• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Temporizações da memória

Solum

Solum, Filho do Papai.
Alguem pode me explicar as paradas de CAS? Pq meu Duron eh barramento de 100mhz, e eu to usando barramento de 100mhz, e minhas memorias são de 133mhz. Lógicamente to perdendo perforcamente correto? Me explique esse parada ai, pra eu mexer nessa temporização.

THX

BlackSilver

Usuário Registrado
Tem o SDRAM Cas

Cas significa "Columm Adress Memory" que é o sinal utilizado para elecionar colunas de celulas de dados da memória

O Sdram Cas controla o tempo de acesso as colunas de dados que é especialmente importante para o primeiro dos acessos rapidos e sequênciais na memoria

Vc pode selecionar qualquer Cas na sua Bios,mas seu sistema corre risco de instabilidade dependêndo das latências da sua memória

Tem tambem o Cas-Ras que diz a quantidade de cilcos de clock a cpu deve esperar para fazer um acesso aos dados em fileira na memoria apos um acesso coluna

E tem tambem o Sdram Precharge Time(pelo menos na minha Bios) que seleciona a quantidade de ciclos de clock que a memoria
precisa para recarregar os dados,ja que na maior parte dos tipos de memoria usados atualmente a perda do conteudo das celulas,sendo necessario recarrega-la,mas durante esse tempo ela fica inacessivel(So a memoria do Gamecube era diferente,podendo acessa-la e le-lâ ao mesmo tempo ou então não tinha que recarrega-la)

Tudo isso em valores de acesso mais rapidos devem dar de menos de 1 a 5% de ganhos de performance

Em jogos a diferença é minima,em aplicativos voltados a cpu a diferença é de 2 a 5% conforme meus testes

Solum

Solum, Filho do Papai.
maximo de 5%? ahh, tão nem vale mexer nessas paradas
e em relação aos numeros? tipos cas 2.5
o q significa o numero?

BlackSilver

Usuário Registrado
É o tempo em cilcos de clock necessario para ele acesar a memoria conforme eu expliquei anteriormente

Do meu ponto de vista vale sim,principlamente se vc usa aplicativos dependentes da memoria

Vc quer abaixar as latências para que mesmo?

Solum

Solum, Filho do Papai.
pra ter melhor performance, no geral. Visto q meu barramento está em 100mhz, e as memórias são 133mhz

Solum

Solum, Filho do Papai.
ahh legal. consegui deixar o barramento da memoria me 133 mhz. agora ta massa :D

Usuários que está vendo este tópico