• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Temperatura da placa-mãe alta demais!

melosamir

know-it-all Member
Registrado
Meu pc é o da assinatura. A temperatura da minha mobo medida pelo AIDA64 está dando 52 graus, isso com o gabinete aberto. Estava jogando aqui Battlefield 3 e quando saí do jogo fui olhar estava 62 graus. Tá normal essa temperatura? O processador está em 45 graus em idle. Vale lembrar que meu processador está em over, de 3.3 para 4 GHz.
 
Ja tentou atualizar a bios da placa mãe para ver se não é bug no sensor da placa?
Aqui em casa estava com um bug no sensor de temp no cpu..eu ligava o pc e ele ja marcava 65 graus...atualizei agora está normal, por volta dos 30.
 
A temp ta alta mesmo, da uma olhada na pasta termica não esta usando uma xing ling não neh? estranho essa temperatura aqui quando o ambiente está a 27ºC o processador fica a 40 Idle e 56 Full e eu já acho super quente lembrando que ele está a 3.8Ghz a mobo não passa de 40ºC
 
Troca a pasta termica ..... :cereal:
 
Troca a Pasta térmica para abaixar a temperatura da Placa Mãe ? Não seria esse método para abaixar a temperatura do processador ? :fovhappy:
 
Vcs estão se referindo a pasta térmica do processador né? Se for, uso uma da Cooler Master que veio junto com meu Hyper 212 Plus. Só não entendo qual relação isso tem a ver com a temperatura da placa-mãe :yuno:
 
rodando um 1100T @ 4Ghz é normal que sua placa esquente bastante, principalmente com o vcore acima de 1,4V esta placa que esta usando possui apenas 4 fases no VRM
pra esse clock com esse processador o ideal é uma placa com pelo menos 8 fases, ja que nestas condições a placa está fornecendo quase 200W para o seu processador
recomendo que abaixe o clock para uns 3,8Ghz e que reduza o vcore o maximo possivel visando uma maior durabilidade da sua placa

outra coisa, observe se sai um ar quente demais da fonte apos jogar, pq segurar uma GTX 460 + um 1100T @4Ghz com uma fonte de 400W não é la muito seguro.
 
Última edição:
Limpeza, atualização de bios e bons coolers para resfriar o equiapmento são muito importantes
 
Vcs estão se referindo a pasta térmica do processador né? Se for, uso uma da Cooler Master que veio junto com meu Hyper 212 Plus. Só não entendo qual relação isso tem a ver com a temperatura da
placa-mãe :yuno:

A temperatura da mobo é feita pela temperatura do chipset, entre o chipset e o dissipador se usa pasta térmica tambem, ontem mesmo peguei uma GA P35DS3 com temperatura alta da mobo quando fui ver era o dissipador do chipset que esta com um lado solto, troquei a pasta termica e o pino que trava o dissipador na mobo e resolvido o problema.
 
A temperatura da mobo é feita pela temperatura do chipset, entre o chipset e o dissipador se usa pasta térmica tambem, ontem mesmo peguei uma GA P35DS3 com temperatura alta da mobo quando fui ver era o dissipador do chipset que esta com um lado solto, troquei a pasta termica e o pino que trava o dissipador na mobo e resolvido o problema.

Essa é uma solução que também adotei em uma antiga Asus P5Q-E que eu tinha e realmente baixou bem a temperatura, mas no caso dele aconselho além disso usar um bom dissipador de chipset ou fazer como eu fiz dessa vez, que foi colocar um faz de 120mm jogando ar bem em cima do chipset, aí é uma questão de criatividade em arrumar uma posição para colocar ele dentro do gabinete e prende-lo com aquelas presilhas flexíveis que usamos para prender vários fios, não me lembro o nome daquilo agora. Aqui isso baixou quase 10º a temperatura.
Quanto ao autor do tópico, 62º não é recomendável mesmo, se ler por aí verá que o ideal é que a temperatura da MB não ultrapassa mais que 10º da temperatura ambiente...espero ter dado uma luz aí...abraços.:forever:
 
Vcs estão se referindo a pasta térmica do processador né? Se for, uso uma da Cooler Master que veio junto com meu Hyper 212 Plus. Só não entendo qual relação isso tem a ver com a temperatura da placa-mãe :yuno:

Não, a pasta termica que fica entre dissipador e chipset ..... :cereal:
 
Minha mobo tem heat-pipe e ta esquentando pakas ahusauh... vlw por lembrar de trocar a pasta da mobo tbm nem lembrei disso =)
 
Essa é uma solução que também adotei em uma antiga Asus P5Q-E que eu tinha e realmente baixou bem a temperatura, mas no caso dele aconselho além disso usar um bom dissipador de chipset ou fazer como eu fiz dessa vez, que foi colocar um faz de 120mm jogando ar bem em cima do chipset, aí é uma questão de criatividade em arrumar uma posição para colocar ele dentro do gabinete e prende-lo com aquelas presilhas flexíveis que usamos para prender vários fios, não me lembro o nome daquilo agora. Aqui isso baixou quase 10º a temperatura.
Quanto ao autor do tópico, 62º não é recomendável mesmo, se ler por aí verá que o ideal é que a temperatura da MB não ultrapassa mais que 10º da temperatura ambiente...espero ter dado uma luz aí...abraços.:forever:

Acho que voce esta se referindo a "Tire up" ou "enforca gato" fita que organiza os cabos dentro do gabinete, aproveitando a ideia do usuario Marve ta ae um cooler especifico para chipset: Cooler Chipset Akasa AK-210 c/ LED - www.justshop.com.br
 
rodando um 1100T @ 4Ghz é normal que sua placa esquente bastante, principalmente com o vcore acima de 1,4V esta placa que esta usando possui apenas 4 fases no VRM
pra esse clock com esse processador o ideal é uma placa com pelo menos 8 fases, ja que nestas condições a placa está fornecendo quase 200W para o seu processador
recomendo que abaixe o clock para uns 3,8Ghz e que reduza o vcore o maximo possivel visando uma maior durabilidade da sua placa

outra coisa, observe se sai um ar quente demais da fonte apos jogar, pq segurar uma GTX 460 + um 1100T @4Ghz com uma fonte de 400W não é la muito seguro.

Sai um ar quente sim, kra, e bote quente nisso, acho q se colocar um ovo na parte de trás do case em cima de onde fica a fonte é capaz de fritar um ovo ligeirinho :bwahaha:

Mas já estou pensando em trocar de fonte e tb de gabinete, já que o q eu tenho aki é apertadíssimo, parece mais uma caixa de fósforo e ele só conta com dois fans.

Por enquanto vou fazer essa dica de colocar pasta térmica no chipset enquanto não troco de gabinete e fonte.
------------
Acho que voce esta se referindo a "Tire up" ou "enforca gato" fita que organiza os cabos dentro do gabinete, aproveitando a ideia do usuario Marve ta ae um cooler especifico para chipset: Cooler Chipset Akasa AK-210 c/ LED - www.justshop.com.br

Achei interessante esse cooler de chipset, mas como saber se é compatível com minha placa-mãe, ou no caso ele é universal?
 
então amigo, faz um teste, rode o game por um tempo pro sistema esquentar, desligue rapidamente o pc e com o pc desligado coloque a mão em cima dessas peças que marquei em vermelho, se estiverem quentes demais a ponto de incomodar um pouco a sua mão ao tocar, é sinal de que está forçando muito a placa em virtude do overclock pesado que está usando

40232g.jpg
 
então amigo, faz um teste, rode o game por um tempo pro sistema esquentar, desligue rapidamente o pc e com o pc desligado coloque a mão em cima dessas peças que marquei em vermelho, se estiverem quentes demais a ponto de incomodar um pouco a sua mão ao tocar, é sinal de que está forçando muito a placa em virtude do overclock pesado que está usando

http://img857.imageshack.us/img857/8985/40232g.jpg

É pode ser o regulador de tensão da mobo mesmo, mais essa mobo te 5 fases estranho .....qualquer coisa troca a pasta termica do chipset tambem ...... :cereal:
 
pode ser que a pasta no dissipador do chipset esteja deficitaria, mas antes teste pra verificar se nao é bug na bios. Após o pc ficar desligado por pelo menos 30min (tempo pra esfriar completamente), ligue-o e imediatamente entre no bios e verifique se a temperatura ja começa alta ou se vai subindo aos poucos. Se ja tiver alta de cara, é erro de leitura, se estiver baixa e subir aos poucos até essa temperatura alta, entao deve ser a pasta termica do dissipador.
 
É pode ser o regulador de tensão da mobo mesmo, mais essa mobo te 5 fases estranho .....qualquer coisa troca a pasta termica do chipset tambem ...... :cereal:

na verdade ela tem 4 fases para o processador, a outra que sobra é pro video, alem de que não sabemos se esta temp da placa mae que ele se refere é dos VRM ou chipset

de qualquer forma chipset atual AMD esquenta mesmo, ainda mais em over, isso pode ser resolvido comprando um cooler pra K6 II em seguida tirando o fan e adaptando em cima do dissipador do chipset, mas repito, certamente o problema de temperatura dele, deverá ser nos VRM's mesmo devido ao alto clock que ele usa no 1100T que puxa quase 200W em 4,0Ghz
 
Sai um ar quente sim, kra, e bote quente nisso, acho q se colocar um ovo na parte de trás do case em cima de onde fica a fonte é capaz de fritar um ovo ligeirinho :bwahaha:

Mas já estou pensando em trocar de fonte e tb de gabinete, já que o q eu tenho aki é apertadíssimo, parece mais uma caixa de fósforo e ele só conta com dois fans.

Por enquanto vou fazer essa dica de colocar pasta térmica no chipset enquanto não troco de gabinete e fonte.
------------


Achei interessante esse cooler de chipset, mas como saber se é compatível com minha placa-mãe, ou no caso ele é universal?

Sim, o tamanho dele não é grande e com certeza irá ficar certinho aí em cima desse seu chipset, mas também
tem as dicas novas do pessoal quanto aos reguladores de tensão. A troca por um gabinete melhor é sempre
bem vinda. Acho que então a temperatura baixará bem sim.:forever:
 
Eh, pelo jeito vou ter mesmo q trocar de gabinete. E vou aproveitar e dar uma baixada nesse over pra uns 3.8 GHz enquanto não troco de fonte tb.
 
Troquei de case e aproveitei e troquei de fonte tb, comprei uma Seasonic 620W e um CM690 II Advanced e as temps de todas as peças cairam bastante. Placa-mãe agora fica girando em torno de 33 em idle a 37 graus em full load. Processador, HD e vga tb tiveram um boa redução. Moderação se quiser pode fechar o tópico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo