The Last of Us Parte 2 foi atualizado para PS5 - e nós o testamos
DF é o primeiro a analisar o patch de 60fps da Naughty Dog.
The Last of Us Part 2 has finally received its long-awaited PlayStation 5 upgrade, 11 months to the day since Naughty D…
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The Last of Us Parte 2 finalmente recebeu sua tão esperada atualização para o PlayStation 5, 11 meses depois do lançamento da épica sequela da Naughty Dog para PS4 e Pro. É uma atualização gratuita na forma de um patch de 299 MB - versão 1.08 - que atualiza automaticamente a versão do jogo para PlayStation 4, oferecendo aos usuários do PS5 a chance de jogar a 60 quadros por segundo. Já temos o patch há uma semana, o que nos permite testar e testar novamente o jogo do início ao fim.
É um lançamento interessante: The Last of Us Part 2 se destaca como um dos títulos mais ambiciosos do ponto de vista técnico lançado para o PlayStation 4 e nos perguntamos se esse tipo de patch de desempenho funcionaria bem. Afinal, não importa como você se sinta sobre o jogo, é uma conquista técnica impressionante que flerta com os limites de sua plataforma original - e o limite de 30fps foi necessário para entregar seus belos visuais. Com isto em mente, estávamos curiosos para ver como ele se sairia no PS5 com seu frame limitado removido. O PS5 pode realmente bloquear a 60fps?
Ao olhar para esta atualização, ela destaca uma mudança no mercado em comparação com a última geração. Sem um caminho de retrocompatibilidade para jogos de PlayStation 3 no PS4, a Naughty Dog reformulou extensivamente The Last of Us para o console Gen 8, usando o exercício para estabelecer as bases tecnológicas de seu novo motor. The Last of Us Remastered estreou 13 meses após seu lançamento original, oferecendo principalmente vantagens de resolução e rácio de fotogramas. Uma geração depois, a situação muda. Resolução adicional já foi entregue por meio da atualização do console de geração média da Sony - PlayStation 4 Pro - o que significa que o rácio de fotogramas foi efectivamente a única grande atualização que restou, perto de uma renovação total do motor.
Como este não é um relançamento completo ou uma remasterização, o que a Naughty Dog oferece é uma atualização que segue o livro de regras estabelecido com patches PS5 anteriores. God of War, Ratchet and Clank, Ghost of Tsushima e Days Gone seguiram o mesmo caminho, entregando o conjunto de recursos visuais do PlayStation 4 Pro, mas com o rácio de fotogramas desbloqueado, permitindo jogos de 60 fotogramas por segundo. Então, para ser claro, todas as outras configurações relacionadas aos visuais do jogo - incluindo a resolução - permanecem exatamente como eram no Pro, o que significa que ainda é um jogo de 2560x1440 que ainda parece adequado devido à sua técnica de anti-aliasing temporal, enquanto todos os outros detalhes visuais permanecem idênticos à oferta Pro. Em comparação com os outros patches, há uma pequena mudança: embora 60fps agora seja o padrão no PS5,
Em termos de quão perto o PlayStation 5 chega de 60 fps bloqueados - vamos apenas dizer que há pouco com que se preocupar aqui. Semelhante a outros títulos originais rodando em 'back compat plus', o PS5 é capaz não apenas de dobrar o desempenho do PS4 Pro, mas em muitos casos excedê-lo. Olhando para trás, para TLOU2 rodando no Pro, cenas com muita água podem cair abaixo de 30fps. Nunca foi um grande problema, pois as quedas não duravam muito e não eram excessivamente pronunciadas, mas estavam lá. Isso sugere que a Naughty Dog foi ao limite em algumas áreas, às vezes não atingindo suas metas de desempenho.
No PlayStation 5, todas essas mesmas áreas agora rodam completamente travadas em 60 quadros por segundo, sem o menor indício de qualquer problema. E faz sentido. O PS5 apresenta a mesma contagem de unidade de computação do PlayStation 4 Pro e pode voltar ao modo de emulação GCN, desativando efetivamente as vantagens arquitetônicas do RDNA2. Com a GPU funcionando a todo vapor, o PS5 oferece quase 2,5 vezes a potência de computação. Isto é combinado com pouco mais de duas vezes a largura de banda da memória e com base nos resultados vistos aqui e em outros títulos back-compat plus originais da Sony, o resultado final é um aumento mensurável no desempenho de mais de duas vezes.
Só para garantir, também experimentei uma cena com muitos inimigos e efeitos alfa - já eram 30fps estáveis no PS4 Pro, mas as demandas são ligeiramente diferentes. É sem dúvida mais um teste de largura de banda de memória do que um simples desafio de computação, mas o resultado final é o mesmo: um bloqueio completo de 60fps no PlayStation 5. Na verdade, no decorrer do jogo, capturei cerca de oito horas de filmagem no PS5. Não importa o quão complexa seja a cena, sempre parecia acertar o alvo - com uma exceção.
Confira a imagem abaixo. Nesta sequência de batalha no topo de um arranha-céu abandonado, em uma área específica e envolvendo inimigos, uma queda no desempenho encontrada no PlayStation 4 Pro também consegue trazer uma pequena, mas sustentada queda no rácio de fotogramas na PS5. É o único exemplo de um blip de desempenho que pude encontrar no PS5. É um pouco confuso porque não está totalmente claro o que está acontecendo. Esta é uma sequência legal, mas certamente não é tão desgastante visualmente como muitas outras áreas do jogo, nem é tão grande em escopo. É apenas este local de construção envolto em névoa. Isso nada mais é do que um achado acadêmico, pois parece a única sequência que não adere obstinadamente aos 60fps e, mesmo assim, só ocorre naquela posição específica.
60fps impecáveis? Bastante. Após análise de oito horas de jogo, esta pequena queda é a única que encontramos. é extremamente sólido.
Portanto, é estável, mas como o patch de 60fps melhora a experiência? Em geral, quer estejamos falando de back compat mais atualizações de patch, intervenções no nível do sistema como FPS Boost ou portas diretas da última geração para a atual, o salto de 30fps para 60fps é transformador e em termos de jogo, isso se aplica igualmente para The Last of Us Parte 2 também. Em particular, achei o objetivo muito mais ágil no geral. O jogo tem uma sensação moderadamente pesada por padrão a 30 quadros por segundo, mas é extremamente rápido agora. A única queixa é menor no grande esquema das coisas: estou desapontado que a velocidade do obturador para desfoque de movimento não parece ter sido ajustada para a taxa de quadros mais alta e, como resultado, ele perde um pouco de seu talento cinematográfico chegar a 30 fps.
Tempos de carregamento? Eles foram melhorados até certo ponto, mas a natureza relativamente limitada do aumento aqui martela que esta é uma versão compatível com versões anteriores, não um aplicativo nativo do PlayStation 5. Durante a reprodução, The Last of Us Parte 2 é basicamente uma experiência contínua e contínua - streaming em segundo plano enquanto você joga, sem interrupções para o carregamento. Mas as cargas iniciais não podem ser mascaradas, e em um exemplo aqui, uma espera de 91 segundos no PS4 Pro reduz para 43 segundos no PS5 - um pouco mais de duas vezes mais rápido. É bom ver uma melhoria, mas devido à natureza do código, ele não pode acessar as APIs de armazenamento de nível inferior do PS5 que veem o SSD ter o melhor desempenho.
Embora o aspecto de carregamento não mude exatamente o jogo, o aumento de desempenho certamente é e sua chegada me permitiu voltar e apreciar o que a Naughty Dog realizou tecnicamente e compartilhar esses pensamentos com você no vídeo acima. Veja, voltando ao lançamento do jogo, a Naughty Dog era protetora de spoilers e embargos de revisão vinham com limitações no conteúdo que poderíamos cobrir. Havia muitas sequências interessantes e marcantes sobre as quais não poderíamos falar - mas agora podemos, então, além de testar o patch do PS5, a cobertura de hoje também serve para completar nossa análise de tecnologia original, de certa forma. No final das contas, com sua atualização para PS5, The Last of Us Parte 2 funciona mais suavemente do que nunca e eu gostei de reproduzi-lo - você simplesmente pode '