[AJUDA] Tela azul após troca de GPU

Richenberg

Member
Ola pessoal, tenho o seguinte setup a uns 3 anos, sempre joguei e trabalhei com ele.

CPU: Ryzen 5 2600
MOBO: Biostar B350GT3
Ram: 4x8gb XPG 3200mhz
GPU: RX 570 GB
Fonte: Corsair VS550

Esses dias comprei uma RTX 3070 Aorus usada, fiz uma formatação limpa do PC instalei e atualizei todos os drives, li sobre a fonte não ser recomendada mas bastante gente usa assim e não tem problemas e tbm li que fonte não da tela azul, acontece que estou tendo tela azul aleatoriamente, ja formatei o PC de novo, limpei os memorias e os slots, antes de instalar a placa estava tudo bem, ai não sei o que fazer para resolver isso.

O ja Pc deu esses erros na tela azul

dxgmms2.sys+b30bf

win32kfull.sys+7d14e

ntoskrnl.exe+4292a0

EDIT: Resolvido! o problema era o Clock das Ram, estava com XMP em 3200, baixei para 2933 e parou de dar tela azul

mdnLpx6.png

Última edição:
regra basica depois de trocar de hardware

atualziar a bios da placa mae

e formatar o WIndows para a versão mais recente

a bios ja esta na versão mais recente e o Windows tbm, esta no 11 com os últimos updates, os drives estão todos atualizados

Resolvi, o problema era o Clock das Ram, estava com XMP em 3200, baixei para 2933 e parou de dar tela azul
Aqui já falei sobre isso mas 3200 dependendo dos tempos fica no limite do que alguns Ryzen aguentam de fábrica. O meu 5600 mesmo não aguenta as XPG D10 em 3200 com os timings muito apertados, só deixando CL16-20-20-38 e o resto no auto (e aí eu pego 75 de tRC, que é horrível). Mas colocando +0.025 no SOC já aguenta os timings que deveria, com 58 de tRC, 24 de tFAW, etc e +0.03 eu sustento CL16-19-19-35, sem botar nada na tensão das memórias. Então recomendo você botar +0.01v no offset até a memória ficar estável ou até acumular +0.1v (provavelmente vai ficar 1.10v, se chegando nisso a memória não estabilizar, pode deixar em 2933 mesmo, mas duvido que não vá porque até onde eu sei só os Zen1 tem problema pra manter estabilidade de memória nessa frequência.

Tem o lance também de que a placa mãe pode não ter 100% de suporte pro modelo da memória. A minha mesmo eu não encontrei na página principal da Asus, mas encontrei outro modelo que usa os mesmos chips (mas é 2666MT). Enfim, só não exagerar. A AMD recomenda até 1.15v, uma galera usa 1.2v sem problema, quem não tem medo vai até 1.25v, eu acho que 1.09~1.1v é bem tranquilo.

Aqui já falei sobre isso mas 3200 dependendo dos tempos fica no limite do que alguns Ryzen aguentam de fábrica. O meu 5600 mesmo não aguenta as XPG D10 em 3200 com os timings muito apertados, só deixando CL16-20-20-38 e o resto no auto (e aí eu pego 75 de tRC, que é horrível). Mas colocando +0.025 no SOC já aguenta os timings que deveria, com 58 de tRC, 24 de tFAW, etc e +0.03 eu sustento CL16-19-19-35, sem botar nada na tensão das memórias. Então recomendo você botar +0.01v no offset até a memória ficar estável ou até acumular +0.1v (provavelmente vai ficar 1.10v, se chegando nisso a memória não estabilizar, pode deixar em 2933 mesmo, mas duvido que não vá porque até onde eu sei só os Zen1 tem problema pra manter estabilidade de memória nessa frequência.

Tem o lance também de que a placa mãe pode não ter 100% de suporte pro modelo da memória. A minha mesmo eu não encontrei na página principal da Asus, mas encontrei outro modelo que usa os mesmos chips (mas é 2666MT). Enfim, só não exagerar. A AMD recomenda até 1.15v, uma galera usa 1.2v sem problema, quem não tem medo vai até 1.25v, eu acho que 1.09~1.1v é bem tranquilo.
vlw, eu vou manter em 2933 mesmo, sobre as memorias eu testei um kit da Asgard e tive o mesmo problema

Embora o XMP seja bom, eu prefiro fazer o OC de memória manualmente pois com um pouco de paciência se consegue boa frequência e boa tensão.

Users who are viewing this thread

Voltar