• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Temperatura e Desempenho e micro lags em jogos

sembansafe

Member
Registrado
Placa de vídeo: ASROCK RADEON RX 7800 XT STEEL LEGEND OC, 16GB, GDDR6, 256-BIT
Processador: Ryzen 7 7800X3D
Memória: 2X JUHOR 16GB 6400Mhz
Placa mãe: Gigabyte B650 AORUS ELITE AX
Fonte: SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular
Water Cooler: Arctic Liquid Freezer II 360 A-RGB
Gabinete: NZXT H9 FLOW, com as 4 ventoinhas que vem junto

PBO Limits: Motherboard
Curve Optmizer: All cores, negative 30


Eu pensei que por comprar um WC bom, a temperatura não ficaria tão alta.

Nos jogos, o fps cai bruscamente e volta rapido, dando umas micro travadas intermitentes
 
Placa de vídeo: ASROCK RADEON RX 7800 XT STEEL LEGEND OC, 16GB, GDDR6, 256-BIT
Processador: Ryzen 7 7800X3D
Memória: 2X JUHOR 16GB 6400Mhz
Placa mãe: Gigabyte B650 AORUS ELITE AX
Fonte: SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular
Water Cooler: Arctic Liquid Freezer II 360 A-RGB
Gabinete: NZXT H9 FLOW, com as 4 ventoinhas que vem junto

PBO Limits: Motherboard
Curve Optmizer: All cores, negative 30


Eu pensei que por comprar um WC bom, a temperatura não ficaria tão alta.

Nos jogos, o fps cai bruscamente e volta rapido, dando umas micro travadas intermitentes
Jogos estão em um bom SSD? O mesmo onde está rodando o sistema operacional?

Memórias estão nos slots 2 e 4, em dual channel e no clock correto? Lembro de um tópico anterior seu sobre o tema então só pra ter certeza de que tudo segue nos conformes.

Experimentou desativar PBO e afins pra ver se o comportamento melhora/piora?

Num primeiro momento não vi nada de muito errado com as temperaturas, ainda mais em um teste de stress/benchmark... se em jogos ficar mais baixo tá tudo certo.
 
PBO Limits: Motherboard

Isso aí libera o consumo para praticamente ilimitado, até atingir os 90 °C.
Tenta deixar em Default ou abaixar o Thermal Limit (no meu 7900 eu deixo em 82 °C).

Além disso parece q vc fez overclock, pq o 7800X3D não deveria passar de 5 GHz. É normal que atinja 90 °C em stress.

Quanto ao CO, tá ok se estiver estável. O meu só fica totalmente estável em -10. Em -15 é quase estável, travou uma vez depois de 2 semanas aí mudei para -10.
 
Última edição:
Jogos estão em um bom SSD? O mesmo onde está rodando o sistema operacional?

Memórias estão nos slots 2 e 4, em dual channel e no clock correto? Lembro de um tópico anterior seu sobre o tema então só pra ter certeza de que tudo segue nos conformes.

Experimentou desativar PBO e afins pra ver se o comportamento melhora/piora?

Num primeiro momento não vi nada de muito errado com as temperaturas, ainda mais em um teste de stress/benchmark... se em jogos ficar mais baixo tá tudo certo.
SSD é da MOVESPEED 1TB 7450Mbs e sim, o sistema operacional está no SSD. Tudo está na verdade, só tenho o SSD.

Como você me orientou antes, as memorias estão no lugar certo, A2 E B1, SLOTS 2 E 3.

Antes de usar PBO era pior, por isso ativei.

As temperaturas só ficam em 90 no teste mesmo, mas em jogos mesmo em 60/70, da esses micro travamentos, devido a queda instantanea de fps
 
Como você me orientou antes, as memorias estão no lugar certo, A2 E B1, SLOTS 2 E 3.
Não jovem, a orientação foi bem clara lá mas vamos tentar novamente: Coloque uma das memórias no slot A2 (2) e coloque a outra memória no slot B2 (4), no manual da placa mãe tem explicadinho também, inclusive com figuras. Entendo que vc tem dificuldade no inglês e lamento por isso mas tentei escrever em português bem claro naquele tópico e repeti várias vezes (link).

Pois bem, quando resolver isso, se ainda assim seguir com tal comportamento compartilhe conosco alguns prints do cpu-z (em especial aba SPD (ambos os slots) e aba Memory) para ajudarmos na verificação, melhor ainda se tiver uma captura em vídeo da sua jogatina para que possamos ver framerate/frametime/clocks/temperaturas e afins.
 
Não jovem, a orientação foi bem clara lá mas vamos tentar novamente: Coloque uma das memórias no slot A2 (2) e coloque a outra memória no slot B2 (4), no manual da placa mãe tem explicadinho também, inclusive com figuras. Entendo que vc tem dificuldade no inglês e lamento por isso mas tentei escrever em português bem claro naquele tópico e repeti várias vezes (link).

Pois bem, quando resolver isso, se ainda assim seguir com tal comportamento compartilhe conosco alguns prints do cpu-z (em especial aba SPD (ambos os slots) e aba Memory) para ajudarmos na verificação, melhor ainda se tiver uma captura em vídeo da sua jogatina para que possamos ver framerate/frametime/clocks/temperaturas e afins.
Confundi, está A2 B2 mesmo.
 
Boa tarde, @neo666 ! Está tudo certo?
Boa, aparentemente tá tudo certo mesmo.

Neste caso talvez seja melhor o vídeo de uma gameplay sua com informações básicas na tela para que o pessoal possa entender melhor o comportamento e tentar ajudar, até porque vc não mencionou especificamente quais jogos tem problemas (ou se são todos).

SSD é da MOVESPEED 1TB 7450Mbs e sim, o sistema operacional está no SSD. Tudo está na verdade, só tenho o SSD.
Pessoalmente não conheço esse carinha mas não custa nada dar uma olhada no CrystalDisk (Info e Mark) pra ver se a saúde, o desempenho e a temperatura dele estão bons, não gosto de deixar Sistema Operacional e processos de que demandem maior I/O (como jogos) no mesmo disco mas se vc tem apenas ele não há muito o que fazer no momento.

Por fim, windows e jogos são originais, certo? Softwares piratas podem causar esse tipo de comportamento também, assim como softwares bancários/de segurança que por ventura use no PC.
 
Depende que jogos são esses, tem muitos jogos mal feitos que acontece isso mesmo não importa o quanto bom seja o PC. Até se for jogar uns jogos antigos, como Far Cry 5 e Assassins creed odyssey, você pensa que vai rodar liso sem problemas por serem antigos mas não, rodam cheio de micro stutter.

Também tem que ver se o FreeSync/Gsync do monitor está funcionando, se rodar com fps muito diferente da frequência do monitor, ou com fps acima da frequência máxima do monitor, pode parecer que não está rodando liso.
 
Depende que jogos são esses, tem muitos jogos mal feitos que acontece isso mesmo não importa o quanto bom seja o PC. Até se for jogar uns jogos antigos, como Far Cry 5 e Assassins creed odyssey, você pensa que vai rodar liso sem problemas por serem antigos mas não, rodam cheio de micro stutter.

Também tem que ver se o FreeSync/Gsync do monitor está funcionando, se rodar com fps muito diferente da frequência do monitor, ou com fps acima da frequência máxima do monitor, pode parecer que não está rodando liso.
CS2, FIFA. No CS2 BATE +700 FPS, eu uso um monitor de 360Hz. Eu deixo o FreeSync desativado
 
CS2, FIFA. No CS2 BATE +700 FPS, eu uso um monitor de 360Hz. Eu deixo o FreeSync desativado
Deve ser esse o problema então. Liga o Radeon Chill no driver da AMD para limitar o fps no CS em 360, nesse caso não precisa do FreeSync já que o fps vai ficar sempre na mesma frequência do monitor.

O Fifa é travado em 60fps, fica uma diferença muito grande entre os fps e a frequência do monitor, nesse caso vai ter que ligar o Freesync, pelo driver da AMD dá para ligar e desligar o freesync de acordo com o jogo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo