante spray que tú usas, marca e modelo, pra eu dar uma olhada por aqui e ver se acho idêntico?

É, eu nao to podendo gastar muito agora com isso, por problemas de saude to gastando muita grana.

Minha intençao é só resolver esse problema pra usar o teclado por enquanto, e ai futuramente pretendo ate comprar algum Melhor e ai sim investir em switchs e etc de qualidade.
Cara tenho outemu blue, resolvi o duplo clique abrindo os switches e passando graxa branca. Mais de 6 meses depois de lubados e nada de duplo clique novamente. Inclusive melhoraram MUITO, até consegui me livrar daquele click insuportável

Users who are viewing this thread

Voltar