[AJUDA] Tela preta depois de abrir qualquer jogo

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos btt1
  • Data de Início Data de Início

btt1

:)
No mês passado, meu computador apresentou telas pretas aleatórias durante o marvel rivals. No entanto, isso só ocorria nesse jogo, nunca em outros. Achei que pudesse ser algo relacionado a ele, então tentei várias soluções e, aparentemente, o problema parou. Quatro dias atrás, as telas pretas voltaram ao abrir o rivals. Fiz o que eu achava ser o problema, encaixei bem o cabo PCI-e e o problema parou, ficando assim até ontem. Usei o computador o dia todo durante o trabalho, mas, à noite, quando fui abrir o jogo novamente, a temida tela preta apareceu logo ao abrir o marvel. Reiniciei o computador e outra tela preta apareceu logo após o carregamento do Windows (isso só aconteceu uma vez até então). Quando tentei reiniciar novamente, o computador não ligava direito.

Agora, o computador liga, mas não dá boot. As LEDs do CPU fan e dos fans acendem, mas as do teclado e do mouse permanecem apagadas. Após várias tentativas, ele ligou uma vez, mas logo apagou, logo depois de entrar no Windows. Achei que poderia ser a fonte, pois a minha era antiga. Comprei uma fonte Gamdias Cyclops pela Amazon, pois a entrega era no dia seguinte, mas o problema persiste. A diferença é que, agora, às vezes ele liga, mas desliga logo depois que abro qualquer jogo. Consigo usar o Discord, o Chrome, assistir filmes e stream em 60fps ou 4K normalmente, sem a tela apagar. No entanto, ao abrir qualquer jogo, a tela apaga imediatamente, em questão de segundos, e às vezes o jogo nem chega a carregar.

Coisas bizarras que aconteceram: a sys fan(que, no caso, é o exaustor) acende, começa a girar e depois paraa durante o boot. Quando a tela apaga, às vezes o computador não faz o boot e é necessário esperar um tempo até que ele fique normal. É uma verdadeira roleta russa, onde não sei se o computador vai ligar ou não.

O que tentei e não resolveu:

- Fonte nova: comprei uma Gamdias Cyclops na Amazon só para testar, pois a entrega era rápida.
- Limpeza leve.
- Temperaturas normais: 50°C para a GPU e 60°C para o CPU.
- Testei as memórias, uma de cada vez, trocando os slots, mas sem sucesso.
- Testei outra placa de vídeo, mas ela é mais antiga e pode estar com defeito, o que é bem provável, devido ao detalhe que vou mencionar a seguir.
- Formatei o pc
- Passei ddu, instalei drivers antigos, depois repetir o processo com drivers antigos
- Clear cmos

Detalhe importante: Moro em frente à praia, e a maresia aqui é muito intensa. Eu costumava trocar a placa-mãe a cada 1 a 2 anos, porém, essa parece estar normal em relação a maresia, mas não consigo fazer as medições.

Config:
MOBO: A320m Gigabyte
CPU: Ryzen 5 5600
GPU: RTX 3060
RAM: 16GB (2x8GB) Corsair
Fonte: CX 600 (antiga), Gamdias Cyclops (nova para teste)

Última edição:
Essas placas mãe da A320, A520, B450 e dentre outras, não importa a marca, podem sofrer (não todas) de um defeito a qual pode ser relacionado ao cristal oscilador ou Chipset, por conta da maresia, a qual incapacita o componente de funcionar devidamente, e como mora em um local muito úmido, e sofre de maresia, essa pode ser uma chance disso, um teste para saber se possa ser isso é aplicar uma onda de calor em toda placa mãe, caso ela ligue normalmente, possivelmente é a maresia que está danificando a placa mãe.
Outra possibilidade é ser a placa de vídeo, como não testou com outra que seja garantido funcionar, seria bom rever isso com outra apenas para garantir que seja ou não seja.

Essas placas mãe da A320, A520, B450 e dentre outras, não importa a marca, podem sofrer (não todas) de um defeito a qual pode ser relacionado ao cristal oscilador ou Chipset, por conta da maresia, a qual incapacita o componente de funcionar devidamente, e como mora em um local muito úmido, e sofre de maresia, essa pode ser uma chance disso, um teste para saber se possa ser isso é aplicar uma onda de calor em toda placa mãe, caso ela ligue normalmente, possivelmente é a maresia que está danificando a placa mãe.
Outra possibilidade é ser a placa de vídeo, como não testou com outra que seja garantido funcionar, seria bom rever isso com outra apenas para garantir que seja ou não seja.

Eu pensei que poderia ser a placa-mãe também, porém já tive esse problema antes e o computador simplesmente não ligava. Procurei um pouco e vi que reduzir os clocks da GPU poderia ajudar, e, no meu caso, parou e/ou aumentou o tempo significativamente. Passei quase uma hora testando e, até agora, não deu tela preta nenhuma. Me pergunto se pode ser algum capacitor ruim, pois a temperatura dela estava normal pelo msi afterburner, mal chegava aos 60°C. Agora, com os clocks/voltagem limitados de uma maneira meio amadora, fica nos 55°C.

Detalhe que a placa nao é muito velha, fez 2 anos agora.

Users who are viewing this thread

Voltar