• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Temperatura máxima dos processadores

Alex Rogers

Mengao do meu coração!
Registrado
Nunca li ao certo o que é pra ser considerado temperatura do CPU.

Devo considerar a temperatura do processador ou dos cores?

Quando o fabricante fala que a temperatura máxima é de 70º, está falando do processador ou dos cores?:hmm:
 
Provavelmente dos cores.
 
Normalmente as temperaturas dos núcleos (sim, cores significa núcleos em inglês) são maiores do que as do processador.

Uns dizem que o que vale são as temps do processador, outros, as dos núcleos. Eu creio que se tem que tomar cuidado com isso, já que as do processador são as temps de todo o conjunto, e não só as de cada núcleo.

O importante é que eles não ultrapassem os 80/85º. Alguns dizem que um pouco abaixo disso, o processador já começa a "baixar" o clock como medida de segurança, mas eu nunca vi acontecer.
 
Nunca li ao certo o que é pra ser considerado temperatura do CPU.

Devo considerar a temperatura do processador ou dos cores?

Quando o fabricante fala que a temperatura máxima é de 70º, está falando do processador ou dos cores?:hmm:

Cara, na dúvida considere a maior temperatura. Pra Intel o limite é 100ºC, o recomendável e não deixar passar de 80ºC no uso contínuo. Pra AMD acho que é 65ºC com uns 60ºC de uso contínuo. Os núcleos são feito de bilhões de transístores, e eles são os que mais sofrem com a temperatura.
 
Então... mas o negócio que na minha CPU a temperatura do processador é maior que dos cores.

Em full rodando Intelburn Test as temperaturas ficam assim:

Processador 68ºC
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º

Aí minha dúvida em qual temperatura considerar. A AMD fala que o máximo para o meu processador é 70ºC, se estiver considerando os cores está muito boa a temperatura, se já é o processador aí devo me preocupar.

Se bem que em um dia bem quente botei a CPU pra trabalhar e a temperatura do processador chegou a 75ºC, mas não aconteceu nada de desligamentos por segurança, ou diminuição da voltagem e do clock. Nesse teste a temperatura dos cores ficaram em 58ºC
 
Então... mas o negócio que na minha CPU a temperatura do processador é maior que dos cores.

Em full rodando Intelburn Test as temperaturas ficam assim:

Processador 68ºC
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º
Núcleos 53º

Aí minha dúvida em qual temperatura considerar. A AMD fala que o máximo para o meu processador é 70ºC, se estiver considerando os cores está muito boa a temperatura, se já é o processador aí devo me preocupar.

Se bem que em um dia bem quente botei a CPU pra trabalhar e a temperatura do processador chegou a 75ºC, mas não aconteceu nada de desligamentos por segurança, ou diminuição da voltagem e do clock. Nesse teste a temperatura dos cores ficaram em 58ºC

Alex qual programa você usou para ver as temperaturas dos cores? Aqui no hwmonitor a temperatura é bugada , está menor que a temperatura ambiente.
 
Alex qual programa você usou para ver as temperaturas dos cores? Aqui no hwmonitor a temperatura é bugada , está menor que a temperatura ambiente.

Estranho, aqui uso o HWMonitor e mostra certinho o Core #0 até o Core #3...além da temperatura dos HDs, SSD e VGA.

Tá com a última versão?
 
Estranho, aqui uso o HWMonitor e mostra certinho o Core #0 até o Core #3...além da temperatura dos HDs, SSD e VGA.

Tá com a última versão?

Sim ultima versão , só a temperatura dos cores é bugada o resto esta certo no Hwmonitor. Consegui ver corretamente pelo AMD OverDrive , já vi muitos relatos de problemas na leitura da temperatura em processadores AMD , com o meu antigo Fx 4100 tambem era assim , deve ser normal isso nos AMD.
 
Sim ultima versão , só a temperatura dos cores é bugada o resto esta certo no Hwmonitor. Consegui ver corretamente pelo AMD OverDrive , já vi muitos relatos de problemas na leitura da temperatura em processadores AMD , com o meu antigo Fx 4100 tambem era assim , deve ser normal isso nos AMD.

Ah bom, deve ser pq seu processador é AMD mesmo, incompatibilidade.... nesse caso testa os que te sugeriram ali. Abs!
 
Esses medidores não são confiáveis...Nem da BIOS nem do Windows. Talvez o da BIOS que mede o core ainda seja o mais provavel que esteja sendo medido na temp real, pq os processadores modernos já possuem um sistema integrado de moitoramento de temperaturas, tornando a medida mais confiável, mas muitas vezes o que é medido nos softwares do SO é a Tcase (temperatura do Case do CPU, através de um sensor que pode estar bem fora do real. E como já disseram, os CPUs também tem auto proteção contra queimar, diferente de placas de vídeo. Não sei as novas vga's, mas pelo menos CPU não queima não. Nem com OC ferrado vc não queima ele. Ele desliga antes disso, sozinho.
 
Tanto VGA moderna como CPU moderna se ficam quente entram em thermal throttling, diferença é que GPU quanto mais fria mais ela vai subindo a frequência, não precisa mudar nada ela se vira, a CPU se zuar muito (tipo quebrar o cooler) ela pode se desligar.
Os meus Intel entram em thermal throttling a 90 graus, e todos meus processadores rodam de 80 a 85 graus a vida toda numa boa (trabalho com CG), nunca tive nenhum que morreu, já matei placa mãe no overcloak, mas não CPU, nunca consegui rs...
 
Até agora ninguém respondeu se devo considerar o dos cores ou do processador...:haha:

Nesse calor do RJ isso está me preocupando.
 
Considere a do processador, ele é o que da o valor para vc se preocupar ou não, e também é um valor único para vc olhar.

Se vc rodar o HWMonitor ou qualquer outro programa de monitoramento vc vai ver que a temperatura do processador é basicamente a dos cores, se vc tiver algum core que está esquentando muito mais que outro, é pq provavelmente vc tem problema na pasta térmica, no geral devem ficar parecidos.

Fato é, existe uma margem de erro na leitura das temperaturas que pode ser de até 5 graus, o fabricante considera isso, vc não precisa se preocupar.
 
Considere a do processador, ele é o que da o valor para vc se preocupar ou não, e também é um valor único para vc olhar.

Se vc rodar o HWMonitor ou qualquer outro programa de monitoramento vc vai ver que a temperatura do processador é basicamente a dos cores, se vc tiver algum core que está esquentando muito mais que outro, é pq provavelmente vc tem problema na pasta térmica, no geral devem ficar parecidos.

Fato é, existe uma margem de erro na leitura das temperaturas que pode ser de até 5 graus, o fabricante considera isso, vc não precisa se preocupar.

Então é do core ou do processador, pois no 1º parágrafo vc fala pra considerar o processador e no 2º parágrafo é dos cores.

Pois no Everest a temperatura caracterizada como do processador é justamente da chapinha metálica em cima do die e dos cores é dos núcleos propriamente ditos.
 
Então é do core ou do processador, pois no 1º parágrafo vc fala pra considerar o processador e no 2º parágrafo é dos cores.

Pois no Everest a temperatura caracterizada como do processador é justamente da chapinha metálica em cima do die e dos cores é dos núcleos propriamente ditos.

A temperatura do processador é a do core mais quente... comece a se preocupar se passar de 75ºC..
 
O problema é que a temperatura mais quente na cpu é a do processador e não dos núcleos...

Deve ser assim na AMD, estou me baseando pelo meu sistema Intel.
 
Continuo perdido...:seferrou::seferrou::seferrou::seferrou:

Relaxa, se seu processador tá dando conta de tudo sem reiniciar, travar, desligar, etc não tem com o que se preocupar.

Hoje em dia os hardwares tem várias proteções, pra queimar alguma coisa tem que ser uma c.agada muito grande de quem monta...
 
Relaxa, se seu processador tá dando conta de tudo sem reiniciar, travar, desligar, etc não tem com o que se preocupar.

Hoje em dia os hardwares tem várias proteções, pra queimar alguma coisa tem que ser uma c.agada muito grande de quem monta...

Eu sei. Só fico preocupado por causa do tempo de vida útil, pois ficar operando em temperaturas muito alta detona o processador.
 
Eu sei. Só fico preocupado por causa do tempo de vida útil, pois ficar operando em temperaturas muito alta detona o processador.

Por isso vc tem que montar direitinho o cooler e usar uma pasta térmica de qualidade. Assim vc garante que a temperatura vai ficar dentro do normal.
 
Eu sei. Só fico preocupado por causa do tempo de vida útil, pois ficar operando em temperaturas muito alta detona o processador.

O joysclei (inclusive citou o problema dos transistors) e o mauri já citaram o caso que seria mais relativo a Intel. 100º hoje em dia é limite mesmo, tem pdfs com isso inclusive.

A média recomendável dos Intel desde 1ª até 4ª seria entre 70~85 até como pico, eu mesmo fico dentro disso e não mais que isso, fora que ainda tem a questão de problemas clássicos quanto ao IHS que ainda força mais ainda o limite.

Já os FX séries a info é escassa mesmo, mas pra qualquer um FX (8***) faça uma regra fácil: pegue o TDP e divida por 2, nos modelos de 125W. Nos de 95W, pegue o TDP e divida por 2, e ponha + 40% como o máximo que pode chegar.

O que quero dizer na realidade, é que tu com isso, ficará com média entre 60 graus de uso pra mais ou pra menos, como limite seguro seria em 65 graus e, em casos extremos 70º.

Um das coisas que eu recomendo e faço sempre em qualquer pc que pego (se por qual motivo for) é: entrar em bios e setar limites na bios quanto a temperatura (reset / shutdown) de acordo com o processador usado.

Recomendo o mesmo, fortemente pra qualquer um que monte PC's ou faça manutenções também.

Eu pessoalmente perdi as contas de quantos PC's daqueles positivos com Celeron D / Core Duo peguei batendo 90~100 graus tudo porque não haviam setado limite como 80~85 na bios e com a pessoa insistindo em usar e o pc depois ficava sem ligar de vez ou em loop, peguei casos de processador queimar por excesso de temperatura em plena era pós Duron / XP / P4 (isso é uma coisa muito bizarra ao meu ver tendo recursos a mão em todas as placas mãe hoje em dia).

Já nos casos em que eu fiz os settings bastava um telefonema e explicar pra mim que já sabia o problema sem nem abrir, era só trocar pasta térmica e limpar o dissipador / cooler e pronto...

Obs.: geralmente ao fazer over pode acontecer de alguns settings de bios desativarem as proteções de excesso de temperatura ou de cpu thermal throttling (redução de temperatura), então não confie em placa mãe em automático pra "salvar processador" ou diminuir temperaturas. O melhor é conhecer no que se está mexendo e as funções.
 
Última edição:
Até agora ninguém respondeu se devo considerar o dos cores ou do processador...:haha:

Nesse calor do RJ isso está me preocupando.

Como eu falei, considere sempre a maior temperatura, não tem porque arriscar. Se algum componente ali estiver a 70ºC, pelo tamanho do chip, ele com certeza está fritando tudo a sua volta.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo