Tela azul constante no Win10 com config nova

Squivo

Member
Registrado
Boa noite a todos, preciso muito de uma ajuda.

O problema:
No começo do ano troquei a maior parte da minha máquina.
Na configuração anterior eu raramente tinha algum problema de tela azul no Windows 10, já na atual se tornou algo insuportável. Os códigos de erro são variados, alguns sempre se repetindo, o mais comum deles é IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, que inclusive aconteceu enquanto eu editava esse post.
Eu suspeitei que o problema tinha relação com o Chrome, porque praticamente sempre que ocorre é quando estou navegando (não me lembro de ter acontecido enquanto jogava).
Segui quase tudo nesse tutorial https://windowsreport.com/chrome-bsod/#1 e aparentemente tinha melhorado, porém voltou a acontecer com mais frequência.
Suspeitei do Chrome também porque muitas vezes as páginas já carregadas dão erro do nada.

Faz tempo que eu não trabalho mais com suporte e também nem manjo muito do Windows 10, por isso to com dificuldades pra encontrar o problema.
Imagino que esteja relacionado a drivers, já que já refiz a instalação algumas vezes. Pode ser hardware, claro, mas preciso de ajuda pra tentar identificar isso.

A configuração, case seja necessário saber, é:
Ryzen 5 3600 em stock;
2 x 8GB DDR4 Team Group Vulcan Z 2666Mhz;
Gigabyte ga-ab350m-ds3h v2;
Gigabyte RX 570

De antigo eu tenho o SSD e dois HDs que já estavam sendo usados na máquina antes da atualização.

Alguém pode me orientar a como resolver isso?
Agradeço desde já.
 
Normalmente eu costumo formatar o PC depois de trocar alguma peça para evitar esses problemas, talvez seja isso.
 
Normalmente eu costumo formatar o PC depois de trocar alguma peça para evitar esses problemas, talvez seja isso.
Então, eu já formatei e reinstalei tudo umas 4 vezes. Na verdade é um PC totalmente novo, única coisa que mantenho do antigo é SSD e os HDs, mas até mesmo os HDs onde não está instalado o sistema eu cheguei a formatar.
 
Ta instalando a ultima versão do w10? Tenta dar uma limpada nas memórias e trocar de lugar, as vezes resolve... Mas só passei por isso uma vez, então vamos esperar alguém mais responder.
 
Vamos lá... Podem ser N coisas. Como estão as temperaturas do seu PC (CPU e VGA) enquanto o utiliza (uso comum) e enquanto joga? Memórias RAM: já fez algum teste de estabilidade para verificar como estão? O próprio Windows possui um teste para verificação de erros (digite "diagnóstico de memória do Windows" na barra de pesquisa). Pode fazer um teste de estabilidade com o AIDA64, tbm (memória, CPU, GPU e HDs). A BIOS da sua mobo, está na última versão? Drivers de chipset atualizados? Como está a "saúde" dos discos de armazenamento (pode usar o HD Tune)?
 
Isso aí pode ser uma infinidade de coisas, desde hardware até software. O que eu faria primeiro seria usar outro navegador por alguns dias (como o novo edge que acabou de sair) pra ter certeza que isso só acontece no chrome.
 
Voce chegou a instalar o Windows 10 em outro HD ou outro SSD pra ver se acontece a mesma coisa?

Se na instalação não ocorreram problemas e voce percebe que o problema ocorre mais quando está usando o Chrome, pode ser uma parte do HD ou SSD que esteja com falha naquele ponto de gravação/leitura.

Pega um outro HD ou SSD e faz a instalação pra ver se acontece a mesma coisa... Assim voce vai afunilando a fonte do problema.
 
Acho que seria bom você ir removendo alguns componentes do PC e vendo se o problema persiste, como HDs e RAM.

Teve um outro brother daqui da Adrenaline que estava passando por isso e o problema era a placa de vídeo.

Provavelmente se fosse software já teria sido resolvido com as formatações.
 
Sobre os testes, eu já tinha feito quase tudo o possível.

Ainda não tinha passado o memtest mas deixei o AIDA fazendo teste de estabilidade por mais de 1 hora sem nenhum problema.
SSDs e HDs eu já usava antes, por isso mesmo eu descartei eles pois já estavam rodando bem antes com a config antiga e os softwares de saúde de disco apontam que estão todos 100%.

Temperaturas todas OK, incluindo VRM (o Gabinete tem 4 fans).

Eu não tinha instalado o driver do chipset, fiz isso e me parece que resolveu, estou há alguns dias já sem nenhum BSOD.
Vou esperar mais algum tempo pra ver se realmente estabilizou.

Valeu galera.
 
Instalar o driver do chipset é fundamental, pq isso faz com que o micro funcione nos conformes.
Inclusive, após formatar é a 1ª coisa que faço sempre!!!
 
Sobre os testes, eu já tinha feito quase tudo o possível.

Ainda não tinha passado o memtest mas deixei o AIDA fazendo teste de estabilidade por mais de 1 hora sem nenhum problema.
SSDs e HDs eu já usava antes, por isso mesmo eu descartei eles pois já estavam rodando bem antes com a config antiga e os softwares de saúde de disco apontam que estão todos 100%.

Temperaturas todas OK, incluindo VRM (o Gabinete tem 4 fans).

Eu não tinha instalado o driver do chipset, fiz isso e me parece que resolveu, estou há alguns dias já sem nenhum BSOD.
Vou esperar mais algum tempo pra ver se realmente estabilizou.

Valeu galera.
Que bom que conseguimos ajudar! :joia:
 
Instalar o driver do chipset é fundamental, pq isso faz com que o micro funcione nos conformes.
Inclusive, após formatar é a 1ª coisa que faço sempre!!!
Pois é, minha máquina anterior tinha uns 10 anos, fazia tempo que eu não mexia com nada recente, antigamente eu nem lembrava de instalar driver do chipset e nunca deu nada.
 
Sobre os testes, eu já tinha feito quase tudo o possível.

Ainda não tinha passado o memtest mas deixei o AIDA fazendo teste de estabilidade por mais de 1 hora sem nenhum problema.
SSDs e HDs eu já usava antes, por isso mesmo eu descartei eles pois já estavam rodando bem antes com a config antiga e os softwares de saúde de disco apontam que estão todos 100%....

Legal que funcionou certinho... Realmente todos os drivers devem ser instalados!

Uma coisa que vale lembrar tambem é que: "Nunca deu problema" e "Sempre funcionou" são frases que não existem na informática... Então seus HDs e SSDs podem funcionar bem em um hardware e mau em outro. Fica a dica! ;-).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo