[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, tenho o Deco X60 da TP link, três aparelhos mas insatisfeito com limitações, principalmente duas portas, não são 2.5gbps e produto sem wifi 6e. Enfim, estou com duas internet. Tim fibra 1GB e Claro HFC 750mb. Qual aparelho devo comprar para que possa somar as duas Internet? Sou leigo no assunto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tenho o Deco X60 da TP link, três aparelhos mas insatisfeito com limitações, principalmente duas portas, não são 2.5gbps e produto sem wifi 6e. Enfim, estou com duas internet. Tim fibra 1GB e Claro HFC 750mb. Qual aparelho devo comprar para que possa somar as duas Internet? Sou leigo no assunto.
 
Pessoal, tenho o Deco X60 da TP link, três aparelhos mas insatisfeito com limitações, principalmente duas portas, não são 2.5gbps e produto sem wifi 6e. Enfim, estou com duas internet. Tim fibra 1GB e Claro HFC 750mb. Qual aparelho devo comprar para que possa somar as duas Internet? Sou leigo no assunto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tenho o Deco X60 da TP link, três aparelhos mas insatisfeito com limitações, principalmente duas portas, não são 2.5gbps e produto sem wifi 6e. Enfim, estou com duas internet. Tim fibra 1GB e Claro HFC 750mb. Qual aparelho devo comprar para que possa somar as duas Internet? Sou leigo no assunto.
Olha posso tá falando besteira, mas acredito que não tem como somar links, no máximo seria balancear entre os dois, ou seja, fazer uma rota para o link de menor uso. Mas como fazer mesmo aí já não sei te falar.
 
Pessoal, tenho o Deco X60 da TP link, três aparelhos mas insatisfeito com limitações, principalmente duas portas, não são 2.5gbps e produto sem wifi 6e. Enfim, estou com duas internet. Tim fibra 1GB e Claro HFC 750mb. Qual aparelho devo comprar para que possa somar as duas Internet? Sou leigo no assunto.

Tenho o Deco X60 e considero um dos melhores mesh AX3000 que já usei. Sinal forte e é super estável com Wifi 6 4x4 também na rede 2,4GHz.

Se for investir numa rede 2,5 Gbps recomendo aguardar a chegada do Wifi 7.
 
Última edição:
Tenho o Deco X60 e considero um dos melhores mesh AX3000 que já usei. Sinal forte e é super estável com Wifi 6 4x4 também na rede 2,4GHz.

Se for investir numa rede 2,5 Gbps recomendo aguardar a chegada do Wifi 7.
Pois é, aparelho muito bom mas algumas limitações. Duas portas apenas é brincadeira. Fora essa questão de não ser 2,5 gbps. Tô de olho em dois modelos da Xiaomi mas somente importando. Xiaomi 6500 Pro, Xiaomi 7000. Tem ainda o 9000 e 10000. Parece que todos são 2,5gbps, e alguns deles já receberam atualização de firmware para Wi-Fi 7. Preço até legal já que o Deco X60 sempre, problema são os impostos. O 6500 pro que é lançamento fica algo em torno de 1.500 já com impostos. Mas como preciso montar rede mesh aí seriam três unidades, aí já começa a pesar. E esses aparelhos são dual wan, ou seja, dá pra somar os dois links. Aí fica bacana, atualização pra Wi-Fi 7, portas 2,5 gbps e dual wan. Não fosse os impostos já teria comprado, uma pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha posso tá falando besteira, mas acredito que não tem como somar links, no máximo seria balancear entre os dois, ou seja, fazer uma rota para o link de menor uso. Mas como fazer mesmo aí já não sei te falar.
Fiquei na dúvida e perguntei ao suporte da TP-Link e informaram isso mesmo. Disseram isso abaixo.
"Até o presente momento a Tp-Link não possui nenhum dispositivo residencial que efetue a soma de links de internet

Ou seja você tendo 1 link de 1GB e outro de 750Mb nenhum dispositivo ate o momento que temos lhe possibilitará ter no final 1750Mb.

O que fabricamos é para linha empresarial um dispositivo que efetua balanceamento de carga mas também não efetua soma dos links o er605."
 
Comprei dois routeador tp-link ax72 para ligar em mesh, espero que noa me arrepender.
 
Ele usa tecnologia OneMesh ou easyMesh?
Pois me lembro que o OneMesh só monta Mesh com rotador e repetidor. mas o EasyMesh sim..
Ele tem as duas tecnolgias... o ax73 é somente onemesh.. dizem que saiu para o ax73 V2 o easymesh.. mas realmente nao consigo confirmar
 
Última edição:
Boa tarde, pessoal. Li os últimos 8 meses de mensagens deste tópico, antes de comentar. Há uma semana adquiri o par de TP-Link Deco X50 para cobrir um apartamento de 75m².
Meu relato se assemelha com o do colega:
Eu tive esse problema com o AX3000, ele não fazia roaming, ao invés disso ele preferia deixar os aparelhos no roteador q ele conectou primeiro (por exemplo no da sala) ao invés do central ou o do quarto q estava mais perto, e fazendo isso ainda jogava os aparelhos na rede de 2.4Ghz :haa:

A solução aqui foi separar as redes (elas tem essa opção de unificar a 2.4 e 5ghz em uma rede transparente)… daí agora com as 2 separadas e eu logado só na 5Ghz ele faz o roaming direitinho. Meu medo era q eu teria duas redes distintas e meus acessórios smart q usam a rede 2.4 não tivessem acesso, mas no final não sei o q a Xiaomi faz mas eles se comunicam normal… então deixei desse jeito aqui e funciona muito bem
De maneira geral, eu tive o mesmo problema. Se deixar no modo default, via app Deco, os aparelhos, mesmo os compatíveis com Wifi 6, como o Galaxy S23+, não desconectam do roteador mais distante, e preferem se rebaixar à rede 2.4Ghz. Como a minha casa não é muito grande, a rede 2.4Ghz pega com qualidade mesmo distante do roteador, o que faz com que os dispositivos não se conectem à rede 5Ghz que está mais próxima. Resolvi isto setando manualmente cada aparelho, no app Deco, com a preferência de rede 5Ghz, ou seja, meus celulares e notebooks estão exclusivos à rede 5Ghz, e agora sim, ao transitar pela casa, em poucos segundos após me distanciar do roteador conectado, ele já troca para a rede 5Ghz mais próxima, conseguindo uma conexão forte e rápida em toda a casa. Mas isto serviu para mim pois meu apartamento não é gigante, mas imagino que possa ser um problema para quem possui casas maiores.

E também gostaria de comentar sobre minha experiência com o "Fast Roaming", ou Roaming Rápido, que é uma funcionalidade já da Wifi 6. Quando habilito ela, os dispositivos compaíiveis com wifi6 trocam de Wifi muito rápido (testei com um Galaxy S10 e um Galaxy S23+), mas os que são wifi 5 (Galaxy A22 e meus notebooks) menos simplesmente NUNCA trocam de wifi. Eles ficam até perder o sinal do roteador original, ou seja, ficam por horas com um mínimo de sinal, super longe, velocidade lenta, um tracinho apenas de sinal, mas não trocam. Só vão trocar se você fizer ele perder o sinal, ir longe, até o elevador no corredor, tipo assim. Não faz muito sentido. Portanto, como o uso do Roaming Rápido simplesmente inviabiliza o uso de todos os outros dispositivos que não tenham Wifi6, não posso usá-lo. Mas mesmo com ele desligado, após a configuração de seleção de rede que expliquei no outro parágrafo, consegui trocas rápidas em todos os dispositivos.

Obs: Meus dois roteadores estão conectados via cabo de rede CAT6 - minha casa é toda cabeada, ou seja, utilizo o recurso Ethernet Backhaul para conectá-los, e por mais que eu tenha Switches na rede, todos os Switches são TP-Link Gigabit Ethernet. Os Switches estão abaixo do Deco Principal, como manda a instrução da TP-Link para correta utilização do Ethernet Backhaul. Consigo velocidades sem perdas via cabo no Deco filho com esta configuração.

Por enquanto, é este meu relato, ainda não testei rede de convidados, rede IoT, etc.

Abs
 
Pessoal, entre pegar um M4 e um M5, vale a pena o primeiro ou a diferença de preço compensa pois o último é bem melhor?

Ou existe algum outro modelo que vcs indicam (S7?)...
 
Pessoal, entre pegar um M4 e um M5, vale a pena o primeiro ou a diferença de preço compensa pois o último é bem melhor?

Ou existe algum outro modelo que vcs indicam (S7?)...
Depende da sua necessidade.. O que seria "melhor" pra você?
O M5 tem o dobro de RAM e CPU que o M4.. Mas isso é importante para você? Você precisaria ter 64 clientes conectados ao invés de 32 clientes?
Com relação ao alcance, ambos possuem em torno de 500mW de potencia em 5GHz.. então alcance dos dois seria praticamente a mesma coisa..
 
Depende da sua necessidade.. O que seria "melhor" pra você?
O M5 tem o dobro de RAM e CPU que o M4.. Mas isso é importante para você? Você precisaria ter 64 clientes conectados ao invés de 32 clientes?
Com relação ao alcance, ambos possuem em torno de 500mW de potencia em 5GHz.. então alcance dos dois seria praticamente a mesma coisa..

Vixi, não! Rsrs... para casa mesmo, só eu, minha esposa e o rebento. O M4 serve bem então? Pois como seriam uns 3 ou 4 aparelhos, a diferença de preço me interessa muito
 
Bom dia Pessoal!

Espero que todos estejam bem!

Recentemente troquei a internet aqui em casa para um plano de 2gb...
Foi instalada a ONU ZTE F6600P (multilaser) e de 'brinde' um Roteador ZTE H199A (para fazer mesh)

a ONU possui wifi AX3000 já o roteador, só AC1200... além disso a ONU não tem porta 2,5gbps, apenas portas giga, ou seja não consigo usar 100% do plano em um único dispositivo.
Segundo o técnico, eles tem desse modelo com porta 2,5gbps... só que não funcionaria o mesh com o H199A.

Minha ideia atual é a seguinte:
1 - solicitar a troca dessa ONU, por uma com pelo menos uma porta 2,5gbps;
2 - devolver o roteador 'brinde';
3 - instalar um switch 2,5
4 - instalar um sistema mesh cabeado, ligado ao switch, com maior capacidade para aproveitar o máximo possível da banda.

Neste caso, tenho as seguintes dúvidas:
1 - O que recomendam de switch 4 portas 2,5? estou vendo que temos poucos modelos no br, tambem estou procurando alguns para tentar importar...
2 - cabos cat 5e vão aceitar os 2gb? pelo que li em algumas pesquisas, parece que essa versão chegaria até 2.5...
3 - não encontrei nenhum deco no brasil com porta ethernet 2,5... alguma recomendação? xiaomi? huawei? unify?

Agradeço desde já!
 
Bom dia Pessoal!

Espero que todos estejam bem!

Recentemente troquei a internet aqui em casa para um plano de 2gb...
Foi instalada a ONU ZTE F6600P (multilaser) e de 'brinde' um Roteador ZTE H199A (para fazer mesh)

a ONU possui wifi AX3000 já o roteador, só AC1200... além disso a ONU não tem porta 2,5gbps, apenas portas giga, ou seja não consigo usar 100% do plano em um único dispositivo.
Segundo o técnico, eles tem desse modelo com porta 2,5gbps... só que não funcionaria o mesh com o H199A.

Minha ideia atual é a seguinte:
1 - solicitar a troca dessa ONU, por uma com pelo menos uma porta 2,5gbps;
2 - devolver o roteador 'brinde';
3 - instalar um switch 2,5
4 - instalar um sistema mesh cabeado, ligado ao switch, com maior capacidade para aproveitar o máximo possível da banda.

Neste caso, tenho as seguintes dúvidas:
1 - O que recomendam de switch 4 portas 2,5? estou vendo que temos poucos modelos no br, tambem estou procurando alguns para tentar importar...
2 - cabos cat 5e vão aceitar os 2gb? pelo que li em algumas pesquisas, parece que essa versão chegaria até 2.5...
3 - não encontrei nenhum deco no brasil com porta ethernet 2,5... alguma recomendação? xiaomi? huawei? unify?

Agradeço desde já!
Early adopter realmente sofre. kkkk
Pela sua postagem vamos considerar que dinheiro não seja problema e que você faz questão de ter a maior velocidade disponível no Wifi e cabo, então:
1) Não seria mais viável a usar cabeamento e switches de fibra óptica 10G em vez de cabeamento de cobre (com conversores próximos ao equipamento quando necessário)?
2) Sim.
3) Que eu lembre de cabeça tem o Xiaomi BE3600 com a WAN 2.5gbps. O problema é que é importado e há relatos de roteadores sendo barrados na alfândega. Procure por roteadores Wifi 7.
 
Early adopter realmente sofre. kkkk
Pela sua postagem vamos considerar que dinheiro não seja problema e que você faz questão de ter a maior velocidade disponível no Wifi e cabo, então:
1) Não seria mais viável a usar cabeamento e switches de fibra óptica 10G em vez de cabeamento de cobre (com conversores próximos ao equipamento quando necessário)?
2) Sim.
3) Que eu lembre de cabeça tem o Xiaomi BE3600 com a WAN 2.5gbps. O problema é que é importado e há relatos de roteadores sendo barrados na alfândega. Procure por roteadores Wifi 7.

hehe, não é fácil... cara eu até pensei na fibra, mas como o AP é alugado, e já tem os cabos passados acabei desconsiderando o investimento...

Pessoal da operadora esteve aqui e trocaram a ONU pelo modelo F8648P, essa tem uma porta de 10g... agora estou vendo switch e qual mesh vou colocar...
 
Ah sim.. para montar mesh no sistema Xiaomi será necessário ambos os roteadores estarem na ultima versão do firmware.
Uma dúvida: Ambos os seus roteadores são da mesma região? tipo, Global, Chines, BR?
Pq sempre fico na duvida se daria pra usar um roteador chines em Mesh com um Global. Sei que nas primeiras versões de firmware havia um problema de autenticação em servidores diferentes para cada região e o Mesh não fechava.. não sei se resolveram isso no ultimo firmware..
Cara eu tenho essa mesma dúvida. Comprei recentemente o AX3000 da Xiaomi (o preto, de torre) versão Global e deixei ele sendo o meu ponto principal. Se eu comprar um idêntico, porém sendo versão chinesa, para usar como ponto secundário da minha rede MESH, será que dá certo? Eles se conversam? Valeu.
 
Cara eu tenho essa mesma dúvida. Comprei recentemente o AX3000 da Xiaomi (o preto, de torre) versão Global e deixei ele sendo o meu ponto principal. Se eu comprar um idêntico, porém sendo versão chinesa, para usar como ponto secundário da minha rede MESH, será que dá certo? Eles se conversam? Valeu.
não sei como o firmware mais atual lida com essa diferença, mas antigamente não era possível pois os servidores e forma de sincronização eram baseados em caminhos diferentes entre roteadores chineses e globais.
 
Cara eu tenho essa mesma dúvida. Comprei recentemente o AX3000 da Xiaomi (o preto, de torre) versão Global e deixei ele sendo o meu ponto principal. Se eu comprar um idêntico, porém sendo versão chinesa, para usar como ponto secundário da minha rede MESH, será que dá certo? Eles se conversam? Valeu.

Nao funciona. De acordo com o canal max dicas os roteadores da xiaomi so funcionam global/global e chines/chines. Nao é possivel misturar os dois em uma rede mesh.
 
Nao funciona. De acordo com o canal max dicas os roteadores da xiaomi so funcionam global/global e chines/chines. Nao é possivel misturar os dois em uma rede mesh.
Se não me engano foi nesse canal mesmo q nos comentários falava que tinha saído uma atualização onde o AX1800 chines dele conseguia fazer o mesh com o 3000 global... quer dizer... pelo q me lembre era isso... só não garanto agora pq não me lembro se era essa a questão ou se era simplesmente fazer mesh entre o AX3000 com o AX1800
 
Boa noite.. até me assustei... minha última postagem aqui foi em 07/01/2010 e meu login ainda funciona :wub:... acho que sumi um pouco... kkkkkkkk.. Mas Vamos lá...

Estou querendo fazer umas mudanças aqui na rede wifi de casa e migrar para uma Rede Mesh para não ter mais que ficar pulando e wifi pra wifi. Estou pensando em pegar um desses abaixo, pois os preços ficam próximos... O que vocês recomendam ou conhecem? É mais para uso em Celulares, Notebooks, TVs, interruptores/tomadas Inteligentes (apesar que vou deixar a maioria em Zigbee).
  • Huawei Mesh 3 - Kit c/2
  • TP-Link Deco X50 - Kit c/2
  • Xiaomi Mi Ax3000 - Kit c/ 3
  • Mercusys Halo H80X - Kit c/2
  • Mercusys Halo H50G - Kit c/ 3
De todos, apenas o H50G não é Wifi6, já testei um desses e gostei muito, porém, toda via, entretanto... pelos reviews, estou bem inclinado em pegar o Huawei Mesh 3...
 
Boa noite.. até me assustei... minha última postagem aqui foi em 07/01/2010 e meu login ainda funciona :wub:... acho que sumi um pouco... kkkkkkkk.. Mas Vamos lá...

Estou querendo fazer umas mudanças aqui na rede wifi de casa e migrar para uma Rede Mesh para não ter mais que ficar pulando e wifi pra wifi. Estou pensando em pegar um desses abaixo, pois os preços ficam próximos... O que vocês recomendam ou conhecem? É mais para uso em Celulares, Notebooks, TVs, interruptores/tomadas Inteligentes (apesar que vou deixar a maioria em Zigbee).
  • Huawei Mesh 3 - Kit c/2
  • TP-Link Deco X50 - Kit c/2
  • Xiaomi Mi Ax3000 - Kit c/ 3
  • Mercusys Halo H80X - Kit c/2
  • Mercusys Halo H50G - Kit c/ 3
De todos, apenas o H50G não é Wifi6, já testei um desses e gostei muito, porém, toda via, entretanto... pelos reviews, estou bem inclinado em pegar o Huawei Mesh 3...
Primeira coisa é que vc tem que saber que dependendo da sua internet, fazendo rede mesh via wifi vc não vai ter ela completa nos nodes, só no central, pois parte da banda ele vai usar pra conexão e tráfego entre os roteadores... por exemplo eu tenho 3 AX3000 da Xiaomi... uso o Global que dizem ser mais fraco que o Chines, mas ele me supre muuuuito bem! Minha casa é comprida e na parte de tras tenho muita interferencia por conta de torre de alta tensão que passa lá... mas mesmo assim consigo pegar sinal até o muro quase embaixo da torre. Mas em relação a velocidade eu fico limitado ai a uns 330-350mb nos nodes... já no central que é onde eu to no quarto ele pega os 500mb da Vivo Fibra. Se vc quiser ter todo potencial de internet no wifi ai vc tem que interligar eles por cabo... ai sim vc consegue passar todo a internet... mas claro que dai vc vai ter que mexer com cabeamento e talz. Eu como fico praticamente o tempo todo no quarto/escritório ta de boa... e pro resto da casa 300MB é muito mais que suficiente pra todo mundo usar, ver filme e série e talz
 
Primeira coisa é que vc tem que saber que dependendo da sua internet, fazendo rede mesh via wifi vc não vai ter ela completa nos nodes, só no central, pois parte da banda ele vai usar pra conexão e tráfego entre os roteadores... por exemplo eu tenho 3 AX3000 da Xiaomi... uso o Global que dizem ser mais fraco que o Chines, mas ele me supre muuuuito bem! Minha casa é comprida e na parte de tras tenho muita interferencia por conta de torre de alta tensão que passa lá... mas mesmo assim consigo pegar sinal até o muro quase embaixo da torre. Mas em relação a velocidade eu fico limitado ai a uns 330-350mb nos nodes... já no central que é onde eu to no quarto ele pega os 500mb da Vivo Fibra. Se vc quiser ter todo potencial de internet no wifi ai vc tem que interligar eles por cabo... ai sim vc consegue passar todo a internet... mas claro que dai vc vai ter que mexer com cabeamento e talz. Eu como fico praticamente o tempo todo no quarto/escritório ta de boa... e pro resto da casa 300MB é muito mais que suficiente pra todo mundo usar, ver filme e série e talz
Quanto a isso não tem problema... já passei o cabo por tudo por aqui... e mesmo assim, essa mudança de velocidade não seria problema, acho que meu filho consegue assistir o brazino nessa velocidade... :limo:...mas ele está ferrando, pois logo que ele tentar acessar... vai aparece o Sérgio malando falando, pegadinha do malandro! iauhiauhaiuh
 
O caviar das redes Wi-Fi, rede Mesh permite dois ou mais wireless trabalhem em conjunto formando uma única rede (diferentemente de apenas nomear SSID iguais), ele permite você ir de um ambiente para o outro sem que seu dispositivo móvel precise ficar recalculando a demanda dbi e se reconectar no Wi-Fi mais próximo.

Na teoria é mais ou menos isso, mas como cada brinquedo deste é caríssimo, principalmente pra funcionar bem precisam ser compatíveis de um AP ao outro, nunca pude ver na prática se é tão estável assim.

Dito isso, quem aí utiliza ou utilizou pra dizer se o negócio compensa mesmo ou a coisa é bonita no começo mas depois vai zicando?
Tplink
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo