• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, tenho 3 Redmi AX6 para montar uma rede Mesh sem conexão via cabo.

Porém eu queria continuar usando meu router externo (um mikrotik rb750r3) como servidor DHCP, desta forma:

modem -> mikrotik -> Redmi AX6(nodo1) com DHCP desativado
e aí depois os nodos 2 e 3 conectados sem fio ao nodo 1.

Alguém que tenha as soluções da Xiaomi (ZX3600, AX1800, AX5, AX5) sabe me informar se é possível fazer isso? Ou é necessário que o nodo1 funcione como roteador para usar o Mesh?
 
Pessoal, tenho 3 Redmi AX6 para montar uma rede Mesh sem conexão via cabo.

Porém eu queria continuar usando meu router externo (um mikrotik rb750r3) como servidor DHCP, desta forma:

modem -> mikrotik -> Redmi AX6(nodo1) com DHCP desativado
e aí depois os nodos 2 e 3 conectados sem fio ao nodo 1.

Alguém que tenha as soluções da Xiaomi (ZX3600, AX1800, AX5, AX5) sabe me informar se é possível fazer isso? Ou é necessário que o nodo1 funcione como roteador para usar o Mesh?
Provavelmente ele deve ter um modo access point igual o meu Deco mesh.
Também uso um Mikrotik pra fazer o gerenciamento e os Deco como AP sem dhcp
 
Pessoal, tenho 3 Redmi AX6 para montar uma rede Mesh sem conexão via cabo.

Porém eu queria continuar usando meu router externo (um mikrotik rb750r3) como servidor DHCP, desta forma:

modem -> mikrotik -> Redmi AX6(nodo1) com DHCP desativado
e aí depois os nodos 2 e 3 conectados sem fio ao nodo 1.

Alguém que tenha as soluções da Xiaomi (ZX3600, AX1800, AX5, AX5) sabe me informar se é possível fazer isso? Ou é necessário que o nodo1 funcione como roteador para usar o Mesh?
não precisa mexer no DHCP do AX6. Basta colocar como Access Point.
Com a ultima atualização 1.1.13 o AX6 permite a adição de pontos Mesh funcionando com Relay Access Point. Entendo que assim ele funcione da forma que você precisa.

Segundo o Log do update, 2. It supports Mesh networking in AP mode, and the maximum number of access devices in the entire Mesh network is increased from 4 to 10;
 
Pessoal, tenho 3 Redmi AX6 para montar uma rede Mesh sem conexão via cabo.

Porém eu queria continuar usando meu router externo (um mikrotik rb750r3) como servidor DHCP, desta forma:

modem -> mikrotik -> Redmi AX6(nodo1) com DHCP desativado
e aí depois os nodos 2 e 3 conectados sem fio ao nodo 1.

Alguém que tenha as soluções da Xiaomi (ZX3600, AX1800, AX5, AX5) sabe me informar se é possível fazer isso? Ou é necessário que o nodo1 funcione como roteador para usar o Mesh?
Estou usando 3x AX1800 no "modo AP" (digo entre aspas porque o AX1800 não tem um modo AP explícito, você tem que manualmente desligar o DHCP) e o mesh está funcionando normalmente.
 
Boa tarde, pessoal. Tenho net 200mb e estou querendo substituir o velho de guerra WR940N que não tá dando conta de distribuir o sinal aqui pra casa. A casa tem cerca de uns 300m quadrados. Acredito que um roteador por mais potente que seja não vai dar conta, né? Daí a necessidade de talvez partir pra rede Mesh.

A pergunta é: há algum produto atualmente que atenda a necessidade de distribuir o sinal (pode ser em 2G mesmo) com a velocidade contratada cobrindo essa área e que custe no máximo uns 700 reais?
 
Boa tarde, pessoal. Tenho net 200mb e estou querendo substituir o velho de guerra WR940N que não tá dando conta de distribuir o sinal aqui pra casa. A casa tem cerca de uns 300m quadrados. Acredito que um roteador por mais potente que seja não vai dar conta, né? Daí a necessidade de talvez partir pra rede Mesh.

A pergunta é: há algum produto atualmente que atenda a necessidade de distribuir o sinal (pode ser em 2G mesmo) com a velocidade contratada cobrindo essa área e que custe no máximo uns 700 reais?
Em 2.4GHz vc não vai conseguir a velocidade contratada. A velocidade máxima nessa frequencia é algo em torno de 75mbps. O WR940 não possui 5GHz nem é Gigabit, então imagino que sua velocidade nunca chegue a mais de 95mbps mesmo no cabo.

Distribuir 200mbps em 5Ghz em uma casa 300m² também será bem difícil usando apenas um roteador centralizado, pois o sinal é atenuado a cada obstaculo e vai degradando conforme a distancia e obstaculos forem aumentando.

Então tudo depende do quanto de obstaculos (paredes, móveis, espelhos, etc) você tem na sua casa, e onde vc pretende colocar o roteador para que tenha o mínimo de paredes possível entre a antena e o extremo da casa.
Talvez um bom access point como um Unifi-AC bem centralizado possa fornecer velocidades proximas à contratada na sua casa, ou algum roteador AX com amplificadores como o AX3 Pro Chines ou AX6.

Eu uso um AX6 e consigo algo próximo de 300mbps depois de duas paredes..
 
não precisa mexer no DHCP do AX6. Basta colocar como Access Point.
Com a ultima atualização 1.1.13 o AX6 permite a adição de pontos Mesh funcionando com Relay Access Point. Entendo que assim ele funcione da forma que você precisa.

Segundo o Log do update, 2. It supports Mesh networking in AP mode, and the maximum number of access devices in the entire Mesh network is increased from 4 to 10;
Valeu mesmo!
Nem vi que havia atualização mas pela descrição vai resolver o meu problema.
 
Uso 3 Deco M5 aqui em casa. 2 deles ligados via cabo.

Uma coisa que percebi é que mesmo sendo a rede mesh, o gerenciamento de roaming ainda não é 100%.

Tenho um deco no escritório e outro na sala de TV. Os dois estão ligados via cabo e entre esses 2 cômodos ainda existe a copa.
O Xbox fica na sala exatamente ao lado de um deco, ligado via wifi, porém sempre conecta no deco do escritório
Estou analisando os posts, alguém já encontrou alguma solução pra isso ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou em uma casa de 520m² com 3 andares. No andar superior ( terceiro ) tem 5 quartos, sendo em um quarto centralizado com portas de vidro se encontra o meu TP-Link Archer C3200 ( conectado no HGU da vivo, sem estar em bridge pois tenho televisões, mas com wifi desativado ). O andar superior ( terceiro ) é o com a maior demanda de rede, com 2 computadores via cabo, 2 notebooks no wifi, 5 celulares e 1 box de tv, o pior é que quando estão todos conectados, mesmo estando 25 passos do roteador ( no quarto ao lado, sem espelhos ), a rede 5GHz falha demais, muitas vezes não nem mesmo conexão ( suspeito que a antena 5GHz do aparelho esteja dando defeito ).
No andar do meio ( segundo ) tem a sala, copa e cozinha, com demanda média de rede, somente para celulares ( O TP-Link não atende na sala que fica depois da copa e da cozinha, em cima da cozinha está o roteador ).
No andar inferior ( primeiro ) quase não tem demanda de rede, somente aos finais de semana, por isso tenho um Router Tenda cabeado direto do HGU.

****** Estou pensando seriamente em vender o TP-Link e substituir por um Deco m9 Plus, passa um switch, colocar um Deco m5 na sala ( depois da cozinha e copa no segundo andar ) e deixar meu tenda no primeiro andar, ainda cabeado.

Acham que seria uma boa jogada ? Pois estou com medo de vender meu TP-Link e me arrepender.

Obs - Os computadores cabeados são usados mais para jogos on-line e os celulares tem alta demanda de chamadas de vídeo, sendo a maioria no terceiro andar.

Obrigado <3
 
Última edição:
Estou analisando os posts, alguém já encontrou alguma solução pra isso ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou em uma casa de 520m² com 3 andares. No andar superior ( terceiro ) tem 5 quartos, sendo em um quarto centralizado com portas de vidro se encontra o meu TP-Link Archer C3200 ( conectado no HGU da vivo, sem estar em bridge pois tenho televisões, mas com wifi desativado ). O andar superior ( terceiro ) é o com a maior demanda de rede, com 2 computadores via cabo, 2 notebooks no wifi, 5 celulares e 1 box de tv, o pior é que quando estão todos conectados, mesmo estando 25 passos do roteador ( no quarto ao lado, sem espelhos ), a rede 5GHz falha demais, muitas vezes não nem mesmo conexão ( suspeito que a antena 5GHz do aparelho esteja dando defeito ).
No andar do meio ( segundo ) tem a sala, copa e cozinha, com demanda média de rede, somente para celulares ( O TP-Link não atende na sala que fica depois da copa e da cozinha, em cima da cozinha está o roteador ).
No andar inferior ( primeiro ) quase não tem demanda de rede, somente aos finais de semana, por isso tenho um Router Tenda cabeado direto do HGU.

****** Estou pensando seriamente em vender o TP-Link e substituir por um Deco m9 Plus, passa um switch, colocar um Deco m5 na sala ( depois da cozinha e copa no segundo andar ) e deixar meu tenda no primeiro andar, ainda cabeado.

Acham que seria uma boa jogada ? Pois estou com medo de vender meu TP-Link e me arrepender.

Obs - Os computadores cabeados são usados mais para jogos on-line e os celulares tem alta demanda de chamadas de vídeo, sendo a maioria no terceiro andar.

Obrigado <3
Da uma olhada nos ax1800
Deco é muito limitado.
 
Da uma olhada nos ax1800
Deco é muito limitado.
2 problemas que eu vejo em trocar meu archer em algum AX - 1) Maioria dos meus dispositivos não tem esse novo protocolo incorporado. 2) Não vai mudar muita coisa no alcance + transposição para com as paredes, correto ?
 
2 problemas que eu vejo em trocar meu archer em algum AX - 1) Maioria dos meus dispositivos não tem esse novo protocolo incorporado. 2) Não vai mudar muita coisa no alcance + transposição para com as paredes, correto ?
Sim, vai... Mesmo usando equipamentos AC, o ganho usando todo o hardware e amplificadores necessários para rodar AX é grande.
Eu nem iria de AX1800.. pegaria logo o AX6 que pode rodar em Access Point em Mesh..
 
Sim, vai... Mesmo usando equipamentos AC, o ganho usando todo o hardware e amplificadores necessários para rodar AX é grande.
Eu nem iria de AX1800.. pegaria logo o AX6 que pode rodar em Access Point em Mesh..
esse seria uma boa escolha ?

NETGEAR Nighthawk AX12 Dual-Band 12-Stream Wi-Fi 6 Router​

 
Última edição:
Estou analisando os posts, alguém já encontrou alguma solução pra isso ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou em uma casa de 520m² com 3 andares. No andar superior ( terceiro ) tem 5 quartos, sendo em um quarto centralizado com portas de vidro se encontra o meu TP-Link Archer C3200 ( conectado no HGU da vivo, sem estar em bridge pois tenho televisões, mas com wifi desativado ). O andar superior ( terceiro ) é o com a maior demanda de rede, com 2 computadores via cabo, 2 notebooks no wifi, 5 celulares e 1 box de tv, o pior é que quando estão todos conectados, mesmo estando 25 passos do roteador ( no quarto ao lado, sem espelhos ), a rede 5GHz falha demais, muitas vezes não nem mesmo conexão ( suspeito que a antena 5GHz do aparelho esteja dando defeito ).
No andar do meio ( segundo ) tem a sala, copa e cozinha, com demanda média de rede, somente para celulares ( O TP-Link não atende na sala que fica depois da copa e da cozinha, em cima da cozinha está o roteador ).
No andar inferior ( primeiro ) quase não tem demanda de rede, somente aos finais de semana, por isso tenho um Router Tenda cabeado direto do HGU.

****** Estou pensando seriamente em vender o TP-Link e substituir por um Deco m9 Plus, passa um switch, colocar um Deco m5 na sala ( depois da cozinha e copa no segundo andar ) e deixar meu tenda no primeiro andar, ainda cabeado.

Acham que seria uma boa jogada ? Pois estou com medo de vender meu TP-Link e me arrepender.

Obs - Os computadores cabeados são usados mais para jogos on-line e os celulares tem alta demanda de chamadas de vídeo, sendo a maioria no terceiro andar.

Obrigado <3
Cara, vai direto pra solução Unifi da Ubiquiti. É um pouco mais caro, mas tanto o desempenho, quanto a infinidade de configurações da interface são muito top.

Eu já nem indico mais esses kitzinhos mesh. São muito simplórios e o desempenho deixa muito a desejar, na minha opinião.

A HGU ficaria como roteador da rede, igual está hoje. Wi-Fi da HGU permaneceria desligado.
 
Cara, vai direto pra solução Unifi da Ubiquiti. É um pouco mais caro, mas tanto o desempenho, quanto a infinidade de configurações da interface são muito top.

Eu já nem indico mais esses kitzinhos mesh. São muito simplórios e o desempenho deixa muito a desejar, na minha opinião.

A HGU ficaria como roteador da rede, igual está hoje. Wi-Fi da HGU permaneceria desligado.
Essa linha Unifi da Ubiquiti vale a pena então? Fiquei meio perdido quanto a solução deles e não achei algum lugar legal pra pesquisar sobre os modelos e entender qual config vale mais a pena.
 
Fala pessoal, estou querendo montar uma rede mesh aqui em casa, pois o router principal não chega na casa toda, tentei colocar um segundo router no meu quarto como repetidor mas a perda de velocidade é muito grande comparado ao principal.

Estou de olho no Tenda MW3 ou no Multilaser Cosmo AC1200 (parecem ser o mesmo hardware) pois não quero gastar muito, e queria saber o seguinte, se eu deixar um na sala conectado no router principal e colocar o outro no meu quarto, vai funcionar tranquilo sem perdas? Lembrando que da sala até meu quarto dá uns 10 metros e tem 3 paredes nesse meio.
 
Essa linha Unifi da Ubiquiti vale a pena então? Fiquei meio perdido quanto a solução deles e não achei algum lugar legal pra pesquisar sobre os modelos e entender qual config vale mais a pena.
Mesmo saindo mais caro que os kitzinhos mesh, acho que o custo-benefício do Unifi é muito melhor.

Alguns pontos-chave pra escolher bem:
1) Tamanho e configuração dos cômodos da residência;
2) Quantidade de dispositivos conectados;
3) Largura de banda do link de internet; e
4) Uso de tráfego local de dados (como servidor DAS, CFTV IP etc.)

Uma planta baixa da residência ajudaria bastante pra montar o projeto.
 
Eu estava pensando em um Asus AX5400 com um mesh na sala e pronto... Alguém já tentou ? Sabem se um Asus AX5400 mesh conecta com tp link deco mesh ?
 
Eu estava pensando em um Asus AX5400 com um mesh na sala e pronto... Alguém já tentou ? Sabem se um Asus AX5400 mesh conecta com tp link deco mesh ?
99% de certeza que não funcionará.
 
Sabe recomendar o que funcionaria com o Mesh do ax5400 ?
Outro da Asus deve funcionar, mas caso você não goste dele, melhor trocar tudo pra um modelo dos chineses, ax6 ou ax1800. Tem no Aliexpress
 
Outro da Asus deve funcionar, mas caso você não goste dele, melhor trocar tudo pra um modelo dos chineses, ax6 ou ax1800. Tem no Aliexpress
E se eu comprar um AX6000 e um AX3600, ficaria bom também ? As interfaces deles são bem custumizaveis ? ou tem aquela " bobagem " de simplicidade e só ter config. por app ?
 
E se eu comprar um AX6000 e um AX3600, ficaria bom também ? As interfaces deles são bem custumizaveis ? ou tem aquela " bobagem " de simplicidade e só ter config. por app ?
Você realmente quer gastar tanto dinheiro assim?
Um mikrotik 750gr3 igual o meu + 2 ax1800 em modo access point te darão um resultado melhor e muito mais barato do que esses 2 que você citou.
Mas se você for um usuário comum, apenas 2 ax1800 irão te suprir por um preço ótimo.
 
Mesmo saindo mais caro que os kitzinhos mesh, acho que o custo-benefício do Unifi é muito melhor.

Alguns pontos-chave pra escolher bem:
1) Tamanho e configuração dos cômodos da residência;
2) Quantidade de dispositivos conectados;
3) Largura de banda do link de internet; e
4) Uso de tráfego local de dados (como servidor DAS, CFTV IP etc.)

Uma planta baixa da residência ajudaria bastante pra montar o projeto.

Vou procurar(fazer) a planta mas a casa nem é tão grande... Um sobrado de uns 160mt mas muitas paredes entre um extremo inferior onde chega o ponto da operadora e o último quarto onde fica o PC da minha filha. Mas já agradeço as dicas mano!

Ainda não mudamos mas estamos mal acostumados ao apErtamento em que moramos onde 3 PCs se conectam via cabo e a rede 5ghz cobre a sala inteira quase. Fase inicial de pesquisa sobre o assunto pra já incluir uma grana pra rede no cesto da mobília =0)
 
Você realmente quer gastar tanto dinheiro assim?
Um mikrotik 750gr3 igual o meu + 2 ax1800 em modo access point te darão um resultado melhor e muito mais barato do que esses 2 que você citou.
Mas se você for um usuário comum, apenas 2 ax1800 irão te suprir por um preço ótimo.

Muitas paredes, vários usuários ( 2 gamers ), uma casa de 3 andares com 520m²... é, por isso estou sendo exigente, quero comprar algo que não vou me arrepender por um bom tempo e ninguém da família poderá me encher o saco. Então sim, uma margem de até 1600 reais está no preço.
 
Muitas paredes, vários usuários ( 2 gamers ), uma casa de 3 andares com 520m²... é, por isso estou sendo exigente, quero comprar algo que não vou me arrepender por um bom tempo e ninguém da família poderá me encher o saco. Então sim, uma margem de até 1600 reais está no preço.
Se quer gastar com equipamento bom, coloca um Unifi UAP AP em cada andar.. Equipamento único como o Asus que comentou não te garantirá necessariamente um maior alcance.. só multiplas conexões.

Se fosse pra gastar o mínimo, colocaria 3 AX6, um em cada andar e ligaria em mesh..

E evite usar Wifi para Jogos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo